Série
|
RA
|
Nome
|
7A
|
000112216550-X/SP
|
AMANDA DAS NEVES FARGNOLLI
|
9d
|
000112215397-1/SP
|
ANA BEATRIS COSTA DA SILVA
|
9d
|
000110129505-3/SP
|
ANDRELINO BERNARDO DA SILVA
|
8C
|
000112207270-3/SP
|
ANDREW DE LIMA SANTIAGO
|
9B
|
000108498016-2/SP
|
ASHLEY MATIAS VILELA
|
9B
|
000111281445-0/SP
|
BRUNA DE SOUZA PELICIARI
|
8A
|
000109397439-4/SP
|
CHARLYS BARBOSA RODRIGUES
|
8D
|
000110137281-3/SP
|
DANIEL LINS DOS PASSOS
|
9d
|
000111987462-2/SP
|
DANIELA OLMOS
|
9A
|
000109332753-4/SP
|
DERIK GABRIEL RAMOS DAS NEVES
|
9B
|
000112026446-7/SP
|
ELLEN RAISSA DA SILVA
|
9B
|
000109399647-X/SP
|
GABRIELA TEIXEIRA NUNES
|
9d
|
000110159697-1/SP
|
GEOVANA CAETANO DA CONCEICAO
|
7A
|
000112229799-3/SP
|
GUILHERME DE SOUZA VARGES
|
8B
|
000109404602-4/SP
|
GUILHERME HENRIQUE RODRIGUES DOS
SANTOS
|
9C
|
000107952774-6/SP
|
GUILHERME WONG CASTRO ALVES
|
9d
|
000112216012-4/SP
|
HUGO GUSTAVO LEARD SANTOS PEREIRA
|
9A
|
000116064823-2/SP
|
JEFERSON LOPES FIAUX
|
9C
|
000111339254-X/SP
|
JOAO VITOR NEVES DA SILVA
|
8C
|
000109417944-9/SP
|
JOSEFA TALITA FRANCA MELO
|
8A
|
000112222344-4/SP
|
LEANDRA SILVA OLIVEIRA
|
9d
|
000109306151-0/SP
|
LUCAS GABRIEL FLAUZINO DA SILVA
|
9d
|
000110497717-5/SP
|
MARCIO JUNIOR BERNARDINO SANTOS
|
8B
|
000112227185-2/SP
|
MATHEUS CANDIDO PEREIRA
|
9d
|
000110303426-1/SP
|
MAYSA BIANCA DA SILVA
|
8C
|
000110129724-4/SP
|
MOISES DA SILVA ALMEIDA
|
9C
|
000110499023-4/SP
|
MOISES LINCOLN DA SILVA
|
9B
|
000110492485-7/SP
|
NICOLAS VASCONCELOS PEREIRA
|
8D
|
000110493652-5/SP
|
RENAN SOUZA ARAUJO
|
9d
|
000108498521-4/SP
|
RUBITI PORTO DE QUEIROZ
|
8C
|
000108497219-0/SP
|
RYAM DE ANDRADE
|
8B
|
000109372948-X/SP
|
VINICIOS ALEXANDRE CAVALCANTI DA
COSTA
|
7A
|
000110160288-0/SP
|
VINNICIUS LOPES SILVA
|
9A
|
000111555212-0/SP
|
WALLACE JESUS DE OLIVEIRA
|
9C
|
000108487809-4/SP
|
YAN DA SILVA ROCHA
|
Para conhecer um pouco sobre a disciplina, assista o vídeo no link
https://youtu.be/eFb0B1lBeFQ
Dicas
de Marketing Pessoal
Agora que você
já entendeu o quanto o essa estratégia pode ajudá-lo, é chegado o momento de
colocá-la em prática.
Abaixo, confira
algumas dicas de marketing pessoal essenciais para a sua implementação.
1. Estabeleça sua presença digital
Para justificar
este ponto, vou contar uma breve história.
Quando Pedro
visitou a empresa de um potencial fornecedor, encontrou-se com Raísa, a
presidente da empresa.
Ao fim da
reunião, a primeira atitude que tomou foi buscar o nome da executiva no Google.
Assim, ele
acabou caindo em seu site oficial, no qual observou suas principais
atribuições, depoimentos de clientes e conteúdos ricos.
