Queridos alunos!!! Saudade de todos vocês
Continuando a estudar as seis mulheres negras que se destacaram:
1) Dandara
2) Antonieta de Barros
3) Aqualtune
4) Tereza de Benguela
5) Maria Felipa de Oliveira
6) Luiza Mahin
Luiza Mahin
Nascida no início do século XIX, Luiza foi uma escrava africana liberta,
radicada no Brasil, mãe do abolicionista Luiz Gama.
Seu filho, defensor do ideal libertário, merece por si, uma memória.
Luiza pertencia à tribo Mahin, da nação africana Nagô, de onde vem seu
sobrenome. Os Mahin eram adeptos do Islamismo e, no Brasil, ficaram conhecidos
como malês. Esses negros escravos como os Mahin, Hauçás, Tapas, Bornus, entre
outros, haviam sido trazidos do Golfo do Benin, no noroeste da África, região
colonizada pelos muçulmanos.
Luiza tinha distinção e fidalguia. Conta-se que havia sido princesa, na
África. Além de seus muitos atributos físicos e de sua peculiar personalidade,
era extremamente comunicativa e diplomática.
Foi alforriada em 1812 (conta-se que ela comprou sua liberdade), e
passou a viver de seu ofício de quituteira pelos largos/praças de Salvador.
Uniu-se a um fidalgo português e dessa união nasceu o poeta abolicionista e
jurista Luiz Gama, que foi criado, até a primeira infância, sob a batuta da retidão
e da justiça materna, traços que marcaram sobremaneira sua vida. Seu negligente
pai dissipou seus bens e vendeu, ilegalmente, Luiz Gama como escravo aos dez
anos de idade, para quitação de uma dívida de jogo.
Atividade:
1) Continuando você com a pesquisa
de Luiza Mahin, escreva como foi sua libertação e pesquise também
sobre seu filho, um grande poeta Luiz Gama.
2) Terminando a pesquisa envie para meu email Martins.mraquel@gmail.com
Da oralidade para a escrita: normas linguísticas.
Atividade: Observe o enunciado e escreva o correto usando a pontuação devida a esta frase.
Orta do Frederico
Vende
verdura e fruta
Fresca cem
agrotóxico
Couve e
alface 2 real
Aperte a campainha
Para atender
Concluída a atividade envie para meu e-mail Martins.mraquel@gmail.com
Queridos alunos, saudade de todos vocês!!!
Continuando a estudar as seis
mulheres negras que se destacaram:
5) Maria Felipa de Oliveira
Veremos nesta semana em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro)
Maria Felipa de Oliveira
Negra e corajosa, Maria Felipa
participou de intensa forma da luta pela Independência da Bahia em 1823. Nasceu
na Ilha de Itaparica, catadeira de mariscos, pescadora, trabalhadora
braçal bela e valente. Quando viu sua ilha invadida, comandou um grupo de 200
pessoas, uma frente de mulheres negras, índios tupinambás e tapuias; em sua
maioria o grupo era formado por mulheres.
Destemida, era mulher muito alta,
possuía grande força física, e as armas dela e de seus seguidores se
constituíam de facas de cortar baleia, peixeiras, pedaços de pau e galhos com
espinhos. Tendo por lema a defesa de seu lugar, numa de suas investidas queimou
40 embarcações portuguesas que estavam próximas à Ilha....
Atividade:
Maria Felipa de Oliveira deixou
história e exemplos de vida, por isso você poderá pesquisar mais sobre a vida
dela e colocar o que entendeu enviando ao meu email Martins.mraquel@gmail.com
Dia Nacional
da Consciência Negra
O dia 20 de novembro faz menção à consciência
negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos. A
escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos
Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por
Antônio Soares, um de seus capitães. A localização do quilombo ficava onde é
hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga. O Quilombo dos Palmares foi
levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver
tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem
amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e
chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram tratados
com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram
escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver
em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas. Muitas vezes suas
mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos,
feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam. As casas dos escravos
eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas
dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades
de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com
respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo
pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os
índios durante o período de colonização.
Algumas leis foram criadas para defender os
direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A
Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade
aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos
Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade.
Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888,
foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade. O grande
problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de
trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso,
a tão esperada liberdade não chegou por completo.
(Adaptado de www.mundoeducacao.bol.uol.com.
Atividade
(reflexão)
1) Nos dia de hoje, que problemas
existem ainda em relação a esse fato histórico?
Queridos alunos,
saudade de todos vocês!!!
Continuando a
estudar as seis mulheres negras que se destacaram:
1) Dandara
2) Antonieta de Barros
3) Aqualtune
4) Tereza de
Benguela
Tereza de Benguela: a
escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios.
Ela foi mais que um exemplo, Tereza de Benguela foi lição de
cidadania.
Na pesquisa que você fara sobre a Tereza de Benguela justifique:
Ela possuía uma imensa sabedoria para lidar com seu povo,
escreva as suas características e as que mais se destacaram?
Envie para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com
Entre
contos e fábulas.
Convenciona-se
dizer que a fábula, diferentemente do conto, é um gênero textual que apresenta
uma narrativa relativamente curta, em prosa ou verso. As personagens são, em
geral, animais (e outros seres inumanos), com atitudes e características
humanas. As fábulas costumam veicular ensinamentos e valores éticos e morais,
os quais se depreendem da história e podem, por vezes, aparecer como “moral”,
explícita no final do texto ou diluída no percurso da narrativa. Leia a fábula
a seguir, de Esopo
O vento e o sol
O Vento e o Sol estavam disputando quem era o mais forte. De repente,
eles viram um velho homem caminhando e o Sol disse ao Vento: “Eu vejo uma
maneira de decidir nossa disputa. Aquele que fizer o
homem tirar o casaco será considerado o mais forte. Você começa, Vento”. E se
retirou atrás de uma nuvem. O Vento, furiosamente, começou a soprar tão forte
quanto possível sobre o velho homem. Mas quanto mais ele soprava, mais o homem
enrolava-se no casaco. Em desespero, o Vento reconheceu que deveria desistir.
Então o Sol apareceu e brilhou com todo seu esplendor. O homem,
que antes se protegia do vento frio, começou a sentir muito calor e logo tirou
o casaco.
A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.
Atividade 1
- Como conclusão desta atividade, proponho que dê outra moral para a
fábula, porém com o cuidado de preservar o mesmo sentido.
Por favor envie para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com
Olá queridos
alunos, meu desejo é que estejam bem! Saudade.....
Estamos estudando
as seis mulheres negras que se destacaram:
1) Dandara
2) Antonieta de Barros
3) Aqualtune
Aqualtune, uma princesa africana, filha de uma importante Rei do Congo.
Faça uma pesquisa sobre a interessante vida de Aqualtune e escreva
também uma das principais característica dela.
Terminando a atividade, mande para meu e-mail martins.mraquel@gmail.com
Fake News
A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake News, pode interferir
negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.
IMPACTOS DAS FAKE NEWS
JOVEM BRASILEIRO
IMERSO NA REALIDADE DAS FAKE NEWS
Fake
News faz parte do dia a dia do jovem brasileiro nas mídias digitais. João
Gilberto, 15, está hospitalizado, pois, na última sexta-feira, tentou suicídio,
em sua casa, após ter recebido um vídeo fake, no qual estava sendo acusado de
um crime.
O Professor
Leônidas, que ministra aulas de Língua Portuguesa na Escola Estadual Boa
Esperança, onde João Gilberto é estudante, relata: “Muitas pessoas, ao fazer
uso das redes sociais, utilizam-se de perfis falsos, criando um mundo virtual,
contrapondo com o real.” E complementa, “Distorcer imagens por meio de fotos,
postar vídeos de ex-namorados(as), atrapalhar o real sentido das comunicações e
a veracidade das informações, obter lucros, apropriar-se da credibilidade das
pessoas, prejudicar o próximo e pessoas públicas, entre outros, é um crime!” As
Fake News, já incorporadas ao cotidiano dos jovens brasileiros, que fazem uso
das mídias digitais, possuem um grande poder de persuasão, espalham-se com
muita rapidez devido ao apelo emocional e sensacionalista. Há a necessidade
de checar a veracidade das notícias
antes de serem compartilhadas. Afinal, os fatos, as opiniões, as imagens e seus
compartilhamentos estão disponíveis para o mundo inteiro.
Cristiane Aparecida Nunes, Fabricio Cristian Proença, Marcia Aparecida Barbosa Corrales, Mariângela Soares Baptistello Porto, Ronaldo César Alexandre Formici.
ATIVIDADE.
A partir
da leitura da notícia, responda:
a) Qual
é o fato relatado?
b) Qual
impacto da fake News e o que pode causar?
8º e 9º anos
Iremos estudar juntos sobre mulheres negras que se destacaram,
Dandara será a primeira.
Dandara dos Palmares
ATIVIDADES: 8º e 9º anos
Geração conectada
É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB).
Biografia /
Katia Canton - Escritora, artista e educadora. Nasceu
em 1962, em São Paulo, cidade natal, estudou Dança, Arquitetura (Universidade
Mackenzie) e Jornalismo (ECA-USP). ... Participou de residência e mostra de
arte na Universidade de Tumkur, na Índia, em 2008 e em 2009 fez parte da
coletiva Eros/Heroes, em Turim, na Itália.
Nino vivia triste. Ele se sentia sozinho. Ninguém queria ser amigo dele.
Pobre Nino.
Um dia, na praia, ele ficou esperançoso de encontrar um amigo.
- Ah, um menino. Quem sabe..., e tentou chegar perto dele.
Mas o menino virou para o lado, cavou um buraco.
E ainda jogou areia no Nino. Coitado dele.
Outro dia, na escola, ele tentou puxar conversa com uma colega de turma. Olhou para a menina, que era toda sardenta, uma graça. Esboçou um sorriso e tentou puxar assunto.
Mas estava tão acostumado a ficar calado e sério que as palavras demoraram a sair de sua boca.
A menina bonitinha desistiu de esperar que ele dissesse alguma coisa. Virou-se de costas e foi brincar com uma amiga. Tadinho do Nino.
Nem os animais pareciam querer ser seus amigos.
Uma tarde, Nino viu um menino com um cão passeando na praça.
Ficou com vontade de agradar o cachorro, mas ficou com medo de que ele mordesse.
Fez um agrado bem tímido. O cão nem aí para ele.
Que pena, Nino.
Até que um dia, ele tinha desistido de procurar.
Pensando em por que, quanto mais tentava encontrar um amigo, mais sozinho se sentia...
Ficou distraído, pensando, e adormeceu.
Quando acordou, olhou-se no espelho. Enquanto escovava os dentes, percebeu que fazia muitas caretas.
Achou engraçado. Enxaguou a boca e continuou brincando com o espelho.
Era riso daqui, riso de lá. Era língua do Nino e língua do espelho. Piscadela aqui, piscadela ali. Começou ali uma verdadeira folia. Era um jogo de reconhecimento entre Nino e sua imagem no espelho. E não é que Nino era bem engraçadinho? Ele mesmo nunca tinha reparado nisso antes. Que cara legal era o Nino.
Que garoto charmoso, bem-humorado!
Nino ficou encantado com seu espelho.
Fez-se ali uma grande amizade.
E depois dessa amizade surgiram muitas outras.
Nino hoje é um cara cheio de grandes amigos. Incluindo ele mesmo.
Valeu, Nino.
Atividades / 27 /28 / 29/ 30 de abril de 2020
Atividades : 6º e 7 anos
Fábula : A cigarra e a Formiga
autores: Monteiro Lobato
Ruth Rocha
1)Pesquisar a biografia desses dois autores e anotar no caderno.
2) Ler as duas versões das fábulas " A cigarra e a Formiga" pesquisando no Google e indicar qual o gesto que mostra a empatia por parte da formiga , escrevendo a moral desta fábula.
Desenhar sobre a Fábula, relatando passo a passo
saite de Dicas,esopo[1]
3) Continuando com Fábulas
Procure no sai-te : site de Dicas,esopo[1] Os garotos e as rãs
Escreva o que você entendeu sobre esta fábula e sua moral.
Atividades : 8º e 9º anos
Leitura e Reflexão do poema
autor: Bráulio Bessa
POESIA Cuidado
Quer uma dica? Se cuide.
Ore, estude, se alimente.
Fortaleça sua alma,
seu corpo e sua mente.
Procure se conhecer,
encontrar o seu poder
pra poder fazer o bem.
Se ajuda pra ajudar.
Se você não se cuidar,
Não vai cuidar de ninguém.
1) Reflita sobre o poema e relacione ele com nossos dias atuais de pandemia, escreva e desenhe o que você relatou.
Atividades : 4 a 8 de maio de 2020 ( 6º e 7º anos)
Vamos criar passo a passo uma OFICINA de QUADRINHOS
Quero que vocês façam uma história em quadrinhos....
Sobre um assunto qualquer!
Para isso, vou lhe ajudar , com um conjunto de dicas.
É mais fácil que imagina.
Você vai até se orgulhar do seu talento!
2) Veja este exemplo bem prático , siga passo a passo e desenhe as cenas!
Atividades (8º e 9º)
2) Falando um pouco sobre o gênero crônica, cite quatro características de uma crônica.
3) Continuando com essa mesma imagem , escreva uma crônica.
Lembre-se, Crônica texto narrativo curto, tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano, textos rápidos e objetivos.
Atividades : 11 a 15 de maio de 2020.
Qualquer situação pode virar uma historinha legal.
Conseguimos usá-la à vontade, de várias maneira.
Primeiro faça um ROTEIRO, colocando no papel como será a história toda, (rascunho).
Você vai ver quantos quadrinhos sua história inteira vai ter, por isso olha no quadro ao lado e siga o exemplo.
Mão na massa comece a fazer.
Faça uma TIRINHA ( História curta , como as dos jornais)
Siga o modelo ao lado.
Atividade: 8º e 9º anos
Atividades: 18 a 22 de maio de 2020
Finalizando nossa OFICINA de QUADRINHOS
Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos para "ANIMAR" algo que não tem vida.
Um bom exemplo que temos é o Bob Esponja, foi muito criativo, você não acha?
Então comece a observar alguns personagens e crie o seu.
Desenhe ele várias vezes para melhorar seu desenho ok.
Se quiser pode usar colagem com papeis coloridos para criar seu personagem, seja criativo, vai ficar o máximo.
Lembrando sempre do roteiro e como sera sua história : começo , meio , fim.
Siga as dicas, comece pelo texto (balões dos personagens, você já criou seu personagem, agora será bem fácil.
Então sua historia em HQ terá: Cenário,
personagens,
balões com fala.
Vamos fazer um combinado, tire uma foto da sua historia em quadrinhos HQ, e mande para meu e-mail, tenho certeza que ficará SENSACIONAL
e-mail martins.mraquel@gmail.com