Eletiva - Manhã - Marketing Pessoal e Comunicação - Prof. Márcio

Google Classroom - Código da turma: tubw7ve


Série
RA
Nome
7A
000112216550-X/SP
AMANDA DAS NEVES FARGNOLLI
9d
000112215397-1/SP
ANA BEATRIS COSTA DA SILVA
9d
000110129505-3/SP
ANDRELINO BERNARDO DA SILVA
8C
000112207270-3/SP
ANDREW DE LIMA SANTIAGO
9B
000108498016-2/SP
ASHLEY MATIAS VILELA
9B
000111281445-0/SP
BRUNA DE SOUZA PELICIARI
8A
000109397439-4/SP
CHARLYS BARBOSA RODRIGUES
8D
000110137281-3/SP
DANIEL LINS DOS PASSOS
9d
000111987462-2/SP
DANIELA OLMOS
9A
000109332753-4/SP
DERIK GABRIEL RAMOS DAS NEVES
9B
000112026446-7/SP
ELLEN RAISSA DA SILVA
9B
000109399647-X/SP
GABRIELA TEIXEIRA NUNES
9d
000110159697-1/SP
GEOVANA CAETANO DA CONCEICAO
7A
000112229799-3/SP
GUILHERME DE SOUZA VARGES
8B
000109404602-4/SP
GUILHERME HENRIQUE RODRIGUES DOS SANTOS
9C
000107952774-6/SP
GUILHERME WONG CASTRO ALVES
9d
000112216012-4/SP
HUGO GUSTAVO LEARD SANTOS PEREIRA
9A
000116064823-2/SP
JEFERSON LOPES FIAUX
9C
000111339254-X/SP
JOAO VITOR NEVES DA SILVA
8C
000109417944-9/SP
JOSEFA TALITA FRANCA MELO
8A
000112222344-4/SP
LEANDRA SILVA OLIVEIRA
9d
000109306151-0/SP
LUCAS GABRIEL FLAUZINO DA SILVA
9d
000110497717-5/SP
MARCIO JUNIOR BERNARDINO SANTOS
8B
000112227185-2/SP
MATHEUS CANDIDO PEREIRA
9d
000110303426-1/SP
MAYSA BIANCA DA SILVA
8C
000110129724-4/SP
MOISES DA SILVA ALMEIDA
9C
000110499023-4/SP
MOISES LINCOLN DA SILVA
9B
000110492485-7/SP
NICOLAS VASCONCELOS PEREIRA
8D
000110493652-5/SP
RENAN SOUZA ARAUJO
9d
000108498521-4/SP
RUBITI PORTO DE QUEIROZ
8C
000108497219-0/SP
RYAM DE ANDRADE
8B
000109372948-X/SP
VINICIOS ALEXANDRE CAVALCANTI DA COSTA
7A
000110160288-0/SP
VINNICIUS LOPES SILVA
9A
000111555212-0/SP
WALLACE JESUS DE OLIVEIRA
9C
000108487809-4/SP
YAN DA SILVA ROCHA



Para conhecer um pouco sobre a disciplina, assista o vídeo no link 
https://youtu.be/eFb0B1lBeFQ



Aulas do 4º bimestre



Período de 26/10 a 06/11


 Dicas de Marketing Pessoal





Agora que você já entendeu o quanto o essa estratégia pode ajudá-lo, é chegado o momento de colocá-la em prática.

Abaixo, confira algumas dicas de marketing pessoal essenciais para a sua implementação.

 

1. Estabeleça sua presença digital

Para justificar este ponto, vou contar uma breve história.

Quando Pedro visitou a empresa de um potencial fornecedor, encontrou-se com Raísa, a presidente da empresa.

Ao fim da reunião, a primeira atitude que tomou foi buscar o nome da executiva no Google.

Assim, ele acabou caindo em seu site oficial, no qual observou suas principais atribuições, depoimentos de clientes e conteúdos ricos.

Dessa maneira, ficou fácil tomar uma decisão.

Observe que o estabelecimento da presença digital tem como objetivo principal fazer com que você seja encontrado.

Além disso, estabelecer uma perspectiva favorável para criar atalhos para seus objetivos de negócios.

Por isso, vale a pena investir em canais como site, blog e principais redes sociais.

Entretanto, há outras plataformas que ajudam no cumprimento de funções específicas de marketing digital, como o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o Pinterest.

 

2. Crie uma identidade

Também conhecido como assinatura, esse elemento está para uma pessoa assim como a identidade visual está para uma organização.

No entanto, em vez de um logotipo e outros componentes visuais, temos o nome, o rosto, a voz, a apresentação, os trejeitos e demais itens que compõem a imagem individual.

O nome, por exemplo, não é necessariamente como o de registro, mas o pseudônimo pelo qual você deseja ser reconhecido.

Já a identidade do rosto inclui suas imagens em perfis sociais e outros canais digitais.

Nesse caso, vale a pena investir.

Assim como um designer é responsável por desenvolver uma marca profissional, um fotógrafo tem muito a contribuir para fotos qualificadas.

O restante dos elementos inclui técnicas de oratória, moda, habilidades sociais, entre outros.

 

3. Participe de eventos do seu mercado

Outra atividade que gera bons resultados no marketing pessoal é a participação em eventos.

Tais congregações não apenas geram visibilidade em um âmbito geral, mas contam com um grande diferencial: a segmentação do público.

Ora, ao participar de acontecimentos corporativos, há um filtro natural de pessoas interessadas em seus valores e ideias.

Ou seja, uma audiência altamente qualificada.

Como dito, o desenvolvimento de um personal branding eficiente gira em torno da aquisição de público e conquista de confiança.

Por conta disso, é preciso aproveitar-se de circunstâncias favoráveis para criar uma imagem ainda mais condizente com seus objetivos.

 

4. Faça networking online e offline

As relações pessoais são um dos pilares do marketing pessoal.

A maneira com a qual você expande a sua rede de contatos é um método valioso para prospecção de potenciais compradores.

Por isso, nas esferas on e offline, invista em interações.

Pode parecer pouco, mas as pessoas realmente levam em consideração o convívio, o diálogo e as experiências passadas.

No mercado atual, os laços precisam ser estreitos para garantir a segurança necessária para o fechamento do negócio.

 

5. Gere conteúdo relevante

Você já deve ter ouvido falar que o conteúdo é rei.

Eu concordo plenamente com essa afirmativa.

A criação de material relevante para a sua persona é capaz de gerar resultados realmente eficientes para o negócio.

Por meio de técnicas de marketing de conteúdo, você gera valor ao público e constrói a sua própria reputação no mercado.

Os formatos podem variar: artigos otimizados para o Google, LinkedIn Pulse e Medium, ebooks aprofundados, podcasts, videoaulas e infográficos estão entre os mais populares.

 

6. Adquira mídia

A mídia adquirida é uma das principais responsáveis pela geração de autoridade.

Trata-se, por exemplo, da citação em outros sites e blogs, entrevistas concedidas a órgãos de imprensa e referências em jornais e revistas.

Em outras palavras, qualquer tipo de mídia orgânica, gerada de maneira espontânea.

As pessoas tendem a confiar mais em informações divulgadas por terceiros, pois pressupõem uma análise imparcial.

Esse tipo de reconhecimento tem ainda o efeito “bola de neve”, estimulando convites para participação em outros eventos.






Aulas do 3º bimestre


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10


Para acessar o conteúdo, clique no link






Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10


Para conhecer a avaliação, clique no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBOz5F73sWqDG_FwSvCKMzu13OWwON9BMACcY-ktMksEl3Mg/viewform



Período de 14/09 a 25/09


A comunicação e o marketing pessoal são duas habilidades indispensáveis aos profissionais que desejam se destacar no mercado. Ao se comunicar de modo efetivo, transmitir seu valor e imagem certa novas oportunidades de trabalho aparecem.

O marketing pessoal é uma ferramenta de promoção que abrange seu nome (e apelido), sua aparência física, seu comportamento, sua qualificação e a forma como se comunica. Você está atento a todos esses aspectos?

Foi pensando nisso que preparamos este post! Continue a leitura e confira 4 dicas para melhorar seu marketing pessoal e sua comunicação verbal e não verbal.

1.  Cuide da sua aparência física

Já ouviu o ditado “a primeira impressão é a que fica”? No marketing pessoal, isso é verdade! A sua aparência é um fator de peso que pode prejudicar suas oportunidades ou abrir novas portas no trabalho.

Quer ver um exemplo bem claro? Imagine que você é um personal trainer autônomo que precisa conseguir mais alunos para poder ter a renda que deseja. No entanto, com tanto trabalho para conseguir novos clientes, está com a aparência um pouco desleixada.

Engordou um pouquinho e as suas roupas já estão justas, seus tênis estão muito desgastados e nem sempre você consegue cuidar das unhas e deixar o cabelo em ordem. Ou seja, sua aparência transmite uma imagem de uma pessoa desorganizada que não consegue seguir o que ensina.

Como conquistar novos alunos se você não consegue transmitir confiança e fazer com que eles vejam em você um exemplo de pessoa saudável e em forma? Logo, cuide muito bem da sua aparência: suas roupas, seus calçados, seu visual, sua pele e tudo o que é importante para transmitir a imagem desejada.

2.  Atente-se a sua linguagem corporal

A sua linguagem corporal anda de mãos dadas com a sua aparência. Se você está um pouco desleixado, provavelmente não vai se atentar a como se posicionar e se comunica com o corpo. Possivelmente vai sentar um pouco curvado ou adotar posições que transmitem insegurança ou desinteresse.

Quando estamos de olho na linguagem corporal, a usamos a nosso favor. Nos atentamos aos gestos e às posturas que devemos adotar e quais devemos evitar para não prejudicar os negócios.

Portanto, aprenda mais sobre a linguagem corporal e fique de olho aberto para identificar como você se posiciona e gesticula no dia a dia.

3.  Invista em qualificação para melhorar o marketing pessoal

No mercado de trabalho, a qualificação é muito importante. Com os cursos certos, você pode ter acesso a novas oportunidades de trabalho e ganhar destaque na sua área.

Portanto, não deixe a qualificação de lado. Invista em uma graduação e dê continuidade aos estudos após o término da faculdade. Busque as certificações reconhecidas da sua área e faça cursos de atualização para conhecer as novidades do seu ramo.

Um curso de Marketing Pessoal também não pode ficar de fora dos seus planos! Seja você um funcionário de empresa, seja um empreendedor. Esse curso o ajuda a dominar o marketing pessoal e assim usar todo o potencial dessa técnica para impulsionar sua carreira ou o seu negócio.

4.  Desenvolva sua habilidade de comunicação

Você consegue se comunicar de modo claro e eficaz? Ou você fala, fala, fala e seu interlocutor não consegue entender sua mensagem? Saber se comunicar é indispensável para fazer um bom marketing pessoal.

Muitas pessoas veem essa habilidade como um desafio muito difícil. Se você for uma delas, procure fazer um curso de Apresentação e Comunicação Interpessoal. Você vai ver como esse investimento vai mudar sua vida profissional!

Desenvolvendo essa habilidade, você vai perder o medo de falar, vai saber usar os recursos tecnológicos a seu favor, vai aprender a envolver seus ouvintes e a fazer um discurso coerente.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer para melhorar sua comunicação e marketing pessoal. Siga essas dicas para aumentar sua visibilidade no mercado de trabalho e ter acesso a novas oportunidades.

Então, que tal começar a cuidar do seu marketing pessoal aperfeiçoando os estudos? Inscreva-se no vestibular para se melhorar sua qualificação e se destacar no mercado!




Período de 31/08 a 11/09


Fique atento à sua postura
É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações.
Pode parecer bobagem, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença.
Quer um exemplo? Só de olhar nos olhos do seu colega de trabalho, você já demonstra transparência e sinceridade.
É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações.
Evite olhar para as mãos, para o chão ou qualquer outro ponto que chame sua atenção.
Mostra desinteresse no que a outra pessoa está dizendo.
A postura do seu corpo também transmite mensagens, às vezes subconscientes. Por isso, vale prestar atenção aos seus gestos e expressões faciais.
Desenvolva a comunicação não-verbal. Os benefícios são evidentes.
Sentar desajeitado na cadeira, por exemplo, demonstra desleixo.
Ficar de braços cruzados ou com as mãos do bolso, por sua vez, pois denotam falta de interesse em socializar e tédio.
Vale o alerta: é nos detalhes que uma estratégia de marketing pessoal conhece o sucesso ou o fracasso.

Cuide do seu visual
Marketing pessoal não é só aparência, mas é também visual.
Ainda que o ambiente organizacional seja mais flexível, há cuidados que precisam ser mantidos.
Nessas horas, vale o bom senso de compreender onde você está.
O ponto é: seu visual demonstra a imagem que você deseja passar para os outros.
Além disso, para trabalhar o seu marketing pessoal não é preciso, necessariamente, investir em roupas de grife, mas sim cuidar da aparência e da higiene.
Barba bem aparada para os homens e acessórios sem muitos exageros para as mulheres são uma boa dica.
Em uma sociedade que valoriza tanto a aparência, goste você ou não, seu visual é o seu cartão de visitas.

Seja um bom ouvinte
Colegas de trabalho, clientes, chefes e estagiários: todos têm algo a ensinar.
Às vezes, os melhores conselhos e as dicas mais valiosas surgem quando se menos espera, em um bate-papo informal.
Mostre que você é um bom ouvinte e passe a ter a admiração das pessoas ao seu redor.
Eles irão se sentir mais valorizados, sabendo que a opinião deles importa para você.
   
Faça um curto vídeo se apresentando:

NOME, SUAS QUALIDADES E SEUS DEFEITOS.




Período de 10/08 a 21/08




A Comunicação como principal Estratégia para alavancar o seu Marketing Pessoal


A imagem de uma pessoa é o seu maior patrimônio. Esta imagem abre oportunidades e determina como será a vida dela. Não é de um dia para o outro que construímos e consolidamos uma imagem vencedora e idônea. É necessário cuidado, prática e interesse.
Se você for bom no que faz, um dia, todos irão reconhecer, certo? Infelizmente, não. Muito provavelmente, você já se deu conta disso. O fato é que certamente não basta ser talentoso e inteligente para alcançar o sucesso.
Quando você não constrói uma marca pessoal, não desenvolve uma rede de relacionamentos, não tem controle sobre a impressão que causa nas pessoas, suas metas de crescimento profissional se distanciam quilômetros e quilômetros de você.
Tudo isto tem a ver com o chamado marketing pessoal, um ingrediente fundamental na receita de vida de qualquer pessoa que ambicione reconhecimento, posições de destaque no mercado, empregos compensadores e relacionamentos felizes.
Vender bem a sua imagem e as suas ideias não consiste em convencer as pessoas de algo que não equivale à verdade. Nada disso. Dedicar-se ao desenvolvimento do marketing pessoal é, na verdade, tomar consciência das suas virtudes, capacitações e dificuldades e saber explorar tudo isto da maneira mais adequada, de acordo com as oportunidades que surgirem.
É importante que você perceba o quanto o nosso modo de falar e agir interfere no marketing pessoal. A influência da comunicação é tão grande que vale muito a pena dedicar esforços e atenção em prol de seu aprimoramento. Uma comunicação eficaz, eloquente, segura e compreensível implica alguns cuidados fundamentais.
Não há espelho que melhor reflita a imagem do homem do que suas palavras. E quando dizemos algo, não dá para simplesmente apagarmos, ou colhermos as palavras lançadas ao ar...
Porém mais do que palavras é a imagem que transmitimos através do modo em que falamos e o nosso sentimento sobre a importância daquilo que mencionamos.
As palavras que o emissor usa correspondem a 7% da mensagem; a maneira como diz, o tom da voz, a ênfase das palavras, o volume e o ritmo correspondem a 38% da mensagem e a mensagem corporal corresponde a 55%. (FRANCES e ROLAND BEE)
A comunicação eficaz é símbolo de poder e autoridade. Cada vez mais em nosso mundo globalizado, a busca da excelência nas comunicações é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de profissionalismo.
Em um mundo competitivo, onde um bom marketing pessoal pode ser a senha para o sucesso, há necessidade da competência técnica, comportamental e emocional, o que inclui ter uma ótima oratória, saber expor suas ideias, ser convincente, ter equilíbrio e ter uma boa relação interpessoal.
Quem de nós não quer ser ouvido com interesse e respeito? Não quer ser aceito? Não quer persuadir o interlocutor com ideias claras, coerentes e objetivas?
A capacidade comunicativa é uma das ferramentas mais poderosas que o ser humano pode possuir. Mais do que nunca é considerado um elemento fundamental no mundo contemporâneo. Portanto, invista em sua comunicação, e em consequência, terás uma imagem mais positiva aos olhos do mundo.








Aulas do 2º bimestre


Aula do dia 31/07


Marketing Pessoal: 13 dicas de como colocar em prática


Na aula de hoje veremos as últimas dicas...



9. Honre seus compromissos e seja pontual
Sabe aquela conversa de que é charmoso chegar atrasado? Em um encontro romântico pode até ser, mas, no universo corporativo, essa não cola.
Se você quer fazer um bom marketing pessoal, nada de seguir o (mau) exemplo de profissionais que estão quase sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos de entrega.
Há quem faça isso de modo consciente, tentando demonstrar um senso de heroísmo para dar conta de uma rotina incrivelmente atribulada.
É um erro, uma armadilha, uma autossabotagem.
Quer uma dica? Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo. De preferência, tente sempre chegar com 10 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso.
Esse cuidado passa uma imagem de pessoa comprometida e interessada.

10. Seja um bom líder
Seja no que fala ou nas atitudes, faça jus às expectativas que depositam em você.
capacidade de liderar é cada vez mais vista como um diferencial importante.
Ser capaz de inspirar a equipe e se tornar uma referência para ela é também mostrar o seu valor.
Mas essa é uma competência que aparece em várias outras situações, inclusive na forma como você conduz a sua vida pessoal e profissional.
Será que você demonstra ser o líder do próprio desenvolvimento?
Seja no que fala ou nas atitudes, faça jus às expectativas que depositam em você.
Tenha uma postura de liderança.

11. Faça networking
Trabalhar e ampliar a sua rede de relacionamentos é uma dica básica de marketing pessoal.
Afinal, você precisa de parceiros, assim como necessita de seguidores e fãs.
Relacione-se com pessoas de sua área de atuação ou do segmento no qual você atua ou gostaria de atuar.
Participe de eventos como palestras, cursos e seminários.
Troque cartão de visitas.
Mas lembre que networking é uma via de mão dupla, na qual não é só você que sai beneficiado. Também ajude sua rede quando possível e mantenha sempre contato.
É justamente por meio dessas relações que você cria vínculos, conhece pessoas, compartilha interesses comuns e, em última instância, é notado e lembrado.

