4º BIMESTRE
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3º BIMESTRE
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ATIVIDADES DE 31/08 A 11/09
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Ciências
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História
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Tecnologia
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ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08
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Língua Portuguesa
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2º BIMESTRE
SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
27/07 A 31/07
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Email para enviar a avaliação de história edisonsales@prof.educacao.sp.gov.br
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AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07
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Língua Portuguesa
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07
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Língua Portuguesa
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História
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07
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Língua Portuguesa
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Língua
Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação
Física
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Projeto
de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06
A 19/06
Língua Portuguesa
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06 A 12/06
Língua Portuguesa
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1º BIMESTRE
ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - 01 A 05/06
Língua Portuguesa
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE
Atenção, alunos!
Segue o link com as avaliações das disciplinas de
Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e
Tecnologia referentes ao 1º bimestre.
Orientações:
- Fazer cada disciplina em uma folha separada;
- Pode colocar apenas as respostas;
- Não esqueça de colocar seu nome, número e 7º C em cada folha;
- Não esqueça de identificar a disciplina em
cada folha;
- Entregar na escola juntamente com a AAP de
Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05 A 22/05
Língua Portuguesa
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05
Língua Portuguesa
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 04/05 A 08/05
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)
CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.
ATIVIDADES:
01) Visualização do vídeo complementar:
02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.
___________________________________________________
COLEGIO PLINIO PAULO BRAGA:
1 BIMESTRE/SEGUNDA
SEMANA
7 ano
Educação física:
professor Silvio Fattinger
ATIVIDADE 1
PESQUISE EM LIVROS, REVISTAS OU MESMO NA INTERNET OS
PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA.COM
IMAGENS E TAMBÉM COMO SÃO EXECUTADOS.
ATIVIDADE 2
- ASSISTA O VIDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO
- O QUE VOCÊ PODE PERCEBER DE DIFERENTE OU DE SEMELHANÇA, EM RELAÇÃO AO QUE VOCÊ SABE
SOBRE O ESPORTE DA CAPOEIRA.
- NO VÍDEO, TEM UM MOMENTO QUE UM CAPOEIRA, ENTRA NA RODA,
PORÉM SUA ATITUDE É DIFERENTE DOS DEMAIS.
- IDENTIFIQUE ESSE MOMENTO NO VÍDEO
-.O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?
FIM!!
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Geografia
Olá gente do bem!
Estou feliz que estamos de alguma
forma de volta, mesmo que distantes, mas tenha certez que vocês são capazes de
voar muito alto.
Lembre-se
leia com atenção e depois responda:fique a
vontade para pesquisar.
Prof: Reginaldo santos
1º Bimestre
A CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO
Assim como o território,
também a nação – isto é, um povo ou sociedade com traços culturais comuns, com
sentimento de identidade, a identidade nacional- foi o resultado de um
processo, de uma construção que levou centenas de anos. Por exemplo, entre os
séculos XVI e XVIII, as pessoas livres (isto é, as que não eram escravas ) que aqui
viviam não se consideravam brasileiros, mas sim, portugueses vivendo na
colônia. Os indígenas, bem como os negros trazidos da África , também não se
identificam como brasileiros. Somente depois da abolição da escravidão no
final do século XIX, e principalmente no século XX, é que se expandiu a ideia
de uma nação brasileira. Com isso, praticamente todos que vivem neste
território passaram a se considerar brasileiros, mas – por conta de reações
contrarias-levou certo tempo para a inclusão dos afrodescendentes e dos
indígenas nessa ideia de nação
O nacionalismo ou identidade
nacional é algo indispensável para a formação de uma nação. No Brasil essa
identidade só se consolidou no século passado, em especial a partir dos anos
1930, embora tenha começado timidamente no século XIX. Na terceira década do
século XIX, após a independência tenha sido proclamada por príncipe português,
D>PEDRO I, que além disso, era herdeiro do trono de Portugal.
Foi o movimento literário do
Romantismo , especialmente a partir da segunda metade do século XIX, que
construiu uma imagem do povo brasileiro; a mistura entre portugueses, os
indígenas e os africanos, que teria criado
nesta terra uma gente e uma cultura diferentes da daquelas de Portugal e dos
povos nativos .O principal autor romântico que ajudou a construir essa ideia de
povo e nação brasileiros foi José de Alencar.
Depois de Alencar, vários
outros autores contribuíram para a imagem da nação brasileira como resultado da
mestiçagem. Mas foi a partir dos anos 1930, com o governo de Getúlio Vargas,
que o Estado brasileiro procurou reforçar e consolidar essa identidade
nacional. O governo passou a financiar escritores e meios de comunicação (na
época principalmente o rádio, além de jornais e
revistas , para divulgar essa imagem do
Brasil, tanto aqui como no exterior . Para isso, foram criados símbolos que
seriam típicos de nossa nacionalidade feijoada (que seria a comida brasileira
típica) o futebol (a paixão do brasileiro), o samba e o carnaval (nossa musica
e festa popular), além de outros como a capoeira.
PRIMEIRO o ESTADO e depois
a sociedade
Como se formou o Estado
brasileiro? Aqui o Estado foi criado antes da sociedade, ao contrário do que
ocorreu nos países europeus, poe exemplo. La o Estado foi formado e
reconstruído a partir das contradições e lutas da sociedade das normas e formas
de organização que os diversos grupos humanos desenvolveram no decorrer da
história n.
PORTUGAL criou primeiro as
instituições estatais – capitanias hereditárias e governo central, no período
colonial - e só depois disso buscou mão de obra ( trouxe africanos e os
escravizou). Também os indígenas foram escravizados e permitiu -se a vinda de
pessoas livres europeias em geral pobres. A sociedade, portanto, foi criada para servir
aos objetivos da metrópole colonizadora
e os dominados sofriam violência , castigos físicos de escravos, prisões
arbitrarias de pessoas livres, grandes proprietários de terra usando jagunços
para tomar áreas de famílias pobres, etc.
A precedência do Estado sobre
a sociedade gerou um sistema político autoritário, em que os governos, muitas
vezes , não procuram servir a sociedade, mas servir-se dela. É como se o
Estado- e em particular os governantes -pudessem ser o
“ o dono do país”.
Esse é um dos motivos por que
ate hoje os direitos dos cidadãos no Brasil constituem algo tão difícil de se garantir: em vez de serem uma realidade efetiva, eles
são em grande parte uma promessa e uma conquista a ser realizada, é uma batalha
que envolve todos nós.
Texto em ação
1)Por que até o século XIX não
existia de fato uma nação brasileira? E como se deu a construção da nação
brasileira?
2)Em sua opinião, os símbolos
tidos nacionais do brasil – a feijoada, o carnaval, o samba , etc - são de fato representativos do povo
brasileiro/? Justifique.
3) explique como foi criado o
estado brasileiro e qual é a relação disso com as dificuldades do brasileiro em
conquistar os direitos de cidadania.
_________________________________________________
História – Prof. Edison Sales
Atividade 7º ano C – 05 e 07/05/2020
Habilidades
contempladas: EF07HI01 e EF07HI04
Assista aos vídeos indicados pelo professor nos links abaixo, leia os textos anteriormente disponibilizados e, depois, responda às questões propostas. Caso
ainda não tenha realizado a atividade da semana passada, os vídeos apresentados
serão de grande ajuda.
Vídeos
relacionados aos conteúdos:
O Estado
moderno:
Absolutismo:
Mercantilismo:
Expansão
Marítima:
Responda:
1 – Indique
os fatores que levaram à expansão marítima europeia.
2 – Que fatores
fizeram com que Portugal fosse o pioneiro nas grandes navegações?
3 – Que papel
desempenharam os espanhóis durante as grandes navegações?
4 – Após
leitura do texto referente ao assunto e pesquisa sobre o tema, comente as
navegações francesas, inglesas e holandesas.
5 – O que
foi o “Tratado de Tordesilhas” e o que ele propunha?
