Sala de Leitura

4º BIMESTRE

SEMANA de 23 de novembro a 27 de novembro de 2020

6º e 7º anos

Queridos alunos!!! Saudade de todos vocês

Continuando a estudar as seis mulheres negras que se destacaram:

1)    Dandara

2)    Antonieta de Barros

3)    Aqualtune

4)    Tereza de Benguela

5)    Maria Felipa de Oliveira

6)    Luiza Mahin

 Luiza Mahin

Nascida no início do século XIX, Luiza foi uma escrava africana liberta, radicada no Brasil, mãe do abolicionista Luiz Gama.

Seu filho, defensor do ideal libertário, merece por si, uma memória.

Luiza pertencia à tribo Mahin, da nação africana Nagô, de onde vem seu sobrenome. Os Mahin eram adeptos do Islamismo e, no Brasil, ficaram conhecidos como malês. Esses negros escravos como os Mahin, Hauçás, Tapas, Bornus, entre outros, haviam sido trazidos do Golfo do Benin, no noroeste da África, região colonizada pelos muçulmanos.

Luiza tinha distinção e fidalguia. Conta-se que havia sido princesa, na África. Além de seus muitos atributos físicos e de sua peculiar personalidade, era extremamente comunicativa e diplomática.

Foi alforriada em 1812 (conta-se que ela comprou sua liberdade), e passou a viver de seu ofício de quituteira pelos largos/praças de Salvador. Uniu-se a um fidalgo português e dessa união nasceu o poeta abolicionista e jurista Luiz Gama, que foi criado, até a primeira infância, sob a batuta da retidão e da justiça materna, traços que marcaram sobremaneira sua vida. Seu negligente pai dissipou seus bens e vendeu, ilegalmente, Luiz Gama como escravo aos dez anos de idade, para quitação de uma dívida de jogo.

Atividade:

1)    Continuando você com a pesquisa de Luiza Mahin, escreva como foi sua libertação e pesquise também sobre seu filho, um grande poeta Luiz Gama.

2)     Terminando a pesquisa envie para meu email Martins.mraquel@gmail.com



8º e 9º anos

Da oralidade para a escrita: normas linguísticas.

Atividade:  Observe o enunciado e escreva o correto usando a pontuação devida a esta frase.

Orta     do   Frederico

Vende        verdura  e  fruta

Fresca   cem     agrotóxico

Couve  e      alface  2  real 

Aperte  a    campainha

Para     atender

Concluída a atividade envie para meu e-mail  Martins.mraquel@gmail.com 




QUINZENA DE 09 de novembro a 20 de novembro de 2020

6º e 7º anos


Queridos alunos, saudade de todos vocês!!!

Continuando a estudar as seis mulheres negras que se destacaram:

 

5)    Maria Felipa de Oliveira


Veremos nesta semana em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro)

Maria Felipa de Oliveira

Negra e corajosa, Maria Felipa participou de intensa forma da luta pela Independência da Bahia em 1823. Nasceu na Ilha de Itaparica, catadeira de mariscos, pescadora, trabalhadora braçal bela e valente. Quando viu sua ilha invadida, comandou um grupo de 200 pessoas, uma frente de mulheres negras, índios tupinambás e tapuias; em sua maioria o grupo era formado por mulheres.

Destemida, era mulher muito alta, possuía grande força física, e as armas dela e de seus seguidores se constituíam de facas de cortar baleia, peixeiras, pedaços de pau e galhos com espinhos. Tendo por lema a defesa de seu lugar, numa de suas investidas queimou 40 embarcações portuguesas que estavam próximas à Ilha....

Atividade:

Maria Felipa de Oliveira deixou história e exemplos de vida, por isso você poderá pesquisar mais sobre a vida dela e colocar o que entendeu enviando ao meu email Martins.mraquel@gmail.com


8º e 9º anos

Dia Nacional da Consciência Negra


    O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

    Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

    Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade. Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

(Adaptado de www.mundoeducacao.bol.uol.com.br)

 


Atividade (reflexão)

1)   Nos dia de hoje, que problemas existem ainda em relação a esse fato histórico?




QUINZENA DE 26 de outubro a 06 de novembro de 2020

6º e 7º anos

Queridos alunos, saudade de todos vocês!!!

Continuando a estudar as seis mulheres negras que se destacaram:

 

1)    Dandara

2)    Antonieta de Barros

3)    Aqualtune

4)    Tereza de Benguela  




Tereza de Benguela: a escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios.