Dessa maneira,
ficou fácil tomar uma decisão.
Observe que o
estabelecimento da presença digital tem como objetivo principal fazer com que
você seja encontrado.
Além disso,
estabelecer uma perspectiva favorável para criar atalhos para seus objetivos de
negócios.
Por isso, vale a
pena investir em canais como site, blog e principais redes sociais.
Entretanto, há
outras plataformas que ajudam no cumprimento de funções específicas de marketing digital, como o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o Pinterest.
2. Crie uma identidade
Também conhecido
como assinatura, esse elemento está para uma pessoa assim como a identidade
visual está para uma organização.
No entanto, em
vez de um logotipo e outros componentes visuais, temos o nome, o rosto, a voz,
a apresentação, os trejeitos e demais itens que compõem a imagem individual.
O nome, por
exemplo, não é necessariamente como o de registro, mas o pseudônimo pelo qual
você deseja ser reconhecido.
Já a identidade
do rosto inclui suas imagens em perfis sociais e outros canais digitais.
Nesse caso, vale
a pena investir.
Assim como um
designer é responsável por desenvolver uma marca profissional, um fotógrafo tem
muito a contribuir para fotos qualificadas.
O restante dos
elementos inclui técnicas de oratória, moda, habilidades sociais, entre outros.
3. Participe de eventos do seu mercado
Outra atividade
que gera bons resultados no marketing pessoal é a participação em eventos.
Tais congregações
não apenas geram visibilidade em um âmbito geral, mas contam com um grande
diferencial: a segmentação do público.
Ora, ao
participar de acontecimentos corporativos, há um filtro natural de pessoas
interessadas em seus valores e ideias.
Ou seja, uma audiência
altamente qualificada.
Como dito, o
desenvolvimento de um personal branding eficiente gira em torno da aquisição de
público e conquista de confiança.
Por conta disso,
é preciso aproveitar-se de circunstâncias favoráveis para criar uma imagem
ainda mais condizente com seus objetivos.
4. Faça networking online e offline
As relações
pessoais são um dos pilares do marketing pessoal.
A maneira com a
qual você expande a sua rede de contatos é um método valioso para prospecção de
potenciais compradores.
Por isso, nas
esferas on e offline, invista em interações.
Pode parecer
pouco, mas as pessoas realmente levam em consideração o convívio, o diálogo e
as experiências passadas.
No mercado
atual, os laços precisam ser estreitos para garantir a segurança necessária
para o fechamento do negócio.
5. Gere conteúdo relevante
Você já deve ter
ouvido falar que o conteúdo é rei.
Eu concordo
plenamente com essa afirmativa.
A criação de
material relevante para a sua persona é capaz de gerar resultados realmente
eficientes para o negócio.
Por meio de
técnicas de marketing de conteúdo, você gera valor ao público e constrói a sua
própria reputação no mercado.
Os formatos
podem variar: artigos otimizados para o Google, LinkedIn Pulse e Medium, ebooks aprofundados,
podcasts, videoaulas e infográficos estão entre os mais populares.
6. Adquira mídia
A mídia
adquirida é uma das principais responsáveis pela geração de autoridade.
Trata-se, por
exemplo, da citação em outros sites e blogs, entrevistas concedidas a órgãos de
imprensa e referências em jornais e revistas.
Em outras
palavras, qualquer tipo de mídia orgânica, gerada de maneira espontânea.
As pessoas
tendem a confiar mais em informações divulgadas por terceiros, pois pressupõem
uma análise imparcial.
Esse tipo de
reconhecimento tem ainda o efeito “bola de neve”, estimulando convites para participação
em outros eventos.
Para acessar o conteúdo, clique no link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBOz5F73sWqDG_FwSvCKMzu13OWwON9BMACcY-ktMksEl3Mg/viewform
Período de 14/09 a 25/09
A comunicação e o marketing pessoal
são duas habilidades indispensáveis aos profissionais que desejam se destacar
no mercado. Ao se comunicar de modo efetivo, transmitir seu valor e imagem
certa novas oportunidades de trabalho aparecem.
