4º BIMESTRE
_____________
______________
_______________________________
______________________
3º BIMESTRE
____________________
____________________
_____________________________
_________________________________
______________________________
______________________________
2º BIMESTRE
ATIVIDADES DE 31/08 A 11/09
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________
ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________
2º BIMESTRE
SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
27/07 A 31/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________________
AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
_______________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
_________________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________________
|
Língua
Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação
Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto
de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
__________________________________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06 A 19/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06
A 12/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
1º BIMESTRE
ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
01 A 05/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE
Atenção, alunos!
Segue o link com as avaliações das disciplinas de
Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e
Tecnologia referentes ao 1º bimestre.
Orientações:
- Fazer cada disciplina em uma folha separada;
- Pode colocar apenas as respostas;
- Não esqueça de colocar seu nome, número e 6º D em cada folha;
- Não esqueça de identificar a disciplina em
cada folha;
- Entregar na escola juntamente com a AAP de
Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.
______________________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05 A 22/05
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 04/05 A 08/05
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)
CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.
ATIVIDADES:
01) Visualização do vídeo complementar:
02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.
_______________________________________________________________
PLINIO PAULO BRAGA
6 ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA : PROFESSOR SILVIO FATTINGER
ATIVIDADE 2 : SEMANA 2
ESPORTE DE MARCA: HANDEBOL
assista o vídeo abaixo:
RESPONDA:
1)
Você já praticou o handebol?
2)
Conte a sua experiência com essa modalidade?
AGORA.......
FAÇA UMA PESQUISASOBRE
A MODALIDADE DO HANDEBOL, INCLUINDO AS PRINCIPAIS REGRAS E OBJETIVO DESSA MODALIDADE.
PERGUNTAS
ORIENTADORAS:
AONDE SURGIU ESSE ESPORTE E COMO SURGIU?
COMO É FEITO A MARCAÇÃO DE PONTOS ?
COMO É EFETUADO O PASSE ?
________________________________________________________
________________________________________________________
Disciplina: Inglês - Teacher: Graciane - 6º ano D
De 04 a 08 de maio - 2 aulas
Palavras aportuguesadas
O estrangeirismo é um fenômeno natural que todas as línguas possuem em seu processo evolutivo. Trata-se, resumidamente, de expressões, termos ou palavras estrangeiras que são naturalmente incorporadas à língua por diversos motivos: assimilação cultural, proximidade geográfica, etc. Muitos desses estrangeirismos foram aportuguesados, ou seja, sofreram adaptações gráficas para atenderem às necessidades dos falantes de Língua Portuguesa.
Veja a seguir uma lista de algumas palavras que foram aportuguesadas:
Basketball
|
Basquetebol
|
Baseball
|
Beisebol
|
Football
|
Futebol
|
Hamburger
|
Hambúrguer
|
Surf
|
Surfe
|
A seguir façam no caderno os exercícios que tratam deste assunto. Esses exercícios foram tirados do livro de vocês.
4. Leia o texto e responda as questões. Se necessário utilize o dicionário.
_________________________________________________________________________________
Atividades de Geografia 1º Bimestre
Professora: Maria Aparecida
Turma: 6º ano aula
1
1-“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da
história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses,
técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas
necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de
desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.
No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus
contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que
nele se reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às
justaposições do passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e
sem subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas
espacialidades.
2-“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de
articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia
tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais,
procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre
eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando
e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é
necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de
produção e as relações socioeconômicas vigentes”.
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência
da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos
da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles
interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as
práticas humanas.
3-Assista o vídeo: Latitude e longitude Link aula 2 e 3 https://m.youtube.com>watchhttps://youtu.be/z1u1lWJaMCY
E Responda: Em um modelo
esférico, a latitude é medida em graus do arco da circunferência de um
meridiano, tendo o centro do planeta como vértice. Já longitude é a medida em
graus do arco da circunferência de um paralelo, tendo o centro do planeta como
seu vértice.
Sabendo que a determinação das coordenadas geográficas baseia-se
no princípio da medida da circunferência, podemos concluir que
a) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180°nos Polos Norte e
Sul.
b) a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 90° a leste e a oeste.
c) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° a leste e a oeste.
d) a latitude pode ir de 0° no Equador a 90° nos Polos Norte e
Sul.
e) a latitude pode ir de 0°em Greenwich a 180°nos Polos Norte e
Sul.