12. Invista em algo seu
Sabe aquela habilidade que você julga possuir? Que acredita ser melhor do que outras pessoas?
Então, se dedique com mais afinco a ela.
Pode ser algo que pareça irrelevante em um primeiro momento, como aquela apresentação bem construída e visualmente agradável ou a capacidade de organizar ideias.
O importante é não ser mais do mesmo.
Mostre que você não é aquela peça que saiu do forno igual a todos os outros da sua área
Tenha aquele diferencial que fará as pessoas lembrarem de você.

13. Cuide de sua imagem virtual
A internet pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal. Depende de você.
Tenha muita atenção e cuidado – especialmente com as redes sociais.
Sempre mantenha a coerência entre o que é dito e o que se faz na vida profissional e fora dela.
O marketing pessoal está cada vez mais ligado à imagem virtual.
Os recrutadores, líderes e o mercado como um todo estão de olho naquilo que você publica.
Então, pense bem antes de postar. Evite compartilhar fotos ou informações muito pessoais.
Utilize esse espaço para divulgar cursos que você tenha feito ou artigos interessantes de sua área de atuação.

Deixe as mídias sociais falarem bem de você.



Aula do dia 24/07


AVALIAÇÃO

Para acessar, clique no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvPjphCd4v2OB30AHYY8c42dyeXteo-WKI8BEHrcs2Npe9Tg/viewform



Aula do dia 17/07


Marketing Pessoal: 13 dicas de como colocar em prática


Continuando com as dicas, na aula de hoje veremos mais 4...


5. Cuide do seu visual
Marketing pessoal não é só aparência, mas é também visual.
Ainda que o ambiente organizacional seja mais flexível, há cuidados que precisam ser mantidos.
Nessas horas, vale o bom senso de compreender onde você está.
O ponto é: seu visual demonstra a imagem que você deseja passar para os outros.
Além disso, para trabalhar o seu marketing pessoal não é preciso, necessariamente, investir em roupas de grife, mas sim cuidar da aparência e da higiene.
Barba bem aparada para os homens e acessórios sem muitos exageros para as mulheres são uma boa dica.
Em uma sociedade que valoriza tanto a aparência, goste você ou não, seu visual é o seu cartão de visitas.

6. Seja um bom ouvinte
Colegas de trabalho, clientes, chefes e estagiários: todos têm algo a ensinar.
Às vezes, os melhores conselhos e as dicas mais valiosas surgem quando se menos espera, em um bate-papo informal.
Mostre que você é um bom ouvinte e passe a ter a admiração das pessoas ao seu redor.
Eles irão se sentir mais valorizados, sabendo que a opinião deles importa para você.

7. Melhore sua comunicação
Se existem alguns termos específicos na sua área de atuação, busque ter o domínio deles para não acabar fazendo feio.
Ouvir melhor é parte da comunicação, mas não é o todo. É preciso mais para dominar a interlocução como um todo.
Por isso, tenha o máximo de cuidado ao se expressar, seja no trabalho ou no trato com clientes.
Fale de forma clara e evite gírias, ainda que esteja em uma videoconferência via redes sociais.
Se existem alguns termos específicos na sua área de atuação, busque ter o domínio deles para não acabar fazendo feio.
Vale o mesmo para a escrita.
Utilize corretores de texto ou ferramentas online para ajudá-lo a não enviar e-mails ou redigir documentos com problemas de ortografia e repetição de palavras.

8. Esteja ligado no que acontece no mundo
Já que estamos batendo bastante na tecla da comunicação, não ignore o que acontece na sociedade.
Se estar bem informado é algo que já faz parte da sua rotina, ótimo, pois demonstra competência. Se não for o caso, ainda há tempo de mudar.
Afinal, você não vai querer ficar perdido no assunto quando as pessoas ao seu redor estiverem falando sobre atualidades, não é mesmo?
Ou, ainda, ficar sem resposta quando alguém perguntar sua opinião sobre determinado assunto.
Então, procure acompanhar as principais notícias diariamente, seja do jeito que for.

Com os meios digitais, não há desculpa para agir diferente.



Aula do dia 10/07


Marketing Pessoal: 13 dicas de como colocar em prática


Na aula de hoje, veremos 4 dicas...


1. Tenha um objetivo
Do que adianta trabalhar o seu marketing pessoal se, antes, não estiver estabelecido um objetivo bem claro sobre o que você deseja alcançar?
Então, não comece sem traçar uma meta e, em seguida, as ações necessárias para concretizá-la.
Você deseja uma promoção? Está de olho em uma vaga na concorrência? Deseja mudar sua área de atuação?
Não faça como um marinheiro de primeira viagem – mesmo que seja um.
Com um norte marcado na sua bússola, fica mais fácil traçar planos no curto, médio e longo prazos.
Também pesquise junto a outras pessoas que já atingiram o que você almeja e verifique se não é necessário uma qualificação ou experiência mais específica para tal, por exemplo.
Afinal, para ter sucesso ao trabalhar a sua imagem, é necessário garantir que as suas habilidades sejam suficientes.

2. Pratique o autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é uma maneira eficiente de promover o marketing pessoal.
Quem ganha, no final, não é apenas você mesmo, mas também quem trabalha à sua volta, a empresa, seus amigos e família.
É fundamental listar quais são seus pontos fortes e fracos e identificar o que você pensa e faz em relação a cada um deles.
Isso não vale somente para aptidões técnicas, mas principalmente para aspectos comportamentais.
Você é bom em quê? Liderança? Inteligência emocional?
No que pode evoluir? Autoconfiança? Resiliência?
Reflita sobre qual seria a melhor maneira de lidar com eventuais dificuldades e como fazer para desenvolver suas capacidades mais fortes.

3. Invista em qualificação
Conhecimento nunca é demais. É como diz a sabedoria popular: a inteligência é um bem que ninguém pode nos roubar.
Mesmo que você seja um excelente profissional, não caia nas armadilhas da zona de conforto.
A estagnação o afasta dos objetivos e atrapalha o seu desenvolvimento. Como consequência, a imagem que transmite de você mesmo nunca é tão boa quanto poderia ser.
Portanto, esteja em constante desenvolvimento e aprendizado. Utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novos saberes.
Seja por meio de formações e treinamentos, aprendendo um novo idioma ou participando de palestras, workshops e programas de motivação, permita-se evoluir.
Com um mercado cada vez mais competitivo, você precisa ter, além das qualificações comportamentais, habilidades técnicas sólidas para se destacar e atingir seus objetivos profissionais.

4. Fique atento à sua postura
É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações.
Pode parecer bobagem, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença.
Quer um exemplo? Só de olhar nos olhos do seu colega de trabalho, você já demonstra transparência e sinceridade.
É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações.
Evite olhar para as mãos, para o chão ou qualquer outro ponto que chame sua atenção.
Mostra desinteresse no que a outra pessoa está dizendo.
A postura do seu corpo também transmite mensagens, às vezes subconscientes. Por isso, vale prestar atenção aos seus gestos e expressões faciais.
Desenvolva a comunicação não-verbal. Os benefícios são evidentes.
Sentar-se desajeitado na cadeira, por exemplo, demonstra desleixo.
Ficar de braços cruzados ou com as mãos do bolso, por sua vez, pois denotam falta de interesse em socializar e tédio.

Vale o alerta: é nos detalhes que uma estratégia de marketing pessoal conhece o sucesso ou o fracasso.




Aula do dia 03/07


Influência das redes sociais no Marketing Pessoal

Não é preciso deixar de ser você mesmo e passar a uma representação perfeita do funcionário do mês nas redes.
Atualmente, é uma prática comum pesquisarmos sobre as pessoas nas redes sociais, seja no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, entre outras.
Por isso, não pense que o que você transmite na internet também não influencia no seu marketing pessoal.
Não é preciso deixar de ser você mesmo e passar a uma representação perfeita do funcionário do mês nas redes.
O importante é manter o equilíbrio e agir de maneira sensata.
Talvez seja melhor deixar certos tipos de publicações para os grupos privados do WhatsApp, não é mesmo?
A dica de ouro é seguir perfis de pessoas influentes na sua área e ver como elas se comportam na internet, que tipo de conteúdos compartilham, como elas se mostram, que tipo de imagem publicam.
Se você tem o próprio negócio, faça um benchmarking da concorrência para se espelhar nas melhores práticas.
A informação está acessível, a apenas um clique. Por que não se inspirar para evoluir?

Assistir o vídeo que está no link:


Faça uma reflexão o que está errado no vídeo:




Aula do dia 26/06


A Importância de um Bom Relacionamento Interpessoal



Atividade:

Releia o texto da aula de 22/05 e faça um breve relato sobre:

A Importância de um Bom Relacionamento Interpessoal




Aula do dia 19/06


A Comunicação e o Marketing Pessoal nos dias de hoje
Por Reinaldo Passadori*
Quando ouvimos falar em marketing pessoal, o que mais se evidencia é a embalagem, ou seja, as recomendações e os cuidados sobre como se apresentar, vestir roupas adequadas ao contexto, falar de forma polida, sorrir, ser gentil, evitar gírias etc.
Hoje quero falar um pouco sobre o produto, obviamente sem desconsiderar a aparência e os cuidados com o asseio corporal e a educação. Quero me referir à atitude que temos diante de nós mesmos e diante das diversas pessoas nos mais diferentes contextos. De nada adianta ter uma bela embalagem se o produto, ou seja, a essência é ruim ou inconsistente. Do mesmo modo, em relação às pessoas que se vestem bem, enfeitam-se com joias e adornos, perfumam-se, mas não têm bom caráter e falham em ética e integridade.
Esteja certo de que faz um bom marketing pessoal aquela pessoa que ama a si mesma, que cuida da sua saúde, do seu corpo, que cultiva hábitos sadios e saudáveis, alimenta-se adequadamente, dorme bem, sabe se divertir, tem amigos, é bem quista por onde anda, lê e aprende algo novo a cada dia, celebra suas conquistas, sabe se valorizar.
Ao olhar-se em um espelho, vê do outro lado um ser humano maravilhoso, capaz de sentir emoções, de perceber a vida através dos sentidos. Reconhece que é capaz, inteligente, criativo, tem poder de livre arbítrio e pode escolher os caminhos que deseja trilhar através das decisões que toma.
Pode sonhar e realizar seus sonhos, defender seus pontos de vista e flexibilizar-se para mudar de opinião e fugir das armadilhas de uma vida rotineira e sem sabor.
Pode, a cada momento, viver em estado de presença e consciência das suas emoções, dos seus pensamentos e de suas ações.
Também reforça o seu marketing pessoal quem ama o tema, aquilo que fala, como sendo o mais precioso saber, a mais preciosa joia que será compartilhada através da sua voz, dos seus gestos, como expressão das suas emoções e dos seus pensamentos. É como se o que vai ser falado passasse pelo cérebro, depois pelo coração e aí sim, ser personalizado pelas palavras através da fala.
Quem ama o que fala se preocupa em se preparar, em organizar as ideias, em ser congruente e dizer apenas o que é necessário, com elegância e sutileza, com sensibilidade e adequação em relação aos seus objetivos.
Por fim, não menos importante, quem deseja fazer um bom marketing pessoal no processo da comunicação, ama sua audiência (ou deveria amar). Em termos práticos isso se reflete em respeito aos ouvidos e à sensibilidade do outro, à paciência e tolerância para aceitar o outro como o outro é e não do jeito e da forma que você gostaria que ele fosse. Significa cultivar a mais difícil das etapas no processo da Comunicação que é saber ouvir, cultivar o hábito da empatia que nada mais é que a capacidade de colocar-se no lugar do outro, entendendo seu temperamento, seu momento psicológico, seus deslizes e sua capacidade de entender o que você quer dizer. Um bom produto, ou seja, uma pessoa que pauta sua vida por valores, age congruentemente com esses princípios, sem dúvida causará uma impressão muito melhor do que aquela que apenas cuida da embalagem e da aparência.

* Reinaldo Passadori é professor de comunicação verbal, palestrante, fundador do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal e autor do livro “Comunicação Essencial” (2003, Editora Gente).

Assista o vídeo para saber mais sobre o assunto:


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Aulas do 1º bimestre (em ordem de data)


Aula 1 - dia 08/05

O que é Comunicação:
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.
A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um significado (por exemplo, as cores do semáforo), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (o meio por onde circula a mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.).

Nesse processo podem ser identificados os seguintes elementos: emissor, receptor, código (sistema de sinais) e canal de comunicação. Um outro elemento presente no processo comunicativo é o ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem (por exemplo, falta de rede no celular).


Aula 2 - dia 15/05

Os tipos de comunicação



A seguir vamos compreender os tipos de comunicação. Portanto, fique atento (a) a cada detalhe!

Comunicação Verbal

A comunicação verbal abrange a comunicação escrita e a comunicação oral. É a forma de comunicação mais utilizada devido à sua capacidade de transmitir ideias de grande complexidade.

Está presente nas mais diversas situações de convívio social ou nas corporações, sendo importante ferramenta para todos os tipos de relações que pudermos imaginar. Essa comunicação ocorre na forma passiva, ou seja, quando ouvimos alguém falando ou lemos uma mensagem escrita – quando somos os receptores; ou na forma ativa, quando falamos ou escrevemos - quando somos o emissor da mensagem.

Comunicação Escrita

A comunicação escrita é o código utilizado pelos livros, pelo jornalismo impresso ou on-line e pelas ferramentas de comunicação virtual.

Nela o receptor está ausente, o que transforma a comunicação em um constante monólogo do emissor. Requer o máximo cuidado na ordenação das informações e na correção ortográfica e de pontuação.

Ainda que sejam possíveis as retificações, os erros ou os ruídos nesse tipo de comunicação comprometem o entendimento da mensagem pelo receptor.

Comunicação Oral

Ao contrário da comunicação escrita, a comunicação oral é presencial, ou seja, nela emissor e receptor estão presentes (exceto o caso da televisão, do rádio e das mensagens gravadas).

Essa, também, é um instrumento necessário para quem deseja conquistar amigos, uma vez que possibilita a interação social.

Para saber como transmitir uma mensagem de forma correta, segue algumas dicas:

• Não tenha medo de falar;

• Fale com naturalidade;

• Contorne situações difíceis e inesperadas;

• Planeje uma imagem simpática e confiante;

• Converse com desenvoltura;

• Se necessário, responda perguntas com segurança;

• Não gesticule em excesso.


Comunicação Não Verbal

A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, sinais, códigos sonoros, expressões faciais ou corporais, imagens ou outros códigos representativos.

Essa comunicação pode ser utilizada de forma isolada, a exemplo dos sinais de trânsito, da mímica ou da linguagem de Libras, linguagem de sinais para deficientes auditivos.

Comunicação por olhar - As pessoas se fazem entender somente pelo olhar.

Comunicação por mímica - São os gestos das mãos, corpo, face e as caretas que transmitem determinada informação.

Comunicação por gesto - Pode ser de forma voluntária, como um beijo, mas também pode ser involuntária, como mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo, o que caracteriza tensão e nervosismo.

Comunicação pela postura - O modo como sentamos, com o corpo para um lado ou para o outro, até mesmo a posição pela qual relaxamos nossos pés. Essas posturas, na maioria das vezes, correspondem ao subconsciente transmitindo uma mensagem.

Comunicação Assertiva

Além dos tipos de comunicação que acabamos de ver, temos a 
comunicação assertiva.

A capacidade de ser assertivo é uma das grandes ferramentas para conquistar amizades nos diversos níveis de relacionamento interpessoal. Ser assertivo é comunicar-se adequadamente de maneira direta, aberta, sincera, objetiva e efetiva sem provocar constrangimentos em outras pessoas.

A assertividade é definida como autoexpressão da qual o indivíduo manifesta o que sente e pensa, defendendo seus direitos humanos básicos sem desrespeitar os direitos básicos dos outros.

Na comunicação humana, o comportamento não assertivo e agressivo, raramente, ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos ou a traduzirem seus sentimentos e necessidades.

A postura assertiva é a habilidade de dar respostas assertivas e honestas, que sejam adequadas à cultura, à situação e às outras pessoas envolvidas.

Ser assertivo é apostar na mudança de comportamento para melhorar e se adaptar a todos os tipos de personalidade.

Ter comportamento assertivo é ser:

• Ativo;

• Direto;

• Honesto;

• Transparente;

• Transmitir respeito pelos outros.



Aula 3 - dia 22/05

A Importância de um Bom Relacionamento Interpessoal

Sabia que um bom relacionamento interpessoal é o resultado de um bom relacionamento intrapessoal? Ou seja, reflexo da forma como nos relacionamos com nós mesmos. Se internamente estamos bem-resolvidos com nossas questões pessoais e profissionais, nossas relações exteriores tendem a ser melhores também. Por outro lado, quando algo, em nossa mente ou coração, não vai bem e padecemos de algum tipo de dor emocional acabamos refletindo este mal estar na forma como tratamos as outras pessoas e a nós.
Na maioria das vezes, este desconforto pode revelar atitudes negativas, agressivas, errôneas e altamente sabotadoras.  Portanto, não é por acaso que vemos líderes e colegas de trabalho que, por conta de seus problemas pessoais, às vezes, acabam tratando com rispidez todos com quem se relacionam em seu dia a dia. No trânsito, nos locais públicos ou mesmo no trabalho ninguém lhes escapa.
Em casa não é diferente, pois quando um dos membros da família não está satisfeito ou feliz com algo, logo acaba tendo comportamentos nocivos, que tanto podem afastar como ferir e magoar profundamente os seus familiares. Portanto, para ter um bom relacionamento interpessoal com os demais, antes de tudo, a pessoa precisa estar em paz consigo mesma.
Neste sentido, eu quero convidar você a fazer o exercício poderoso de começar a observar com mais atenção às atitudes das pessoas ao seu redor e também as suas. Note que quando algo não vai bem, não raro, nós tendemos a externalizar nossa insatisfação por meio do mau humor, da tristeza, do isolamento ou mesmo da agressividade.
Perceber isso é muito importante, especialmente nas relações de trabalho e familiares, pois quando o outro não está bem e nos trata de forma hostil ou afrontosa, geralmente tendemos a levar isso para o pessoal e a achar que o problema dele é conosco. O mesmo acontece na visão dos outros em relação a nós. Saiba que na maioria das vezes não é pessoal e, que seu comportamento, na real, é o reflexo de uma insatisfação interna, passageira ou constante.
Claro, agredir alguém verbalmente não é a melhor forma de resolver um problema. Contudo, este é um aprendizado que apenas a vida e o tempo pode nos proporcionam. De sua parte, o que pode fazer quando isso acontecer com você é exercitar o não julgamento. Não se apresse em dar um diagnóstico para o que o outro sente, pois se nem ele mesmo está convicto disso ou entende de fato pelo que está passando naquele momento, não cabe a nenhum de nós julgarmos seus motivos.
Ter esta consciência nos faz exercitar a capacidade de empatia, que o ato de se colocar no lugar do outro para tentar entender suas ideias, sentimentos, motivações ou mesmo as suas dores. Ser empático é o primeiro passo para aprender a respeitar as pessoas com as quais convivemos e um elemento essencial na construção de relacionamentos interpessoais mais positivos.



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