Eletiva - Manhã - Galera ativa e educação corporal - Prof. Fabio

Google classroom - código da turma: oh5bxiq

Série
RA
Nome
7A
000112206072-5/SP
ALEX EDUARDO VIEIRA SILVA
7A
000113277399-4/SP
ANA BEATRIZ RAMOS SANCHES
9A
000109410916-2/SP
ANTHONNY THIERRY MENDES
8C
000112225619-X/SP
DEBORAH LIMA NASCIMENTO
8B
000110498370-9/SP
DIMAS LIMA DE SOUZA
7A
000115879028-4/SP
EMILLY VITORIA DE JESUS CAMPOS
8B
000112213636-5/SP
FABRICIO HENRIQUE NASCIMENTO
9B
000109409295-2/SP
GABRIEL DOS SANTOS SILVA
8B
000109403115-X/SP
GABRIELLY NASCIMENTO DE SOUZA
9B
000110493276-3/SP
GEOVANNA ALVES DA SILVA
7A
000112207889-4/SP
GEOVANNA DA SILVA PEREIRA
8A
000112314849-1/SP
GEOVANNA MARIA VIEIRA LOURENCO
9B
000111098710-9/SP
GRAZIELE DE CAMARGO SUATTE
8C
000112205714-3/SP
GUILHERME SANTOS DE ANDRADE
8B
000112195621-X/SP
GUSTAVO GOMES CAETANO DA SILVA
9B
000110502086-1/SP
GUSTAVO ROGERIO BESERRA
7A
000112131615-3/SP
ISABELLI PIQUERA
7A
000113818239-4/SP
ISABELLY SANTOS CORREA
7A
000112215290-5/SP
JONATAN LOPES FIAUX
8C
000112207624-1/SP
JULIA DE JESUS PEREIRA
9A
000108498748-X/SP
KAUÃ CHARLES BARBOSA MENESES
7A
000109493100-7/SP
LARISSA DA COSTA GOMES
8B
000114196352-8/SP
LUIDY DE SOUZA SILVA
7A
000113204696-8/SP
LUIZ GUILHERME SANTOS SOUZA BRAGA
8B
000111684815-6/SP
MIGUEL ARTUR DE OLIVEIRA VIEIRA
8B
000112354397-5/SP
NATAN LIMA DOS SANTOS PRATES
8C
000110140289-1/SP
RICHARD ARAUJO LEITE
8C
000112315324-3/SP
SABRINA LEITE DOS SANTOS
8B
000110129731-1/SP
SAMUEL OLIVEIRA DE ASSIS
8D
000109430296-X/SP
SARA SCAVASSINI MATOS
8B
000110500639-6/SP
THAYS DO NASCIMENTO TRIGUEIRO
7A
000112228764-1/SP
VICTOR DANIEL LIMA NASCIMENTO
9A
000109403956-1/SP
VINICIUS OLIVEIRA DA SILVA
9A
000110499628-5/SP
VITORIA GONCALVES OLIVEIRA
8C
000112214404-0/SP
VITORIA RODRIGUES CORREIA
9B
000110492887-5/SP
YAGO DE JESUS SILVA


Apresentação da eletiva

Galera ativa e a educação corporal

Justificativa:
Como os computadores, celulares, tablets e outros meios que facilitam a vida, transportes públicos que nos permitem uma integração inter modal, carros, trens, metrôs, motocicletas. As pessoas conhecem cada vem menos a importância da alimentação adequada ao que precisamos para viver. As comidas rápidas podem chegar em casa minutos depois com a ajuda dos aplicativos.
Com todas essas facilidades para a vida atual, as tecnologias trazem um combo desagradável de doenças. Vivemos em uma sociedade sedentária, vinculada com as facilidades tecnológicas que também são atualizadas ao tempo que vivemos.
Vamos observar a parte que cabe a História, investigando a Educação Física e a Nutrição e a sociedade com seus padrões.

Objetivo:
Vamos pesquisar o que determina o aparecimento de doenças por falta de atividades ou exercícios físicos e má alimentação, relacionadas ao sedentarismo. Como os alunos do ensino fundamental poderão se beneficiar da boa alimentação e atividades físicas.
A obesidade entre adolescentes e a ligação com doenças como Hipertensão arterial, diabetes e acidentes vascular cerebral.

Habilidades:
Postura crítica em frente dos padrões de beleza e o consumismo.
Como adotar a prática de exercícios físicos diariamente, respeitando os limites do nosso corpo e do outro.
Ter o conhecimento dos alimentos que promovem saúde e previne doenças.


Professor: Fabio Santana Vilas Boas

Olá, sou professor de História, praticante de atividades físicas como ciclismo, musculação, vegetariano e praticante desta culinária como tratamentos do equilíbrio da saúde. Sou responsável pelas aulas eletivas Galera ativa e a Educação Corporal.
O intuito das aulas eletivas é proporcionar a conscientização da educação voltada para o corpo e suas necessidades de movimento.
Infelizmente, com o uso das tecnologias, o sedentarismo tem feito com que os nossos hábitos de facilidades e otimização do tempo, nos prejudiquem de forma física, desequilibrando a saúde física, mental e até mesmo moral, pois dificultando a circulação do sangue, o nosso raciocínio fica mais lento.



Aulas do 4º bimestre



SEI - Culminância - 11/12/2020


Avaliação final da Eletiva Galera Ativa e Educação Corporal.


1. Façam uma análise das atividades em uma pequena redação ou uma imagem fotográfica ou um áudio falando sobre a contribuição das atividades físicas no cotidiano.


2. Fale sobre o benefício da alimentação  que foi mencionado nas atividades da eletiva como prevenção e tratamento de doenças.






Culminância - 27/11/2020


Olá Galera, o ciclo está terminando, vocês estão participando de uma etapa da vida.

Eu desejo que todos estejam bem.

 

Enviei um vídeo, um áudio ou uma fotografia falando o que vocês fizeram durante o ano.

Pedalando, correndo, praticando algum exercício físico.

Falem coisas legais que vivenciaram esse ano.

 

Atividade deverá ser entregue até o dia 27 de Novembro de 2020.

A aula será pelo meet, marcando nosso encontro no Chat. 

Att.

Fábiovilasfabio@bol.com.br






Período de 09/11 a 20/11


Bom dia, pessoas lindas!

Espero que esteja tudo bem com vocês, que a semana tenha sido proveitosa e com saúde.

 

Assistam aos vídeos no link abaixo e comentem o que acharam.

https://blog.livup.com.br/8-exercicios-fisicos-para-iniciantes-saia-do-sedentarismo-hoje

 

Saúde e paz, galerinha.





Período de 26/10 a 06/11


Olá pessoas queridas, mais uma vez aqui, como foi a semana de vocês?

 

Vou chamar vocês para uma conversa animada. 

Quem aqui já pulou corda? Uma brincadeira antiga, mas que tem uma utilidade incrível para o equilíbrio físico, motor...

1. Veja o vídeo do link abaixo e fale o que você aprendeu das técnicas.

https://www.youtube.com/watch?v=bB2BMeZTygg

2. Você já pulou corda?

3. Fale sobre essa brincadeira.

4. Como você chamaria essa brincadeira?

6. Como é uma atividade física, é possível o risco de lesões, mas o rapaz do vídeo dá instruções. Você entendeu o que ele falou? Se sim, comente.




Aulas do 3º bimestre





Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10



Boa tarde Gente boa, como vão? 




Uma avaliação pra vocês vou propor,

Que vocês falem sobre alguma atividade que vocês praticam. Ciclismo, corrida, caminhada ou alguma brincadeira que exija movimentos, coordenação motora.

 

Registre seus exercícios com uma fotografia.


Saúde e paz a todos.






Período de 14/09 a 25/09


Olá pessoas animadas, como vão vocês? Espero que muiito bem.

Vamos observar um pouco a História?

 

A muito tempo atrás, os homens viviam com menos tecnologias que a gente nos nossos dias. Eram nômades, caçavam, pescavam, guerreavam e tudo isso com armas que fabricavam e com a utilização da força. Isso exigia preparo físico.

 

1.      Vamos conversar um pouco, me contem como tem sido a vivência de vocês nos últimos tempos.

 

2.      Como você descreve esta imagem.

 




Período de 31/08 a 11/09


Olá, queridos alunos.
Aqui estamos com mais uma atividade. 

Em um mundo com várias facilidades tecnológicas, encontramos vários problemas também. 
O sedentarismo histórico descreve as descobertas da humanidade, facilitando a vida, ao mesmo tempo que transformava nômades em cidadãos. Estes fixaram moradia ao lado dos rios. 
Bem, aqui vamos pensar um pouco sobre as facilidades do nosso dia a dia, e as dificuldades… 

Atividades. 

1.      Descreva a rotina de vocês. Se praticam algum esporte e qual mencione o por que iniciou. 
2.      Fale seu ponto de vista a respeito das atividades físicas na atualidade 
3.      Como você relaciona a alimentação com as atividades físicas. 




Período de 10/08 a 21/08


Olá galera animada, sentindo a falta de vocês...

A atividade desta quinzena é um giro do que poderíamos ter visto no presencial neste período de vivências.

Sabendo que somos seres com funções sociais, estou propondo que vocês me expliquem o raciocínio de vocês a respeito do que seria legal em uma aula, como vocês acreditam ser importante na vivência escolar.
Fazer amigos, estudar, brincar, treinar a velocidade, o raciocínio, fortalecer a força e a resistência, são atributos dos exercícios físicos.

Atividade. 

1.     O que você mais gosta na escola?
2.     Faça uma pesquisa sobre a importância do ciclismo e exercícios físicos no nosso dia a dia. 
3.     Fale sobre este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hXU_2LnksG4.
4.     Estarei disponível todas as sextas feiras no chat e no classroom.




Aulas do 2º bimestre


Aula do dia 31/07


Boa tarde galerinha!
Aqui está um vídeo que completa a atividade passada.








Aula do dia 24/07


Boa tarde galerinha!
Várias atividades foram enviadas para vocês, mas ainda não conseguimos realizar o que poderíamos.
As atividades que passei para vocês remetem a importância da movimentação e dos exercícios físicos para a saúde humana.

E pensando em atividades que são importantes para as os juvenis do ensino fundamental, poderemos descrever algumas brincadeiras.

Atividades de Educação Física para deixar sua aula mais divertida


Corrida, caminhadas, futebol e outras brincadeiras divertidas.

5 brincadeiras para o Dia das Crianças que você pode fazer - Blog Kid's  Brasil

Corrida de sacos.

1. Observe acima essas brincadeiras legais e fale sobre elas. Comente o que você acha delas e como podem nos ajudar.

Referências.




Aula do dia 17/07



Avaliação


1. O sedentarismo pode proporcionar algum tipo de deficiência, doenças? Comente sobre.


2. A prática de exercícios físicos pode contribuir para qualidade de vida? Fale sobre o assunto.


3. Qual a importância do exercício físico?


4. Quais doenças poderemos evitar com as atividades físicas?




Enviar as respostas para o e-mail fabiovilas@prof.educacao.sp.gov.br 



Aula do dia 10/07


Bom dia galera, 


Pesquise sobre a importância dos alimentos para a imunidade.

Estejam no chat sexta que vem para conversarmos.




Aula do dia 03/07


Bom dia galera, 


A atividade de hoje é fazer um análise de tudo que passei para vocês.


1. Falar sobre o que vocês entenderam de todas as atividades.




Aula do dia 26/06



Atividade.
É de suma importância conhecer como funciona o corpo, como utilizar os alimentos funcionais e os nutracêuticos.
1. Observem esta fonte abaixo e faça uma análise escrita de como podemos utilizar os alimentos como remédio.



2. Qual o seu pensamento sobre os alimentos como tratamentos.





Aula do dia 19/06


Atividades físicas e a imunidade.

Vivemos em um período complexo, onde vivemos o isolamento em vários sentidos.
O isolamento físico no momento é uma prevenção necessária, porém a quarentena poderá agravar o quesito sedentarismo no dia a dia das pessoas. O número de pessoas preocupadas com o covid 19 ou vírus é correto, tomando medidas de proteção externa, mas pouco se falam na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e outras doenças causadas pelo sedentarismo.
Primeiro, o exercício físico é de suma importância para fortalecimento imunológico.
Segundo, podemos fazer em casa, mesmo sem equipamentos, não precisa de muito espaço.
Terceiro, o corpo não foi feito para ficar parado, conhecendo o nosso corpo e seus limites, mas sem ficar parado, por isso mexa-se.
Peço que cuidem da sua segurança, mas treinem em casa, alimentem-se de modo saudável e priorizem uma boa noite de sono.

Assistam a este vídeo galerinha.

Atividades.
1. Pratiquem os exercícios com sua família dentro do limite do corpo, em uma rotina diária, pelo menos 30 minutos por dia até 1h quem puder depois me falem como se sentem.

2. Falem sobre o que entenderam do vídeo.

3. Vamos conversar no chat nos períodos das suas aulas.

Respondam e me enviem no e-mail: fabiovilas@prof.educacao.sp.gov.br



______________________________



Aulas do 1º bimestre (em ordem de data)


Aula 1 - dia 08/05


Pesquisa oral na família.

Atividades:

1. Sabendo que a vida está mais fácil por causa das tecnologias, também se tornou prejudicial na questão da saúde, faça uma pesquisa oral (entrevista) com seus pais ou familiares. Pergunte o que acham da prática de exercícios físicos, se utilizariam a alimentação para prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo.

2. Ainda com a pesquisa oral (entrevista), investigue quem tem doenças como Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, e se muitas pessoas sofrem com essas doenças no circulo familiar.



Aula 2 - dia 15/05


Atividades:

1. Faça uma pesquisa sobre os padrões de beleza da década de 50, e os padrões de beleza corpórea da década do ano 2000 até hoje.

2. Baseados no limite do nosso corpo precisamos praticar exercícios físicos para manter a nossa forma física e imunidade em bom estado, tomando cuidado em não se lesionar, sem fazer comparações com a beleza e limite corporal de outras pessoas, devemos focar no respeito a nós e aos demais. Faremos muito bem em não criarmos preconceitos por causa das comparações.
Pesquise sobre o Narcisismo e a valorização da auto-imagem como padrão.



Aula 3 - dia 22/05


Atividades:

1. O veganismo tem dado a sua contribuição para sociedade, com temas relacionando o hábito de comer animais com o aumento de doenças virais como o COVID 19 e as relacionadas com o sedentarismo, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial.
Quando uma pessoa deixa de comer carne e pratica atividades físicas, ela equilibra o organismo e a alma. Pois observa a saúde e exerce compaixão com os animais.
Pesquise sobre os benefícios do veganismo e exercícios físicos, como podem nos beneficiar?


2.Qual a importância dos exercícios físicos e alimentação saudável para você?