_______________________________________________
CIÊNCIAS – PROF. PAULA – 02 AULAS
04/05/2020 À 08/05/2020
Habilidade: (EF06CI03): Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e da identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos, tais como a produção do sal, tratamento da água e a destilação do petróleo.
AULA 02 - TRATAMENTO DE ÁGUA
Você conhece as etapas do processo de tratamento de água? assista ao vídeo abaixo e consulte o infográfico para entender todo o caminho que a água percorre em uma estação de tratamento de água. você poderá utilizar outras fontes de pesquisa para complementar o seu aprendizado.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
Clique em cima da imagem para ampliá-la.
Copie e responda as questões no caderno:
1. Agora que você já conhece as etapas do tratamento de água, registre em seu caderno um pequeno texto contendo as principais informações pesquisadas.
2. É possível dizer que o tratamento de água envolve a separação de misturas? explique:
3. Em que etapa do tratamento de água ocorre um processo semelhante ao que é usado para fazer café?
4. Ao sair do tanque de filtração, a água já está apropriada para o consumo? explique:
5. Qual a importância de adicionar flúor na água?
6. Por que, mesmo depois de passar por estações de tratamento, devemos filtrar ou ferver a água antes de tomá-la?
_________________________________________________________
Atividade de História- Prof° Reginaldo 6° ano
1. Assinale a
alternativa correta:
I. Tempo histórico é aquele que se relaciona com as ações
dos seres humanos.
II. Tempo climático é relacionado com as ações ligadas as
questões do clima e suas mudanças.
III. No tempo cronológico o tempo é contado usando relógios
e calendários por exemplo
a. ( ) Somente a I
está correta;
b. ( ) Somente a III
está correta;
c. ( )Todas estão
corretas;
d. ( ) Todas estão
erradas;
2. Atualmente a
maioria dos países utilizam o calendário gregoriano:
a. ( ) Por ser o
calendário oficial do Estado, ficou convencionado que o ano 1 tem como marco a
Proclamação da República.
b. ( ) Por usarmos o
calendário convencionado ao da Europa, o seu marco tem como ano 1, a Revolução
Francesa.
c. ( ) Por ser o
calendário oficial da Igreja Católica, ele inicia no ano 1 que marca o
nascimento de Cristo.
d. ( ) As datas
anteriores ao nascimento de Cristo são assinaladas com a abreviatura a.C. (
antes de Cristo) e as datas posteriores a esse acontecimento histórico são
acompanhadas de d.C. ( depois de Cristo) E é obrigatório o uso destas duas
siglas.
3. O comportamento de
algumas pessoas que julgam a sua cultura é superior ou melhor do que outra é
conhecida como:
a. ( ) Heliocentrismo
pois acha que sua visão tem a ver com a crença religiosa ao deus pagão Hélio
que é relacionado a fenômenos naturais.
b. ( ) Culturalismo
pois ela é uma palavra polissêmica que tem vários significados
c. ( ) Etnocentrismo,
ou seja, a pessoa acha que sua cultura é o “centro do mundo”
d. ( ) Geocentrismo
pois está relacionada ao comportamento central da humanidade
4. Existem muitas
maneiras de se classificar as fontes históricas. E elas podem ser classificadas
como:
a. ( ) Fontes
escritas e não escritas;
b. ( ) Fontes orais e
visuais;
c. ( ) Relatos orais
e vestígios escritos;
d. ( ) Fontes
escritas e relatos orais
5. O nome Jano
derivou o terno janeiro. Jano simboliza:
a. ( ) a entrada de um
novo tempo. A face dupla de Jano representa a síntese do velho e do novo, do
passado e do futuro.
b. ( )o período da
renovação e da colheita. Esta divindade greco-romana dividia com a deusa Fortuna,
a cornucópia, antigo símbolo da fertilidade, riqueza e abundância;
c. ( ) o início dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que eram um
festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em
quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus.
d. ( ) n.d.a
Fonte de pesquisa:
livro didático
________________________________________________________________
Língua Portuguesa 6° ano – Prof. Lúcia – 6 aulas, dias 04, 05, 07 e 08 /05
CLIQUE NO LINK ABAIXO.