Ela foi mais que um exemplo, Tereza de Benguela foi lição de cidadania.

Na pesquisa que você fara sobre a Tereza de Benguela justifique:

Ela possuía uma imensa sabedoria para lidar com seu povo, escreva as suas características e as que mais se destacaram?

Envie para meu e-mail  martins.mraquel@gmail.com 


8º e 9º anos

Entre contos e fábulas.

Convenciona-se dizer que a fábula, diferentemente do conto, é um gênero textual que apresenta uma narrativa relativamente curta, em prosa ou verso. As personagens são, em geral, animais (e outros seres inumanos), com atitudes e características humanas. As fábulas costumam veicular ensinamentos e valores éticos e morais, os quais se depreendem da história e podem, por vezes, aparecer como “moral”, explícita no final do texto ou diluída no percurso da narrativa. Leia a fábula a seguir, de Esopo


O vento e o sol




O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente, eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento: “Eu vejo uma maneira de decidir nossa disputa. Aquele que fizer o homem tirar o casaco será considerado o mais forte. Você começa, Vento”. E se retirou atrás de uma nuvem. O Vento, furiosamente, começou a soprar tão forte quanto possível sobre o velho homem. Mas quanto mais ele soprava, mais o homem enrolava-se no casaco. Em desespero, o Vento reconheceu que deveria desistir.

Então o Sol apareceu e brilhou com todo seu esplendor. O homem, que antes se protegia do vento frio, começou a sentir muito calor e logo tirou o casaco.

 A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.

 

Atividade 1

- Como conclusão desta atividade, proponho que dê outra moral para a fábula, porém com o cuidado de preservar o mesmo sentido.

Por favor envie para meu e-mail    martins.mraquel@gmail.com

 


______________________________


3º BIMESTRE


QUINZENA DE 14 a 25 de setembro de 2020

6º e 7º anos

Olá queridos alunos, meu desejo é que estejam bem! Saudade.....

Estamos estudando as seis mulheres negras que se destacaram:

1)    Dandara

2)    Antonieta de Barros 

3)    Aqualtune

Aqualtune, uma princesa africana, filha de uma importante Rei do Congo.

Faça uma pesquisa sobre a interessante vida de Aqualtune e escreva também uma das principais característica dela.

Terminando a atividade, mande para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com


8º e 9º anos

Fake News

      A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake News, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

IMPACTOS DAS FAKE NEWS

JOVEM BRASILEIRO IMERSO NA REALIDADE DAS FAKE NEWS

Fake News faz parte do dia a dia do jovem brasileiro nas mídias digitais. João Gilberto, 15, está hospitalizado, pois, na última sexta-feira, tentou suicídio, em sua casa, após ter recebido um vídeo fake, no qual estava sendo acusado de um crime.

O Professor Leônidas, que ministra aulas de Língua Portuguesa na Escola Estadual Boa Esperança, onde João Gilberto é estudante, relata: “Muitas pessoas, ao fazer uso das redes sociais, utilizam-se de perfis falsos, criando um mundo virtual, contrapondo com o real.” E complementa, “Distorcer imagens por meio de fotos, postar vídeos de ex-namorados(as), atrapalhar o real sentido das comunicações e a veracidade das informações, obter lucros, apropriar-se da credibilidade das pessoas, prejudicar o próximo e pessoas públicas, entre outros, é um crime!” As Fake News, já incorporadas ao cotidiano dos jovens brasileiros, que fazem uso das mídias digitais, possuem um grande poder de persuasão, espalham-se com muita rapidez devido ao apelo emocional e sensacionalista. Há a necessidade de checar a veracidade das notícias antes de serem compartilhadas. Afinal, os fatos, as opiniões, as imagens e seus compartilhamentos estão disponíveis para o mundo inteiro.

Cristiane Aparecida Nunes, Fabricio Cristian Proença, Marcia Aparecida Barbosa Corrales, Mariângela Soares Baptistello Porto, Ronaldo César Alexandre Formici.

 

ATIVIDADE.

A partir da leitura da notícia, responda:

a) Qual é o fato relatado?

b) Qual impacto da fake News e o que pode causar?

 



QUINZENA DE 31 de agosto a 11 de setembro de 2020


6º e 7º anos

Olá, queridos alunos! Saudade de participar com vocês das nossas leituras.
Estudaremos seis mulher negras que se destacaram e valem por mil.

         1)  Dandara
         2)  Antonieta de Barros


Após ouvirem esse podcast, anotem em seu caderno as principais características dessa Heroína negra, pesquisem também um pouco de sua vida.

8º e 9º anos

Olá a todos! É com muita saudade que preparo essas atividades a vocês e espero que gostem e participem!!!!




Levante Hipóteses:

1) Qual legenda combina com esta imagem?
2) Qual sentimento da garotinha de verde e amarelo?
3) Por que será que só a garotinha está em destaque na imagem usando as cores verde e amarelo?
4) Qual o sentimento das pessoas ao seu redor?
5) Em que consiste a crítica da imagem?




QUINZENA DE 10 a 21 de agosto de 2020

6º e 7º anos

Iremos estudar juntos sobre mulheres negras que se destacaram, Dandara será a primeira.

Dandara dos Palmares

Muitos sabem quem foi Zumbi dos Palmares, mas poucas pessoas conhecem Dandara, grande lutadora pela libertação das negras e negros. Foi esposa de Zumbi e teve três filhos com ele. Capoeirista, enfrentou batalhas ao lado de homens e mulheres. Não há registros do local de seu nascimento, por isso não se sabe se nasceu no Brasil ou na África.
Pesquise sobre Dandara e escreva mais sobre ela em seu caderno. Envie sua pesquisa para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com

8º e 9º anos

A geração(Z) que nasceu a partir de 1995 e não conheceu o mundo sem internet. Querem tudo para agora e não têm muita paciência com os mais velhos. São críticos, dinâmicos, hiper conectados e se preocupam com o ambiente. Para eles, a internet é algo natural e essencial, um meio para se relacionar, estudar e trabalhar, que faz parte do mundo real. Não diferenciam vida online e offline.

Atividade: Leia e anote, dando sua opinião sobre os pontos positivos e negativos que fala sobre a geração Z.
Envie sua atividade para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com


2º BIMESTRE



SEMANA DE 27 a 31 de julho de 2020


6º, 7º, 8º e 9º anos
Gênero literário:  Crônica
Título:  Questão de tato
Livro: Vida A granel
Autor: Cesar Magalhães


Vamos deixar a questão de tato para quando tudo voltar ao normal, mas não deixe de aquecer o coração de alguém com uma mensagem ou chamada virtual, mostre seu carinho, sua preocupação e também empatia, mesmo que for virtualmente.




SEMANA DE 13 a 17 de julho de 2020

ATIVIDADES: 6º e 7º anos






O leão e o rato (Jean de La Fontaine)

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL DA HISTÓRIA: Uma boa ação ganha outra.

A fábula do leão e do rato ensina o leitor sobre o ciclo da generosidade e o valor da vida em comunidade.
Quando o rato precisou de ajuda, o leão o acudiu, algum tempo a seguir, quando foi a vez do leão estar em apuros, o rato esteve lá prontamente disposto a amparar. A fábula nos estimula a praticar o bem e ensina que um dia podemos ajudar e no dia a seguir seremos ajudados.

1 – Atividade.
 Em que situações do nosso cotidiano, essa moral da história pode ser colocada em prática?

Você pode tirar imagens com desenhos da internet e montar situações como estas de ajuda mútua. Envie para meu e-mail  martins.mraquel@gmail.com


ATIVIDADES: 8º e 9º anos

Geração conectada




Enquanto 70% da população no Brasil está conectada à internet, 86% das crianças e adolescente do país entre nove e 17 anos já fazem parte do universo on-line. A pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgada na última semana, comprova uma tendência de comportamento: o contato cada vez mais precoce com a internet.

Atividade: Observe a imagem, o título e escreva dando sua opinião, principalmente neste momento em que estamos vivendo, cada vez mais estamos conectados, estudando, trabalhando, jogando ou nas redes sociais.

Envie para meu e-mail Martins.mraquel@gmail.com




SEMANA DE 06 a 10 de julho de 2020

ATIVIDADES: 6º e 7º anos

artilicia/arte/tutorial.
Ler e experimentar as ferramentas do divertilícia. Vocês irão gostar, tudo muito divertido!
Montar personagens, dando características e nome a eles.
Escolher um cenário, balões, cores, movimento, depois pensem em um título e escreva na tela principal.
Legal, agora tudo pronto!!
É só você escrever sua história.

Grave sua história e envie para meu e-mail  martins.mraquel@gmail.com



ATIVIDADES: 8º e 9º anos


Após a reflexão do quadrinho responder as seguintes questões:
Qual foi a preocupação da professora?
Por que será que chegou a um erro como esse na escrita da placa?
Qual o grande segredo para aprimorarmos nosso vocabulário e aguçar nosso senso crítico?
Grave um vídeo falando da importância da leitura e envie para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com



SEMANA DE 29 de junho a 03 de julho de 2020


ATIVIDADES: 6º e 7º anos

Conto: “O expresso da amizade”.
Leia o conto e anote os pontos principais que continuaremos essa atividade.
Após a leitura do conto “O expresso da amizade”, escreva os pontos importantes:
A lição de vida que a avó deixou a seu neto,
Quais valores que ele aprendeu mediante ao exemplo de sua avó?
Qual a frase marcante que sua avó sempre dizia?
Envie sua atividade para meu e-mail   Martins.mraquel@gmail.com



ATIVIDADES: 8º e 9º anos

image.png


Contos de bruxa
 Contos e ilustração de Marcos Cárfora
No alto de uma montanha, depois de uma floresta que ninguém sabe onde fica, existe um castelo, que pouca gente se atreve a visitar. Primeiro, porque ninguém sabe onde fica. E depois, as más línguas dizem que é um castelo tremendamente assustador.
Naquele castelo mora uma pequena bruxa. Seu nome é Bibica. Bibica já nasceu bruxa. Sua avó era bruxa, sua mãe era bruxa e ela seguiu as tradições da família.
Bem, nem todas as tradições ela seguiu...
Contam as lendas que as bruxas sempre fizeram maldades. Uma maçã envenenada aqui, umas crianças no caldeirão ali, aquelas histórias que todo mundo conhece.
Mas Bibica era diferente ...

Atividade: Leia este conto e dê continuidade a ele.

Envie seu texto para meu e-mail       martins.mraquel@gmail.com 



SEMANA DE 22 a 26 de junho de 2020


ATIVIDADES: 6º e 7º anos   
  
 Vocês vão conhecer um novo escritor:

Desenvolvedor de jogos educativos 2D para crianças /Cartunista/ Escritor/ Programador Visual/ Professor Autônomo Universidade Cidade de São Paulo
Continuando com o escritor Marcos Cárfora, escolhe um jogo ou música do site acima 
Descreva qual foi sua sensação de tocar ou jogar.


Conto:  O expresso da amizade, anote os pontos principais que continuaremos essa atividade na semana seguinte.



ATIVIDADES: 8º e 9º anos

Música: Pai e filho - Legião Urbana
Escreva qual a mensagem que a música passou para você?
Faremos uma conexão com a música e o texto que está logo abaixo.

Texto: Gente antiga do Livro “Vida a granel”
Escritor César Magalhães

Depois de escutar este áudio e a música da Legião Urbana, dê sua opinião sobre o que os jovens pensam sobre as pessoas mais velhas.



SEMANA DE 15 a 19 de junho de 2020


ATIVIDADES: 6º e 7º anos 
Vamos conhecer um pouco sobre o escritor Francisco Buarque de Hollanda , mais conhecido como Chico Buarque, nascido no Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944, é um músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro.

É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB).
Vocês irão ouvir o conto de Chapeuzinho Amarelo - autor Chico Buarque

Atividade: Escreva o que entendeu desse conto, acrescentando um final feliz a ele, mostrando como lidar com nossas emoções.
Grave em vídeo este conto, você pode escolher outros amigos para fazer parte dele e mande para meu e-mail / martins.mraquel@gmail.com
Estarei aguardando!!!!!

ATIVIDADES: 8º e 9º anos

Nino quer um amigo
Conto de Katia Canton, ilustrado por Sérgio Ramos


Biografia / Katia Canton   -   Escritora, artista e educadora. Nasceu em 1962, em São Paulo, cidade natal, estudou Dança, Arquitetura (Universidade Mackenzie) e Jornalismo (ECA-USP). ... Participou de residência e mostra de arte na Universidade de Tumkur, na Índia, em 2008 e em 2009 fez parte da coletiva Eros/Heroes, em Turim, na Itália.


Nino, por que você está sempre tão sério e cabisbaixo?
Nino vivia triste. Ele se sentia sozinho. Ninguém queria ser amigo dele.
Pobre Nino.
Um dia, na praia, ele ficou esperançoso de encontrar um amigo.
- Ah, um menino. Quem sabe..., e tentou chegar perto dele.
Mas o menino virou para o lado, cavou um buraco.
E ainda jogou areia no Nino. Coitado dele.
Outro dia, na escola, ele tentou puxar conversa com uma colega de turma. Olhou para a menina, que era toda sardenta, uma graça. Esboçou um sorriso e tentou puxar assunto.
Mas estava tão acostumado a ficar calado e sério que as palavras demoraram a sair de sua boca.
A menina bonitinha desistiu de esperar que ele dissesse alguma coisa. Virou-se de costas e foi brincar com uma amiga. Tadinho do Nino.
Nem os animais pareciam querer ser seus amigos.
Uma tarde, Nino viu um menino com um cão passeando na praça.
Ficou com vontade de agradar o cachorro, mas ficou com medo de que ele mordesse.
Fez um agrado bem tímido. O cão nem aí para ele.
Que pena, Nino.
Até que um dia, ele tinha desistido de procurar.
Pensando em por que, quanto mais tentava encontrar um amigo, mais sozinho se sentia...
Ficou distraído, pensando, e adormeceu.
Quando acordou, olhou-se no espelho. Enquanto escovava os dentes, percebeu que fazia muitas caretas.
Achou engraçado. Enxaguou a boca e continuou brincando com o espelho.
Era riso daqui, riso de lá. Era língua do Nino e língua do espelho. Piscadela aqui, piscadela ali. Começou ali uma verdadeira folia. Era um jogo de reconhecimento entre Nino e sua imagem no espelho. E não é que Nino era bem engraçadinho? Ele mesmo nunca tinha reparado nisso antes.  Que cara legal era o Nino.
Que garoto charmoso, bem-humorado!
Nino ficou encantado com seu espelho.
Fez-se ali uma grande amizade.
E depois dessa amizade surgiram muitas outras.
Nino hoje é um cara cheio de grandes amigos. Incluindo ele mesmo.
Valeu, Nino.
Atividade: Escreva em seu caderno o que achou deste conto e faça a relação de solidão e estima contido nesse conto
Grave um vídeo escolhendo outros amigos para fazer parte com você sobre esse conto e mande para meu e-mail / martins.mraquel@gmail.com
Estarei aguardando!!!

____________________________________________________________________


Atividades: 08 a 10 de junho de 2020
(6º e 7º anos)

           Legal!  você terminou sua história em quadrinhos e criou seu personagem, certo?
          Agora dá uma olhada neste vídeo onde dois personagens contam uma história, o Traço e a Traça.           https://youtu.be/RqpLoWtMb1E.

         Vocês puderam perceber que eles contaram a história de uma grande artista, Tarsila do Amaral. Agora é sua vez, pegue o personagem que criou ou se preferir crie um outro, procure uma história curta, pode ser uma fábula ou um conto e use seu personagem e sua imaginação para contar a  história que escolheu, filme e mande para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com

Estarei aguardando!



Atividades: 08 a 10 de junho de 2020

(8º e 9º anos)

          Vamos continuar falando sobre as obras de César Magalhães; vocês pesquisaram sobre ele, e também coloquei nas aulas anteriores sua biografia.
         Agora você irá ouvir uma crônica desse autor, livro “Vida a Granel”, texto: Questão de tato
                                                                                                                     autor: Cesar Magalhães



       Depois de ouvir esta crônica, dê sua opinião.
       Conte ela a sua família e faça um debate entre eles, tem muito haver com a epidemia que estamos passando, com o uso da tecnologia, será bem legal.
      Escreva tudo o que entendeu e grave um vídeo contando esta crônica ou o que acharam dela.
    Você pode também contar uma parte e pedir ao seu amigo  para gravar outra e juntarem em um vídeo; depois é só mandar no meu e-mail martins.mraquel@gmail.com 

Ficarei aguardando!!!!                                                                                                                                                                   


_______________________________________________________________________




   Atividades / 27 /28 / 29/ 30 de abril de 2020 

Atividades : 6º e 7 anos
                                                                               
  Fábula : A cigarra e a Formiga 
                                                                                 autores:   Monteiro Lobato
                                           Ruth Rocha                                                             
                                                                                       
1)Pesquisar a biografia desses dois autores e anotar no  caderno.                                                                                                           


2) Ler as duas versões das fábulas " A cigarra e a Formiga" pesquisando no Google e indicar qual o gesto que mostra a empatia por parte da formiga , escrevendo a moral desta fábula.
Desenhar sobre a Fábula, relatando passo a passo
saite de Dicas,esopo[1]

3) Continuando com Fábulas
Procure no sai-te   : site de Dicas,esopo[1]      Os garotos e as rãs
Escreva o que você entendeu sobre esta fábula e sua moral.


Atividades : 8º e 9º anos


Leitura e Reflexão do poema
                                    autor: Bráulio Bessa
                                    POESIA   Cuidado


Quer uma dica? Se cuide.
Ore, estude, se alimente.
Fortaleça sua alma,
seu corpo e sua mente.
Procure se conhecer,
encontrar o seu poder
pra poder fazer o bem.
Se ajuda pra ajudar.
Se você não se cuidar,
Não vai cuidar de ninguém.

1) Reflita sobre o poema e relacione ele com nossos dias atuais de pandemia, escreva e desenhe o que você relatou.


Atividades :   4  a  8  de maio de 2020  ( 6º e 7º anos)



A turma da mônica coloca  cascão ara lavar a mãos.
1) Visualizando a imagem, escreva uma história.









Vamos criar passo a passo uma OFICINA de QUADRINHOS





Um belo dia a professora chega na classe e pede:
Quero que vocês façam uma história em quadrinhos....
Sobre um assunto qualquer!
Para isso,  vou lhe ajudar , com um conjunto de dicas.
É mais fácil que imagina. 
Você vai até se orgulhar do seu talento!


2) Veja este exemplo bem prático , siga passo a passo e desenhe as cenas!



Atividades  (8º e 9º)


Turma da mônica leva cascão para lavar as mãos.
1) Visualizando esta imagem, escreva uma história, relacionando com os cuidados que temos que ter nessa epidemia contra o coronavírus









2) Falando um pouco sobre o gênero crônica, cite quatro características de uma crônica.

3) Continuando com essa mesma imagem , escreva uma crônica.
    Lembre-se,  Crônica  texto narrativo curto, tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano, textos rápidos e objetivos.


Atividades : 11 a 15 de maio de 2020.


(6º e 7º anos)

Continuando nossa OFICINA de QUADRINHOS!


Bem fácil, não é?
Qualquer situação pode virar uma historinha legal.
Conseguimos usá-la à vontade, de várias maneira.
Primeiro faça um ROTEIRO, colocando no papel como será a história toda, (rascunho).


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             



         Você vai ver quantos quadrinhos sua história    inteira vai ter, por isso olha no quadro ao lado e siga o exemplo.
         Mão na massa comece a fazer. 



















Faça uma TIRINHA ( História curta , como as dos jornais)
Siga o modelo ao lado.






Atividade: 8º e 9º anos

     Conhecendo um pouco sobre o escritor guarulhense:
Resultado de imagem para biografia de cesar magalhaes
César Magalhães Borges. Escritor e professor universitário, César Magalhães Borges desenvolve um trabalho literário, desde 1980, que envolve poesia, contos, crônicas, canções, roteiros para teatro e histórias infantis. Na área acadêmica, o autor formou-se em Letras e é pós-graduado em Educação.17 de jun. de 2013
1)-  Faça uma pesquisa sobre as obras desse escritor , Cesar Magalhães e procure uma crônica do livro " Vida a granel" seu último livro e copie em seu caderno.

Atividades: 18 a 22 de maio de 2020

(6º e 7º anos)


Finalizando nossa OFICINA de QUADRINHOS


É bem fácil e simples inventar um personagem.
Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos para "ANIMAR" algo que não tem vida.
Um bom exemplo que temos é o Bob Esponja, foi muito criativo, você não acha?
Então comece a observar alguns personagens e crie o seu.
Desenhe ele várias vezes para melhorar seu desenho ok.



Se quiser pode usar colagem com papeis coloridos para criar seu personagem, seja criativo, vai ficar o máximo.

Lembrando sempre do roteiro e como sera sua história : começo , meio , fim.









Siga as dicas, comece pelo texto (balões dos personagens, você já criou seu personagem, agora será bem fácil.
Então sua historia em HQ terá: Cenário,
                                                   personagens,
                                                   balões com fala.










Vamos fazer um combinado, tire uma foto da sua historia em quadrinhos HQ, e mande para meu e-mail, tenho certeza que ficará SENSACIONAL
e-mail martins.mraquel@gmail.com

Atividades: (8º e 9º anos)

                  
Texto  :


Luís é um artesão, ele trabalha com os mais variados materiais: ferro, alumínio, madeira.
E tem ferramentas de todos os tipos e colocou na tabuleta: O QUE VOCÊ QUISER, EU FAÇO. 


1) Leia este texto e continue a história.
    Não esqueça do TÍTULO.

Vamos fazer um combinado, tire uma foto de seu texto e mande para meu e-mail , estarei esperando sua história completa, sei que ficará MARAVILHOSA, bjs

martins.mraquel@gmail.com