O marketing pessoal é uma ferramenta
de promoção que abrange seu nome (e apelido), sua aparência física, seu
comportamento, sua qualificação e a forma como se comunica. Você está atento
a todos esses aspectos?
Foi pensando nisso que preparamos
este post! Continue a leitura e confira 4 dicas para melhorar seu
marketing pessoal e sua comunicação verbal e não verbal.
1. Cuide da sua
aparência física
Já ouviu o ditado “a primeira
impressão é a que fica”? No marketing pessoal, isso é verdade! A sua aparência
é um fator de peso que pode prejudicar suas oportunidades ou abrir novas portas
no trabalho.
Quer ver um exemplo bem claro?
Imagine que você é um personal trainer autônomo que precisa conseguir mais
alunos para poder ter a renda que deseja. No entanto, com tanto trabalho para
conseguir novos clientes, está com a aparência um pouco desleixada.
Engordou um pouquinho e as suas
roupas já estão justas, seus tênis estão muito desgastados e nem sempre você
consegue cuidar das unhas e deixar o cabelo em ordem. Ou seja, sua
aparência transmite uma imagem de uma pessoa desorganizada que não consegue
seguir o que ensina.
Como conquistar novos alunos se
você não consegue transmitir confiança e fazer com que eles vejam em você
um exemplo de pessoa saudável e em forma? Logo, cuide muito bem da sua
aparência: suas roupas, seus calçados, seu visual, sua pele e tudo o que é
importante para transmitir a imagem desejada.
2. Atente-se a sua
linguagem corporal
A sua linguagem corporal anda de mãos
dadas com a sua aparência. Se você está um pouco desleixado, provavelmente não
vai se atentar a como se posicionar e se comunica com o corpo. Possivelmente
vai sentar um pouco curvado ou adotar posições que transmitem insegurança ou
desinteresse.
Quando estamos de olho na linguagem
corporal, a usamos a nosso favor. Nos atentamos aos gestos e às posturas que
devemos adotar e quais devemos evitar para não prejudicar os negócios.
Portanto, aprenda mais sobre a
linguagem corporal e fique de olho aberto para identificar como você se
posiciona e gesticula no dia a dia.
3. Invista em
qualificação para melhorar o marketing pessoal
No mercado de trabalho, a
qualificação é muito importante. Com os cursos certos, você pode ter acesso a
novas oportunidades de trabalho e ganhar destaque na sua área.
Portanto, não deixe a qualificação de
lado. Invista em uma graduação e dê continuidade aos estudos após o término da
faculdade. Busque as certificações reconhecidas da sua área e faça cursos de
atualização para conhecer as novidades do seu ramo.
Um curso de Marketing
Pessoal também não pode ficar de fora dos seus planos! Seja você um
funcionário de empresa, seja um empreendedor. Esse curso o ajuda a dominar
o marketing pessoal e assim usar todo o potencial dessa técnica para
impulsionar sua carreira ou o seu negócio.
4. Desenvolva sua
habilidade de comunicação
Você consegue se comunicar de modo
claro e eficaz? Ou você fala, fala, fala e seu interlocutor não consegue entender
sua mensagem? Saber se comunicar é indispensável para fazer um bom marketing
pessoal.
Muitas pessoas veem essa habilidade
como um desafio muito difícil. Se você for uma delas, procure fazer um curso de
Apresentação e Comunicação Interpessoal. Você vai ver como esse investimento
vai mudar sua vida profissional!
Desenvolvendo essa habilidade, você
vai perder o medo de falar, vai saber usar os recursos tecnológicos a seu
favor, vai aprender a envolver seus ouvintes e a fazer um discurso coerente.
Pronto! Agora você já sabe o que
fazer para melhorar sua
comunicação e marketing pessoal. Siga essas dicas para aumentar sua
visibilidade no mercado de trabalho e ter acesso a novas oportunidades.
Então, que tal começar a cuidar do
seu marketing pessoal aperfeiçoando os estudos? Inscreva-se no vestibular para se
melhorar sua qualificação e se destacar no mercado!
Período de 31/08 a 11/09
Período de 10/08 a 21/08
Aula do dia 31/07
Aula do dia 24/07
AVALIAÇÃO
Para acessar, clique no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvPjphCd4v2OB30AHYY8c42dyeXteo-WKI8BEHrcs2Npe9Tg/viewform
Aula do dia 17/07
Aula do dia 10/07
Aula do dia 03/07
Atividade:
Releia o texto da aula de 22/05 e faça um breve relato sobre:
A Importância de um Bom Relacionamento Interpessoal
____________________________________________
Aulas do 1º bimestre (em ordem de data)
Aula 1 - dia 08/05
Os tipos de comunicação
Comunicação Verbal
A comunicação verbal abrange a comunicação escrita e a comunicação oral. É a forma de comunicação mais utilizada devido à sua capacidade de transmitir ideias de grande complexidade.
Está presente nas mais diversas situações de convívio social ou nas corporações, sendo importante ferramenta para todos os tipos de relações que pudermos imaginar. Essa comunicação ocorre na forma passiva, ou seja, quando ouvimos alguém falando ou lemos uma mensagem escrita – quando somos os receptores; ou na forma ativa, quando falamos ou escrevemos - quando somos o emissor da mensagem.
Comunicação Escrita
A comunicação escrita é o código utilizado pelos livros, pelo jornalismo impresso ou on-line e pelas ferramentas de comunicação virtual.
Nela o receptor está ausente, o que transforma a comunicação em um constante monólogo do emissor. Requer o máximo cuidado na ordenação das informações e na correção ortográfica e de pontuação.
Ainda que sejam possíveis as retificações, os erros ou os ruídos nesse tipo de comunicação comprometem o entendimento da mensagem pelo receptor.
Comunicação Oral
Ao contrário da comunicação escrita, a comunicação oral é presencial, ou seja, nela emissor e receptor estão presentes (exceto o caso da televisão, do rádio e das mensagens gravadas).
Essa, também, é um instrumento necessário para quem deseja conquistar amigos, uma vez que possibilita a interação social.
Para saber como transmitir uma mensagem de forma correta, segue algumas dicas:
• Não tenha medo de falar;
• Fale com naturalidade;
• Contorne situações difíceis e inesperadas;
• Planeje uma imagem simpática e confiante;
• Converse com desenvoltura;
• Se necessário, responda perguntas com segurança;
• Não gesticule em excesso.
Comunicação Não Verbal
A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, sinais, códigos sonoros, expressões faciais ou corporais, imagens ou outros códigos representativos.
Essa comunicação pode ser utilizada de forma isolada, a exemplo dos sinais de trânsito, da mímica ou da linguagem de Libras, linguagem de sinais para deficientes auditivos.
Comunicação por olhar - As pessoas se fazem entender somente pelo olhar.
Comunicação por mímica - São os gestos das mãos, corpo, face e as caretas que transmitem determinada informação.
Comunicação por gesto - Pode ser de forma voluntária, como um beijo, mas também pode ser involuntária, como mãos que não param de rabiscar ou de mexer em algo, o que caracteriza tensão e nervosismo.
Comunicação pela postura - O modo como sentamos, com o corpo para um lado ou para o outro, até mesmo a posição pela qual relaxamos nossos pés. Essas posturas, na maioria das vezes, correspondem ao subconsciente transmitindo uma mensagem.
Comunicação Assertiva
Além dos tipos de comunicação que acabamos de ver, temos a comunicação assertiva.
A capacidade de ser assertivo é uma das grandes ferramentas para conquistar amizades nos diversos níveis de relacionamento interpessoal. Ser assertivo é comunicar-se adequadamente de maneira direta, aberta, sincera, objetiva e efetiva sem provocar constrangimentos em outras pessoas.
A assertividade é definida como autoexpressão da qual o indivíduo manifesta o que sente e pensa, defendendo seus direitos humanos básicos sem desrespeitar os direitos básicos dos outros.
Na comunicação humana, o comportamento não assertivo e agressivo, raramente, ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos ou a traduzirem seus sentimentos e necessidades.
A postura assertiva é a habilidade de dar respostas assertivas e honestas, que sejam adequadas à cultura, à situação e às outras pessoas envolvidas.
Ser assertivo é apostar na mudança de comportamento para melhorar e se adaptar a todos os tipos de personalidade.
Ter comportamento assertivo é ser:
• Ativo;
• Direto;
• Honesto;
• Transparente;
• Transmitir respeito pelos outros.