________________________________________________________________________________
·
Nesta semana segue anexo a resolução dos
exercícios propostas da semana 27/04/2020 e alguns exercícios complementares. No
seu caderno de Matemática ( Fazer a correção dos exercícios da semana passada , após copiar os exercícios
e resolver )
1)
O algarismo '4' na posição que ocupa em
6490 vale : ( assinale a
alternativa correta )
a) (
) quatro b) ( ) sessenta e quatro c) (
) quarenta e quatro d) ( )quatrocentos
2)
Escreva com algarismos , os números a seguir : ( Exemplo : Dois milhões e dois R: 2.000.002
)
a)
Cento e cinco mil e quinhentos R:____________
b) Cinquenta milhões R:__________
c) Duzentos e cinquenta mil, trezentos e dezenove R:___________
3) Escreva como se lê cada número
abaixo : ( Exemplo: 12.630.027 R: Doze milhões, seiscentos e trinta mil e vinte
e sete )
a)13.427 R:____________ b) 2.993
R:____________ c) 65.604.010
R:_________
4) Responda
a situação problema abaixo :
b) Qual é a diferença entre a idade de Gustavo
, que tem 63 anos , e a sua esposa , Jussara , que tem 57 anos ? R:__________
1)
Resolva as situações problemas:
a)
Helen tinha 55 ursinhos de pelúcia. Ela pegou os 7
preferidos dela e depois dividiu os
demais igualmente entre suas 3 irmãs. A irmã mais nova de Helen , Sueli, já
tinha 15 ursinhos de pelúcia. Quantos ursinhos de pelúcia a Sueli tem agora ?
R: Sueli tem agora 31 ursinhos de pelúcia.
b)
Uma turma vendeu ingressos para a peça da escola. Cada
um dos 23 alunos da turma vendeu 44 ingressos. O custo por ingresso era de R$
7,00. Quanto dinheiro a turma ganhou vendendo os ingressos para a peça ? R: A
turma ganhou R$ 644,00 vendendo os ingressos para a peça.
c)
No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes
de 6º ano e quatro de 7º ano. Em cada 6º ano há 32 alunos e, em cada 7º ano 30
alunos. Quantos alunos há no total nos 6º anos e 7º anos juntos nesta escola ?
R: No total há 248 alunos de 6° e 7° anos nesta escola.
2)
Arme e efetue as operações abaixo:
a)250
: 25 = 10
b) 432: 36 =
12
c) 97 x 56 =
5.432
d) 78 X 49 = 3.812
_____________________________________________________________________
E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade de Arte – Profª Antonia
Duas Aulas - Habilidade: EF06AR23
6º Ano – D
Conforme pesquisa realizada, responder a atividade:
1 - Na busca de elementos para sua pesquisa, você descobriu que são diversos os instrumentos musicais. Descreva aqui somente os instrumentos de cordas.
2 - Uma Bateria musical é composta por instrumentos de percussão. Quais são eles?
3 - Todo instrumento musical tem uma origem. Registre no mínimo dois, através da escrita e do desenho.
- a) - De origem indígena:
- b) - De origem africana
- c) – Outros:
_______________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade
de P.V. - Duas Aulas - Profª. Antonia
6º
Ano – D
Agora que você já fez sua reflexão e aprendeu a se conhecer melhor.
Responda:
1-
Você prestou atenção nos diversos lugares que faz parte? Qual a importância
deles para você? Comente.
2-
Não estamos na Escola, mas podemos nos comunicar pelos os meios tecnológicos ou
não. Diante disso você escolheu alguém que também pode ser de sua família para
lhe apoiar no desenvolvimento de suas competências? Se sim, comente como está
acontecendo.
3-
A partir da ação escolhida você está conseguindo ou já conseguiu desenvolver
uma das competências? Descreva sua experiência.
4-
Quando
se pratica uma boa ação, qual competência está sendo desenvolvida?
5
- Nesse momento de distanciamento, o que você considera mais importante nas relações
com as pessoas e no espaço que vive?
ATIVIDADES DE 27/04 A 30/04
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)
Programação (desplugada)
Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:
01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.
02) Em seu caderno, crie uma frase e a esconda através de um enigma, criado por você (baseie-se na atividade anterior)
_______________________________________________________________________
COLÉGIO PLÍNIO PAULO BRAGA
Educação Física: professor Silvio FAttinger
1 BIMESTRE
ESPORTES DE MARCA E DE INVASÃO.