_________________________________________
7ºC - CIÊNCIAS – PROF. PAULA – 04 AULAS
DE 04/05/20 a 08/05/20
DE 04/05/20 a 08/05/20
Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
TEMPERATURA E CALOR – 1ª PARTE
Reflita sobre as questões, copie e responda no caderno:
1. Quantos graus está fazendo hoje? está frio ou calor?
2. Temperatura e calor são a mesma coisa?
3. Analise a imagem e responda as questões abaixo :
A. O que você pode interpretar sobre a imagem?
B. Qual a relação do termômetro com a imagem?
C. Quantos graus Celsius poderíamos relacionar a um dia quente?
D. Qual a função do termômetro?
E. O que o termômetro mede? (temperatura ou calor).
TEMPERATURA E CALOR – 2ª PARTE
REFLITA: O que faz a temperatura dos corpos e dos objetos mudar? para responder pense em exemplos do cotidiano e em situações que envolvam aumento de temperatura.
ATIVIDADE 1:
Para desvendarmos a temperatura foi proposto uma série de atividades físicas como sugestão, realize todas que você conseguir e logo em seguida copie e responda as três questões:
20 polichinelos.
10 flexões.
10 agachamentos.
30 corridas estacionárias com elevação de joelho.
10 pula corda.
10 flexões
1. O que você está sentido?
2. O que aconteceu com a temperatura do seu corpo?
3. Por que aconteceu isso?
ATIVIDADE 2:
Esfregue as palmas de suas mãos (uma contra a outra) o mais rapidamente possível, durante 10 segundos. Depois de realizada a atividade, copie e responda as quatro questões que seguem:
1. O que você está sentido?
2. O que aconteceu com a temperatura na palma das mãos?
3. Por que aconteceu isso? Como você explica este fato?
4. Qual a relação entre estas atividades e a temperatura? O que podemos concluir?
LEIA COM ATENÇÃO:
Ao esfregar as mãos com determinada velocidade, elas começam a esquentar. Ou seja, a temperatura aumenta, e, quanto mais rapidamente esfregamos as mãos, maior será essa sensação de calor e aumento da temperatura entre elas. Concluímos que a velocidade de movimentação (ou fricção, neste caso) ocasionará um aumento proporcional na temperatura. Quanto maior a velocidade ou a movimentação de um corpo, maior será a sua temperatura. Resumidamente, a temperatura está relacionada ao movimento e possui relação com velocidade (grau de agitação).
TEMPERATURA E CALOR – 3ª PARTE
Observe a imagem abaixo copie e responda as quatro questões propostas:
1. O que podemos observar com a imagem? O que está acontecendo?
2. O que a temperatura tem a ver com esta imagem?
3. Se o conceito de temperatura está relacionado ao movimento, onde ele está inserido neste exemplo? (O que está se movimentando?)
4. Podemos ver este movimento? Onde será que ele está ocorrendo?
TEMPERATURA E CALOR – 4ª PARTE
Leia o resumo, copie e responda a questão final:
LEIA COM ATENÇÃO:
Nesta imagem, observamos a água em três estados físicos, sólido, líquido e gasoso. Essas transformações ocorrem em consequência da variação de temperatura, pois a água congela a 0ºC e evapora a 100ºC. A mudança de temperatura nos corpos e objetos está relacionada com uma movimentação que ocorre no interior dos mesmos - a movimentação das pequenas partículas que formam as substâncias e que não podem ser vistas a olho nu. Partindo-se do princípio de que os corpos e objetos são formados por partículas (pequenas coisas) e, desta forma, o aumento da agitação dessas “pequenas coisas” que formam a matéria é o responsável pelo aumento da sua temperatura.
O grau de movimentação dos corpos está diretamente ligado ao aumento da temperatura, deduzimos isso quando praticamos atividades físicas e a temperatura do nosso corpo aumenta, pois sentimos calor e quando friccionamos as mãos. Quanto mais os corpos se agitam (movimentam) mais rápido será o aumento da sua temperatura. No entanto, nem sempre é possível observar a olho nu esta movimentação, como por exemplo nos alimentos, bebidas e objetos. Nestes exemplos, a movimentação está ocorrendo no interior dos corpos e objetos, de forma microscópica, onde não podemos enxergar. Somos feitos de partículas (pequenas coisas) e, quanto mais estas partículas se agitam, maior será a temperatura dos corpos e objetos. A movimentação das partículas que formam os corpos e objetos são as responsáveis pelo aumento da temperatura. Por este motivo, o café, quando está quente, apresenta maior agitação (movimentação) interna de suas partículas do que o café frio, causando, desta forma, a diferença de temperatura entre os dois.
Portanto, a melhor definição de temperatura é: temperatura é a medida do grau de agitação das partículas de um corpo.
1. Analisando a primeira imagem vemos o céu de uma cidade onde o Sol brilha intensamente e uma pessoa segurando um termômetro que marca aproximadamente 50ºC. O Sol é fonte de energia, e esta energia fornecida pelo Sol agita as partículas que compõem o ar, elevando a temperatura do ambiente. Com base nos estudos desta aula, explique com suas palavras a diferença entre calor e temperatura.
ATIVIDADES DE 04/05 A 08/05
Matemática - 7°C- Professora: Karina
Olá meus queridos, como vocês estão? Se cuidando? Mantenham- se em casa e em segurança, ok?
Lembrem-se, vocês são muito importantes para nós!
Nas aulas dessa semana primeiramente vamos fazer a correção dos exercícios que passei nas últimas aulas.
Vamos lá?
(Aula 1 e 2 )
a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?
O retângulo foi dividido em 8 partes
b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
Cada parte do retângulo representa do total
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?
Todas as partes pintadas representam do total
2)Encontre o resultado dos cálculos abaixo:
Para resolvermos operações de adição e subtração de frações devemos observar os denominadores das frações. Se os denominadores forem iguais, mantemos o denominador e realizamos a operação pedida. Porém se os denominadores forem diferentes devemos encontrar o mínimo múltiplo comum entre os denominadores, isso é, devemos tirar o MMC
a)
Como os denominadores são iguais conservaremos o denominador e faremos a operação pedida, que neste caso é subtração .
b) Como os denominadores são iguais conservaremos o denominador e faremos a operação pedida, que neste caso é adição:
c)Neste caso os denominadores são diferentes, devemos tirar o mmc. O mmc entre 4 e 12 é:12. Agora que encontramos um nome denominador comum, devemos dividi-lo pelo denominador antigo de cada fração e multiplica-lo pelo numerador e assim podemos efetuar a operação pedida, neste caso é adição.
3)Escreva os divisores dos números abaixo: Encontrar os divisores é dividir o número em partes iguais e por números inteiros. O segredo é que para todo número seu primeiro divisor é o número 1 e o último divisor é o próprio número.
a)25= 1,5 e 25
b)30= 1,2,3,5,6,10,15 e 30
c)10 = 1,2,5 e 10
d)125 = 1,5,25 e 125
(Aula 3 e 4 )
1) Veja a relação de compras da Prô Karina e calcule quanto ela vai gastar.
Produto
|
Preço Unitário (R$)
|
1 lata de molho de tomate
|
R$ 2,50
|
1 pacote de café torrado e moído
|
R$ 5,90
|
1 lata de leite condensado
|
R$ 1,40
|
1 lata de óleo de soja
|
R$ 2,65
|
2 pacotes de bolachas
|
R$ 3,70
|
2 latas de leite em pó integral
|
R$ 8,25
|
Esse exercício trata-se de uma contextualização de como usamos as operações matemáticas no dia-a-dia. Em referência da matemática em uma lista de compras no mercado. Para resolver devemos efetuar a operação de adição de cada item vezes valor de custo unitário.
Vamos lá
1 x 2,50 + 1 x 5,90 + 1x 1,40+ 1 x 2,65 + 2 x 3,70 + 2 x 8,25=
2,50 + 5,90 + 1,40 + 2,65 + 7,40 + 16,50
Agora podemos somar todos os valores
2,50+5,90+1,40+2,65+7,40+16,50 = 36,35
Então nesse compra a Prô gastou 36,35 reais.
2) Um prédio tem 18,75 metros de altura. Um segundo prédio tem o triplo dessa altura. Qual é a altura do segundo prédio?
