6º B

4º BIMESTRE

SEMANAS DE ESTUDOS INTENSIVOS - 07/12 A 18/12

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1-duhMKRc5xjMwK7ilJbqTFh3Y2riOPki/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1e9Y_EqDsXamVCLz1UexPt_OOh5Dtvj8Q/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1Dfs6fX3oDfortzTz7c6IPlRF8u2ka9d3/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1HLz4zSyMwqLv_HXa1iz985VqC9_c987s/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1UNFI2Zi2q4YelK-fjBcFnRvavtXaBpVD/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1TPmK-8dMV6h56gw9ZPe82x8kU22nAqhy/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1aUUHL7KIxC4UGTg8T0bOn7xlvU3PM_eO/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1kciDpyY30bXDZTj0S6DVIDrFFtUao4_T/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1plaJZ_hVFqFu551CwrobUPXVyfTOiL6x/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/14MprCx0o_yzfv8fZ09_ajbPKCQkDH5FW/view?usp=sharing



________________________________


SEMANA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 23/11 A 27/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/116D01P8wGEfIcXMtCTv-TymFWnEJ4UZy/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1HPHTohy7PF0BeEpuNqfvN5giHtssLfod/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1yyjZSxsyOBsNu8vk4NWY4_e1xfolZyOR/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1kD_I0SnChau2S57tPWEV5c5AAyBzfiDl/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1vtaYXc7j8dd0-KefUSGQcwf-1jtg7CHp/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1x_BkCfJ7G9dHL6zKW32S3vlK_c4Mc7RO/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/18bbTtNGnBItcn7iOaJ_rU3zJJEyrhNt3/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1xnd-MKSNDfIpe9HJ0wk8AfBgdnWi_hny/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1f0fY0kuKiovVcUZTzhHrVXHZUxb_2RUl/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1YLkxVKfZTRfqbju6DtT9hR2h-g5IqJEL/view?usp=sharing


_____________________________________


ATIVIDADES DE 09/11 A 20/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1Nxf1lSjyJJfp7F7jFH7-EsK_VAybNd6A/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/18LWnJa0IHGe9Z_BQ-c_JXUjjpbhOK3no/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/15-qzypl9iaagYb_psiHB_qvoubpVa1zf/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1CmbLpShublhtv7BmedYw32D92LZ-izpd/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1fqcruleoV-ObUlvFxw16hCO7OFlV4h-j/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1QRJ672uii8zRou1LpHH1-J3YmbN3tg2B/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1k95dlkACcgmpaQ4Cn3av7xY8CF1TnHq3/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1_NUzT-i8lDrPRCPDlZmLWHlpa6ZMWfaK/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1rlQjiTB6WiKZFKIsGvIQxgupI_kOzTLn/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1UKc0Q2bbwWfzzi9mijbNtV_8Xi-YRRgH/view?usp=sharing



____________________________________


ATIVIDADES DE 26/10 A 06/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1S-SJyU6lP6Zj4wMC0nQVTiYgViAEFT2b/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1XpyB1dqZCV_ht5j16FgaUcsB-7XVm5Z6/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1y6DswzkphFKX48IAJvMoFDrSkE8RSWo9/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1B_rYCH68lRu1Zz55__BrnpPDtCssIFM7/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1C1Semk7f4PK9izNcM54xZtzCRw9NTZH4/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1nYaZ3Cx_p35vJolEtLLkwdwSkC-k3mzj/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1tt7oBoOFHHG3cH-U5Tkr66PW9A_tZ7Ep/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1PjMRM72u8McGFiHsDhUtW3XQjRlICzWf/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/16xK038b4yR_xNaemQ2VOJAPM6YeHAgyL/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1xgRmWYPz3nbztbzc_hN4ha2P-hHqhKnH/view?usp=sharing



________________


3º BIMESTRE


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1HvTZhgl-BEKVr5QK9mFBgBKPE3W7wmqu/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1KcV0qrgm9kT0Zt-aPNn9bq1IVS1i3wZX/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1tBxc6XJtxpYFd2qlWb-L0fIOOpGWA-o2/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1pfeAQNgI4QBOLiwedMcTNfOI-JZdSkGX/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1OaU-JoQngvwcjLMs6B7l_mxILriv_dO3/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1oWCw_L-1F0dhrhHxF69cnYw_df3XwBDv/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1D0ULwees7i9f1L_CSXlwSGfcAW7ViFim/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1A6R1iLTovIgQZzh0tCcD30wMnmFnm-Ip/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1dMG09VmmCLviq0xc7a_o5K7OhCjLz9Ba/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1jB4sX0QjnkO9YM0LsmPeR0vv8SVkGIYq/view?usp=sharing



_________________________


ATIVIDADES AVALIATIVAS - DE 28/09 A 02/10

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/12tJjBTYv3V6eoh4lsiFAfxr3pNMTpVT4/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1B59QAHrLCJl3cKEiGJsoPim8upFB1_mc/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1KG0GuHnA5zbOS2jOOPzzEHrrbB4VrEIP/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1w8cjPt6BuZj08xUDd_HN_MiSSDwIIv13/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1rT5nxIbakWnP-jZ5TMH7jiV3tWgy7i8g/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1wnCUuDEUAyui2lb22pmpps47JX3WDHyO/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1hv1rwHo3YgCYhhb8N5bL_GTcGNFG58H0/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1Aj-UHg9Ppa27vJ_-hnSterws_9SNVrzM/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1xvINENUFVUYx74uAP36IUVu1eDMDpj_2/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1t4IhihUuYI8goO76T9hoe4OvQK4IMsN_/view?usp=sharing



_______________________________


ATIVIDADES DE 14/09 A 25/09

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1kXMKk8lj_4FflaSvzpue6Nn4R9WUgEH_/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1JtZaJUwxnjDnGjha9_VCviqyCjNN6cb5/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1BqgA0U5ebqilVjdKmI7dxE21j-wFCrwT/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1R2RpvUKqDz8c-vdRZCVhwqQZXsmJLJdk/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1Y_WoetUIZx8HmYspbED3o22YfMjR1_qv/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1ANWwvIurdsLYewK52Y34jqJyHgKXNNmR/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1syQ1sTY3lnl6WrqogBEhDaAyKDtKR0dP/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1TqblqOq6b44Jgqkgxq17DR7qqIGlwXng/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/12P7e22pyd79F7YRfwc7tuqiNXjeQDaUm/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1xptTIpTCbuMDlzwsJgCtNJaDPI4-SzBV/view?usp=sharing


___________________


ATIVIDADES DE 31/08 A 11/09

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

_____________________________



ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


______________________________


2º BIMESTRE


SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - 27/07 A 31/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



________________________________



AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



___________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



__________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



________________________________________




Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

____________________________________________




Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


__________________________________________________________




ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06 A 19/06 



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________




ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06 A 12/06




Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




 Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________


2º BIMESTRE

ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -

01 A 05/06



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




__________________________________


AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE


Atenção, alunos!

Segue o link com as avaliações das disciplinas de Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e Tecnologia referentes ao 1º bimestre.


Orientações:

  • Fazer cada disciplina em uma folha separada;
  • Pode colocar apenas as respostas;
  • Não esqueça de colocar seu nome, número e 6º B em cada folha;
  • Não esqueça de identificar a disciplina em cada folha;
  • Entregar na escola juntamente com a AAP de Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.


___________________________________________




ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05 A 22/05



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________





ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:







__________________________________





ATIVIDADES DA SEMANA  DE 04/05 A 08/05



TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)

CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.

ATIVIDADES:

01) Visualização do vídeo complementar:

02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.



_____________________________________________________________



COLÉGIO PLINIO PAULO BRAGA
6 ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA : PROFESSOR SILVIO FATTINGER

ATIVIDADE 2 : SEMANA 2

ESPORTE DE MARCA: HANDEBOL
assista o vídeo abaixo:


RESPONDA:

1)    Você já praticou o handebol?
2)    Conte a sua experiência com essa modalidade?


AGORA.......

FAÇA UMA PESQUISASOBRE A MODALIDADE DO HANDEBOL, INCLUINDO AS  PRINCIPAIS REGRAS E  OBJETIVO DESSA MODALIDADE.

PERGUNTAS ORIENTADORAS: 
AONDE SURGIU ESSE ESPORTE E COMO SURGIU?
COMO É FEITO A MARCAÇÃO DE PONTOS ?

COMO É EFETUADO O PASSE ?


_____________________________________________________________________


Disciplina: Inglês - Teacher: Graciane - 6º ano B
De 04 a 08 de maio - 2 aulas

Palavras aportuguesadas
estrangeirismo é um fenômeno natural que todas as línguas possuem em seu processo evolutivo. Trata-se, resumidamente, de expressões, termos ou palavras estrangeiras que são naturalmente incorporadas à língua por diversos motivos: assimilação cultural, proximidade geográfica, etc. Muitos desses estrangeirismos foram aportuguesados, ou seja, sofreram adaptações gráficas para atenderem às necessidades dos falantes de Língua Portuguesa.
Veja a seguir uma lista de algumas palavras que foram aportuguesadas:
Basketball
Basquetebol
Baseball
Beisebol
Football
Futebol
Hamburger
Hambúrguer
Surf
Surfe

A seguir façam no caderno os exercícios que tratam deste assunto. Esses exercícios foram tirados do livro de vocês.

4. Leia o texto e responda as questões. Utilize o dicionário se necessário>



____________________________________________________________


Atividades de Geografia 1º Bimestre

Professora: Maria Aparecida

Turma: 6º ano     aula 1

1-“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.
No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
2-“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
3-Assista o vídeo: Latitude e longitude Link aula 2 e 3 https://m.youtube.com>watchhttps://youtu.be/z1u1lWJaMCY
E Responda: Em um modelo esférico, a latitude é medida em graus do arco da circunferência de um meridiano, tendo o centro do planeta como vértice. Já longitude é a medida em graus do arco da circunferência de um paralelo, tendo o centro do planeta como seu vértice.
Sabendo que a determinação das coordenadas geográficas baseia-se no princípio da medida da circunferência, podemos concluir que
a) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180°nos Polos Norte e Sul.
b) a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 90° a leste e a oeste.
c) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° a leste e a oeste.
d) a latitude pode ir de 0° no Equador a 90° nos Polos Norte e Sul.
e) a latitude pode ir de 0°em Greenwich a 180°nos Polos Norte e Sul.



_______________________________________________________________


Atividade de História- Prof° Reginaldo 6° ano
1. Assinale a alternativa correta:
I. Tempo histórico é aquele que se relaciona com as ações dos seres humanos.
II. Tempo climático é relacionado com as ações ligadas as questões do clima e suas mudanças.
III. No tempo cronológico o tempo é contado usando relógios e calendários por exemplo
a. (  ) Somente a I está correta;
b. (  ) Somente a III está correta;
c. (  )Todas estão corretas;
d. (  ) Todas estão erradas;
2. Atualmente a maioria dos países utilizam o calendário gregoriano:
a. (  ) Por ser o calendário oficial do Estado, ficou convencionado que o ano 1 tem como marco a Proclamação da República.
b. (  ) Por usarmos o calendário convencionado ao da Europa, o seu marco tem como ano 1, a Revolução Francesa.
c. (  ) Por ser o calendário oficial da Igreja Católica, ele inicia no ano 1 que marca o nascimento de Cristo.
d. (  ) As datas anteriores ao nascimento de Cristo são assinaladas com a abreviatura a.C. ( antes de Cristo) e as datas posteriores a esse acontecimento histórico são acompanhadas de d.C. ( depois de Cristo) E é obrigatório o uso destas duas siglas.
3. O comportamento de algumas pessoas que julgam a sua cultura é superior ou melhor do que outra é conhecida como:
a. (  ) Heliocentrismo pois acha que sua visão tem a ver com a crença religiosa ao deus pagão Hélio que é relacionado a fenômenos naturais.
b. (  ) Culturalismo pois ela é uma palavra polissêmica que tem vários significados
c. (  ) Etnocentrismo, ou seja, a pessoa acha que sua cultura é o “centro do mundo”
d. (  ) Geocentrismo pois está relacionada ao comportamento central da humanidade
4. Existem muitas maneiras de se classificar as fontes históricas. E elas podem ser classificadas como:
a. (  ) Fontes escritas e não escritas;
b. (  ) Fontes orais e visuais;
c. (  ) Relatos orais e vestígios escritos;
d. (  ) Fontes escritas e relatos orais
5. O nome Jano derivou o terno janeiro. Jano simboliza:
a. (  ) a entrada de um novo tempo. A face dupla de Jano representa a síntese do velho e do novo, do passado e do futuro.
b. (  )o período da renovação e da colheita. Esta divindade greco-romana dividia com a deusa Fortuna, a cornucópia, antigo símbolo da fertilidade, riqueza e abundância;
c. (  ) o início dos  Jogos Olímpicos da Antiguidade que eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus.
d. (  ) n.d.a
Fonte de pesquisa: livro didático


__________________________________________________________________________


Ciências   - Prof Ailton Rosa    6 ano B
Datas  04/05    a   08/05   -  4 aulas por semana
Quantidade de aulas por turma:
 4 aulas por turma
Resultados  das atividades do dia 27/ 04   a   30 /04
6 ano
1)      a)pessoal
b)material  reciclado ( plástico, papelão etc)
c)residências , coleta de lixo seletivo, lixões entre outros
d)sim, pois existe vários matérias diferentes
e) pessoal

2)      a)água + sais , gases do ar, elementos do solo;
b)são homogenias ( água /ar ) heterogenia ( solo)
c)seria a temperatura do ambiente +/-  entre 18 º C a 26º C
d)água, ar , solo , plantas, árvores ....
e)liquido (água) , solido ( solo , árvore) e gasoso ( nuvens)
f) hidrogênio e  oxigênio
g)a água contém microrganismos causador de parasitoses, para o consumo correto, ela deveria ferver ou adicionar cloro.

3)      a) 317,9 cm     , 3,179 m  e  31,79 dm     
b)250 g
c) 10 copos, 15 xicaras e 6 litros

4)      pessoal

como resolver  questão 3
14,5  x  8 = 116cm  +  5,3  x 3 =15,9cm   + 3,5 x 4 =14 cm +17,2 x 10 =172 cm   =
116cm+15,9cm +14 cm +172 cm =317,9
a)      317,9 cm      metro = 317,9 / 100 = 3,179 m   decímetro = 317,9 /10 = 31,79 dm
Regra de 3
b)      4,5   ----X
18 -----1000g ( 1 kg valor)
X= 4500/18
X= 250 g

c)       3000ml / 300 = 10 copos   ;     3000 ml / 200  = 15 xicaras
3000ml + 3000 ml = 6000ml /1000 ml  = 6 litros



Habilidade: investigar diferentes reações  químicas; comparar as etapas de mudança  da matéria .

1º e 2 º aula
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “OBSERVANDO A FORMAÇÃO DA FERRUGEM”4
 Para o desenvolvimento da habilidade proposta, a partir das orientações de seu(sua) professor(a), organize-se para a realização de uma atividade prática. Você precisará registrar as observações e conclusões enquanto estiver fazendo o experimento.

Materiais: Algodão (1 chumaço), óleo (1 colher), 2 pregos novos (sem ferrugem), 3 copos (é neces-sário que um deles esteja seco) e água. Procedimento: 1. Unte um dos pregos com óleo e coloque-o no copo seco (copo 1); 2. Umedeça o algodão com água e deposite-o no fundo de outro copo (copo 2); 3. No terceiro copo, coloque um pouco de água e acrescente o último prego (copo 3); 4. Guarde esse material e volte a observá-lo depois de três dias. Registre no quadro a seguir as observações e os resultados obtidos
Copo
Antes
Depois
1


2


3



INTERPRETANDO OS RESULTADOS A partir dos registros de sua observação, registre suas conclusões no quadro abaixo:
Copo
Houve transformação?
Qual (is)?
Quais são as evidências de que houve transformação?
1



2



3




APROFUNDANDO CONHECIMENTOS Pesquise em livros didáticos ou na internet o conceito de OXIDAÇÃO. Procure outros exemplos de objetos que tenham sofrido oxidação. Aproveite para investigar como ocorre a transformação de outros materiais nos processos ilustrados nas imagens abaixo, registrando as evidências que permitem verificar que houve uma transformação:

2º  E 3 º AULA

COMBUSTÃO : Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância e um gás, geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. Durante a reação de combustão são formados diversos produtos resultantes da combinação dos átomos dos reagentes.


RESPONDA:Display Avulso Festa Junina Fogueira - Fabrika de Festa

1-       PARA OCORRER UM QUEIMA É NECESSÁRIO:
2-       FAÇA A  EQUAÇÃO DA COMBUSTÃO  DE UM EXEMPLO  COMBUSTÍVEL
3-       COMO  É  A EQUAÇÃO DA COMBUSTÃO  CELULAR
4-       FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS EQUAÇÕES ACIMA;

Fotossíntese é um processo realizado por organismos produtores em que se observa a captura da energia solar e sua transformação em energia química. A fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo pelo qual um organismo consegue obter seu alimento.

FIGURA DA FOTOSSÍNTESE

A Fotossíntese – Dicas de Ciências

Responda :

1-    Quais os componentes necessários  para acontece  o processo da fotossíntese ?
2-    Esquematize a equação da fotossíntese
3-    Compare as duas equações  combustão celular ( respiração celular)  X fotossíntese
4-    Quais as conclusões finais das duas equações acima?



4 aula

Atividade de investigação
Evidenciando  outa reação química
1.       Cola  feita com leite
Atividade prática
Nesta atividade , você vai fazer  uma cola usando leite  e outros  materiais de fácil acesso e descobrir que é possível  fazer  Ciência na cozinha de casa!

·         Material

·         Leite, vinagre, bicarbonato de sódio , 3 copos , papel de filtro, funil, colher (de sopa) , colher (de chá)

Procedimento:
·         Coloque  leite em um dos copos   até quase enchê-lo ( até  cerca de dois dedos  da borda do copo). Complete o copo  com vinagre.
·         Mexe  a mistura de leite e vinagre com a colher e aguarde alguns instantes . Observe o aspecto da mistura.
·         Acople o papel de filtro ao funil e posicione um copo abaixo  dele para coletar o líquido que será  filtrado.
·         Despeje a mistura de leite com vinagre na papel de filtro, Aguarde alguns minutos  a até  que todos o liquido seja filtrado e o resíduos  no papel de filtro fique bem seco. Isso leva cerca de 15 minutos.
·         Com uma colher, recolha o resíduo que ficou retido no papel  de filtro  e transfira-o para um copo limpo e seco. Descarte o líquido  restante na pia.
·         Acrescente  uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio ao resíduos e misture  bem. Observe o que acontece.
·         Aguarde  alguns minutos e pronto: sua cola de leite está feita!  Faça  alguns testes colando alguns materiais  para ver se a cola de leite realmente funciona. Para ser efetiva , a cola precisa secar. Ou seja , aguarde algumas horas para  verificar se os objetos estão  realmente colados.


Para responder:

1-       O que foi observado  ao adicionar vinagre ao leite? Quantas  fases  essa mistura  apresentou?
2-       Ao adicionar o bicarbonato de sódio  ao resíduo que ficou retido no filtro houve uma transformação química. Qual foi a evidência  observada que comprova que isso aconteceu?
3-       Que métodos  de separação  d misturas foram usados nesse experimento? Diga em que momento foi  usado cada um.