Pra começar....vamos entender o que
são os esportes de MARCA e de INVASÃO.
Esportes de invasão: para
a disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser
defendida e a meta do adversário para ser invadida e atacada, a fim de computar
pontos. A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento. A
manutenção da posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque
e, nesse momento, a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para
retomar a posse da bola e passar a atacar. As metas a serem defendidas e/ou
atacadas estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras
retangulares, características desses esportes. Exemplo: basquetebol, futebol,
futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, polo aquático, rúgbi,
etc.
Esportes de marca: são
os esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem
ser mensurados com metros, segundos, quilos, etc. Uma característica marcante
desses esportes é a quebra de recordes. Exemplos: todas as provas do atletismo,
patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, natação, etc.
Agora, baseado no texto acima , assinale a alternativa
correta:
1)
Conforme o texto , o FUTEBOL é considerado um
esporte de:
a)
MARCA
b)
INVASÃO
2)
Justifique sua
resposta:
R:
3)
Nessa imagem identifique o esporte e sua
classificação, se é esporte de MARCA ou INVASÃO(NATAÇÃO)
a)
ESPORTE DE MARCA
b)
ESPORTE DE INVASÃO
QUAL É A MODALIDADE DO ESPORTE NA FIGURA?
R:
Semana de 27 a 30/04
Atividade de Inglês - Teacher: Graciane - 6° ano D - 2 aulas
Bom retorno meus queridos!
Iremos recomeçar fazendo uma pequena revisão daquilo que já vimos em sala de aula.
1. Pinte a imagem abaixo com as cores correspondentes:
2. Leia o texto e responda as questões baixo:
Hello! My name is Marlon Brando. I am twenty one years old, live in an apartment with my parents and my two brothers, Peter and Carol, wich is located in São Paulo, a city in which I live since my birth.
My favorite hobby is playing football with my friends on the village in which I live. Working as a firefighter, it is a great recognition save lives.
a. Qual é o nome do personagem da história?
b. Quantos anos esse personagem tem?
c. Quantos irmãos ele tem?
( )one
( )two
( )four
( )five
d. Em qual cidade está localizado o apartamento em que Marlon mora?
e. Qual é o esporte favorito do personagem do texto?
3. Faça os cálculos e escreva o nome dos números em inglês:
a. 1+20=
b. 35-20=
c. 10+2=
d. 2 x 5=
e. 27+7=
f. 12+4=
Deixarei dois links para vocês assistirem. Aborda sobre a importância de saber inglês:
Como aprender inglês sozinho:
Achei as dicas bem legais! Espero que apreciem e ponham em prática.
Boa semana e até a próxima!
Kisses
_________________________________________________________________________________CIÊNCIAS – PROFª PAULA – 04 AULAS – De 27/04/20 a 30/04/20
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “FABRICANDO UMA COLA NATURAL”
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
OBS: Se houver disponibilidade o aluno poderá realizar este experimento com a permissão e auxílio de um adulto. caso não haja disponibilidade para realização do experimento fazer as observações após assistir o vídeo acima. o aluno que conseguir realizar o experimento poderá filmar ou fotografar para compartilhar suas experiências no grupo do centro de mídias. após a observação do experimento todos deverão responder as questões que constam no final do texto.
QUESTÕES:
1. O QUE FOI OBSERVADO AO ADICIONAR VINAGRE AO LEITE?
2. QUANTAS FASES ESSA MISTURA APRESENTOU?
3. AO ADICIONAR O BICARBONATO DE SÓDIO AO RESÍDUO QUE FICOU NO FILTRO HOUVE UMA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA. QUAL FOI A EVIDÊNCIA OBSERVADA QUE COMPROVA QUE ISSO ACONTECEU?
4. QUE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS FORAM USADOS NESSE EXPERIMENTO? DIGA EM QUE MOMENTO FOI USADO CADA UM.
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo 6° ano
Revisão 1° bimestre
Os algarismos romanos são utilizadas para indicar séculos, capítulos e
páginas de livros, horas dos relógios, nomes dos papas e reis, dentre outros.