O triplo é 3, logo, é necessário multiplicar os 18,75 por três.
Assim:
18,75 x 3 = 56,25 metros
18,75 x 3 = 56,25 metros
1) Em uma empresa, a máquina de café dos funcionários só aceita moedas de 5 centavos, 10 centavos e 25 centavos.
Lista de preços
|
Preço Unitário (R$)
|
Café expresso:
|
R$ 0,30
|
Carioca:
|
R$ 0,15
|
Café com leite:
|
R$ 0,25
|
Cappuccino:
|
R$ 0,45
|
Chocolate:
|
R$ 0,30
|
Leite:
|
R$ 0,20
|
Agora, responda:
a)Escreva pelo menos três maneiras de adquirir um café expresso.
6 moedas de 5 centavos
2 moedas de 10 e duas de 5 centavos
4 moedas de 5 e uma de dez centavos
1 moeda de 25 centavos e uma de 5 centavos
2 moedas de 10 e duas de 5 centavos
4 moedas de 5 e uma de dez centavos
1 moeda de 25 centavos e uma de 5 centavos
b)Você colocou 4 moedas de 10 centavos, e pediu um carioca. Quantos centavos sobrarão na máquina?
O carioca custa 0,15 centavos. Se você colocar 4 moedas de 10 centavos então você terá colocado na máquina 0,40 centavos, então sobrarão 0,25 centavos.
c)Qual(is) as outras opções que você pode pedir para utilizar todos os centavos que sobraram na máquina depois da compra do carioca?
Sobraram após a compra do carioca 0,25 centavos então a única opção para usar todas as moedas será o café com leite que custa 0,25 centavos.
2) Marque um X nos divisores de 15: ( a resposta correta segue destacada em vermelho)
a) 1, 3, 5, 15 b) 2, 4, 6, 15 c) 1, 3, 4, 15
( Aula 5 e 6 )- Nessas aulas continuaremos nosso trabalho com exercícios de fixação- Lembrem-se de copiar e responder no caderno de Matemática
1-Em uma loja de bijuterias, todos os produtos são vendidos por um dentre os seguintes preços: R$ 5,00, R$ 7,00 ou R$ 10,00. Márcia gastou R$ 65,00 nessa loja, tendo adquirido pelo menos um produto de cada preço. Considerando apenas essas informações, o número mínimo e o número máximo de produtos que Márcia pode ter comprado são, respectivamente, iguais a
a)9 e 10.
b)8 e 11
c).8 e 10.
d)9 e 13.
e)7 e 13.
2- Em um planeta fictício X, um ano possui 133 dias de 24 horas cada, dividido em 7 meses de mesma duração. No mesmo período em que um ano terrestre não bissexto é completado, terão sido transcorridos no planeta X, exatamente,
a)1 ano, 6 meses e 4 dias.
b)2 anos e 4 dias
c).2 anos e 14 dias.
d)2 anos, 5 meses e 14 dias
e)2 anos, 5 meses e 4 dias.
3- Ao somar todos os gastos da semana, Maria somou, por engano, duas vezes o valor da conta do supermercado, o que resultou num gasto total de R$ 832,00. Porém, se ela não tivesse somado nenhuma vez a conta do supermercado, o valor encontrado seria R$ 586,00. O valor correto dos gastos de Maria durante essa semana foi
a)R$ 573,00
b).R$ 684,00.
c)R$ 709,00.
d)R$ 765,00.
e)R$ 825,00.
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E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Semana
de 04 a 08/05/2020
Atividade
de Arte - Profª Antonia
Duas
Aulas – Habilidade – EF07AR17
7º
Ano - C
Conforme realização de sua
pesquisa você percebeu que existem vários estilos de música. Responda:
1 - O
samba é um gênero de música conhecido e apreciado por muitos. Qual sua origem?
2 -
O que é gênero musical?
3 -
Existem diferentes gêneros de músicas Clássicas e Pop. Cite algumas.
4 - Quais
tecnologias e recursos digitais que você conhece para acessar, apreciar,
produzir registrar e compartilhar as práticas e repertório musicais?
_______________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade
de P.V. - Duas Aulas - Profª. Antonia
7º
Ano – C
Agora que você já fez sua reflexão e aprendeu a se conhecer melhor.
Responda:
1-
Você prestou atenção nos diversos lugares que faz parte? Qual a importância
deles para você? Comente.
2-
Não estamos na Escola, mas podemos nos comunicar pelos os meios tecnológicos ou
não. Diante disso você escolheu alguém que também pode ser de sua família para
lhe apoiar no desenvolvimento de suas competências? Se sim, comente como está
acontecendo.
3-
A partir da ação escolhida você está conseguindo ou já conseguiu desenvolver
uma das competências? Descreva sua experiência.
4-
Quando
se pratica uma boa ação, qual competência está sendo desenvolvida?
5
- Nesse momento de distanciamento, o que você considera mais importante nas relações
com as pessoas e no espaço que vive?
_____________________________________________
INGLÊS – TEACHER MÁRCIO – 02 aulas de 04/05 a 08/05
Hello people! What´s up! Let´s practice a little bit more?
Agora vamos classificar as frases de acordo com o uso de cada uma delas. Nesta atividade você classificará cada uma das frases de acordo com a situação na qual ela deve ser utilizada. Estas são as situações:
ABILITY
ABILITY IN THE PAST
ADVICE
CONDITIONAL
NECESSITY
OBLIGATION
PERMISSION
(IM)POSSIBILITY
PROHIBITION
(POLITE) REQUEST
Agora classifique cada uma das frases a seguir em uma dessas categorias.
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ATIVIDADES DE 27/04 A 30/04
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)
Programação (desplugada)
Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:
01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.
02) Em seu caderno, crie uma frase e a esconda através de um enigma, criado por você (baseie-se na atividade anterior)
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COLEGIO PLINIO PAULO BRAGA
7 ano
Educação física:
professor Silvio Fattinger
1 BIMESTRE
A HISTÓRIA DOS JOGOS
ELETRÔNICOS
Pra começar....faça uma pesquisa
sobre a História dos Jogos Eletrônicos para em seguida responder as perguntas.
1) Conte a sua experiência com os jogos eletrônicos,
relatando qual deles você joga mais?
2)
Comente (DOIS) 2 avanços que ocorreram com os
jogos eletrônicos ao longo do tempo. Os jogos eletrônicos de hoje, são iguais
aos jogos eletrônicos do passado? Por que?
3)
No jogo
do PAC MAN o que te chama mais a atenção? Os desenhos, o objetivo do
jogo...comente.
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PROFº. REGINALDO. S - GEOGRAFIA
Formação do território brasileiro
Até pouco tempo, predominava uma idéia de que o Brasil foi descoberto por Portugal e, portanto, existe desde a chegada dos portugueses em 1500.Desse ponto de vista, parece que o território brasileiro estava definido, somente esperando para ser encontrado e apresentado ao mundo O território é o espaço delimitado, ocupado e dominado por um povo, com sua Cultura, suas instituições e um governo.
No caso do Brasil , ele ainda não existia em 1500.O que havia era um espaço ocupado por diferentes sociedades indígenas, cada uma habitando um território diferente.
O território brasileiro não foi descoberto, mas sim construído pelos colonizadores que se apropriaram dos espaços ocupado pelos indígenas, expulsando, escravizando ou exterminando os povos nativos. Com o tempo, os portugueses ampliaram seus territórios e criaram, na chamaçã AMÉRICA portuguesa, as bases culturais e administrativas do que um dia viria a ser o BRASIL.A construção do território brasileiro durou vários séculos. Comparando o território atual do Brasil com os espaços de colonização portuguesa delimitados pelo Tratado de Tordesilhas este quase triplicou.
A expansão do território brasileiro para peste ocorreu principalmente durante a UNIÃO IBÉRICA (1580-1640), período em que portugal ficou sobre o domínio da ESPANHA. Nesse período, os limites entre as áreas colônias dos dois países na AMÉRICA acabaram se confundindo o deslocamento de portugueses e brasileiros (BANDEIRANTES, expedições militares, expansão da pecuária, mineração etc.) para o interior do continente.
