7º C

4º BIMESTRE

SEMANAS DE ESTUDOS INTENSIVOS - 07/12 A 18/12

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1L_eVr3F-oebHyj1rlMVj4ZpVChpwCwKe/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1EOJw3eHAj0f1QSe5_xrGjgAetNMrvdBF/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1oijE4ZiipVuljhiuEjtu4BiN7JisGugb/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1g__sJ3jIK9MhHmGPUOf0X6Kro6n-emY4/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1lpV0NrSEpYRp3kXjpbBmGc4alX99p_ZF/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBW_vYMmcuSGbO5hBNh-7KOeRzkpf0f2BWUUzs2sqjKLK1SA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1eqTFUSgzRg9bbfBvLRe0gmcvaDlhanQc/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1vOkE57EAwZJywEKNjEjouaK125CKiSek/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1sLfCUzeU1Q2NbrFuOTeIh0t09uZS8kgM/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/14MprCx0o_yzfv8fZ09_ajbPKCQkDH5FW/view?usp=sharing


_____________


SEMANA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 23/11 A 27/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1K8GSCYcFZgRSSJjzHWBR6KlkoekN1EDd/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1jjnbRBNFYux03O9fdo7Q0IVcuKx6TbEC/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1lrLRfZvPEFkq8ANb2-FVw6Rrg-QYECtD/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/139kQ3ZCZSbXqWUHWKLXGFQRUKunTyDE5/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/11BlKhPfwOUiAgZku0Cgcnet6tZsml01m/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScxFP6QgzC0FM8z6SPgyYM45V1Y_VzMOR_JVsdVQGNObQEebg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1ile2l6LakvvaAc0xucPekwcHyN8FYzzk/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1IrW7eE1MMc7l9P-UrD6QZFJeDIiaStjA/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1IDKawXqFkGkA-ecZDsf25P7Y3fAjcOVS/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1YLkxVKfZTRfqbju6DtT9hR2h-g5IqJEL/view?usp=sharing


______________________________


ATIVIDADES DE 09/11 A 20/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1Li1zVioZTEaIZdbCGhHWXjBC0xuQ-guo/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1PoYnsx2zrGvOwsBvJrJ0sZoJmHIHBRil/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/11bv5bTPoVDNaodJL_DU273eIJT_shX1E/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/12GjpewE46RF6f9yQpH1C9m3RyBNLA9xX/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1s3gg1wuMvxPi0Ec_qOmqoV9o9R_VHQlu/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

 

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1os-oMVQXQjXSUdjt6sN-EIiqSGqKwK9N/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1syqkRXTN1O22Adv455DOzbRNBA9B9tCA/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1EiEv8eTMHRdHvzZdzY3UMtoZjWjdY9Nd/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1UKc0Q2bbwWfzzi9mijbNtV_8Xi-YRRgH/view?usp=sharing


____________________________________


ATIVIDADES DE 26/10 A 06/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1JLOklmZZGbwgLcgX5p_V2pzE3JMkTmqk/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1EZlxSX84dOUKgtqIZFZaU-R2C4257chX/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1wzZqE4xtyBO4fe-89fDOn_jhrQP_Gk5A/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1CSa7lpweM8PITvQoV1e8PBRDu3HAt2mO/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1vriUWHeESQafTLMEhHx9lFO5l0B70iyy/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4sn_OriGzroc0MocPAiry7W7UHhPPvUPQbFVe6_yr9esO5Q/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0&gxids=7628

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1-eCe2ebFjE0dLZ3K6Cv73yYo8wtKMozy/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1NIJgWj2o8R9_xDZ8TsGlJfBhnQofTVo2/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1NAFvBzFGkWzWBIdbmVSgUfx7SovX7fc8/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1xgRmWYPz3nbztbzc_hN4ha2P-hHqhKnH/view?usp=sharing



_____________________


3º BIMESTRE


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1oaC7oxEirRuFA1DhISg0YTBZzqKL5n6z/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1N0wgPbaD-j2riWKanyuD9mPEhKLs22Jp/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1Q8KIxCFiLFDWJhvWu3TlzWdxSSHbBpXJ/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1xslV5B4mumEnFDCxSz9-7mxK624gSUZ5/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1ueGOUT_Oh0PlObJNeVwPecLvANZZxeO-/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://docs.google.com/document/d/1BwwNFxHwnHoZASXepFi6z33DY6M4ZR2AaG3FmVcxunU/edit?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1P8r6rSjDnWT6-4MOuAEnS7OkTyZ1LbXu/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1S9Np2kmqL4dGJ6PugZpXlMwXtgftacw-/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1KEIroqEf5bJbhnbvmjMx6xyYFtQapIH1/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1jB4sX0QjnkO9YM0LsmPeR0vv8SVkGIYq/view?usp=sharing



_______________



ATIVIDADES AVALIATIVAS - DE 28/09 A 02/10

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1z4C8uyZesd3YIiW-usWLqvL8TDGbz1sy/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1XfSBYUXZRC3SorX13IT5Vuh99JLwoL8j/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1_p6yHu4sIk3AeJ6lK7UBym0xC4gqfN6V/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1JY9N0gAyaT6JCQP1nwkYMtXQR8YIpfsX/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1pRcBEH4J1brFg-SxoZ83N0D_1lBHQxmc/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://docs.google.com/document/d/1BwwNFxHwnHoZASXepFi6z33DY6M4ZR2AaG3FmVcxunU/edit?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1UVQOQf4ks8cF5KkWBgmXTkGAbWBCnS-c/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1ccnSvOm7PJMTJQfC_45CLSahFhIrQm-o/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1CJKA9Np1bYpmTm4YwwkgvrzG-bVmQkSi/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1t4IhihUuYI8goO76T9hoe4OvQK4IMsN_/view?usp=sharing


________________________________


ATIVIDADES DE 14/09 A 25/09

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1x2vzll2pxieQxAUN-gt2CcAm9v_dk8GT/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1aEMOsUh6XJz-Xuu8UwaqqeTgW4CjVRAx/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/10BwHFfpJsUJh8i-Q5Nh1i2g8yBCcariM/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1wvQ9uDy6LxmXIetJDn1WEMAE20bl5HPM/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1mcfTqvNvyv88XrcYd_IEbCQbyMje4nrx/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1AQGVNgbPoHO06FHJUID9nL-zsp8FIG7_/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1AJiKHrCqbg2emSASa42YZdfCQq5p0tU8/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1Wq5maJjm1sRjmZSd4_znxlDE6uFTLUxM/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1xptTIpTCbuMDlzwsJgCtNJaDPI4-SzBV/view?usp=sharing


______________________________________


ATIVIDADES DE 31/08 A 11/09

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

_______________________________



ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


_________________________________


2º BIMESTRE


SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - 27/07 A 31/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Email para enviar a avaliação de história edisonsales@prof.educacao.sp.gov.br 
Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



______________________________________



AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


______________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1nJHmhixHplU1eoThPZJIcxbDF3ChZh-p/view?usp=sharing

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


_________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História



Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


__________________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


___________________________________________________




Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


__________________________________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06 A 19/06



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________




ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06 A 12/06



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________



1º BIMESTRE

ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - 01 A 05/06



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________



AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE


Atenção, alunos!

Segue o link com as avaliações das disciplinas de Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e Tecnologia referentes ao 1º bimestre.


Orientações:

  • Fazer cada disciplina em uma folha separada;
  • Pode colocar apenas as respostas;
  • Não esqueça de colocar seu nome, número e 7º C em cada folha;
  • Não esqueça de identificar a disciplina em cada folha;
  • Entregar na escola juntamente com a AAP de Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.


______________________________




ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05 A 22/05



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:







__________________________________





ATIVIDADES DA SEMANA  DE 04/05 A 08/05


TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)

CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.

ATIVIDADES:

01) Visualização do vídeo complementar:

02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.


___________________________________________________


COLEGIO PLINIO PAULO BRAGA: 

1 BIMESTRE/SEGUNDA SEMANA

7 ano


Educação física:  professor Silvio Fattinger



ATIVIDADE 1

PESQUISE EM LIVROS, REVISTAS OU MESMO NA INTERNET OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA.COM  IMAGENS E TAMBÉM COMO SÃO EXECUTADOS.


ATIVIDADE 2

- ASSISTA O VIDEO CLICANDO NO LINK  ABAIXO



- O QUE VOCÊ PODE PERCEBER DE DIFERENTE  OU DE SEMELHANÇA, EM RELAÇÃO AO QUE VOCÊ SABE SOBRE O ESPORTE DA CAPOEIRA.

- NO VÍDEO, TEM UM MOMENTO QUE UM CAPOEIRA, ENTRA NA RODA, PORÉM SUA ATITUDE É DIFERENTE DOS DEMAIS.

- IDENTIFIQUE ESSE MOMENTO NO VÍDEO

-.O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?



FIM!!



______________________________________________________



               Geografia

           Olá gente do bem!
    Estou feliz que estamos de alguma forma de volta, mesmo que distantes, mas tenha certez  que vocês são capazes de voar muito alto.
Lembre-se
 leia com atenção e depois responda:fique a vontade para pesquisar.