Eles são representados por letras maiúsculas, num total de 7 numerações: I (1),
V (5), X (10), L (50), C (100), D (500), M (1000).
O I corresponde ao número 1, V ao 5, X ao 10, L ao 50, C ao 100, D ao
500 e o M ao mil.
Todo ano que terminar em 00, corta os dois últimos números da
direita para a esquerda e mantém os que não foram cortados.
Ex.: ano de 1500, século 15 ou XV- ano de 1700, século 17 ou XVII – ano 100-
século 1 ou I
Todo ano terminado em
um algarismo diferente de 00, corta os dois últimos números e o que sobrar,
acrescenta o número 1.
Ex.: ano de 1503,
século 16 ou XVI -ano de 1789, século 18 ou XVIII- ano 23, século 1 ou I
Lembrando que em
nosso calendário, começa a ser contado em forma crescente no ano 1, que é o ano
do nascimento de Cristo e quando é antes de Cristo, deve sempre após escrever o
número, acrescentar o a.C. e que não existe o ano 0.
1.Transforme os anos abaixo em séculos:
a)
34=
b)
89=
c)
895=
d)
3460=
e)
1300=
f)
600=
2.Transforme os números abaixo em números romanos:
a)
78
b)
5678
c)
3333
d)
7865
e)
9800
f)
5556
3.Transforme o ano que você nasceu em século e em número
romano:
4. O nosso calendário Cristão começa a contar o tempo,
atualmente com o nascimento de um personagem muito importante para a nossa
história. Cite qual:
5. A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da
história humana e em diferentes partes do mundo e provavelmente surgiu a 12 mil
anos, técnica que surgiu no período
Neolítico, e graças a esse sucesso juntamente com a domesticação de animais, as
pessoas se tornaram mais prósperas, se fixando em um único lugar e com isso o
homem da Idade Polida começou a se tornar:
a. ( ) Nômade, algo
típico dos povos caçadores e coletores.
b. ( ) Pescadores
pois era uma atividade muito lucrativa para esses povos
c. ( ) Sedentário e
começou a fixar moradia fixa, melhorando muito o seu nível de vida
d. ( ) N.d.a
________________________________________________________________________________
Matemática - Período 27/04/2020 à 30/04/2020 – 6º ano D - Profª Marina
·
Bom retorno aos estudos !!!
·
Acolhimento com Frase de boas vindas !!!
Nossa
maior fraqueza é desistir. Então, vamos nos unir virtualmente para dar
continuidade aos avanços no processo ensino aprendizagem. Que em breve
estaremos juntos novamente!!!
·
Nesta semana faremos alguns exercícios de
revisão para relembrarmos. No seu caderno de Matemática ( Copiar os exercícios
abaixo e responder )
1) Resolva as situações problemas:
1) Resolva as situações problemas:
a)
Helen tinha 55 ursinhos de pelúcia. Ela pegou os 7
preferidos dela e depois dividiu os
demais igualmente entre suas 3 irmãs. A irmã mais nova de Helen , Sueli, já
tinha 15 ursinhos de pelúcia. Quantos ursinhos de pelúcia a Sueli tem agora ?
R:___________
b)
Uma turma vendeu ingressos para a peça da escola. Cada
um dos 23 alunos da turma vendeu 44 ingressos. O custo por ingresso era de R$
7,00. Quanto dinheiro a turma ganhou vendendo os ingressos para a peça ?
R:___________
c)
No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes
de 6º ano e quatro de 7º ano. Em cada 6º ano há 32 alunos e, em cada 7º ano 30
alunos. Quantos alunos há no total nos 6º anos e 7º anos juntos nesta escola ?
R:__________
2) Arme e efetue as operações abaixo:
2) Arme e efetue as operações abaixo:
a) 250 : 25 =_____
b) 432: 36 =_____
c) 97 x 56 =_____
d) 78 X 49 =______
Atenção : Como sugestão segue abaixo
endereços de vídeos para assistir:
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. LÚCIA
Período de 27/04 a 30/04
Para acessar as atividades, clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1Y2ZIB8ER_Tqa8Tng3_Y_wt-cwowPVFE_/view?usp=sharing
_________________________________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de Arte – Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
6º
Ano - D
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a Arte é uma disciplina
para realizarmos na prática, mas virtualmente também podemos aprender e juntos
o faremos, certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas,
fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades
estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
A
linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e
apropriação dos conceitos e de conhecimentos também possibilita a compreensão
da sociedade. (c.p.pg..)