Para garantir a posse definitiva dos territórios conquistados, Portugal utilizou- se de um princípio diplomático denominado uti possíveis, o qual define a apropriação de um território com base na ocupação efetiva e prolongada e no desenvolvimento das atividades econômicas. O tratado de MADRI , assinado em 1750 por Portugal e Espanha, legalizou a posse definitiva para os portugueses dos territórios conquistados além do Tratado de Tordesilhas.
Após a independência, e principalmente durante o período colonial Imperial, a construção do território brasileiro, com delimitações de fronteira, aconteceu de forma mais aguda. A diplomacia brasileira, liderada pelo Barão de Rio Branco, aproveitou a expansão para Oeste, iniciada no período colonial , para definir a grande parte das fronteiras atuais do BRASIL.
Após a leitura responda :)
1) O que significa o princípio de uti Possidetis?
2) Quem foi O Barão de Rio Branco e sua importância na história do Brasil?
3) Quando ocorreu a expansão do território para o oeste?
4) Explique por que o território brasileiro não foi descoberto!
Fique a vontade para pesquisar LOCALIZAÇÃO DO BRASIL NO MUNDO
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.
O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km².
O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km. O extremo do país no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distância de 4319 km, já no sentido de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí), 4.394 km. Essas dimensões favorecem a formação de três fusos horários distintos.
Essas características físicas do território favorecem a permanência de grande variedade de clima, vegetação, relevo, fuso etc.
Fonte Brasil escola
Considere as afirmações a seguir:)
I.EM relações à linha do Equador, o território brasileiro se localiza em grande parte no hemisfério Merid7 ou Sul.
II.Quanto a sua posição em relação ao meridiano de Greenwich,o Brasil está situado no hemisfério Oriental.
III.A maior parte do território brasileiro está situado na Zona Térmica temperada do Sul.
IV. O Brasil é o quarto maior país do mundo e o quinto mais populoso,com aproximadamente 210 milhões de habitantes.
ESTÃO CORRETAS:
a)Apenas a afirmativa I.
b) Apenas as afirmativas I e ll
c)Apenas as afirmativas, ll,lll e IV.
d) Apenas as afirmativas III e IV.
História – Prof. Edison Sales
Atividade 7º ano C – 27 e 30/04/2020
Habilidades contempladas: EF07HI01 e EF07HI04
Com base nos textos disponibilizados pelo professor, na tele aula e em pesquisas a serem realizadas por você, responda às questões abaixo:
1 – O que foi a “Idade Moderna”? Qual período de tempo ela ocupou? Que acontecimentos marcaram seu início e seu fim?
2 – O que foi o chamado “Renascimento” e o que ele propunha?
3 – O que o “Humanismo” propunha?
4 – O que foi o chamado “Iluminismo” e que valores ele defendia?
5 - Qual foi o papel da burguesia em todos estes eventos?
6 – Respondidas as questões acima, monte uma linha do tempo da “Idade Moderna”, indicando os principais acontecimentos que, na sua opinião, marcaram esse período histórico.
_______________________________________________________________________________
Língua Portuguesa - Profa. Vanda - Semana de 27 a 30/04/2020
Lembrete : essa atividade deverá ser
toda copiada no caderno e respondida.
Compreensão Textual :
Leia:
A menina corajosa
Esta história aconteceu com a minha bisavó paterna, e foi contada
pela filha dela, que é minha avó. Quando criança, minha bisavó morava num
sítio. Seu pai sustentava a família na roça. Todos os dias, ela ia levar comida
para o pai no roçado, um lugar longe de casa. Sua cachorrinha sempre ia com
ela.
Um dia, quando levava a marmita para o pai, andando bem
tranquila pela trilheira, num lugar onde a mata era fechada, viu que a
cachorrinha começou a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas. A menina
percebeu que alguma coisa estranha estava acontecendo. Olhou para os lados e
viu uma onça bem grande, com o bote armado, a ponto de pular do capinzeiro em
cima dela. No que viu a onça, a menina ficou encarando a danada. Pouco a pouco,
sempre olhando para o bicho, ela foi se afastando para trás sem se virar. Quando
pegou uma boa distância, a menina correu em disparada até se sentir segura.
Quando chegou em casa, estava sem voz. Depois de muito
tempo é que conseguiu falar. Os homens da fazenda pegaram as armas e foram
procurar a onça. Mas não a encontraram. Minha bisavó foi muito corajosa,
porque, na hora em que ela viu a onça, conseguiu lembrar do que o povo dizia:
“Onça não ataca de frente, porque tem medo do rosto da pessoa. Quem quiser se
ver livre dela, basta encarar a danada e não lhe dar as costas.”.
TOMAZ, Cristina Macedo. “De boca em boca”. São
Paulo: Salesiana, 2002.
Questão 1 – A finalidade do
texto é:
a) refletir sobre um fato do
cotidiano.
b) relatar uma experiência na mata
fechada.
c) alertar quanto aos perigos da
mata.
d) expor uma opinião acerca de um ato
de coragem.
Questão 2 – Identifique o fato
que levou a menina a perceber que algo estranho estava acontecendo na mata:
Questão 3 – Registra-se o
clímax da história no trecho:
a) “[…] andando bem tranquila pela
trilheira, num lugar onde a mata era fechada […]”
b) “[…] viu que a cachorrinha começou
a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas.”
c) “[…] viu uma onça … com o bote
armado, a ponto de pular do capinzeiro em cima dela.”
d) “Os homens da fazenda pegaram as
armas e foram procurar a onça.”
Questão 4 – Qual foi a
atitude da menina diante da situação problemática?
Questão 5 – Por que a
menina tomou a atitude identificada na questão anterior
Questão 6 – Transcreva a
parte do texto em que o narrador expõe a sua opinião sobre a história contada:
Questão 7 – Em todas as
alternativas, o termo em destaque refere-se à protagonista da história, exceto
em:
a) “Seu pai sustentava a
família na roça.”
b) “Todos os dias, ela ia levar
comida para o pai no roçado […]”
c) “[…] ela foi se afastando
para trás sem se virar.”
d) “Mas não a encontraram.”
Questão 8 – Na passagem “Seu
pai sustentava a família na roça.”, o verbo sublinhado aponta
para um fato:
a) contínuo no passado.
b) hipoteticamente ocorrido.
c) concluído totalmente.
d) situado em um passado longínquo.
Questão 9 – Justifique o
emprego das aspas ao final do texto:
Gramática :
Questão 10 : Encontre no texto :
a)
10 verbos :
b)
10 substantivos e indique qual é o tipo :
c)
03 adjetivos :
Questão 11 : Em que tempo verbal foi
utilizado para narrar a história ?
Questão 12 : Explique o que significado de :
a) bisavó =
b) roçado =
c) trilheira =
d) choramingar =
e) bote armado =
f) disparada =
g) encarar =
Questão 13 : Escreva o
antônimo de :
a) chegar =
b) corajoso =
c) muito =
d) fechada =
e) longe =
f) enrolar =
Questão 14 : Na oração
: “Quando
chegou em casa, estava sem voz.”
Explique : Qual é a função da vírgula ?
Questão 15 : Na
oração : “No que viu a onça, a menina ficou encarando a danada”.
Explique : A quem se refere o termo sublinhado ?
Questão 16 : Reescreva o
texto, dando um final diferente para essa história. (Lembre-se de utilizar as
técnicas básicas para uma produção textual, seguindo o passo-a-passo, conforme
já explicado, incluindo o rascunho e a produção final.
________________________________________________________________________________
INGLÊS - TEACHER MÁRCIO - 02 aulas - de 27/04 a 30/04
Hello my dear studants!
How are you? We’re crossing a hard time and I hope you’re keeping yourself and your family safe in these stranger moments that we can´t be together. I’m keeping my family at home to be safe, and in this way, I believe we will be able see ourselves soon, you must to make the same and that will come true, so: STAY AT HOME!
Para enfrentarmos esta nova realidade, por enquanto, os nossos encontros serão por aqui e faremos de tudo para obtermos o máximo de aproveitamento sem arriscarmos a saúde de nossas famílias, assim como eu acredito que vocês estão cheios de saudade da escola e, às vezes, até das lições (rsrsrs). Agora vamos ao trabalho!
Para começarmos que tal corrigirmos os exercícios da postagem anterior?
1. She can dance.
2. I could drink beer.
3. He may not like it.
4. Can he swim?
5. She may arrive any time.
6. He can ride a horse.
7. I couldn't do anything.
8. Must you go now?
9. It might rain tomorrow.
10. She should come tomorrow.
A tabela a seguir apresenta os verbos modais e seus principais usos
MODAL VERB
|
USES
|
Can
|
Ability - I can speak English, but I can't speak German.
Possibility - He can see you tomorrow.
Request - Can you open the door, please?
Prohibition - You can't smoke here.
|
Could
|
Ability in the past - He could swim when he was 4 years old.
Possibility - He could travel by plane, but he is afraid.
Polite request - Could you help me with the bags?
|
May
|
Permission - May I go to the toilet?
Possibility - I may not go to work tomorrow. I'm not well.
|
Might
|
Possibility - She might go to Japan, next year.
|
Would
|
Conditional - She would travel, if she had money.
Polite request - Would you come to the prom with me?
|
Should
|
Advice - You should see the dentist twice a year.
|
Must
|
Obligation - You must pay in cash.
Necessity - I must go now. My mom is waiting for me.
Prohibition - You mustn't park here.
|
Neste vídeo você verá uma boa explicação sobre o assunto: Can, Could, Must, Should, May & Might - MODAL VERBS- Verbos de Modo em Inglês
|
Agora o seu desafio é escrever, em seu caderno, novos exemplos para cada um deles:
MODAL VERB
|
USES
|
Can
|
Ability -
Possibility -
Request -
Prohibition -
|
Could
|
Ability in the past -
Possibility -
Polite request -
|
May
|
Permission -
Possibility -
|
Might
|
Possibility -
|
Would
|
Conditional -
olite request -
|
Should
|
Advice -
|
Must
|
Obligation –
Necessity –
Prohibition -
|
Semana que vem tem mais!
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CIÊNCIAS – PROF ª PAULA – 04 AULAS – DE 27/04/20 a 30/04/20
Leia o texto para responder a primeira questão:
Tipos de Máquinas Simples
Planos inclinados, estão presentes rampas, escadas, saca-rolhas, planos inclinados em geral e também as cunhas e ferramentas de corte que utilizam a cunha, como tesouras, facas, etc. Alavancas, estão presentes balanças, gangorras, braços articulados, carrinhos de mão, pinças e ferramentas que formam pinças, como alicates, tesouras, sistemas de freio de veículos etc., bastões e raquetes, como os utilizados em jogos esportivos. Rodas e eixos encontram-se chaves em geral, objetos nos quais podemos identificar um eixo menor acoplado a outro maior, como a maçaneta redonda de uma porta, a direção de um carro, a chave, a “borboleta” da torneira, manivelas etc. Roldanas, estão presentes talhas lineares e talhas exponenciais, muito utilizadas em veleiros e outras embarcações náuticas, e também em ferramentas, como a talha para levantar o motor dos veículos em oficinas mecânicas, roldanas utilizadas em elevadores, portas, aparelhos de musculação etc. Assim, contemplamos as diversas máquinas simples que estão presentes no dia a dia. Em todos os casos, o princípio de amplificação de forca se baseia no aumento do deslocamento para realizar um mesmo trabalho e, portanto, o emprego de uma forca proporcionalmente menor.
Elaborado e adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola .
1. Identifique, em sua casa, alguns exemplos de máquinas simples utilizadas no dia a dia. Com o uso de um celular fotografe cada uma delas e compartilhe no grupo do centro de mídias. No caderno classifique cada uma delas em: Polia, plano inclinado, cunha, engrenagem, roda ou alavanca.
Segue abaixo uma sugestão de experimento, ressaltando que essa atividade possibilita verificar de forma prática o funcionamento da alavanca e perceber as vantagens do seu uso no dia a dia.
Procedimento da montagem do experimento:
· Coloque a borracha em cima de uma mesa.
· Ponha o meio da régua em cima da borracha e ajeite-a até que ela fique na horizontal.
· Coloque uma moeda numa ponta da régua e observe o que acontece.
· Coloque uma moeda na outra ponta da régua, à mesma distância da borracha que a primeira, e observe o que acontece.
· Ponha uma moeda em cima de uma das moedas sobre a régua.
· Empurre as duas moedas na direção da borracha até a régua entrar em equilíbrio.
2. Após a realização do experimento e registro das observações, responda às seguintes questões:
a) Se colocarmos duas moedas em uma ponta da régua e uma moeda na outra ponta, sabendo-se que as distâncias são as mesmas, mas o peso é maior do lado em que estão as duas moedas. O que acontecerá com a régua? Explique.
b) O que é preciso para colocar a gangorra em equilíbrio de novo? Como fazer isso?
c) O que se pode concluir sobre o funcionamento da alavanca?
d) Qual a relação do experimento da gangorra com o que acontece na porta em
relação a distância da dobradiça à maçaneta?
relação a distância da dobradiça à maçaneta?
3) Desafio: Mostrar de que modo a gangorra pode ser utilizada no dia a dia minimizando o
esforço físico.
Pense em algum projeto que auxilie em uma ação na sua escola ou residência.
Pense em algum projeto que auxilie em uma ação na sua escola ou residência.
______________________________________________________________________________
Disciplina: Matemática-Professora: Karina
E. E. Prof. Plínio Paulo Braga Atividade Semana 27/04/2020 à 30/04/2020
Boa tarde meus queridos alunos, primeiramente quero dizer que estou com muita saudade de todos vocês, espero que vocês e suas famílias estejam bem e com saúde. Além disso, quero pedir que vocês se cuidem e fiquem em casa! Vocês são muito importantes para essa professora aqui ♥
Vamos trabalhar juntos para que vocês possam aprender da melhor forma possível Matemática, para isso preciso da colaboração de vocês, acompanhem as orientações e as aulas no aplicativo Centro de Mídia de São Paulo (CMSP) , façam as atividades e me procurem em caso de dúvidas.
Nós temos 6 aulas semanais, diante disso dividi o conteúdo. Para iniciarmos faremos uma revisão de frações e múltiplos e divisores. Estou à disposição de vocês pelo aplicativo para solucionar possíveis dúvidas.
Vamos lá? Copiem e resolvam as atividades no caderno de Matemática
Aula 1e 2 (Terça-Feira- 28/04/2020)
1) Observe a figura:a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido?
b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo?
c) A parte pintada representa que fração do retângulo?
c)
3)Escreva os divisores dos números abaixo:
a)25 b)30 c)10 d)125
Aula 3 e 4 ( Quarta- Feira- 29/04/2020)
11) Veja a relação de compras da Prô Karina e calcule quanto ela vai gastar.
Produto
|
Preço Unitário (R$)
|
1 lata de molho de tomate
|
R$ 2,50
|
1 pacote de café torrado e moído
|
R$ 5,90
|
1 lata de leite condensado
|
R$ 1,40
|
1 lata de óleo de soja
|
R$ 2,65
|
2 pacotes de bolachas
|
R$ 3,70
|
2 latas de leite em pó integral
|
R$ 8,25
|
22) Um prédio tem 18,75 metros de altura. Um segundo prédio tem o triplo dessa altura. Qual é a altura do segundo prédio?
Aula 5 e 6 ( Quinta- Feira- 30/04/2020)
1) Em uma empresa, a máquina de café dos funcionários só aceita moedas de 5 centavos, 10 centavos e 25 centavos.
Lista de preços
|
Preço Unitário (R$)
|
Café expresso:
|
R$ 0,30
|
Carioca:
|
R$ 0,15
|
Café com leite:
|
R$ 0,25
|
Cappuccino:
|
R$ 0,45
|
Chocolate:
|
R$ 0,30
|
Leite:
|
R$ 0,20
|
Agora, responda:
a)Escreva pelo menos três maneiras de adquirir um café expresso.
b)Você colocou 4 moedas de 10 centavos, e pediu um carioca. Quantos centavos sobrarão na máquina?
c)Qual(is) as outras opções que você pode pedir para utilizar todos os centavos que sobraram na máquina depois da compra do carioca?
2) Marque um X nos divisores de 15:
a) 1, 3, 5, 15
b) 2, 4, 6, 15
c) 1, 3, 4, 15
______________________________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de Arte – Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
7º
Ano - C
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a Arte é uma disciplina
para realizarmos na prática, mas virtualmente também podemos aprender e juntos
o faremos, certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas,
fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades
estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
A
linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e
apropriação dos conceitos e de conhecimentos também possibilita a compreensão
da sociedade. (c.p.pg..)
1
- Conforme a instrução recebida para compor uma música contemplando a sua
modalidade preferida e ao buscar componentes junto a sua criatividade e criar a
sua música de acordo com a proposta, registre em seu caderno:
-
Qual foi o grau de dificuldade e quanto tempo você levou?
2
- Agora que você já sabe como compor uma música, pesquise:
-
Quais as principais modalidade musicais Brasileiras dividas por Regiões?
Ex.: Região Sudeste
Ex.: Região Sudeste
_________________________________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de P.V. - Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
7º
Ano - C
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a disciplina Projeto de
Vida é nova na escola, mas não em nossas vidas, pois a realizamos na prática todos os dias,
inclusive virtualmente e estaremos juntos aprendendo, é faremos certo?
Estarei no horário das nossas aulas para
tirar as dúvidas, fazermos roda de conversa e socializações das atividades
propostas. Atividades estas que serão recebidas no retorno das aulas
presenciais.
1
- As Competências Socioemocionais são como superpoderes, conforme a atividade
proposta anteriormente, escolha duas competências que você conseguiu realizar que
achas mais importante e escreva sobre as facilidades e as dificuldades.
2
– Observe na apostila P.V. págs. 59 e 60, e faça uma reflexão respondas as
atividades e registre no seu Diário de Práticas e Vivências.
______________________________________________________________________________
ATIVIDADES DE 17/03 A 20/03
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - PROFª PAULA
Leia o texto abaixo e responda as questões:
A construção das pirâmides do Egito
Mesmo após séculos, a construção das pirâmides do Egito sempre gera discussões entre os grandes estudiosos além de instigar a imaginação das pessoas. Há quem diga, por exemplo, que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides.
É difícil imaginar como uma civilização que dispunha de poucos recursos tecnológicos como a que temos nos dias atuais, conseguiu realizar construções que atravessam séculos de existência. Vários modelos foram criados para explicar a construção das pirâmides. Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas fundamentais como alavancas e planos inclinados.
De acordo com esses modelos, depois de projetadas por arquitetos e aprovadas pelos faraós, essas grandiosas construções envolviam várias etapas iniciais como a escolha e o nivelamento do terreno. Nas pedreiras os enormes blocos de calcários e as rochas precisas usadas no interior das pirâmides eram cortadas em dimensões exigidas para serem transportadas até o local das construções.
Na construção, os blocos eram carregados para as camadas superiores com o uso de planos inclinados e alavancas. Os planos inclinados eram construídos com cascalho e lama do Rio Nilo e reforçadas com toras de madeiras.
Cada bloco era colocado em uma espécie de trenó de madeira e puxados por uma equipe de trabalhadores com o auxílio de cordas. As toras que compunham as rampas eram constantemente molhadas para diminuir o atrito entre elas e os trenós, facilitando o transporte dos blocos.
Os blocos eram retirados do trenó e encaixados entre si com o uso de alavancas. À medida que as camadas de pirâmides eram finalizadas, a rampa (plano inclinado) era prolongada até a camada seguinte. Esse procedimento era repetido até a conclusão da pirâmide.
Os Egípcios construíram várias pirâmides ao longo de sua história, variando em dimensão forma e local. Sabemos que foram empregadas inúmeras variantes na construção das pirâmides, cada uma de acordo com suas necessidades. Algumas pirâmides menores forma construídas com diferentes estilos de planos inclinados.
Araribá coletâneas
- Por que a construção das pirâmides ainda gera discussões?
- Explique por que a hipótese de que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides não pode ser válida?
- Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas simples na construção das Pirâmides. Quais são essas máquinas?
- O que era feito primeiramente na construção das pirâmides?
- Como as pedras eram levadas para níveis superiores e inferiores das pirâmides?
7. Escreva o nome de dois tipos de máquinas simples usados, respectivamente, para tirar água do poço e na furadeira.
8. Copie as frases abaixo completando-as com as palavras DO BANCO DE PALAVRAS:
POLIA, MENOR, ALICATE, AUMENTA, PLANO, AUXILIAM, DIMINUI, POTENTE, MÓVEL, TRABALHO, INCLINADO, RESISTENTE, MENOS FORÇA.
a. O uso de planos inclinados _______________________ a força exercida e, ___________________ a distância percorrida pelo peso.
b. Máquinas simples ___________________ a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com ______________________ esforço físico.
c. Força_______________ é toda força capaz de produzir movimento.
d. Quando aplicamos uma força em um objeto e ele se desloca na direção da força, está acontecendo a realização de um ____________.
e. O nome da máquina simples usada para erguer objetos é _______________.
f. O plano __________ é uma importante máquina simples e base de outras máquinas.
g. A polia ________ é utilizada para erguer objetos utilizando uma menor força.
h. A força _______________ é toda força capaz de se opor ao movimento.
i. O parafuso é um exemplo de máquina simples relacionado ao ________ inclinado.
j. Quanto mais comprido for um plano inclinado, ______________ (mais força - menos força) será gasta na movimentação de uma carga para uma mesma altura.
k. O nome de uma alavanca interfixa usada para cortar é ____________.
10. Observe a imagem abaixo e explique qual a vantagem da roldana móvel em relação a roldana fixa.
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ATIVIDADE DE TECNOLOGIA – PROF° TARCÍSIO
Aplicativos e vida cotidiana
Observe a imagem:
01) Em seu caderno, liste e descreva todos os aplicativos que você
conhece e/ou usa no seu dia a dia.
2) Qual é o aplicativo que você mais utiliza? Por quê? No que ele facilita
sua vida? O que você faria se esse aplicativo ainda não existisse?
3) Crie um aplicativo (escrevendo sobre ele) que facilitaria sua forma de
estudar em casa.
4) Escolha um adulto de sua casa e peça para ele lhe informar como era
seu modo de vida antes da criação dos aplicativos (20 anos atrás) e
como é hoje (nos dias atuais). Peça também para ele lhe dizer como
eram os celulares antigos e compare com os atuais. Faça um texto com
as informações fornecidas por este adulto e elabore uma tabela
comparativa dos celulares antigos e os atuais.
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7 C
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR :SILVIO FATTINGER
ATIVIDADE DA SEMANA:
PESQUISAR SOBRE A CAPOEIRA , OS SEGUINTES ITENS:
B)OS MESTRES QUE FICARAM MARCADOS NA HISTORIA DA CAPOEIRA REGIONAL E NA HISTORIA DA CAPOEIRA DE ANGOLA.
C)INSTRUMENTOS MUSICAIS USADOS PARA PRATICAR A CAPOEIRA.
D)RELACIONAR A CAPOEIRA COM A CULTURA BRASILEIRA.
BOA SORTE A TODOS!!
OBS: ASSISTIR VIDEOS NO YOUTUBE SOBRE RODAS DE CAPOEIRA.
Arte – Professora Antonia
7º Ano - C
De acordo com o aprendizado, através de texto, contexto, roda de conversa, atividades escritas e práticas, referente ao gênero musical e seus instrumentos:
Faça uma composição (crie, escreva) musical conforme o seu gênero escolhido.
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Projeto de Vida- Professora Antonia
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Projeto de Vida- Professora Antonia
7º Ano - C
Agora que você já sabe o que são Competências e que elas nos ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e não desistir diante do primeiro problema:
Faça uma relação das competências e cada vez que você realizar uma, registre por escrita como conseguiu.
Ex.: Ficou nervoso(a) por algo (estresse). O que fez para se acalmar?
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Matemática-
Professora Karina
7º ano C
Olá
queridos alunos, espero que vocês estejam bem e que em breve possamos nos
encontrar pessoalmente. Enquanto isso,
vamos praticar contas essenciais na Matemática.
Exercícios de Fixação
1.
Fernanda tem uma caixa com 180 figurinhas e Fábio tem 112. A quantidade de
figurinhas que Fábio tem a menos que Fernanda é
a)
68 figurinhas.
b)
72 figurinhas.
c)
292 figurinhas.
d)
392 figurinhas.
2.
Joguei vídeogame com minha irmã. Ela fez 2.410 pontos, ou seja, 530 a mais que
eu. Quantos pontos eu fiz?
A)
1.880
B)
1.980
C)
2.120
D)
2.940
3.
Jonas e Lelé apostaram uma corrida. Jonas correu 485 metros. Lelé correu 266
metros. Quantos metros Jonas correu a mais que Lelé?
A)
219
B)
221
C)
641
D)
751
4.
Marina tinha 939 figurinhas. Ela resolveu dar algumas para sua colega Roberta e
Ficou com 768. Quantas figurinhas Marina deu para Roberta?
A)
171
B)
271
C)
1.697
D)
1.707
5.
Pedro mede 115 centímetros e seu pai mede 186 centímetros. Qual a diferença de
altura entre eles?
A)
301 centímetros.
B)
291 centímetros.
C)
71 centímetros.
D)
51 centímetros.
6.
Márcia foi a uma loja de roupas e não resistiu: gastou 135 reais e ficou com
apenas 85 reais em sua conta bancária. Antes disso, quanto Márcia tinha na
conta?
A)
50 reais.
B)
150 reais.
C)
210 reais.
D)
220 reais.
7.
Numa viagem de 650 km, Daniele e sua família percorreram 256 km e fizeram uma
parada para almoço. Quantos quilômetros eles ainda têm que percorrer para
terminar a viagem?
A)
390 km
B)
394 km
C)
650 km
D)
906 km
Mãos à massa! Com muito
capricho e até logo!
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ATIVIDADE DE INGLÊS - PROF. MÁRCIO
Os verbos modais são verbos diferentes, porque possuem características específicas. Eles não têm "s" na terceira pessoa do singular; eles não usam verbos auxiliares para formar perguntas ou negativas e eles são usados antes de outros verbos no infinitivo sem o "to". Eles não têm infinitivos ou particípios e normalmente não têm formas no passado. Os significados desses verbos podem ser divididos em dois grupos. O primeiro está relacionado a graus de certeza ou incerteza. Verbos modais podem ser utilizados, por exemplo, para dizer se uma situação é certa, provável, possível ou impossível. O segundo grupo refere-se a obrigações, proibições, necessidades, recomendações, ou habilidades. Verbos modais podem ser usados, por exemplo, para dizer que alguém é obrigado a fazer algo, ou que uma pessoa é capaz de fazer algo, ou que seria melhor se algo acontecesse (ou não), ou ainda que algo é permitido ou proibido.
Correct the sentences below. (Corrija as sentenças abaixo)
1. She can to dance.
2. I could drinking beer.
3. He doesn't may like it.
4. Does he can swim?
5. She mays arrive any time.
6. He cans ride a horse.
7. I don't could do anything.
8. Do you must go now?
9. it mights rain tonight.
10. She should to come tomorrow.
See you soon!
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Geografia - Prof. Reginaldo
https://periódicos.ufpe.br
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147
Após leitura discorra:
Qual foi a base para formação territorial do brasil.
Fazer no caderno.
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História
Prof.
Edison Sales
A produção de
bens na sociedade:
Modo de
Produção: é a
maneira pela qual a sociedade produz os bens
necessários à sua existência. Exemplos
de modos de produção: comunitário primitivo, asiático ou despótico
tributário, escravista, feudal, capitalista, socialista etc.
Meios de produção: são os recursos do trabalho humano. Compreendem
desde os instrumentos de trabalho até a experiência necessária ao trabalhador.
Relação de Produção: ao produzir bens, as pessoas desenvolvem
relacionamentos sociais e econômicos de vários tipos. Alguns são marcados pela
exploração e dominação. Outros pelo respeito e solidariedade.
O Modo de
Produção Feudal
Poderíamos, a grosso
modo, caracterizar o Feudalismo como sendo um sistema político, social e
econômico que vigorou
na Europa durante a Idade Média – muito embora possam ser encontrados
traços deste modo de produção também no Japão e China – e que tinha como
características principais: a) uma economia basicamente agrária, centralizada
na produção de bens para consumo do feudo; b) uma sociedade extremamente hierarquizada
e estática
cujos principais estamentos eram a nobreza, o clero e os servos e c) a fragmentação do poder político.
Durante a Idade
Moderna, os Estados europeus adotaram uma política econômica conhecida como mercantilismo.
O termo mercantilismo é aplicado
às doutrinas
e práticas econômicas em vigor na Europa desde a metade do século XV
até meados
do século XVIII. Essas práticas econômicas variavam muito, mas tinham em comum
o objetivo de fortalecer o Estado e a burguesia
na fase de transição
do feudalismo para o capitalismo, isto é, durante o período em que os Estados
europeus realizavam suas acumulações
primitivas de capital (termo econômico que designa as acumulações primeiras – ou
originárias – de capital).
Entre as principais
idéias que marcaram o mercantilismo destacam-se: a) o metalismo: propunha que a
riqueza de um Estado dependia da quantidade de metais nobres (ouro e prata) que
ele dominasse; b)
a balança de comércio favorável: determinava que os ganhos com as exportações
deveriam ser maiores que os gastos com as importações e c) o protecionismo: tinha como
função manter a balança de comércio favorável através da prática do incentivo a
setores da produção que pudessem concorrer vantajosamente no comércio exterior
e da criação de dificuldades para a importação de produtos concorrentes.
IDADE MODERNA
O ESTADO MODERNO
O comércio e a
ascensão da burguesia: o desenvolvimento
comercial desorganizou o sistema feudal e a burguesia, classe social ligada ao
comércio, tornou-se cada vez mais rica, poderosa e consciente de que era preciso uma nova ordem política,
com governos estáveis.
Importantes setores da burguesia e de uma nobreza progressista apoiaram o
fortalecimento da autoridade do rei com o objetivo de construir monarquias nacionais.
A formação do
Estado moderno: com a formação das
monarquias nacionais surgiu o Estado moderno, trazendo as seguintes características: território definido, soberania e exército permanente.
O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Todo
poder para o rei: a concentração total de poderes nas mãos dos
reis passou a ser denominada absolutismo monárquico. Diversas teorias foram formuladas
para fundamentar
o absolutismo. Entre elas, destacam-se as de Jean Bodin e Jacques Bossuet (teoria da origem divina do poder real) e a de Thomas Hobbes (teoria do contrato
social).
Principais
estados absolutistas: a) Portugal: a
burguesia portuguesa ajudou D. João,
Mestre de Avis, a centralizar o poder e a favorecer a expansão marítima. Tudo
isso fez de Portugal o primeiro país
europeu a construir um Estado absolutista e mercantilista; b) Espanha: foi unificada politicamente em 1469,
quando aconteceu o casamento da rainha Isabel, de Castela, com o rei Fernando,
de Aragão. Unificados, os espanhóis
expulsaram os árabes, fortalecendo o poder real. Com a ajuda da burguesia, a
Espanha também lançou-se às grandes navegações marítimas; c) França: a centralização do poder
monárquico atingiu seu ponto máximo com Luís XIV (1661-1715). Conhecido como
o “Rei Sol”, tornou-se o símbolo supremo
do absolutismo francês; d) Inglaterra: o absolutismo inglês iniciou-se com
o rei Henrique VII (1485-1509). Seus
sucessores ampliaram os poderes da monarquia e diminuíram os do parlamento.
No reinado da rainha Elisabete I (1558-1603), o absolutismo
monárquico inglês fortaleceu-se, tendo início a expansão colonial inglesa.
A EXPANSÃO EUROPÉIA E A CONQUISTA DA AMÉRICA
Fatores
da expansão: a) crise econômica: que facilitava o surgimento de
epidemias como a peste negra; b) busca de novos
caminhos para comercializar com o Oriente; c) busca de novos mercados: para escoar
os produtos europeus; d) falta de metais preciosos: necessários para a cunhagem
de moedas; e)
formação de Estados nacionais: com governos centralizados; f) propagação da fé
cristã; g) ambição material; h) progresso tecnológico: uso da bússola
e do astrolábio,
invenção da caravela,
etc.
PORTUGAL E O PIONEIRISMO MARÍTIMO
Fatores que
contribuíram para o pioneirismo: a) centralização administrativa; b)
mercantilismo; c)
ausência de guerras; d) posição geográfica.
Fases da
expansão portuguesa: a expansão marítima
portuguesa começou com a conquista de Ceuta,
em 1415. Em seguida, D. Henrique funda a
Escola de Sagres, um centro de estudos náuticos. O objetivo era atingir as Índias,
contornando a costa
africana. Isso aconteceu em 1498, com
Vasco da Gama. Em 1500, Cabral chega ao Brasil.
AS NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS
A
“descoberta” da América: em 1492, os reis Fernando e Isabel patrocinaram a
viagem de Cristóvão Colombo, que tencionava atingir as Índias de modo diferente
dos portugueses. Após dois meses de viagem, Colombo chegou à América, pensando
ter atingido as Índias.
Outros
navegadores: a) Vicente Pinzón: que
chegou à foz do rio Amazonas; b) Vasco Nunes de Balboa: que atingiu o oceano
Pacífico; c)
Fernão de Magalhães: que fez a primeira viagem de circunavegação
da Terra.
O TRATADO DE TORDESILHAS
Divisão
das terras entre Portugal e Espanha: para evitar conflitos
entre Portugal e Espanha, que disputavam a posse das novas terras descobertas,
foi assinado o Tratado de Tordesilhas.
A Espanha ficaria com as terras a oeste de uma linha imaginária traçada a 370 léguas
das ilhas de Cabo Verde. A Portugal caberia as que ficassem a leste. Outros
países, como França e Inglaterra, não aceitaram essa divisão.
NAVEGAÇÕES FRANCESAS, INGLESAS E HOLANDESAS
Outras
nações se lançam ao mar: igualmente interessados em
atingir o Oriente, franceses e ingleses concentraram suas navegações na parte
norte da América. Os holandeses navegaram pelos Estados Unidos, Brasil,
invadindo a Bahia e Pernambuco.
Modo de produção capitalista:
O que caracteriza
o modo de produção capitalista são as relações assalariadas de produção
(trabalho assalariado).
As relações de produção capitalistas baseiam-se na propriedade privada
dos meios de produção pela burguesia, que substituiu a propriedade
feudal, e no trabalho assalariado, que substituiu o trabalho servil do feudalismo. O
capitalismo é movido por lucros, portanto temos duas classes sociais: a
burguesia e os trabalhadores assalariados. O capitalismo compreende quatro etapas:
Pré-capitalismo: o modo de produção feudal ainda predomina, mas já se desenvolvem relações capitalistas.
Capitalismo comercial: a maior parte dos lucros concentra-se nas mãos dos comerciantes, que constituem a camada hegemônica da sociedade; o trabalho assalariado torna-se mais comum.
Capitalismo industrial: com a revolução industrial, o capital passa a ser investido basicamente nas indústrias, que se tornam a atividade econômica mais importante; o trabalho assalariado firma-se definitivamente.
Capitalismo financeiro: os bancos e outras instituições financeiras passam a controlar as demais atividades econômicas, através de financiamentos à agricultura, a indústria, à pecuária, e ao comércio.
O MERCANTILISMO E O SISTEMA COLONIAL
Conceito
de mercantilismo: doutrinas e práticas que se desenvolveram na
Europa desde a metade do século XV até meados do século XVIII. Essas práticas tinham
como objetivo fortalecer o Estado e a burguesia.
Características do
mercantilismo: a) metalismo: Estado dependente de metais nobres; b) balança de
comércio favorável: exportações maiores que importações; c) protecionismo:
interferência do Estado na economia através de barreiras para dificultar as
importações.
Tipos
de mercantilismo: a) Espanha: mercantilismo
acentuadamente metalista, por causa da grande quantidade de ouro e prata
retirada das colônias da América. A Espanha importava todos os produtos
industrializados de que precisava; b) França: mercantilismo baseado na indústria
manufatureira, que utilizava a matéria-prima das colônias; c) Inglaterra: num primeiro momento, mercantilismo baseado no fortalecimento do
comércio, através do controle dos produtos que entravam ou saíam do país.
Depois, apoiado no desenvolvimento da indústria, que se iniciou na área têxtil.
Conseqüências do
mercantilismo: montagem do sistema colonial mercantilista,
em que cada país mercantilista dominaria uma região colonial.
Características
do colonialismo mercantilista: a) produção complementar: a vida
econômica da colônia era organizada em função dos interesses da metrópole; b) monopólio:
a metrópole tinha o direito exclusivo de comercializar com a colônia.
Tipos de colonização: a) colônia de exploração:
enquadrada no sistema colonial mercantilista tinha como características a
economia baseada na grande propriedade escravista e uma produção voltada para o mercado externo); b) colônia de
povoamento: relativamente fora do sistema colonial mercantilista tinha
como características colônias baseadas em pequenas propriedades agrícolas e uma
produção destinada ao consumo interno da colônia.
Instruções acerca das atividades:
= Copiar os textos no caderno
(exceto os que o professor já passou em classe);
= Elaborar o glossário com as
palavras destacadas em verde
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Atividades de Língua
Portuguesa : Profa. Vanda
Recadinho da professora:
Meus queridos alunos,
Espero que vocês estejam bem e se cuidando!
Aproveitem todo esse tempo e leiam bastante.
Logo que tudo isso passar, nos reencontraremos.
Atividades:
1. Como já havíamos
combinado, vocês devem terminar a leitura do livro que foi pego na Sala de
Leitura e fazer uma recontagem (como se você estivesse contando a história para
alguém, com a maior riqueza de detalhes possível).
Para que seja uma atividade bem feita, deve-se fazer a produção
escrita, seguindo o passo-a-passo de como se fazer
uma produção textual, conforme vocês têm no caderno.
Só para lembrar os tópicos a serem seguidos :
- Mencionar o gênero textual :
narrativo
- Pessoa em que o texto será escrito :
3ª
- Tema ou assunto :
- Título :
- Fazer o roteiro (anotações dos tópicos que serão desenvolvidos)
- Escrever o RASCUNHO
- Ler e corrigir o rascunho (- ortografia, - pontuação, - concordância)
- Fazer a produção final ( passar o texto à caneta, usar parágrafo e
fazer letra cursiva bem legível)
TUDO ISSO NO CADERNO
2. Destacar dessa produção textual :
a) 10 substantivos
b) 10 adjetivos
c) 10 verbos
3. Terminar as atividades de
compreensão textual que haviam começado.
4. Todos devem ter o caderno
em ordem (completo com todos os conteúdos trabalhados) que são :
- Pontuação (inclusive com a atividade de pontuação – “O
caso da herança)
- Sinônimos e antônimos
(incluindo a atividade de Atualização de Sinônimos do Hino Nacional Brasileiro
e as frases com cada um dos termos trabalhados)
- Definição de : substantivo /
adjetivo e verbos (com a
atividade de “STOP” + exercícios)
- Conteúdo : “Regras básicas para uma produção
textual” (incluindo a produção livre
solicitada)
As produções textuais produzidas em sala serão devolvidas quando
retornarmos.
5. Produzir um GIBI : A partir da sua compreensão, crie personagens
e faça “tirinhas” (desenhada, colorida e com “balões” para se escrever o texto)
sobre a situação atual das pessoas convivendo com o CORONAVÍRUS. Trabalho para
ser entregue. Faça com todo o capricho que puder.