___________________________________________________________________________




Língua Portuguesa 6° ano – Prof. Lúcia – 6 aulas,  dias 04,  05, 07 e 08 /05


CLIQUE NO LINK  ABAIXO.

https://drive.google.com/file/d/1bi769L5a7sYCm6U6raEum7enVtyrLxcc/view?usp=sharing

_________________________________________________________________________________


Matemática – Período 04/05/2020 à 08/05/2020 – 6º ano B - Prof. Marina                                                            
·         Nesta semana segue anexo a resolução dos exercícios propostas da semana 27/04/2020 e  alguns exercícios complementares.                                                                
 No seu caderno de Matemática ( Fazer a correção dos exercícios  da semana passada , após copiar os exercícios e resolver )
1)      O algarismo '4' na posição que ocupa em 6490 vale :  ( assinale a alternativa correta )                                                                                                                                   
a) (   ) quatro    b) (   ) sessenta e quatro  c) (   ) quarenta e quatro  d) (   )quatrocentos
2)      Escreva com algarismos , os números a seguir :   ( Exemplo : Dois milhões e dois R: 2.000.002 )                                                                                                                                                                                                             
 a) Cento e cinco mil e quinhentos R:____________                                                                                                                                                                           
b) Cinquenta milhões R:_________
_
c) Duzentos e cinquenta mil, trezentos e dezenove R:___________   
 
                 3)  Escreva como se lê cada número abaixo : ( Exemplo: 12.630.027 R: Doze milhões, seiscentos e trinta mil e vinte e sete )
                        a)13.427 R:____________   b) 2.993 R:____________    c) 65.604.010 R:_________

                 4) Responda a situação problema abaixo :
                      a) Qual é a diferença entre a idade de Gustavo , que tem 63 anos , e a sua esposa , Jussara , que tem 57 anos ? R:__________

                     b) Em um cinema as fileiras foram distribuídas conforme as letras do alfabeto, da letra A até a letra I. Sabendo que a sala do cinema possui 126 poltronas,      quantas poltronas foram colocadas em cada fileira? R:____________                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Resolução dos exercícios propostos – Semana 27/04 à 30/04/2020 – Matemática – 6° ano B
1)      Resolva as situações problemas:
a)      Helen tinha 55 ursinhos de pelúcia. Ela pegou os 7 preferidos dela e  depois dividiu os demais igualmente entre suas 3 irmãs. A irmã mais nova de Helen , Sueli, já tinha 15 ursinhos de pelúcia. Quantos ursinhos de pelúcia a Sueli tem agora ? R: Sueli tem agora 31 ursinhos de pelúcia.

b)      Uma turma vendeu ingressos para a peça da escola. Cada um dos 23 alunos da turma vendeu 44 ingressos. O custo por ingresso era de R$ 7,00. Quanto dinheiro a turma ganhou vendendo os ingressos para a peça ? R: A turma ganhou R$ 644,00 vendendo os ingressos para a peça.


c)       No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes de 6º ano e quatro de 7º ano. Em cada 6º ano há 32 alunos e, em cada 7º ano 30 alunos. Quantos alunos há no total nos 6º anos e 7º anos juntos nesta escola ? R: No total há 248 alunos de 6° e 7° anos nesta escola.

2)      Arme e efetue as operações abaixo:
                             a)250 : 25 = 10
b) 432: 36 = 12           
c) 97 x 56 = 5.432        
d) 78 X 49 = 3.812
_____________________________________________________________________

E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Semana de 04 a 08/05/2020
 Atividade de Arte – Profª Antonia
Duas Aulas - Habilidade: EF06AR23
6º Ano – B

Conforme pesquisa realizada, responder a atividade:

1 - Na busca de elementos para sua pesquisa, você descobriu que são diversos os instrumentos musicais. Descreva aqui somente os instrumentos de cordas.

2 - Uma Bateria musical é composta por instrumentos de percussão. Quais são eles?

3 - Todo instrumento musical tem uma origem. Registre no mínimo dois, através da escrita e do desenho.
  • a)     - De origem indígena:
  • b)     - De origem africana
  • c)     – Outros:

______________________________________________________________

E.E. Profº Plínio Paulo Braga
 Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade de P.V. - Duas Aulas - Profª. Antonia
6º Ano – B

Agora que você já fez sua reflexão e aprendeu a se conhecer melhor.
Responda:
1- Você prestou atenção nos diversos lugares que faz parte? Qual a importância deles para você? Comente.
2- Não estamos na Escola, mas podemos nos comunicar pelos os meios tecnológicos ou não. Diante disso você escolheu alguém que também pode ser de sua família para lhe apoiar no desenvolvimento de suas competências? Se sim, comente como está acontecendo.
3- A partir da ação escolhida você está conseguindo ou já conseguiu desenvolver uma das competências? Descreva sua experiência.
4-    Quando se pratica uma boa ação, qual competência está sendo desenvolvida?
5 - Nesse momento de distanciamento, o que você considera mais importante nas relações com as pessoas e no espaço que vive?

______________________________________________________________




ATIVIDADES DE 27/04 A 30/04

COLÉGIO PLÍNIO PAULO BRAGA

6 ano
Educação física:  professor Silvio FAttinger

1 BIMESTRE


ESPORTES DE MARCA E DE INVASÃO.
Pra começar....vamos entender o que são os esportes de MARCA e  de INVASÃO.
Esportes de invasão: para a disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser defendida e a meta do adversário para ser invadida e atacada, a fim de computar pontos. A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento. A manutenção da posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque e, nesse momento, a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para retomar a posse da bola e passar a atacar. As metas a serem defendidas e/ou atacadas estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras retangulares, características desses esportes. Exemplo: basquetebol, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, polo aquático, rúgbi, etc.
                                                                                                                               
Esportes de marca: são os esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem ser mensurados com metros, segundos, quilos, etc. Uma característica marcante desses esportes é a quebra de recordes. Exemplos: todas as provas do atletismo, patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, natação, etc.
Agora, baseado no texto acima , assinale a alternativa correta:

1)    Conforme o texto , o FUTEBOL é considerado um esporte de:

a)    MARCA
b)    INVASÃO



2)    Justifique sua  resposta:


R:



3)    Nessa imagem identifique o esporte e sua classificação, se é esporte de MARCA ou INVASÃO(NATAÇÃO)






a)    ESPORTE DE MARCA
b)    ESPORTE DE INVASÃO
QUAL É A MODALIDADE DO ESPORTE NA FIGURA?

R:


______________________________________________________________


TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)



Programação (desplugada)

Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:


01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.

















02) Em seu caderno, crie uma frase e a esconda através de um enigma, criado por você (baseie-se na atividade anterior)


_____________________________________________________________________________


Semana de 27 a 30/04
Atividade de Inglês - Teacher: Graciane - 6° ano B
Bom retorno meus queridos!
Iremos recomeçar fazendo uma pequena revisão daquilo que já vimos em sala de aula.

1. Pinte a imagem abaixo com as cores correspondentes:

2. Leia o texto e responda as questões baixo: 
    Hello! My name is Marlon Brando. I am twenty one years old, live in an apartment with my parents and my two brothers, Peter and Carol, wich is located in São Paulo, a city in which I live since my birth.
    My favorite hobby is playing football with my friends on the village in which I live. Working as a firefighter, it is a great recognition save lives.

a. Qual é o nome do personagem da história?
b. Quantos anos esse personagem tem?
c. Quantos irmãos ele tem?
 (   )one
 (   )two
 (   )four
 (   )five
d. Em qual cidade está localizado o apartamento em que Marlon mora?
e. Qual é o esporte favorito do personagem do texto?

3. Faça os cálculos e escreva o nome dos números em inglês:
a. 1+20=
b. 35-20=
c. 10+2=
d. 2 x 5=
e. 27+7=
f. 12+4=
Deixarei dois links para vocês assistirem. Aborda sobre a importância de saber inglês:
Como aprender inglês sozinho:
Achei as dicas bem legais! Espero que apreciem e ponham em prática.
Boa semana e até a próxima!
Kisses
_________________________________________________________________________________



6ª Ano
Atividade de Geografia 1º bimestre
Professora: Cida Munhoz

Paisagem é um conceito central para a Geografia, mas também faz parte do senso comum.
A paisagem pode receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual desenvolvem uma intensa interatividade entre os elementos naturais, entre as relações humanas e desses com a natureza.
Geograficamente, a paisagem é tudo aquilo que podemos perceber por meio de nossos sentidos (audição, visão, olfato e tato), mas o que mais destaca é a visualização da paisagem.
Costuma-se considerar como paisagem somente os elementos naturais, tais como montanhas, rios, mares, florestas entre outros. Entretanto, paisagem também abrange as construções humanas como pontes, ruas, edifícios, além das relações humanas como feiras e jogos de futebol (há uma variação das paisagens, pois se trata de uma composição momentânea).
Diante desse contexto, a paisagem se divide em paisagens naturais (lagos, oceanos, vales, florestas, montanhas, seres vivos) e as interações existentes. A variação de cada elemento determina a configuração de cada paisagem. Por exemplo, o clima quente e úmido produz florestas com uma grande quantidade de vidas, tanto da fauna como da flora. Em contrapartida nas zonas polares, onde o frio é intenso, não há o desenvolvimento de elevado número de vidas e nem diversidade.
As paisagens culturais correspondem a todos os elementos construídos pela ação antrópica (ação do homem), como pontes, portos, ferrovias, túneis e muito outros. Apesar da divisão entre paisagem natural e cultural, não existe nenhum lugar no planeta que não tenha sofrido interferências diretas ou indiretas do homem, até porque o que é produzido de poluição nas cidades se dispersa por todo o planeta. As paisagens culturais podem ser divididas em paisagem rural e paisagem urbana. A primeira é formada pela atividade agropecuária, como lavouras de uma infinidade de culturas, hortaliças, frutas, além da criação de bovinos (corte e leite), aves e suínos. Esses elementos fazem parte da realidade de propriedades rurais como fazenda, chácaras e sítios. A segunda é constituída por elementos urbanos como ruas, avenidas, praças, viadutos, prédios que se encontram habitados por pessoas que realizam suas atividades nesse espaço.
A paisagem é uma “acumulação desigual de tempos históricos”. As técnicas e o trabalho humano constroem e reconstroem a paisagem. Os tempos da natureza são responsáveis pela criação das formas naturais, e o tempo histórico são as medidas das intervenções humanas na superfície do planeta.
Objetos naturais são aqueles produzidos pela natureza, sem a intervenção humana; os objetos sociais são aqueles produzidos pelo homem.

A humanização das paisagens
            O processo intensivo de transformação de uma paisagem particular acontece por meio da implantação de um conjunto de novos objetos sociais que a transformam radicalmente: é a humanização das paisagens.

As paisagens na história: os sistemas técnicos
            Vamos acompanhar o processo de transformação de uma paisagem ao longo da história: a da cidade alemã de Essen, na página 8 do caderno do aluno.
 A cidade em 1829, com cerca de 10 mil habitantes, era pouco mais que um povoado rural rodeado de campos cultivados e bosques. Os campos cultivados que rodeavam Essen prosseguiam no interior do núcleo urbano, pontilhado por hortas e pomares e pela criação doméstica de bois, vacas, ovelhas, porcos e aves. A torre da igreja era destaque absoluto na paisagem.
Em 1867, a população ultrapassava 50 mil habitantes, um crescimento espantoso em menos de 40 anos. Aqui, é importante atentar para as mudanças que a industrialização imprimiu na paisagem: as chaminés e o trem carregado de carvão, por exemplo.
Na 3ª. imagem, as chaminés da cidade industrial desapareceram na Essen contemporânea. Essen é a sexta maior cidade da Alemanha, com cerca de 650 mil habitantes. A mancha urbana expandiu-se horizontalmente. A torre da primeira igreja é o único testemunho destacado do passado distante, mas ela praticamente se perde entre os edifícios de uma aglomeração, cuja economia é movida principalmente pelo comércio e os serviços.
O sistema de objetos técnicos (objetos sociais), que constituem uma paisagem, se transforma ao longo do tempo, acompanhando as mudanças da sociedade. Exemplos de objetos sociais: os campos de cultivo e o arado, o trem carregado de carvões e as fábricas, as grandes avenidas e os arranha-céus.

2. Paisagem e memória (direto no caderno do aluno)

3. As paisagens captadas pelos satélites

A Terra esférica foi definitivamente incorporada à cartografia no início da Idade Moderna. Há 500 anos, os planisférios representam os 360 graus de longitude e os 180 graus de latitude da esfera. Mas há apenas algumas décadas, com as naves espaciais, a humanidade tornou-se capaz de produzir fotografias da totalidade do planeta. Essas imagens trouxeram uma nova e poderosa visão da Terra. As imagens de satélite nos apresentam diversos aspectos como, por exemplo, a extensão da intervenção humana sobre a superfície da Terra, que acontece de maneira desigual.
Os pontos amarelos, na imagem “Planisfério: imagem noturna de satélite” nas páginas 22 e 23 do caderno do aluno, destacam as grandes concentrações urbanas e mostram a difusão (multiplicação) desigual da intervenção humana na superfície do planeta, explicando porque algumas áreas são mais densas do que outras.
O satélite é um corpo que gira, descrevendo uma órbita em torno de outro, devido fundamentalmente à força de atração (gravidade) exercida por este último. O satélite pode ser natural ou artificial. O natural é um planeta, um corpo celeste, que orbita (circula) um planeta ou outro corpo menor. Um exemplo de satélite natural é a Lua, que orbita a Terra. O satélite artificial é um engenho feito pelo homem, que é colocado por meio de foguetes em uma órbita elíptica, e tem como um dos focos, o centro da Terra. Um satélite emite ou retransmite um sinal para a(s) estação (estações) terrestre(s) de destino, que pode ser sinais televisivos e telefônicos, dados ou imagens.
Os primeiros satélites colocados em órbita foram o Sputnik I (04/10/1957) e o Sputnik II (03/11/1957), lançados pelos soviéticos e o Explorer I (31/01/1958), lançado pelos norte-americanos.


4. As paisagens da Terra (uso do vídeo)

            A superfície da Terra desvenda uma multiplicidade de paisagens singulares. As paisagens naturais resultam de uma combinação particular de elementos, como o relevo, os solos e as formações vegetais. As paisagens também revelam a intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. Vamos recuperar o conceito de paisagem: produto do trabalho social, isto é, do esforço coletivo e organizado de gerações que, por meio das técnicas disponíveis, instalam artefatos que servem a finalidades úteis. Como o sistema técnico não é uniforme e não se difunde de forma homogênea pela superfície da Terra, as paisagens são bastante diversificadas.


Após lerem o texto assistam o vídeo sobre ambiente natural e ambiente modificado no youtube:


2.Assistam o vídeo a formação do Planeta Terra:


Façam um Resumo do video./


____________________________________________________________________________

ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo 6° ano
Revisão 1° bimestre

Os algarismos romanos são utilizadas para indicar séculos, capítulos e páginas de livros, horas dos relógios, nomes dos papas e reis, dentre outros. Eles são representados por letras maiúsculas, num total de 7 numerações: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500), M (1000).
O I corresponde ao número 1, V ao 5, X ao 10, L ao 50, C ao 100, D ao 500 e o M ao mil.
Todo ano que terminar em 00, corta os dois últimos números da direita para a esquerda e mantém os que não foram cortados.
Ex.: ano de 1500, século 15 ou XV-  ano de 1700, século 17 ou XVII – ano 100- século 1 ou I
 Todo ano terminado em um algarismo diferente de 00, corta os dois últimos números e o que sobrar, acrescenta o número 1.
Ex.: ano de 1503,  século 16 ou XVI -ano de 1789, século 18 ou XVIII- ano 23, século 1 ou I
 Lembrando que em nosso calendário, começa a ser contado em forma crescente no ano 1, que é o ano do nascimento de Cristo e quando é antes de Cristo, deve sempre após escrever o número, acrescentar o a.C. e que não existe o ano 0.
1.Transforme os anos abaixo em séculos:
a)      34=
b)      89=
c)       895=
d)      3460=
e)      1300=
f)       600=
2.Transforme os números abaixo em números romanos:
a)      78
b)      5678
c)       3333
d)      7865
e)      9800
f)       5556
3.Transforme o ano que você nasceu em século e em número romano:
4. O nosso calendário Cristão começa a contar o tempo, atualmente com o nascimento de um personagem muito importante para a nossa história. Cite qual:
5. A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo e provavelmente surgiu a 12 mil anos,  técnica que surgiu no período Neolítico, e graças a esse sucesso juntamente com a domesticação de animais, as pessoas se tornaram mais prósperas, se fixando em um único lugar e com isso o homem da Idade Polida começou a se tornar:
a. (  ) Nômade, algo típico dos povos caçadores e coletores.
b. (  ) Pescadores pois era uma atividade muito lucrativa para esses povos
c. (  ) Sedentário e começou a fixar moradia fixa, melhorando muito o seu nível de vida
d. (  ) N.d.a


_________________________________________________________________________________


Ciências   - Prof Ailton Rosa    6 ano B
Datas  27/04   à  30/04   -  4 aulas por semana
Quantidade de aulas por turma:
 6 ano B 04 aulas; 
Habilidade:
1-      localizar informações implícitas e explicitas em diferentes formas de  leitura( texto, tabela, gráficos e outros):
2-      resolver situações  problemas utilizando as quatro operações básica;

1-      Com base na figura responda:
                                
Espaço expõe arte feita com materiais recicláveis, em Manaus ... 
a)      Olha atentamente a imagem  da obra de arte, o que está  representado nela?
b)      Que materiais  o artista  usou para compor  a obra de arte?
c)       De onde vem esses materiais ?
d)      Você acha que o lixo descartado  pelas pessoas  pode ser considerado uma mistura? Explique .
e)      Que outras misturas você conhece no seu dia-a-dia?

2-      Leia atentamente a imagem e responda:

30 lindas cachoeiras para visitar em Minas Gerais


a)      Na figura tem exemplo de mistura, cite os exemplos de misturas encontrado na natureza:
b)      As misturas que você indicou são homogêneas ou homogêneas?
c)       Na sua opinião qual seria a temperatura aproximada  da água  da cachoeira? Justifique sua resposta:
d)      Na figura de exemplos de matéria :
e)      Quais estados físicos podemos encontrar na figura e dê exemplo;
f)       A água é  substância  formado por dois elementos , quais são?
g)      A situação é que você e seus colegas de classe foram visitar o ambiente da foto, e Maria pegou um pouco da agua e colocou na sua garrafa. Você disse a Maria que não poderia beber aquela água. Maria  respondeu, porque não? Ai você respondeu e justificou o que ela poderia fazer para consumir  aquela agua

3-      Analise  o quadro a seguir:

Grandeza
Unidade
transformação
Massa
Kg ( quilograma)
1 kg = 1000g
volume
L    (litro )
1 l = 1000 ml
Massa
g(grama)
1000g = 1 kg
Volume
ml(mililitro)
1000 ml = 1 l
Extensão
m (metro )
1 m = 100 cm
Extensão
m(metro)
100 cm = 1 m

I-                    Com  base no quadro responda:
a)Pedro mediu vários objetos com uma régua de plástico de 30 cm e chegou aos seguintes resultados:
objeto
Quantidade de objeto
Valor de cada objeto em centímetros
caneta
08
14,5
Pen-drive
03
5,3
Apontador
04
3,5
Lápis
10
17,2
Em seguida Pedro colocou todos os objetos uma do lado do outro, qual o valor em centímetros  obtido por ele nesta tarefa? E em metros? E em decímetros ?  E em milímetros?

b) Maria levou ao mercado R$ 4,5 para comprar um produto que custa R$ 18 equivalente a 1 kg do mesmo. Qual o valor em gramas  que Maria  solicitou ao balconista do mercado para levar para casa.  Se o mesmo valor Maria pedisse em kg, qual seria o valor?

c) Um copo de vidro sua capacidade  300 ml  e uma xicara  de chá a capacidade é 200 ml. Tenho dois recipientes de capacidade igual de 6 litros cada. Preciso  encher os dois recipientes ate a metade usando o copo para o recipiente 1 e a xicara para o recipiente 2. Quantos copos são necessário para o valor da metade do recipiente 1? Quantas  xicaras  são necessária para o valor da metade do recipiente 2? Após terminar a situação misture a agua dos dois recipientes (1 e 2) , qual o resultado em litro?

4-      Cite alguns produtos que  seu responsável compra no mercado e faça uma tabela com o valor  de unidade de medida como no exemplo a seguir:
     
Produto
Unidade
Grandeza
Batata palha
100 g
massa
Casa & perfume
500 ml
Volume


























5-      Em seguida exemplos de misturas:

aMistura homogênea e heterogênea - Brasil Escola


b-Exercícios sobre Misturas Homogêneas e Heterogêneas com GABARITO
  
a)Classifique o tipo de mistura a e b :
b)podemos concluir a mistura b como homogênea ? justifique sua resposta

6-      Que processo de separação  será utilizado para as seguintes situações :

a)       Mistura de feijão com arroz:
b)      Agua potável em água destilada
c)       Agua com açúcar
d)      Roupa molhada
e)      Separar o plasma do sangue dos elementos sólidos
f)       Agua , sal e areia

_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. LÚCIA
Período de 27/04 a 30/04

Para acessar as atividades, clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1Y2ZIB8ER_Tqa8Tng3_Y_wt-cwowPVFE_/view?usp=sharing


________________________________________________________________________________

 Matemática - Período 27/04/2020 à 30/04/2020 – 6º ano B - Prof. Marina
·        Bom retorno aos estudos !!!
·         Acolhimento com Frase de boas vindas !!!
 Nossa maior fraqueza é desistir. Então, vamos nos unir virtualmente para dar continuidade aos avanços no processo ensino aprendizagem. Que em breve estaremos juntos novamente!!!
·         Nesta semana faremos alguns exercícios de revisão para relembrarmos. No seu caderno de Matemática ( Copiar os exercícios abaixo e responder )
1)      Resolva as situações problemas:
a)      Helen tinha 55 ursinhos de pelúcia. Ela pegou os 7 preferidos dela e  depois dividiu os demais igualmente entre suas 3 irmãs. A irmã mais nova de Helen , Sueli, já tinha 15 ursinhos de pelúcia. Quantos ursinhos de pelúcia a Sueli tem agora ? R:___________
b)      Uma turma vendeu ingressos para a peça da escola. Cada um dos 23 alunos da turma vendeu 44 ingressos. O custo por ingresso era de R$ 7,00. Quanto dinheiro a turma ganhou vendendo os ingressos para a peça ? R:___________
c)       No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes de 6º ano e quatro de 7º ano. Em cada 6º ano há 32 alunos e, em cada 7º ano 30 alunos. Quantos alunos há no total nos 6º anos e 7º anos juntos nesta escola ? R:__________
2)      Arme e efetue as operações abaixo:
a)   250 : 25 =_____                
b) 432: 36 =______            
c) 97 x 56 =______         
d) 78 X 49 =______

Atenção : Como sugestão segue abaixo endereços de vídeos para assistir:
                                                                                                                                         

                        https://www.youtube.com/watch?v=qIu8AxqrzNI

                        https://www.youtube.com/watch?v=oKsGzKfF9bg

_________________________________________________________________________________


E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Atividade de Arte – Profª Antonia
Semana de 27 a 30/04/2020
6º Ano - B

Olá queridos,
Na certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a Arte é uma disciplina para realizarmos na prática, mas virtualmente também podemos aprender e juntos o faremos, certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas, fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e apropriação dos conceitos e de conhecimentos também possibilita a compreensão da sociedade. (c.p.pg..)
1 - Conforme a instrução recebida para construção de um instrumento musical, registre por escrito:
- Que tipo de material você se utilizou para a construção?
- Qual o grau de dificuldade e quanto tempo você levou?

2 – Ao construir o seu instrumento musical, deve ter percebido que há uma variedade de instrumentos, diante disso faça uma pesquisa das modalidades de instrumentos musicais por grupo. Ex.: de Corda

_________________________________________________________________________________

E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Atividade de P.V. - Profª Antonia
Semana de 27 a 30/04/2020
6º Ano - B
Olá queridos,
Na certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a disciplina Projeto de Vida é nova na escola, mas não em nossas vidas, pois a  realizamos na prática todos os dias, inclusive virtualmente e estaremos juntos aprendendo, é faremos certo? Estarei  no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas, fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
1 - As Competências Socioemocionais, são como superpoderes, conforme a atividade proposta anteriormente, escolha duas competências que você conseguiu realizar  que achas mais importante e escreva sobres as facilidades e as dificuldades.

2 – Observe na apostila P.V. págs. 58 e 59, e faça uma reflexão sobre quem é você no mundo e registre no seu Diário de Práticas e Vivências.


 _________________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE 17/03 A 20/03

ATIVIDADE DE TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO

Objetos Tecnológicos

Em seu caderno:

01) Faça uma lista com os objetos tecnológicos de sua casa (lembre-se dos conceitos iniciais da aula de Tecnologia). Escreva no que esses objetos facilitam a vida cotidiana.

02) Pense e escreva como você e sua família viveriam se esses objetos não existissem.

03) Em sua opinião, qual é o objeto tecnológico mais útil para você e sua família nesse período de isolamento por conta do COVID 19? Por quê?

04) Consulte os demais membros da sua família e escolham o objeto tecnológico mais usado por todos e escrevam como vocês viveriam se ele não existisse ou se vocês não o tivessem.




________________________________________________________________________________


PROFESSOR AILTON ROSA CIÊNCIAS

DATA DIA 13 A 20 DE MARÇO

COPIAR E RESOLVER NO CADERNO


6 ano B   - 2020

    
           1. Em relação a coleta de lixo seletivo;          
Qual a técnica   de separação de matérias presente no lixo que seja o mais adequado seria? Justifique sua resposta.

   2. .Dos exemplos a seguir escreva nos parênteses   corretamente que tipo de transformação está ocorrendo, química ou física:
a)     Roupa no varal, amadurecimento do fruto;(___________________)
b)    Queima do papel, gelo derretendo;(________________________)
c)     Bolo assando, água fervendo;(____________________________)
d)    Papel rasgando, chuva ;(______________________________)
e)     Queima da madeira, chuva;(__________________________)

3    3. Analise as transformações abaixo e classifique-as em combustão, decomposição ou oxidação dê três outros exemplos semelhantes:

  1 –Prego enferrujando     
  2 - Fosforo queimando   
  3 – Maça apodrecendo

a-    _____________________________________________________

b-    _____________________________________________________

c-    _____________________________________________________


    4. Para preparar uma solução, Mario colocou 0,5 kg de soluto em 2 litros de solvente. João deverá preparar a mesma solução utilizando 1000 ml de solvente. Qual é a massa de soluto que João vai precisar para executar a solução corresponde a de Mario?

Resolução e resultado:







5   5.  Qual o método mais eficiente utilizado para evitar a decomposição dos alimentos?

a)     Mantê-los na geladeira;
b)    Guarda-los bem fechados dentro do armário;
c)     Deixá-los em local ventilado;
d)    Deixa-los em ambiente seco;
e)     Todas estão corretas;
Justifique sua resposta?

     6.   Um método de separação é   usado para separar o petróleo em seus derivados
(gás, gasolina, etc). A denominação deste método é:  
             
a)     Centrifugação
b)    Destilação
c)     Destilação fracionada
d)    Dissolução
e)     Decantação

      7. A seguir de exemplos de soluções homogêneas e heterogêneas:

1-    Areia, água e óleo
2-    Água e açúcar
3-    Água e óleo
4-    Leite

a)     Homogêneas somente 2, heterogêneas 1,3,4
b)    Homogêneas   1 e 4, heterogêneas 3 e 2
c)     Todas são heterogêneas
d)    Homogêneas 1,3 ,4, heterogêneas 2
e)     Heterogêneas 1, homogêneas 2,3,4

8  8.   Para separar uma mistura de dois solutos como açúcar e areia, qual (is) método (s) seria (m) mais eficientes:

a)     Somente filtração;
b)    Decantação e catação;
c)     Adicionar água para dissolução, decantação e destilação;
d)    Destilação
e)     Catação e decantação

    9.  Em um litro de água mineral contém 97,771 mg de vários sais minerais. Em um galão de 10 litros de água mineral a quantidade de soluto em gramas são:
Resolução e resultado:









         10. A passagem de estado físico do gelo para a água chama-se:


a)     Solidificação
b)    Fusão
c)     Vaporização
d)    Condensação
e)     Sublimação


_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo

Em seu caderno:



1. Que acontecimento marca o início da contagem do tempo, segundo o calendário cristão?


2. Quando surge a história?


3. O que significa a.C. e d.C?  

    
4. A que séculos pertencem os seguintes anos?

a.    779

b.    8753 

c.    37

d.    2008

e.    689

5 Transforme os algarismos arábicos em números romanos:


a. 5456

b.7895

c. 678

d. 884


e.1976
  
_________________________________________________________________________________


Profª Lucia - 6°B


Língua portuguesa




Acesse o link para ver a atividade: 


https://drive.google.com/file/d/16e72_T9Fs6kDSqcgv58s1cqB4q11Lp6o/view?usp=sharing






----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



EDUCAÇÃO FÍSICA 

PROFESSOR  SILVIO FATTINGER



6 B









ATIVIDADE DA SEMANA;


PESQUISAR SEGUINTES ITENS RELACIONADO A MODALIDADE DO  BASQUETE:

1)PRINCIPAIS REGRAS DESSA MODALIDADE

2)FUNDAMENTOS DO BASQUETE:
 - PASSES(TIPOS DE PASSE)
- DRIBLE
- BANDEJA

3) SISTEMAS DE JOGO ;

SISTEMAS DE DEFESA
SISTEMAS DE ATAQUE



BOM TRABALHO E BOA SORTE PRA TODOS!!!!


________________________________________________________________________________

ENGLISH
TEACHER GRACIANE 
DATE: MARCH 17 AND 19

RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO





KISSES





Arte – Professora Antonia
6º Ano - B



Conforme o aprendizado através de texto, pesquisa, contexto, roda de conversa e atividade prática, realizados sobre sons e gênero musical:
Construa (faça) um instrumento musical utilizando objetos reutilizáveis (lata de leite, garrafa plástica, pote de plástico e etc) que seja usado no seu gênero musical.

Ex.: Se seu gênero musical for o SAMBA. Quais instrumentos musicais são utilizados?


_____________________________________________________________________



Projeto de Vida  Professora Antonia
6º Ano - B

Agora que você já sabe o que são Competências e que elas nos ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e não desistir diante do primeiro problema:
Faça uma relação das competências e cada vez que você realizar uma, registre por escrita como conseguiu.
Ex.: Ficou nervoso(a) por algo (estresse). O que fez para se acalmar?

_____________________________________________________________________



6 B – Matemática – Profª Marina – Período 16/03 à 20/03/2020

No seu caderno de Matemática ( Copiar os exercícios abaixo e responder )

1) Marque com um (x) as alternativas corretas :                                                                                    
a)(   ) 37,1 = 371/10                                                                                                                                b)(  ) 489,87 = 48987/10                                                                                                                          c)(  ) 0,05 = 0,050    
d)(  ) 2,54 = 25,4


2) Responda : Qual a largura do seu caderno ? R:__________

                                                          
3) Resolva os problemas abaixo :                                                                                                           a) A secretaria da saúde dispõe de 80000 doses de vacina para distribuir igualmente a 8 municípios. Se cada município dispõe de 4 postos de saúde, quantas doses de vacina receberá cada posto? R:__________

b) Na escola de Alan estudam 1.528 alunos e na escola de sua irmã a metade disto. Quantos alunos estudam nas duas escolas ? R:_________ 
                                                                  
c) Três alunos fizeram um trabalho. O primeiro escreveu 25 páginas; o segundo 8 páginas a menos que o primeiro e o terceiro 12 páginas a mais que o segundo. Quantas páginas foram escritas para o trabalho? R:__________ 

                                                                                                              
4) Marque com (x) a alternativa correta:                                                                                                    Um garoto completou 1960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto por                a)(   ) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.                                                                                  b)(   ) 1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.                                                                   
c)(   ) 1 unidade de milhar, 60 unidades.                                                                                                    d)(   )  1 unidade de milhar, 90 unidades. 

                                                                                                            
5) Ler, interpretar e escrever em linguagem matemática.                                                                        Construa uma frase que envolva a representação numérica abaixo, escrevendo os números por extenso.  Calça n.° 40  ; 5.° andar ; 25 km ; m² ; 28°C ;  12h45min.R: _________                                   
6) Arme e efetue as operações abaixo:                                                                                         
a) 3735 : 83 =_______  b) 7332 : 78 =_______  c) 902 X 32 =_______  d) 79 X 36=________                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    7) R epresente através de desenhos as seguintes questões abaixo:                                        
a) Clóvis comeu 1/4 de uma pizza. R:________       b) Carlos comeu 3/8 de uma pizza.R:_______

8) Desenhe um quadrilátero , com medida de 4 cm ( cada lado ).                                
Responda : Qual é o perímetro do quadrilátero ? R:_______

_________________________________________________________________________________




   Professora: Maria Aparecida
                                                Geografia
  
Parte I : Questões objetivas:

1 - Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:


Coluna 01


( 1 ) Paisagem Natural


( 2 ) Paisagem Cultural


Coluna 02


( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade

( ) Reserva ambiental em área rural
( ) Hotel fazenda reservado para o turismo
( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
( ) A rua de uma cidade industrializada
( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais.

2 - Assinale abaixo alternativa que apresenta o movimento que  é realizado pelo planeta Terra:


a) Rotação

b) Revolução
c) Nutação
d) Reclusão
e) Precessão

Parte II: Questões dissertativas:

1 - O aconteceria se a Terra parasse de girar?



2 - Quantos fusos horários tem o Brasil?


3 - Explique o movimento de rotação e translação.


4 - O que é ano bissexto?
_________________________________________________________________________________