1
- Conforme a instrução recebida para construção de um instrumento musical,
registre por escrito:
-
Que tipo de material você se utilizou para a construção?
-
Qual o grau de dificuldade e quanto tempo você levou?
2
– Ao construir o seu instrumento musical, deve ter percebido que há uma variedade
de instrumentos, diante disso faça uma pesquisa das modalidades de instrumentos
musicais por grupo. Ex.: de Corda.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de P.V. - Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
6º
Ano - D
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a disciplina Projeto de
Vida é nova na escola, mas não em nossas vidas, pois a realizamos na prática todos os dias, inclusive
virtualmente e estaremos juntos aprendendo, é faremos certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as
dúvidas, fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas.
Atividades estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
1
- As Competências Socioemocionais, são como superpoderes, conforme a atividade
proposta anteriormente, escolha duas competências que você conseguiu
realizar que achas mais importante e
escreva sobres as facilidades e as dificuldades.
2
– Observe na apostila P.V. págs. 58 e 59, e faça uma reflexão sobre quem é você
no mundo e registre no seu Diário de Práticas e Vivências.
________________________________________________________________________________
6ª Ano 29.04.20
Atividade de Geografia 1º bimestre
Professora: Cida Munhoz
Paisagem é um
conceito central para a Geografia, mas também faz parte do senso comum.
A paisagem pode
receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um
conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual
desenvolvem uma intensa interatividade entre os elementos naturais, entre as
relações humanas e desses com a natureza.
Geograficamente, a
paisagem é tudo aquilo que podemos perceber por meio de nossos sentidos
(audição, visão, olfato e tato), mas o que mais destaca é a visualização da
paisagem.
Costuma-se
considerar como paisagem somente os elementos naturais, tais como montanhas,
rios, mares, florestas entre outros. Entretanto, paisagem também abrange as
construções humanas como pontes, ruas, edifícios, além das relações humanas
como feiras e jogos de futebol (há uma variação das paisagens, pois se trata de
uma composição momentânea).
Diante desse
contexto, a paisagem se divide em paisagens naturais (lagos, oceanos, vales,
florestas, montanhas, seres vivos) e as interações existentes. A variação de
cada elemento determina a configuração de cada paisagem. Por exemplo, o clima
quente e úmido produz florestas com uma grande quantidade de vidas, tanto da
fauna como da flora. Em contrapartida nas zonas polares, onde o frio é intenso,
não há o desenvolvimento de elevado número de vidas e nem diversidade.
As paisagens
culturais correspondem a todos os elementos construídos pela ação antrópica
(ação do homem), como pontes, portos, ferrovias, túneis e muito outros. Apesar
da divisão entre paisagem natural e cultural, não existe nenhum lugar no
planeta que não tenha sofrido interferências diretas ou indiretas do homem, até
porque o que é produzido de poluição nas cidades se dispersa por todo o
planeta. As paisagens culturais podem ser divididas em paisagem rural e
paisagem urbana. A primeira é formada pela atividade agropecuária, como
lavouras de uma infinidade de culturas, hortaliças, frutas, além da criação de
bovinos (corte e leite), aves e suínos. Esses elementos fazem parte da
realidade de propriedades rurais como fazenda, chácaras e sítios. A segunda é constituída
por elementos urbanos como ruas, avenidas, praças, viadutos, prédios que se
encontram habitados por pessoas que realizam suas atividades nesse espaço.
A paisagem é uma
“acumulação desigual de tempos históricos”. As técnicas e o trabalho humano constroem
e reconstroem a paisagem. Os tempos da natureza são responsáveis pela criação
das formas naturais, e o tempo histórico são as medidas das intervenções
humanas na superfície do planeta.
Objetos naturais
são aqueles produzidos pela natureza, sem a intervenção humana; os objetos
sociais são aqueles produzidos pelo homem.
A humanização das paisagens
O
processo intensivo de transformação de uma paisagem particular acontece por
meio da implantação de um conjunto de novos objetos sociais que a transformam
radicalmente: é a humanização das paisagens.