Prof: Reginaldo santos
1º Bimestre
  A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO
Assim como o território, também a nação – isto é, um povo ou sociedade com traços culturais comuns, com sentimento de identidade, a identidade nacional- foi o resultado de um processo, de uma construção que levou centenas de anos. Por exemplo, entre os séculos XVI e XVIII, as pessoas livres (isto é, as que não eram escravas ) que aqui viviam não se consideravam brasileiros, mas sim, portugueses vivendo na colônia. Os indígenas, bem como os negros trazidos da África , também não se identificam como brasileiros. Somente depois da abolição da escravidão   no final do século XIX, e principalmente no século XX, é que se expandiu a ideia de uma nação brasileira. Com isso, praticamente todos que vivem neste território passaram a se considerar brasileiros, mas – por conta de reações contrarias-levou certo tempo para a inclusão dos afrodescendentes e dos indígenas nessa ideia de nação

O nacionalismo ou identidade nacional é algo indispensável para a formação de uma nação. No Brasil essa identidade só se consolidou no século passado, em especial a partir dos anos 1930, embora tenha começado timidamente no século XIX. Na terceira década do século XIX, após a independência tenha sido proclamada por príncipe português, D>PEDRO I, que além   disso, era herdeiro do trono de Portugal.
Foi o movimento literário do Romantismo , especialmente a partir da segunda metade do século XIX, que construiu uma imagem do povo brasileiro; a mistura entre portugueses, os indígenas  e os africanos, que teria criado nesta terra uma gente e uma cultura diferentes da daquelas de Portugal e dos povos nativos .O principal autor romântico que ajudou a construir essa ideia de povo e nação brasileiros foi José de Alencar.
Depois de Alencar, vários outros autores contribuíram para a imagem da nação brasileira como resultado da mestiçagem. Mas foi a partir dos anos 1930, com o governo de Getúlio Vargas, que o Estado brasileiro   procurou reforçar e consolidar essa identidade nacional. O governo passou a financiar escritores e meios de comunicação (na época   principalmente o rádio, além de jornais e revistas  , para divulgar essa imagem do Brasil, tanto aqui como no exterior . Para isso, foram criados símbolos que seriam típicos de nossa nacionalidade feijoada (que seria a comida brasileira típica) o futebol (a paixão do brasileiro), o samba e o carnaval (nossa musica e festa popular), além de outros como a capoeira.
                                        PRIMEIRO o ESTADO e depois a sociedade
Como se formou o Estado brasileiro? Aqui o Estado foi criado antes da sociedade, ao contrário do que ocorreu nos países europeus, poe exemplo. La o Estado foi formado e reconstruído a partir das contradições e lutas da sociedade das normas e formas de organização que os diversos grupos humanos desenvolveram no decorrer da história n.
PORTUGAL criou primeiro as instituições estatais – capitanias hereditárias e governo central, no período colonial - e só depois disso buscou mão de obra ( trouxe africanos e os escravizou). Também os indígenas foram escravizados e permitiu -se a vinda de pessoas livres europeias em geral pobres.  A sociedade, portanto, foi criada para servir aos objetivos da metrópole  colonizadora e os dominados sofriam violência , castigos físicos de escravos, prisões arbitrarias de pessoas livres, grandes proprietários de terra usando jagunços para tomar áreas de famílias pobres, etc.

A precedência do Estado sobre a sociedade gerou um sistema político autoritário, em que os governos, muitas vezes , não procuram servir a sociedade, mas servir-se dela. É como se o Estado- e em particular os governantes -pudessem   ser o “ o dono do país”.
Esse é um dos motivos por que ate hoje os direitos dos cidadãos no Brasil constituem algo tão difícil de se garantir:  em vez de serem uma realidade efetiva, eles são em grande parte uma promessa e uma conquista a ser realizada, é uma batalha que envolve todos nós.
                                                                  Texto em ação

1)Por que até o século XIX não existia de fato uma nação brasileira? E como se deu a construção da nação brasileira?
2)Em sua opinião, os símbolos tidos nacionais do brasil – a feijoada, o carnaval, o samba , etc  - são de fato representativos do povo brasileiro/? Justifique.

3) explique como foi criado o estado brasileiro e qual é a relação disso com as dificuldades do brasileiro em conquistar os direitos de cidadania.


_________________________________________________


História – Prof. Edison Sales
Atividade 7º ano C – 05 e 07/05/2020
Habilidades contempladas: EF07HI01 e EF07HI04

  Assista aos vídeos indicados pelo professor nos links abaixo, leia os textos anteriormente disponibilizados e, depois, responda às questões propostas. Caso ainda não tenha realizado a atividade da semana passada, os vídeos apresentados serão de grande ajuda.

Vídeos relacionados aos conteúdos:

O Estado moderno:

Absolutismo:

Mercantilismo:

Expansão Marítima:

Responda:

1 – Indique os fatores que levaram à expansão marítima europeia.
2 – Que fatores fizeram com que Portugal fosse o pioneiro nas grandes navegações?
3 – Que papel desempenharam os espanhóis durante as grandes navegações?
4 – Após leitura do texto referente ao assunto e pesquisa sobre o tema, comente as navegações francesas, inglesas e holandesas.

5 – O que foi o “Tratado de Tordesilhas” e o que ele propunha?

_________________________________________


7ºC - CIÊNCIAS – PROF.  PAULA – 04 AULAS
 DE 04/05/20 a 08/05/20

Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.

TEMPERATURA E CALOR – 1ª PARTE

 Reflita sobre as questões, copie e responda no caderno:

      1.    Quantos graus está fazendo hoje? está frio ou calor?
      2.    Temperatura e calor são a mesma coisa?


      3.    Analise a imagem e responda as questões abaixo :





      A.   O que você pode interpretar sobre a imagem?
      B.   Qual a relação do termômetro com a imagem?
      C.   Quantos graus Celsius poderíamos relacionar a um dia quente?
      D.   Qual a função do termômetro?
      E.   O que o termômetro mede? (temperatura ou calor).



TEMPERATURA E CALOR – 2ª PARTE

 REFLITA: O que faz a temperatura dos corpos e dos objetos mudar? para   responder pense em exemplos do cotidiano e em situações que envolvam   aumento de temperatura.

ATIVIDADE 1:


Para desvendarmos a temperatura foi proposto uma série de atividades físicas como sugestão, realize todas que você conseguir e logo em seguida copie e responda as três questões:
20 polichinelos.
10 flexões.
10 agachamentos.
30 corridas estacionárias com elevação de joelho.
10 pula corda.
10 flexões

      1.    O que você está sentido?
      2.    O que aconteceu com a temperatura do seu corpo?
      3.    Por que aconteceu isso?

ATIVIDADE 2:


Esfregue as palmas de suas mãos (uma contra a outra) o mais rapidamente possível, durante 10 segundos. Depois de realizada a atividade, copie e responda as quatro questões que seguem:


      1.    O que você está sentido?
      2.    O que aconteceu com a temperatura na palma das mãos?
      3.    Por que aconteceu isso? Como você explica este fato?
      4.    Qual a relação entre estas atividades e a temperatura? O que podemos concluir?

LEIA COM ATENÇÃO:
Ao esfregar as mãos com determinada velocidade, elas começam a esquentar. Ou seja, a temperatura aumenta, e, quanto mais rapidamente esfregamos as mãos, maior será essa sensação de calor e aumento da temperatura entre elas. Concluímos que a velocidade de movimentação (ou fricção, neste caso) ocasionará um aumento proporcional na temperatura. Quanto maior a velocidade ou a movimentação de um corpo, maior será a sua temperatura.  Resumidamente, a temperatura está relacionada ao movimento e possui relação com velocidade (grau de agitação).
TEMPERATURA E CALOR – 3ª PARTE
Observe a imagem abaixo copie e responda as quatro questões propostas:






            1.    O que podemos observar com a imagem? O que está acontecendo?

            2.    O que a temperatura tem a ver com esta imagem?

            3.    Se o conceito de temperatura está relacionado ao movimento, onde ele                  está inserido neste exemplo? (O que está se movimentando?)

            4.    Podemos ver este movimento? Onde será que ele está ocorrendo?

TEMPERATURA E CALOR – 4ª PARTE
Leia o resumo, copie e responda a questão final:
LEIA COM ATENÇÃO:
Nesta imagem, observamos a água em três estados físicos, sólido, líquido e gasoso. Essas transformações ocorrem em consequência da variação de temperatura, pois a água congela a 0ºC e evapora a 100ºC. A mudança de temperatura nos corpos e objetos está relacionada com uma movimentação que ocorre no interior dos mesmos - a movimentação das pequenas partículas que formam as substâncias e que não podem ser vistas a olho nu. Partindo-se do princípio de que os corpos e objetos são formados por partículas (pequenas coisas) e, desta forma, o aumento da agitação dessas “pequenas coisas” que formam a matéria é o responsável pelo aumento da sua temperatura.
O grau de movimentação dos corpos está diretamente ligado ao aumento da temperatura, deduzimos isso quando praticamos atividades físicas e a temperatura do nosso corpo aumenta, pois sentimos calor e quando friccionamos as mãos. Quanto mais os corpos se agitam (movimentam) mais rápido será o aumento da sua temperatura. No entanto, nem sempre é possível observar a olho nu esta movimentação, como por exemplo nos alimentos, bebidas e objetos. Nestes exemplos, a movimentação está ocorrendo no interior dos corpos e objetos, de forma microscópica, onde não podemos enxergar. Somos feitos de partículas (pequenas coisas) e, quanto mais estas partículas se agitam, maior será a temperatura dos corpos e objetos. A movimentação das partículas que formam os corpos e objetos são as responsáveis pelo aumento da temperatura. Por este motivo, o café, quando está quente, apresenta maior agitação (movimentação) interna de suas partículas do que o café frio, causando, desta forma, a diferença de temperatura entre os dois.
Portanto, a melhor definição de temperatura é: temperatura é a medida do grau de agitação das partículas de um corpo.

                                                       

1.   Analisando a primeira imagem vemos o céu de uma cidade onde o Sol brilha intensamente e uma pessoa segurando um termômetro que marca aproximadamente 50ºC. O Sol é fonte de energia, e esta energia fornecida pelo Sol agita as partículas que compõem o ar, elevando a temperatura do ambiente. Com base nos estudos desta aula, explique com suas palavras a diferença entre calor e temperatura.


___________________________________________


ATIVIDADES DE 04/05 A 08/05
Matemática - 7°C- Professora: Karina

Olá meus queridos, como vocês estão? Se cuidando? Mantenham- se em casa e em segurança, ok?
Lembrem-se, vocês são muito importantes para nós!

Nas aulas dessa semana primeiramente vamos fazer a correção dos exercícios que passei nas últimas aulas.
Vamos lá?

(Aula 1 e 2 )

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?
O retângulo foi dividido em 8 partes

b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
Cada parte do retângulo representa  do total
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?
Todas as partes pintadas representam  do total
2)Encontre o resultado dos cálculos abaixo:
Para resolvermos operações de adição e subtração de frações devemos observar os denominadores das frações. Se os denominadores forem iguais, mantemos o denominador e realizamos a operação pedida. Porém se os denominadores forem diferentes devemos encontrar o mínimo múltiplo comum entre os denominadores, isso é, devemos tirar o MMC

a)
   Como os denominadores são iguais conservaremos o denominador e faremos a operação pedida, que neste caso é subtração .
sendo assim:   4/5



b)  Como os denominadores são iguais conservaremos o denominador e faremos a operação pedida, que neste caso é adição:
sendo assim:   6/8



c)Neste caso os denominadores são diferentes, devemos tirar o mmc.  O mmc entre 4 e 12  é:12. Agora que encontramos um nome denominador comum, devemos dividi-lo pelo denominador antigo de cada fração e multiplica-lo pelo numerador e assim podemos efetuar a operação pedida, neste caso é adição.
Sendo assim:  9/12 5/12= 14/12

3)Escreva os divisores dos números abaixo: Encontrar os divisores é dividir o número em partes iguais e por números inteiros. O segredo é que para todo número seu primeiro divisor é o número 1 e o último divisor é o próprio número.

a)25= 1,5 e 25                        

b)30= 1,2,3,5,6,10,15 e 30                     

c)10 = 1,2,5 e 10                      

d)1251,5,25 e 125

(Aula 3 e 4 )

1)    Veja a relação de compras da Prô Karina e calcule quanto ela vai gastar.

Produto
Preço Unitário (R$)
1 lata de molho de tomate
R$ 2,50
1 pacote de café torrado e moído
R$ 5,90
1 lata de leite condensado
R$ 1,40
1 lata de óleo de soja
R$ 2,65
2 pacotes de bolachas
R$ 3,70
2 latas de leite em pó integral
R$ 8,25

Esse exercício trata-se de uma contextualização de como usamos as operações matemáticas no dia-a-dia. Em referência da matemática em uma lista de compras no mercado. Para resolver devemos efetuar a operação de adição de cada item vezes  valor de custo unitário.
Vamos lá
1 x 2,50 + 1 x 5,90 + 1x 1,40+ 1 x 2,65 + 2 x 3,70 + 2 x 8,25=
2,50       +    5,90      1,40    +  2,65      +  7,40      +  16,50


Agora podemos somar todos os valores

2,50+5,90+1,40+2,65+7,40+16,50 = 36,35

Então nesse compra a Prô gastou 36,35 reais.


2) Um prédio tem 18,75 metros de altura. Um segundo prédio tem o triplo dessa altura. Qual é a altura do segundo prédio?
O triplo é 3, logo, é necessário multiplicar os 18,75 por três.
 Assim:
18,75 x 3 = 56,25 metros
1) Em uma empresa, a máquina de café dos funcionários só aceita moedas de 5 centavos, 10 centavos e 25 centavos.
Lista de preços
Preço Unitário (R$)
Café expresso:
R$ 0,30
Carioca:
R$ 0,15
Café com leite:
R$ 0,25
Cappuccino:
R$ 0,45
Chocolate:
R$ 0,30
Leite:
R$ 0,20

Agora, responda:
a)Escreva pelo menos três maneiras de adquirir um café expresso.
6 moedas de 5 centavos
2 moedas de 10 e duas de 5 centavos
4 moedas de 5 e uma de dez centavos
1 moeda de 25 centavos e uma de 5 centavos

b)Você colocou 4 moedas de 10 centavos, e pediu um carioca. Quantos centavos sobrarão na máquina?
O carioca custa 0,15 centavos. Se você colocar 4 moedas de 10 centavos então você terá colocado na máquina 0,40 centavos, então sobrarão  0,25 centavos.

c)Qual(is) as outras opções que você pode pedir para utilizar todos os centavos que sobraram na máquina depois da compra do carioca?
Sobraram após a compra do carioca 0,25 centavos então a única opção para usar todas as moedas será  o café com  leite que custa 0,25 centavos.

2) Marque um X nos divisores de 15: ( a resposta correta segue destacada em vermelho)
a)    1, 3, 5, 15                b)    2, 4, 6, 15              c)    1, 3, 4, 15


( Aula 5 e 6 )- Nessas aulas continuaremos nosso trabalho com exercícios de fixação- Lembrem-se de copiar e responder no caderno de Matemática
1-Em uma loja de bijuterias, todos os produtos são vendidos por um dentre os seguintes preços: R$ 5,00, R$ 7,00 ou R$ 10,00. Márcia gastou R$ 65,00 nessa loja, tendo adquirido pelo menos um produto de cada preço. Considerando apenas essas informações, o número mínimo e o número máximo de produtos que Márcia pode ter comprado são, respectivamente, iguais a
a)9 e 10.
b)8 e 11
c).8 e 10.
d)9 e 13.
e)7 e 13.

2- Em um planeta fictício X, um ano possui 133 dias de 24 horas cada, dividido em 7 meses de mesma duração. No mesmo período em que um ano terrestre não bissexto é completado, terão sido transcorridos no planeta X, exatamente,
a)1 ano, 6 meses e 4 dias.
b)2 anos e 4 dias
c).2 anos e 14 dias.
d)2 anos, 5 meses e 14 dias
e)2 anos, 5 meses e 4 dias.


3- Ao somar todos os gastos da semana, Maria somou, por engano, duas vezes o valor da conta do supermercado, o que resultou num gasto total de R$ 832,00. Porém, se ela não tivesse somado nenhuma vez a conta do supermercado, o valor encontrado seria R$ 586,00. O valor correto dos gastos de Maria durante essa semana foi
a)R$ 573,00
b).R$ 684,00.
c)R$ 709,00.
d)R$ 765,00.
e)R$ 825,00.


_______________________________________________________________


E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade de Arte - Profª Antonia
Duas Aulas – Habilidade – EF07AR17
7º Ano - C

Conforme realização de sua pesquisa você percebeu que existem vários estilos de música. Responda:
1 - O samba é um gênero de música conhecido e apreciado por muitos. Qual sua origem?

2 - O que é gênero musical?

3 - Existem diferentes gêneros de músicas Clássicas e Pop. Cite algumas.


4 - Quais tecnologias e recursos digitais que você conhece para acessar, apreciar, produzir registrar e compartilhar as práticas e repertório musicais?


_______________________________________________________________

E.E. Profº Plínio Paulo Braga
 Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade de P.V. - Duas Aulas - Profª. Antonia
7º Ano – C

Agora que você já fez sua reflexão e aprendeu a se conhecer melhor.

Responda:

1- Você prestou atenção nos diversos lugares que faz parte? Qual a importância deles para você? Comente.
2- Não estamos na Escola, mas podemos nos comunicar pelos os meios tecnológicos ou não. Diante disso você escolheu alguém que também pode ser de sua família para lhe apoiar no desenvolvimento de suas competências? Se sim, comente como está acontecendo.
3- A partir da ação escolhida você está conseguindo ou já conseguiu desenvolver uma das competências? Descreva sua experiência.
4-    Quando se pratica uma boa ação, qual competência está sendo desenvolvida?

5 - Nesse momento de distanciamento, o que você considera mais importante nas relações com as pessoas e no espaço que vive?



_____________________________________________

INGLÊS – TEACHER MÁRCIO – 02 aulas de 04/05 a 08/05
Hello people! What´s up!  Let´s practice a little bit more?
Agora vamos classificar as frases de acordo com o uso de cada uma delas. Nesta atividade você classificará cada uma das frases de acordo com a situação na qual ela deve ser utilizada. Estas são as situações:
ABILITY
ABILITY IN THE PAST
ADVICE
CONDITIONAL
NECESSITY
OBLIGATION
PERMISSION
(IM)POSSIBILITY
PROHIBITION
(POLITE) REQUEST
Agora classifique cada uma das frases a seguir em uma dessas categorias.
1. HE MAY BE IN THE OFFICE.
2. THEY CAN'T BE SAD. THEY ARE LAUGHING.
3. YOU MUSTN'T SMOKE IN THE HOSPITAL.
4. SHE COULD SPEAK ENGLISH AND SPANISH.
5. YOU CAN TAKE A TAXI ON THE CORNER.
6. WE MUST BE BACK AT 10 P.M.
7. I CAN GIVE YOU A LIFT TO SCHOOL.
8. HE MIGHT BE PLAYING TENNIS. 
9. IT'S LATE. SHE MUST BE AT HOME.
10. YOU CAN'T LEAVE THE CLASSROOM NOW.
11. WOULD YOU LEND ME SOME MONEY?
12. SHE COULD BE HERE ALREADY.
13. YOU MAY USE PEN OR PENCIL IN THE TEST.
14. YOU SHOULD GO TO THE DOCTOR. YOU ARE ILL.
15. SHE WOULD GO, IF SHE HAD A BOYFRIEND.
16. MAY I TAKE THAT CHAIR?
17. YOU MUST PAY YOUR BILLS.
18. COULD YOU OPEN THE WINDOW? IT'S HOT.
19. IF I HAD TIME, I WOULD VISIT YOU.
20. YOU MAY GO NOW.
21. THEY MAY GO TO THE MOVIES TONIGHT.
22. KEVIN MIGHT NOT PASS THE ENGLISH EXAMS.
23. THEY CAN PLAY CHESS VERY WELL.
24. HELEN MIGHT BE WATCHING TV AT HOME.
25. I COULD PLAY VOLLEYBALL WHEN I WAS YOUNGER.
26. I MUST STUDY HARD FOR THE MATH TEST.
27. HE CAN SWIM VERY WELL.
28. I MUST HURRY. MY CLASS STARTS AT 7.
29. YOU SHOULD BUY SOME NEW CLOTHES.
30. YOU CAN'T USE THE CELL PHONE IN THE CINEMA.
31. YOU MUSTN'T DRINK AND DRIVE.
32. WOULD YOU HELP ME, PLEASE?
33. WE COULD GO TO THE PARK THIS WEEKEND.
34. CAN I SEE YOUR BOOK?
35. MAY I COME IN?
36. SHE MIGHT BE AT HOME, I'M NOT SURE.
37. IT'S LATE. YOU SHOULD GO HOME.
38. WOULD YOU DO ME A FAVOR?
39. I MAY GO TO THE MALL TOMORROW.
40. BRIAN MIGHT NOT COME TO THE PARTY.



___________________________________________________

ATIVIDADES DE 27/04 A 30/04


TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)



Programação (desplugada)

Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:


01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.

















02) Em seu caderno, crie uma frase e a esconda através de um enigma, criado por você (baseie-se na atividade anterior)




__________________________________________________________________


COLEGIO PLINIO PAULO BRAGA

7 ano
              
Educação física:  professor Silvio Fattinger
1 BIMESTRE

 A HISTÓRIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS

Pra começar....faça uma pesquisa sobre a História dos Jogos Eletrônicos para em seguida responder as perguntas.




1)    Conte a sua experiência com os jogos eletrônicos, relatando qual deles você joga mais?




2)    Comente (DOIS) 2 avanços que ocorreram com os jogos eletrônicos ao longo do tempo. Os jogos eletrônicos de hoje, são iguais aos jogos eletrônicos do passado? Por que?





3)     No jogo do PAC MAN o que te chama mais a atenção? Os desenhos, o objetivo do jogo...comente.


 FIM


______________________________________________


PROFº. REGINALDO. S - GEOGRAFIA

Formação do território brasileiro
Até pouco tempo, predominava uma idéia de que o Brasil foi descoberto por Portugal e, portanto, existe desde a chegada dos portugueses em 1500.Desse ponto de vista, parece que o território brasileiro estava definido, somente esperando para ser encontrado e apresentado ao mundo O território é o espaço delimitado, ocupado e dominado por um povo, com sua Cultura, suas instituições e um governo.
No caso do Brasil , ele ainda não existia em 1500.O que havia era um espaço ocupado por diferentes sociedades indígenas, cada uma habitando um território diferente.
O território brasileiro não foi descoberto, mas sim construído pelos colonizadores que se apropriaram dos espaços ocupado pelos indígenas, expulsando, escravizando ou exterminando os povos nativos. Com o tempo, os portugueses ampliaram seus territórios e criaram, na chamaçã AMÉRICA portuguesa, as bases culturais e administrativas do que um dia viria a ser o BRASIL.A construção do território brasileiro durou vários séculos. Comparando o território atual do Brasil com os espaços de colonização portuguesa delimitados pelo Tratado de Tordesilhas este quase triplicou.
A expansão do território brasileiro para peste ocorreu principalmente durante a UNIÃO IBÉRICA  (1580-1640), período em que portugal ficou sobre o domínio da ESPANHA. Nesse período, os limites entre as áreas colônias dos dois países na AMÉRICA acabaram se confundindo o deslocamento de portugueses e brasileiros  (BANDEIRANTES,  expedições militares, expansão da pecuária, mineração etc.) para o interior do continente.
Para garantir a posse definitiva dos territórios conquistados, Portugal  utilizou- se de um princípio diplomático denominado uti possíveis, o qual define a apropriação  de um território com base na ocupação efetiva e prolongada e no desenvolvimento das atividades econômicas. O tratado de MADRI , assinado em 1750 por Portugal e Espanha, legalizou a posse definitiva para os portugueses dos territórios conquistados além do Tratado de Tordesilhas. 
Após a independência,  e principalmente durante o período colonial Imperial, a construção do território brasileiro, com delimitações de fronteira, aconteceu de forma mais aguda. A diplomacia brasileira, liderada pelo Barão de Rio Branco, aproveitou a expansão para Oeste,  iniciada no período colonial , para definir a grande parte das fronteiras  atuais do BRASIL. 
Após a leitura responda :)
1)      O que significa o princípio  de uti Possidetis? 
2)      Quem foi O Barão de Rio Branco e sua importância na história do Brasil? 
3)      Quando ocorreu a expansão do território para o oeste?
4)      Explique por que o território brasileiro não foi descoberto! 

Fique a vontade para pesquisar LOCALIZAÇÃO DO BRASIL NO MUNDO
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.
O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km².
O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km. O extremo do país no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distância de 4319 km, já no sentido de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí), 4.394 km. Essas dimensões favorecem a formação de três fusos horários distintos.
Essas características físicas do território favorecem a permanência de grande variedade de clima, vegetação, relevo, fuso etc.
Fonte  Brasil escola
Considere as afirmações a seguir:)
I.EM relações à linha do Equador, o território brasileiro se localiza em grande parte no hemisfério Merid7 ou Sul.
II.Quanto a sua posição em relação ao meridiano de Greenwich,o Brasil está situado no hemisfério Oriental. 
III.A maior parte do território brasileiro está situado na Zona Térmica temperada do Sul.
IV. O Brasil é o quarto maior país do mundo e o quinto mais populoso,com aproximadamente 210 milhões de habitantes. 
ESTÃO CORRETAS:
a)Apenas a afirmativa I.
b) Apenas as afirmativas I e ll
c)Apenas as afirmativas, ll,lll e IV.
d) Apenas as afirmativas III e IV.

_________________________________________________________________________________


História – Prof. Edison Sales
Atividade 7º ano C – 27 e 30/04/2020

Habilidades contempladas: EF07HI01 e EF07HI04

Com base nos textos disponibilizados pelo professor, na tele aula e em pesquisas a serem realizadas por você, responda às questões abaixo:

1 – O que foi a “Idade Moderna”? Qual período de tempo ela ocupou? Que acontecimentos marcaram seu início e seu fim?

2 – O que foi o chamado “Renascimento” e o que ele propunha?

3 – O que o “Humanismo” propunha?

4 – O que foi o chamado “Iluminismo” e que valores ele defendia?

5 - Qual foi o papel da burguesia em todos estes eventos?


6 – Respondidas as questões acima, monte uma linha do tempo da “Idade Moderna”, indicando os principais acontecimentos que, na sua opinião, marcaram esse período histórico.


_______________________________________________________________________________


Língua Portuguesa - Profa. Vanda  -  Semana de 27 a 30/04/2020


Lembrete : essa atividade deverá ser toda copiada no caderno e respondida.


Compreensão Textual :


Leia:
A menina corajosa
    Esta história aconteceu com a minha bisavó paterna, e foi contada pela filha dela, que é minha avó. Quando criança, minha bisavó morava num sítio. Seu pai sustentava a família na roça. Todos os dias, ela ia levar comida para o pai no roçado, um lugar longe de casa. Sua cachorrinha sempre ia com ela.
    Um dia, quando levava a marmita para o pai, andando bem tranquila pela trilheira, num lugar onde a mata era fechada, viu que a cachorrinha começou a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas. A menina percebeu que alguma coisa estranha estava acontecendo. Olhou para os lados e viu uma onça bem grande, com o bote armado, a ponto de pular do capinzeiro em cima dela. No que viu a onça, a menina ficou encarando a danada. Pouco a pouco, sempre olhando para o bicho, ela foi se afastando para trás sem se virar. Quando pegou uma boa distância, a menina correu em disparada até se sentir segura.
    Quando chegou em casa, estava sem voz. Depois de muito tempo é que conseguiu falar. Os homens da fazenda pegaram as armas e foram procurar a onça. Mas não a encontraram. Minha bisavó foi muito corajosa, porque, na hora em que ela viu a onça, conseguiu lembrar do que o povo dizia: “Onça não ataca de frente, porque tem medo do rosto da pessoa. Quem quiser se ver livre dela, basta encarar a danada e não lhe dar as costas.”.
                                TOMAZ, Cristina Macedo. “De boca em boca”. São Paulo: Salesiana, 2002. 

Questão 1 – A finalidade do texto é:

a) refletir sobre um fato do cotidiano.
b) relatar uma experiência na mata fechada.
c) alertar quanto aos perigos da mata.
d) expor uma opinião acerca de um ato de coragem.

Questão 2 – Identifique o fato que levou a menina a perceber que algo estranho estava acontecendo na mata:

 Questão 3 – Registra-se o clímax da história no trecho:
a) “[…] andando bem tranquila pela trilheira, num lugar onde a mata era fechada […]”
b) “[…] viu que a cachorrinha começou a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas.”
c) “[…] viu uma onça … com o bote armado, a ponto de pular do capinzeiro em cima dela.”
d) “Os homens da fazenda pegaram as armas e foram procurar a onça.”

Questão 4 – Qual foi a atitude da menina diante da situação problemática?

Questão 5 – Por que a menina tomou a atitude identificada na questão anterior

Questão 6 – Transcreva a parte do texto em que o narrador expõe a sua opinião sobre a história contada:
  
Questão 7 – Em todas as alternativas, o termo em destaque refere-se à protagonista da história, exceto em:

a) “Seu pai sustentava a família na roça.”
b) “Todos os dias, ela ia levar comida para o pai no roçado […]”
c) “[…] ela foi se afastando para trás sem se virar.”
d) “Mas não a encontraram.”

Questão 8 – Na passagem “Seu pai sustentava a família na roça.”, o verbo sublinhado aponta para um fato:

a) contínuo no passado.
b) hipoteticamente ocorrido.
c) concluído totalmente.
d) situado em um passado longínquo.

Questão 9  Justifique o emprego das aspas ao final do texto:



Gramática :

Questão 10 :  Encontre no texto :

a)  10 verbos :
b)  10 substantivos e indique qual é o tipo :
c)   03 adjetivos :


Questão 11 :  Em que tempo verbal foi utilizado para narrar a história ?

  
Questão 12  :  Explique o que significado de :

a) bisavó  =
b) roçado =
c) trilheira =
d) choramingar =
e) bote armado =
f) disparada =
g) encarar =

  
Questão 13 :  Escreva o antônimo de :

a) chegar =
b) corajoso =
c) muito =
d) fechada =
e) longe =
f) enrolar =


Questão 14 :  Na oração :  “Quando chegou em casa, estava sem voz.”

Explique :  Qual é a função da vírgula ?



Questão 15  :  Na oração :  “No que viu a onça, a menina ficou encarando a danada”.

Explique :  A quem se refere o termo sublinhado ?



Questão 16 :  Reescreva o texto, dando um final diferente para essa história. (Lembre-se de utilizar as técnicas básicas para uma produção textual, seguindo o passo-a-passo, conforme já explicado, incluindo o rascunho e a produção final.


________________________________________________________________________________



INGLÊS - TEACHER  MÁRCIO  - 02 aulas - de 27/04 a 30/04

Hello my dear studants!
How are you? We’re crossing a hard time and I hope you’re keeping yourself and your family safe in these stranger moments that we can´t be together. I’m keeping my family at home to be safe, and in this way, I believe we will be able see  ourselves soon, you must to  make the same and that will come true, so: STAY AT  HOME!
Para enfrentarmos esta nova realidade, por enquanto, os nossos encontros serão por aqui e faremos de tudo para obtermos o máximo de aproveitamento sem arriscarmos a saúde de nossas famílias, assim como eu acredito que vocês estão cheios de saudade da escola e, às vezes, até das lições (rsrsrs). Agora vamos ao trabalho!
Para começarmos que tal corrigirmos os exercícios da postagem anterior?
1. She can dance. 
2. I could drink beer. 
3. He may not like it. 
4. Can he swim? 
5. She may arrive any time. 
6. He can ride a horse. 
7. I couldn't do anything. 
8. Must you go now? 
9. It might rain tomorrow. 
10. She should come tomorrow.  

A tabela a seguir apresenta os verbos modais e seus principais usos 
MODAL VERB
USES
Can
Ability - I can speak English, but I can't speak German.
Possibility - He can see you tomorrow.
Request - Can you open the door, please?
Prohibition - You can't smoke here.
Could
Ability in the past - He could swim when he was 4 years old.
Possibility - He could travel by plane, but he is afraid.
Polite request - Could you help me with the bags?
May
Permission - May I go to the toilet?
Possibility - I may not go to work tomorrow. I'm not well.
Might
Possibility - She might go to Japan, next year. 
Would
Conditional -  She would travel, if she had money.
Polite request - Would you come to the prom with me?
Should
Advice - You should see the dentist twice a year.
Must
Obligation - You must pay in cash.
Necessity - I must go now. My mom is waiting for me.
Prohibition - You mustn't park here.

Neste vídeo você verá uma boa explicação sobre o assunto: Can, Could, Must, Should, May & Might - MODAL VERBS- Verbos de Modo em Inglês



Agora o seu desafio é escrever, em seu caderno, novos exemplos para cada um deles:
MODAL VERB
USES
Can
Ability -
Possibility - 
Request - 
Prohibition - 
Could
Ability in the past -
Possibility - 
Polite request - 
May
Permission - 
Possibility - 
Might
Possibility -  
Would
Conditional -  
olite request - 
Should
Advice - 
Must
Obligation – 
 Necessity –
Prohibition -

Semana que vem tem mais!



_________________________________________________________________________________



CIÊNCIAS – PROF ª PAULA – 04 AULAS – DE 27/04/20 a 30/04/20

Leia o texto para responder a primeira questão:


Tipos de Máquinas Simples
Planos inclinados, estão presentes rampas, escadas, saca-rolhas, planos inclinados em geral e também as cunhas e ferramentas de corte que utilizam a cunha, como tesouras, facas, etc. Alavancas, estão presentes balanças, gangorras, braços articulados, carrinhos de mão, pinças e ferramentas que formam pinças, como alicates, tesouras, sistemas de freio de veículos etc., bastões e raquetes, como os utilizados em jogos esportivos. Rodas e eixos encontram-se chaves em geral, objetos nos quais podemos identificar um eixo menor acoplado a outro maior, como a maçaneta redonda de uma porta, a direção de um carro, a chave, a “borboleta” da torneira, manivelas etc. Roldanas, estão presentes talhas lineares e talhas exponenciais, muito utilizadas em veleiros e outras embarcações náuticas, e também em ferramentas, como a talha para levantar o motor dos veículos em oficinas mecânicas, roldanas utilizadas em elevadores, portas, aparelhos de musculação etc. Assim, contemplamos as diversas máquinas simples que estão presentes no dia a dia. Em todos os casos, o princípio de amplificação de forca se baseia no aumento do deslocamento para realizar um mesmo trabalho e, portanto, o emprego de uma forca proporcionalmente menor.
Elaborado e adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola .

1.    Identifique, em sua casa, alguns exemplos de máquinas simples utilizadas no dia a dia. Com o uso de um celular fotografe cada uma delas e compartilhe no grupo do centro de mídias. No caderno classifique cada uma delas em: Polia, plano inclinado, cunha, engrenagem, roda ou alavanca.


Segue abaixo uma sugestão de experimento, ressaltando que essa atividade possibilita verificar de forma prática o funcionamento da alavanca e perceber as vantagens do seu uso no dia a dia.
















Procedimento da montagem do experimento:

·         Coloque a borracha em cima de uma mesa.

·         Ponha o meio da régua em cima da borracha e ajeite-a até que ela fique na horizontal.

·         Coloque uma moeda numa ponta da régua e observe o que acontece.

·         Coloque uma moeda na outra ponta da régua, à mesma distância da borracha que   a primeira, e observe o que acontece.

·         Ponha uma moeda em cima de uma das moedas sobre a régua.


·         Empurre as duas moedas na direção da borracha até a régua entrar em equilíbrio.




















2.    Após a realização do experimento e registro das observações, responda às seguintes questões:

a)  Se colocarmos duas moedas em uma ponta da régua e uma moeda na outra ponta, sabendo-se que as distâncias são as mesmas, mas o peso é maior do lado em que estão as duas moedas. O que acontecerá com a régua? Explique.

b) O que é preciso para colocar a gangorra em equilíbrio de novo? Como fazer isso?

c) O que se pode concluir sobre o funcionamento da alavanca?

d) Qual a relação do experimento da gangorra com o que acontece na porta em
    relação a  distância da dobradiça à maçaneta?

3) Desafio: Mostrar de que modo a gangorra pode ser utilizada no dia a dia minimizando o
 esforço físico.

 Pense em algum projeto que auxilie em uma ação na sua escola ou residência.




______________________________________________________________________________


Disciplina: Matemática-Professora: Karina
E. E. Prof. Plínio Paulo Braga Atividade Semana 27/04/2020 à 30/04/2020

Boa tarde meus queridos alunos, primeiramente quero dizer que estou com muita saudade de todos vocês, espero que vocês e suas famílias estejam bem e com saúde. Além disso, quero pedir que vocês se cuidem e fiquem em casa! Vocês são muito importantes para essa professora aqui    
Vamos trabalhar juntos para que vocês possam aprender da melhor forma possível Matemática, para isso preciso da colaboração de vocês, acompanhem as orientações e as aulas no aplicativo Centro de Mídia de São Paulo (CMSP) , façam as atividades e me procurem em caso de dúvidas.
 Nós temos 6 aulas semanais, diante disso dividi o conteúdo. Para iniciarmos faremos uma revisão de frações e múltiplos e divisores. Estou à disposição de vocês pelo aplicativo para solucionar possíveis dúvidas.
Vamos lá? Copiem e resolvam as atividades no caderno de Matemática

Aula 1e 2 (Terça-Feira- 28/04/2020)
1) Observe a figura:







a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?


b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?

c) A parte pintada representa que fração do retângulo?


2)Encontre o resultado dos cálculos abaixo:
a)   

b)  

 c) 


3)Escreva os divisores dos números abaixo:
a)25                        b)30                         c)10                       d)125



Aula 3 e 4 ( Quarta- Feira- 29/04/2020)
11)    Veja a relação de compras da Prô Karina e calcule quanto ela vai gastar.

Produto
Preço Unitário (R$)
1 lata de molho de tomate
R$ 2,50
1 pacote de café torrado e moído
R$ 5,90
1 lata de leite condensado
R$ 1,40
1 lata de óleo de soja
R$ 2,65
2 pacotes de bolachas
R$ 3,70
2 latas de leite em pó integral
R$ 8,25


22)    Um prédio tem 18,75 metros de altura. Um segundo prédio tem o triplo dessa altura. Qual é a altura do segundo prédio?


Aula 5 e 6 ( Quinta- Feira- 30/04/2020)
1) Em uma empresa, a máquina de café dos funcionários só aceita moedas de 5 centavos, 10 centavos e 25 centavos.
Lista de preços
Preço Unitário (R$)
Café expresso:
R$ 0,30
Carioca:
R$ 0,15
Café com leite:
R$ 0,25
Cappuccino:
R$ 0,45
Chocolate:
R$ 0,30
Leite:
R$ 0,20

Agora, responda:
a)Escreva pelo menos três maneiras de adquirir um café expresso.

b)Você colocou 4 moedas de 10 centavos, e pediu um carioca. Quantos centavos sobrarão na máquina?

c)Qual(is) as outras opções que você pode pedir para utilizar todos os centavos que sobraram na máquina depois da compra do carioca?

2) Marque um X nos divisores de 15:
a)    1, 3, 5, 15
b)    2, 4, 6, 15

c)    1, 3, 4, 15


______________________________________________________________________________


E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Atividade de Arte – Profª Antonia
Semana de 27 a 30/04/2020
7º Ano - C

Olá queridos,
Na certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a Arte é uma disciplina para realizarmos na prática, mas virtualmente também podemos aprender e juntos o faremos, certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas, fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e apropriação dos conceitos e de conhecimentos também possibilita a compreensão da sociedade. (c.p.pg..) 

1 - Conforme a instrução recebida para compor uma música contemplando a sua modalidade preferida e ao buscar componentes junto a sua criatividade e criar a sua música de acordo com a proposta, registre em seu caderno:
- Qual foi o grau de dificuldade e quanto tempo você levou?

2 - Agora que você já sabe como compor uma música, pesquise:
- Quais as principais modalidade musicais Brasileiras dividas por Regiões?
Ex.: Região Sudeste

_________________________________________________________________________________


E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Atividade de P.V. - Profª Antonia
Semana de 27 a 30/04/2020
7º Ano - C

Olá queridos,
Na certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a disciplina Projeto de Vida é nova na escola, mas não em nossas vidas, pois a  realizamos na prática todos os dias, inclusive virtualmente e estaremos juntos aprendendo, é faremos certo? Estarei  no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas, fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.

1 - As Competências Socioemocionais são como superpoderes, conforme a atividade proposta anteriormente, escolha duas competências que você conseguiu realizar que achas mais importante e escreva sobre as facilidades e as dificuldades.

2 – Observe na apostila P.V. págs. 59 e 60, e faça uma reflexão respondas as atividades e registre no seu Diário de Práticas e Vivências.




______________________________________________________________________________


ATIVIDADES DE 17/03 A 20/03


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - PROFª PAULA 

Leia  o texto abaixo e responda as questões: 

A construção das pirâmides do Egito



Mesmo após séculos, a construção das pirâmides do Egito sempre gera discussões entre os grandes estudiosos além de instigar a imaginação das pessoas. Há quem diga, por exemplo, que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides.

É difícil imaginar como uma civilização que dispunha de poucos recursos tecnológicos como a que temos nos dias atuais, conseguiu realizar construções que atravessam séculos de existência. Vários modelos foram criados para explicar a construção das pirâmides. Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas fundamentais como alavancas e planos inclinados.

De acordo com esses modelos, depois de projetadas por arquitetos e aprovadas pelos faraós, essas grandiosas construções envolviam várias etapas iniciais como a escolha e o nivelamento do terreno. Nas pedreiras os enormes blocos de calcários e as rochas precisas usadas no interior das pirâmides eram cortadas em dimensões exigidas para serem transportadas até o local das construções.


Na construção, os blocos eram carregados para as camadas superiores com o uso de planos inclinados e alavancas. Os planos inclinados eram construídos com cascalho e lama do Rio Nilo e reforçadas com toras de madeiras.


Cada bloco era colocado em uma espécie de trenó de madeira e puxados por uma equipe de trabalhadores com o auxílio de cordas. As toras que compunham as rampas eram constantemente molhadas para diminuir o atrito entre elas e os trenós, facilitando o transporte dos blocos.


Os blocos eram retirados do trenó e encaixados entre si com o uso de alavancas. À medida que as camadas de pirâmides eram finalizadas, a rampa (plano inclinado) era prolongada até a camada seguinte. Esse procedimento era repetido até a conclusão da pirâmide.

Os Egípcios construíram várias pirâmides ao longo de sua história, variando em dimensão forma e local. Sabemos que foram empregadas inúmeras variantes na construção das pirâmides, cada uma de acordo com suas necessidades. Algumas pirâmides menores forma construídas com diferentes estilos de planos inclinados.
Araribá coletâneas
Leia o texto e responda as questões de 1 a 6:

  1. Por que a construção das pirâmides ainda gera discussões?
  2. Explique por que a hipótese de que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides não pode ser válida? 
  3. Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas simples na construção das Pirâmides. Quais são essas máquinas? 
  4. O que era feito primeiramente na construção das pirâmides? 
  5. Como as pedras eram levadas para níveis superiores e inferiores das pirâmides?
  6.  Elabore um desenho COLORIDO e CAPRICHADO mostrando a construção de uma pirâmide e a aplicação das máquinas simples nessa construção. Não esqueça o plano inclinado construído com cascalho e lama do Rio Nilo reforçados com toras de madeira e sobre o plano inclinado desenhe o trenó onde era acomodado os blocos para construção das pirâmides, sendo puxado pelos trabalhadores.   




  
7. Escreva o nome de dois tipos de máquinas simples usados, respectivamente, para tirar água do poço e na furadeira.

8. Copie as frases abaixo completando-as com as palavras DO BANCO DE PALAVRAS:

                    
POLIA, MENOR, ALICATE, AUMENTA, PLANO, AUXILIAM, DIMINUI, POTENTE, MÓVEL, TRABALHO,  INCLINADO,  RESISTENTE,  MENOS FORÇA. 



a. O uso de planos inclinados _______________________ a força exercida e, ___________________ a distância percorrida pelo peso.

b. Máquinas simples ___________________ a atividade humana simplesmente por nos  permitir realizar uma tarefa com ______________________ esforço físico.

c. Força_______________ é toda força capaz de produzir movimento.

d. Quando aplicamos uma força em um objeto e ele se desloca na direção da força, está acontecendo a realização de um ____________.

e. O nome da máquina simples usada para erguer objetos é _______________.

f. O plano __________ é uma importante máquina simples e base de outras máquinas.

g. A polia   ________ é utilizada para erguer objetos utilizando uma menor força.

h. A força _______________ é toda força capaz de se opor ao movimento.

i. O parafuso é um exemplo de máquina simples relacionado ao ________ inclinado.

j. Quanto mais comprido for um plano inclinado, ______________ (mais força - menos força) será gasta na movimentação de uma carga para uma mesma altura.

k. O nome de uma alavanca interfixa usada para cortar é ____________.



9. Observe o conjunto de polias abaixo e responda: Se a força resistente for de 40 N, qual será a força potente necessária para erguer o peso?







10. Observe a imagem abaixo e explique qual a vantagem da roldana móvel em relação a roldana fixa.



_________________________________________________________________________________



ATIVIDADE DE TECNOLOGIA – PROF° TARCÍSIO

Aplicativos e vida cotidiana

Observe a imagem:




01) Em seu caderno, liste e descreva todos os aplicativos que você
conhece e/ou usa no seu dia a dia.

2) Qual é o aplicativo que você mais utiliza? Por quê? No que ele facilita
sua vida? O que você faria se esse aplicativo ainda não existisse?

3) Crie um aplicativo (escrevendo sobre ele) que facilitaria sua forma de
estudar em casa.

4) Escolha um adulto de sua casa e peça para ele lhe informar como era
seu modo de vida antes da criação dos aplicativos (20 anos atrás) e
como é hoje (nos dias atuais). Peça também para ele lhe dizer como
eram os celulares antigos e compare com os atuais. Faça um texto com
as informações fornecidas por este adulto e elabore uma tabela
comparativa dos celulares antigos e os atuais.


...................................................................................................................................................................

7 C

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR :SILVIO FATTINGER


ATIVIDADE DA SEMANA:

PESQUISAR SOBRE A CAPOEIRA , OS SEGUINTES ITENS:


A) PRINCIPAIS MOVIMENTOS E COMO ELES ACONTECEM, NA CAPOEIRA REGIONAL E NA CAPOEIRA DE ANGOLA.

B)OS MESTRES QUE FICARAM MARCADOS NA HISTORIA DA CAPOEIRA REGIONAL E NA HISTORIA DA CAPOEIRA DE ANGOLA.

C)INSTRUMENTOS MUSICAIS USADOS PARA PRATICAR A CAPOEIRA.

D)RELACIONAR A CAPOEIRA COM A CULTURA BRASILEIRA.


BOA SORTE A TODOS!!

OBS: ASSISTIR VIDEOS NO YOUTUBE  SOBRE RODAS DE CAPOEIRA.








Arte – Professora Antonia
7º Ano - C

De acordo com o aprendizado, através de texto, contexto, roda de conversa, atividades escritas e práticas, referente ao gênero musical e seus instrumentos:
Faça uma composição (crie, escreva) musical conforme o seu gênero escolhido.



_____________________________________________________________

Projeto de Vida- Professora Antonia
7º Ano - C

Agora que você já sabe o que são Competências e que elas nos ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e não desistir diante do primeiro problema:
Faça uma relação das competências e cada vez que você realizar uma, registre por escrita como conseguiu.


Ex.: Ficou nervoso(a) por algo (estresse). O que fez para se acalmar?



_____________________________________________________________


Matemática- Professora Karina
7º ano C

Olá queridos alunos, espero que vocês estejam bem e que em breve possamos nos encontrar pessoalmente. Enquanto isso,  vamos praticar contas essenciais na Matemática.

Exercícios de Fixação

1. Fernanda tem uma caixa com 180 figurinhas e Fábio tem 112. A quantidade de figurinhas que Fábio tem a menos que Fernanda é
a) 68 figurinhas.
b) 72 figurinhas.
c) 292 figurinhas.
d) 392 figurinhas.

2. Joguei vídeogame com minha irmã. Ela fez 2.410 pontos, ou seja, 530 a mais que eu. Quantos pontos eu fiz?
A) 1.880
B) 1.980
C) 2.120
D) 2.940

3. Jonas e Lelé apostaram uma corrida. Jonas correu 485 metros. Lelé correu 266 metros. Quantos metros Jonas correu a mais que Lelé?
A) 219
B) 221
C) 641
D) 751
4. Marina tinha 939 figurinhas. Ela resolveu dar algumas para sua colega Roberta e Ficou com 768. Quantas figurinhas Marina deu para Roberta?
A) 171
B) 271
C) 1.697
D) 1.707

5. Pedro mede 115 centímetros e seu pai mede 186 centímetros. Qual a diferença de altura entre eles?
A) 301 centímetros.
B) 291 centímetros.
C) 71 centímetros.
D) 51 centímetros.

6. Márcia foi a uma loja de roupas e não resistiu: gastou 135 reais e ficou com apenas 85 reais em sua conta bancária. Antes disso, quanto Márcia tinha na conta?
A) 50 reais.
B) 150 reais.
C) 210 reais.
D) 220 reais.


7. Numa viagem de 650 km, Daniele e sua família percorreram 256 km e fizeram uma parada para almoço. Quantos quilômetros eles ainda têm que percorrer para terminar a viagem?
A) 390 km
B) 394 km
C) 650 km
D) 906 km

Mãos à massa! Com muito capricho e até logo!


____________________________________________________________


ATIVIDADE DE INGLÊS - PROF. MÁRCIO 


Os verbos modais são verbos diferentes, porque possuem características específicas. Eles não têm "s" na terceira pessoa do singular; eles não usam verbos auxiliares para formar perguntas ou negativas e eles são usados antes de outros verbos no infinitivo sem o "to". Eles não têm infinitivos ou particípios e normalmente não têm formas no passado. Os significados desses verbos podem ser divididos em dois grupos. O primeiro está relacionado a graus de certeza ou incerteza. Verbos modais podem ser utilizados, por exemplo, para dizer se uma situação é certa, provável, possível ou impossível. O segundo grupo refere-se a obrigações, proibições, necessidades, recomendações, ou habilidades. Verbos modais podem ser usados, por exemplo, para dizer que alguém é obrigado a fazer algo, ou que uma pessoa é capaz de fazer algo, ou que seria melhor se algo acontecesse (ou não), ou ainda que algo é permitido ou proibido.


                        Rules: regras.                                        Mistakes: erros

Correct the sentences below. (Corrija as sentenças abaixo)
1. She can to dance.
2. I could drinking beer.
3. He doesn't may like it.
4. Does he can swim?
5. She mays arrive any time.
6. He cans ride a horse.
7. I don't could do anything.
8. Do you must go now?
9. it mights rain tonight.
10. She should to come tomorrow.

See you soon!


_________________________________________________________________________________


Geografia - Prof. Reginaldo


https://periódicos.ufpe.br
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147

Após leitura discorra:
Qual foi a base para formação territorial do brasil.


Fazer no caderno.



________________________________________________________________________________



História
Prof. Edison Sales

A produção de bens na sociedade:
      Modo de Produção: é a maneira pela qual a sociedade produz os bens necessários à sua existência. Exemplos de modos de produção: comunitário primitivo, asiático ou despótico tributário, escravista, feudal, capitalista, socialista etc.

      Meios de produção: são os recursos do trabalho humano. Compreendem desde os instrumentos de trabalho até a experiência necessária ao trabalhador.

     Relação de Produção: ao produzir bens, as pessoas desenvolvem relacionamentos sociais e econômicos de vários tipos. Alguns são marcados pela exploração e dominação. Outros pelo respeito e solidariedade.

O Modo de Produção Feudal

  Poderíamos, a grosso modo, caracterizar o Feudalismo como sendo um sistema político, social e econômico que vigorou na Europa durante a Idade Média – muito embora possam ser encontrados traços deste modo de produção também no Japão e China – e que tinha como características principais: a) uma economia basicamente agrária, centralizada na produção de bens para  consumo do feudo; b) uma sociedade extremamente hierarquizada e estática cujos principais estamentos eram a nobreza, o clero e os servos e c) a fragmentação do poder político.
  Durante a Idade Moderna, os Estados europeus adotaram uma política econômica conhecida como mercantilismo.
  O termo mercantilismo é aplicado às doutrinas e práticas econômicas em vigor na Europa desde a metade do século XV até meados do século XVIII. Essas práticas econômicas variavam muito, mas tinham em comum o objetivo de fortalecer o Estado e a burguesia na fase de transição do feudalismo para o capitalismo, isto é, durante o período em que os Estados europeus realizavam suas acumulações primitivas de capital (termo econômico que designa as acumulações primeiras – ou originárias – de capital).
  Entre as principais idéias que marcaram o mercantilismo destacam-se: a) o metalismo: propunha que a riqueza de um Estado dependia da quantidade de metais nobres (ouro e prata) que ele dominasse; b) a balança de comércio favorável: determinava que os ganhos com as exportações deveriam ser maiores que os gastos com as importações e c) o protecionismo: tinha como função manter a balança de comércio favorável através da prática do incentivo a setores da produção que pudessem concorrer vantajosamente no comércio exterior e da criação de dificuldades para a importação de produtos concorrentes.

IDADE MODERNA
      O ESTADO MODERNO
      O comércio e a ascensão da burguesia: o desenvolvimento comercial desorganizou o sistema feudal e a burguesia, classe social ligada ao comércio, tornou-se cada vez mais rica, poderosa e consciente  de que era preciso uma nova ordem política, com governos estáveis. Importantes setores da burguesia e de uma nobreza progressista apoiaram o fortalecimento da autoridade do rei com o objetivo de construir  monarquias nacionais.
      A formação do Estado moderno: com a formação das monarquias nacionais surgiu o Estado moderno, trazendo as seguintes  características: território definido, soberania e exército permanente.

O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO

      Todo poder para o rei: a concentração total de poderes nas mãos dos reis passou a ser denominada absolutismo monárquico. Diversas teorias foram formuladas para fundamentar o absolutismo.  Entre elas, destacam-se as de Jean Bodin e Jacques Bossuet (teoria da origem divina do poder real) e a de Thomas Hobbes (teoria do contrato social).
      Principais estados absolutistas: a) Portugal: a burguesia portuguesa ajudou D. João, Mestre de Avis, a centralizar o poder e a favorecer a expansão marítima. Tudo isso  fez de Portugal o primeiro país europeu a construir um Estado absolutista e mercantilista; b) Espanha: foi unificada politicamente em 1469, quando aconteceu o casamento da rainha Isabel, de Castela, com o rei Fernando, de Aragão. Unificados, os  espanhóis expulsaram os árabes, fortalecendo o poder real. Com a ajuda da burguesia, a Espanha também lançou-se às grandes navegações marítimas; c) França: a centralização do poder monárquico atingiu seu ponto  máximo com Luís XIV (1661-1715). Conhecido como o  “Rei Sol”, tornou-se o símbolo supremo do absolutismo francês; d) Inglaterra: o absolutismo inglês iniciou-se com o rei Henrique VII (1485-1509). Seus sucessores ampliaram os poderes da monarquia e diminuíram os do parlamento. No  reinado da rainha Elisabete I (1558-1603), o absolutismo monárquico inglês fortaleceu-se, tendo início a expansão colonial inglesa.

A EXPANSÃO EUROPÉIA E A CONQUISTA DA AMÉRICA


      Fatores da expansão: a) crise econômica: que facilitava o surgimento de epidemias como a peste negra; b) busca de novos caminhos para comercializar com o Oriente; c) busca de novos mercados: para escoar os produtos europeus; d) falta de metais preciosos: necessários para a cunhagem de moedas; e) formação de Estados nacionais: com governos centralizados; f) propagação da fé cristã; g) ambição material; h) progresso tecnológico: uso da bússola e do astrolábio, invenção da caravela, etc.

PORTUGAL E O PIONEIRISMO MARÍTIMO

      Fatores que contribuíram para o pioneirismo: a) centralização administrativa; b) mercantilismo; c) ausência de guerras; d) posição geográfica.
      Fases da expansão portuguesa: a expansão marítima portuguesa começou com a conquista de Ceuta, em 1415. Em seguida, D. Henrique  funda a Escola de Sagres, um centro de estudos náuticos. O objetivo era atingir as Índias, contornando a costa africana. Isso aconteceu em  1498, com Vasco da Gama. Em 1500, Cabral chega ao Brasil.

AS NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS

      A “descoberta” da América: em 1492, os reis Fernando e Isabel patrocinaram a viagem de Cristóvão Colombo, que tencionava atingir as Índias de modo diferente dos portugueses. Após dois meses de viagem, Colombo chegou à América, pensando ter atingido  as Índias.
      Outros navegadores: a) Vicente Pinzón: que chegou à foz do rio Amazonas; b) Vasco Nunes de Balboa: que atingiu o oceano Pacífico; c) Fernão de Magalhães: que fez a primeira viagem de circunavegação da Terra.

O TRATADO DE TORDESILHAS

      Divisão das terras entre Portugal e Espanha: para evitar conflitos entre Portugal e Espanha, que disputavam a posse das novas terras descobertas, foi assinado o Tratado de Tordesilhas. A Espanha ficaria com as terras a oeste de uma linha imaginária traçada a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. A Portugal caberia as que ficassem a leste. Outros países, como França e Inglaterra, não aceitaram essa divisão.

NAVEGAÇÕES FRANCESAS, INGLESAS E HOLANDESAS

      Outras nações se lançam ao mar: igualmente interessados em atingir o Oriente, franceses e ingleses concentraram suas navegações na parte norte da América. Os holandeses navegaram pelos Estados Unidos, Brasil, invadindo a Bahia e Pernambuco.

Modo de produção capitalista:
O que caracteriza o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção (trabalho assalariado). As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhadores assalariados.
O capitalismo compreende quatro etapas:
Pré-capitalismo: o modo de produção feudal ainda predomina, mas já se desenvolvem relações capitalistas.
Capitalismo comercial: a maior parte dos lucros concentra-se nas mãos dos comerciantes, que constituem a camada hegemônica da sociedade; o trabalho assalariado torna-se mais comum.
Capitalismo industrial: com a revolução industrial, o capital passa a ser investido basicamente nas indústrias, que se tornam a atividade econômica mais importante; o trabalho assalariado firma-se definitivamente.
Capitalismo financeiro: os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas, através de financiamentos à agricultura, a indústria, à pecuária, e ao comércio. 

O MERCANTILISMO E O SISTEMA COLONIAL

    

      Conceito de mercantilismo: doutrinas e práticas que se desenvolveram na Europa desde a metade do século XV até meados do século XVIII. Essas práticas tinham como objetivo fortalecer o Estado e a burguesia.
      Características do mercantilismo: a) metalismo: Estado dependente de metais nobres; b) balança de comércio favorável: exportações maiores que importações; c) protecionismo: interferência do Estado na economia através de barreiras para dificultar as importações.
      Tipos de mercantilismo: a) Espanha: mercantilismo acentuadamente metalista, por causa da grande quantidade de ouro e prata retirada das colônias da América. A Espanha importava todos os produtos industrializados de que precisava; b) França: mercantilismo baseado na indústria manufatureira, que utilizava a matéria-prima das colônias; c) Inglaterra: num primeiro momento, mercantilismo baseado no fortalecimento do comércio, através do controle dos produtos que entravam ou saíam do país. Depois, apoiado no desenvolvimento da indústria, que se iniciou na área têxtil.
      Conseqüências do mercantilismo: montagem do sistema colonial mercantilista, em que cada país mercantilista dominaria uma região colonial.
       Características do colonialismo mercantilista: a) produção complementar: a vida econômica da colônia era organizada em função dos interesses da metrópole; b) monopólio: a metrópole tinha o direito exclusivo de comercializar com a colônia.
       Tipos de colonização: a) colônia de exploração: enquadrada no sistema colonial mercantilista tinha como características a economia baseada na grande propriedade escravista e uma  produção voltada para o mercado externo); b) colônia de povoamento: relativamente fora do sistema colonial mercantilista tinha como características colônias baseadas em pequenas propriedades agrícolas e uma produção destinada ao consumo interno da colônia.

Instruções acerca das atividades:

= Copiar os textos no caderno (exceto os que o professor já passou em classe);

= Elaborar o glossário com as palavras destacadas em verde


_______________________________________________________



Atividades de Língua Portuguesa  :  Profa. Vanda

Recadinho da professora:
Meus queridos alunos,
Espero que vocês estejam bem e se cuidando!
Aproveitem todo esse tempo e leiam bastante.
Logo que tudo isso passar, nos reencontraremos.

Atividades:

1. Como já havíamos combinado, vocês devem terminar a leitura do livro que foi pego na Sala de Leitura e fazer uma recontagem (como se você estivesse contando a história para alguém, com a maior riqueza de detalhes possível).

Para que seja uma atividade bem feita, deve-se fazer a produção escrita, seguindo o passo-a-passo de como se fazer
uma produção textual, conforme vocês têm no caderno.

Só para lembrar os tópicos a serem seguidos :
- Mencionar o gênero textual :  narrativo
- Pessoa em que o texto será escrito :  3ª
- Tema ou assunto :
- Título :
- Fazer o roteiro (anotações dos tópicos que serão desenvolvidos)
- Escrever o RASCUNHO
- Ler e corrigir o rascunho (- ortografia, - pontuação, - concordância)
- Fazer a produção final ( passar o texto à caneta, usar parágrafo e fazer letra cursiva bem legível)

TUDO ISSO NO CADERNO


2.  Destacar dessa produção textual :
     a)  10 substantivos
     b)  10 adjetivos
     c)  10 verbos


3. Terminar as atividades de compreensão textual que haviam começado.


4. Todos devem ter o caderno em ordem (completo com todos os conteúdos trabalhados) que são :

    - Pontuação  (inclusive com a atividade de pontuação – “O caso da herança)

    - Sinônimos e antônimos (incluindo a atividade de Atualização de Sinônimos do Hino Nacional Brasileiro e as frases com cada um dos termos trabalhados)

     -  Definição de : substantivo  /  adjetivo e verbos  (com a atividade de “STOP”  + exercícios)

     - Conteúdo :  “Regras básicas para uma produção textual”  (incluindo a produção livre solicitada)


As produções textuais produzidas em sala serão devolvidas quando retornarmos.



5.  Produzir um GIBI :  A partir da sua compreensão, crie personagens e faça “tirinhas” (desenhada, colorida e com “balões” para se escrever o texto) sobre a situação atual das pessoas convivendo com o CORONAVÍRUS. Trabalho para ser entregue. Faça com todo o capricho que puder.