As paisagens na história: os sistemas
técnicos
Vamos
acompanhar o processo de transformação de uma paisagem ao longo da história: a
da cidade alemã de Essen, na página 8 do caderno do aluno.
A cidade em
1829, com cerca de 10 mil habitantes, era pouco mais que um povoado rural
rodeado de campos cultivados e bosques. Os campos cultivados que rodeavam Essen
prosseguiam no interior do núcleo urbano, pontilhado por hortas e pomares e
pela criação doméstica de bois, vacas, ovelhas, porcos e aves. A torre da
igreja era destaque absoluto na paisagem.
Em 1867,
a população ultrapassava 50 mil habitantes, um crescimento espantoso em
menos de 40 anos. Aqui, é importante atentar para as mudanças que a
industrialização imprimiu na paisagem: as chaminés e o trem carregado de
carvão, por exemplo.
Na 3ª. imagem, as
chaminés da cidade industrial desapareceram na Essen contemporânea. Essen é a
sexta maior cidade da Alemanha, com cerca de 650 mil habitantes. A mancha
urbana expandiu-se horizontalmente. A torre da primeira igreja é o único
testemunho destacado do passado distante, mas ela praticamente se perde entre
os edifícios de uma aglomeração, cuja economia é movida principalmente pelo
comércio e os serviços.
O sistema de
objetos técnicos (objetos sociais), que constituem uma paisagem, se transforma
ao longo do tempo, acompanhando as mudanças da sociedade. Exemplos de objetos
sociais: os campos de cultivo e o arado, o trem carregado de carvões e as fábricas,
as grandes avenidas e os arranha-céus.
2. Paisagem e memória (direto no
caderno do aluno)
3. As paisagens captadas pelos
satélites
A Terra esférica
foi definitivamente incorporada à cartografia no início da Idade Moderna. Há
500 anos, os planisférios representam os 360 graus de longitude e os 180 graus
de latitude da esfera. Mas há apenas algumas décadas, com as naves espaciais, a
humanidade tornou-se capaz de produzir fotografias da totalidade do planeta.
Essas imagens trouxeram uma nova e poderosa visão da Terra. As imagens de
satélite nos apresentam diversos aspectos como, por exemplo, a extensão da
intervenção humana sobre a superfície da Terra, que acontece de maneira
desigual.
Os pontos amarelos,
na imagem “Planisfério: imagem noturna de satélite” nas páginas 22 e 23 do
caderno do aluno, destacam as grandes concentrações urbanas e mostram a difusão
(multiplicação) desigual da intervenção humana na superfície do planeta,
explicando porque algumas áreas são mais densas do que outras.
O satélite é um
corpo que gira, descrevendo uma órbita em torno de outro, devido
fundamentalmente à força de atração (gravidade) exercida por este último. O
satélite pode ser natural ou artificial. O natural é um planeta, um corpo
celeste, que orbita (circula) um planeta ou outro corpo menor. Um exemplo de
satélite natural é a Lua, que orbita a Terra. O satélite artificial é um
engenho feito pelo homem, que é colocado por meio de foguetes em uma órbita
elíptica, e tem como um dos focos, o centro da Terra. Um satélite emite ou
retransmite um sinal para a(s) estação (estações) terrestre(s) de destino, que
pode ser sinais televisivos e telefônicos, dados ou imagens.
Os primeiros
satélites colocados em órbita foram o Sputnik I (04/10/1957) e o Sputnik II
(03/11/1957), lançados pelos soviéticos e o Explorer I (31/01/1958), lançado
pelos norte-americanos.
4. As paisagens da Terra (uso do
vídeo)
A
superfície da Terra desvenda uma multiplicidade de paisagens singulares. As
paisagens naturais resultam de uma combinação particular de elementos, como o
relevo, os solos e as formações vegetais. As paisagens também revelam a
intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. Vamos recuperar o
conceito de paisagem: produto do trabalho social, isto é, do esforço coletivo e
organizado de gerações que, por meio das técnicas disponíveis, instalam
artefatos que servem a finalidades úteis. Como o sistema técnico não é uniforme
e não se difunde de forma homogênea pela superfície da Terra, as paisagens são bastante
diversificadas.
Após lerem o texto assistam o vídeo sobre ambiente natural e ambiente
modificado no youtube:
2.Assistam o vídeo a formação do Planeta Terra: