4º BIMESTRE
_________________
______________________________
___________________
______________________________
3º BIMESTRE
________________
______________________________
____________________________
________________
______________________________
____________________________
ATIVIDADES DE 31/08 A 11/09
|
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Matemática
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Geografia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Educação Física
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Ciências
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
História
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Arte
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Inglês
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Tecnologia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________
ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
_________________________
2º BIMESTRE
SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
27/07 A 31/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________________
AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
https://drive.google.com/file/d/1nJHmhixHplU1eoThPZJIcxbDF3ChZh-p/view?usp=sharing
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
___________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
https://drive.google.com/file/d/17NaLaXFU45U2UCTSLSataId93oFNZlM5/view?usp=sharing |
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
https://drive.google.com/file/d/1yXDky5kln9sxlyiHfslXMFfbZCaxvp9r/view?usp=sharing
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
________________________________________________
Língua
Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação
Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto
de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
_________________________________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06
A 19/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06
A 12/06
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
1º BIMESTRE
ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
01 A 05/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE
Atenção, alunos!
Segue o link com as avaliações das disciplinas de
Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e
Tecnologia referentes ao 1º bimestre.
Orientações:
- Fazer cada disciplina em uma folha separada;
- Pode colocar apenas as respostas;
- Não esqueça de colocar seu nome, número e 7º B em cada folha;
- Não esqueça de identificar a disciplina em
cada folha;
- Entregar na escola juntamente com a AAP de
Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.
___________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05 A 22/05
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05
Língua Portuguesa
(A professora Selma encontra-se de licença durante o mês de maio, portanto as atividades foram elaboradas pela professora Lucia, que está como responsável pelas aulas neste momento)
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 04/05 A 08/05
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)
CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.
ATIVIDADES:
01) Visualização do vídeo complementar:
02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.
_______________________________________________________
7 ano
Educação física:
professor Silvio Fattinger
ATIVIDADE 1
PESQUISE EM LIVROS, REVISTAS OU MESMO NA INTERNET OS
PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA.COM
IMAGENS E TAMBÉM COMO SÃO EXECUTADOS.
ATIVIDADE 2
- ASSISTA O VIDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO
- O QUE VOCÊ PODE PERCEBER DE DIFERENTE OU DE SEMELHANÇA, EM RELAÇÃO AO QUE VOCÊ SABE
SOBRE O ESPORTE DA CAPOEIRA.
- NO VÍDEO, TEM UM MOMENTO QUE UM CAPOEIRA, ENTRA NA RODA,
PORÉM SUA ATITUDE É DIFERENTE DOS DEMAIS:
- IDENTIFIQUE ESSE MOMENTO NO VÍDEO
-.O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?
FIM!!
_____________________________________________________
Atividade de geografia 1º bimestre
Professora: Maria Aparecida
Turma: 7º B
Aula 1
1-“No começo da história do homem, a configuração territorial é
simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai
fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas,
plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras
próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado
de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural,
substituindo-a por uma natureza inteiramente humanizada”.
Sobre a produção e transformação do espaço, assinale a alternativa
correta:
a) O espaço das sociedades é construído a partir de elementos da
natureza em sua forma pura.
b) Os diferentes lugares e regiões no mundo capitalista não se
diferem muito uns dos outros, pois a produção do espaço é relativamente
homogênea e igualitária.
c) Podemos dizer que “produção do espaço” significa a construção
pelo homem de seu próprio ambiente.
d) As técnicas de produção pouco interferem na formação do espaço
das sociedades.
e) O espaço geográfico social, atualmente, resume-se à construção
das cidades e moradias.
2-A espacialização da produção
industrial global configura-se sobre uma lógica em que:
a) os países
subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais,
enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções
altamente tecnológicas.
b) os países centrais
abandonam completamente a fabricação de produtos secundários, destinando os
seus esforços apenas ao setor terciário.
c) a expressão do
capitalismo comercial organiza as ações produtivas para os campos dominantes da
economia global.
d) a industrialização
manifesta-se apenas em zonas economicamente estáveis, sendo um indicativo do
avanço tecnológico regional ou nacional.
Aula 3 e 4
3-Caça Palavras, divisão do Brasil
4- https://youtu.be/lSUmBmz-3ZI
Depois de assistir o vídeo responda:
“Aprendi,
na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas
estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe.
Certo dia, um professor, já na década
de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio
de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu
nem havia percebido”.
Essa “mudança de posição” dos estados
brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque:
a) Houve uma nova perspectiva em
relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser
predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral.
b) A nova região Sudeste representava
melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica
semelhante.
c) A integração do Espírito Santo ao
Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e
concentração populacional.
d) Estava em curso, na década de 1970,
a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões
___________________________________________________________
Assinale a alternativa correta:
1. A formação da Espanha está relacionada:
a. ( ) às guerras
como a do Cem Anos e a Revolução Inglesa que propiciou a criação do Estado
moderno espanhol.
b. ( ) às Guerras da Reconquista
e ao casamento do príncipe Fernando e da princesa Isabel;
c. ( ) ao processo da
Reconquista e a luta entre os reinos de Portugal e Castela, conflito esse que
ficou conhecido como Revolução de Avis.
d. ( ) ao fim do
Período Feudal e o Inicio do Mercantilismo.
2. O primeiro país a
se consolidar como Estado Nacional foi:
a. ( ) Portugal. A
nação lusitana foi pioneira na formação de um Estado centralizado.
b. ( ) a Espanha que
após expulsar os Mouros, pode focar em resolver os seus conflitos internos para
depois se tornar pioneiro no processo de formação de um Estado centralizado.
c. ( ) a Inglaterra
que após a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Rosas, a dinastia Tudor emergiu
na coroa inglesa, o que gerou o fortalecimento do estado britânico.
d. ( ) A França que
com o apoio da burguesia, centralizou o governo nacional, criando novos
impostos e financiando a instituição de um exército permanente. A partir de
então, a França tornou-se o exemplo máximo do absolutismo real europeu, sendo pioneira
na formação de um Estado centralizado.
3. Para os humanistas
a formação intelectual e profissional devia basear-se:
a. ( ) nos
conhecimentos alcançados por meio de experimentos científicos, na razão.
b. ( ) no
conhecimento empírico, por meio da observação e estudos peripatéticos.
c. ( ) no
conhecimento prévio através de estudos lúdicos perceptivos sem levar em conta
os experimentos científicos.
d. ( ) no
conhecimento principalmente voltado para três áreas: Direito, Medicina e
Teologia.
4. Os humanistas entraram
em choque com a cultura teocêntrica que:
a. ( ) enaltecia o
papel do ser humano no próprio destino.
b. ( ) colocava Deus
no centro das preocupações das pessoas.
c. ( ) tinha como
principal papel a valorização do estudo e como modo de vida o Estoicismo.
d. ( ) a valorização
do estudo antropocêntrico do Estado Moderno.
5. Os humanistas
valorizavam a cultura antropocêntrica que:
a. ( ) enaltecia o
papel do ser humano no próprio destino.
b. ( ) colocava a
Terra como o centro do Universo.
c. ( ) Idealizada uma
sociedade igualitária baseada em um Estado absolutista.
d. ( ) n.d.a.
Fonte de pesquisa:
livro didático
______________________________________________________________________
7º B - CIÊNCIAS – PROF. PAULA – 04 AULAS
DE 04/05/20 a 08/05/20
Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo de propagação térmica.
TEMPERATURA E CALOR – 1ª PARTE
Reflita sobre as questões, copie e responda no caderno:
1. Quantos graus está fazendo hoje? está frio ou calor?
2. Temperatura e calor são a mesma coisa?
3. Analise a imagem e responda as questões abaixo :
A. O que você pode interpretar sobre a imagem?
B. Qual a relação do termômetro com a imagem?
C. Quantos graus Celsius poderíamos relacionar a um dia quente?
D. Qual a função do termômetro?
E. O que o termômetro mede? (temperatura ou calor).
TEMPERATURA E CALOR – 2ª PARTE
REFLITA: O que faz a temperatura dos corpos e dos objetos mudar? para responder pense em exemplos do cotidiano e em situações que envolvam aumento de temperatura.
ATIVIDADE 1:
Para desvendarmos a temperatura foi proposto uma série de atividades físicas como sugestão, realize todas que você conseguir e logo em seguida copie e responda as três questões:
20 polichinelos.
10 flexões.
10 agachamentos.
30 corridas estacionárias com elevação de joelho.
10 pula corda.
10 flexões
1. O que você está sentido?
2. O que aconteceu com a temperatura do seu corpo?
3. Por que aconteceu isso?
ATIVIDADE 2:
Esfregue as palmas de suas mãos (uma contra a outra) o mais rapidamente possível, durante 10 segundos. Depois de realizada a atividade, copie e responda as quatro questões que seguem:
1. O que você está sentido?
2. O que aconteceu com a temperatura na palma das mãos?
3. Por que aconteceu isso? Como você explica este fato?
4. Qual a relação entre estas atividades e a temperatura? O que podemos concluir?
LEIA COM ATENÇÃO:
Ao esfregar as mãos com determinada velocidade, elas começam a esquentar. Ou seja, a temperatura aumenta, e, quanto mais rapidamente esfregamos as mãos, maior será essa sensação de calor e aumento da temperatura entre elas. Concluímos que a velocidade de movimentação (ou fricção, neste caso) ocasionará um aumento proporcional na temperatura. Quanto maior a velocidade ou a movimentação de um corpo, maior será a sua temperatura. Resumidamente, a temperatura está relacionada ao movimento e possui relação com velocidade (grau de agitação).
TEMPERATURA E CALOR – 3ª PARTE
Observe a imagem abaixo copie e responda as quatro questões propostas:
1. O que podemos observar com a imagem? O que está acontecendo?
2. O que a temperatura tem a ver com esta imagem?
3. Se o conceito de temperatura está relacionado ao movimento, onde ele está inserido neste exemplo? (O que está se movimentando?)
4. Podemos ver este movimento? Onde será que ele está ocorrendo?
TEMPERATURA E CALOR – 4ª PARTE
Leia o resumo, copie e responda a questão final:
LEIA COM ATENÇÃO:
Nesta imagem, observamos a água em três estados físicos, sólido, líquido e gasoso. Essas transformações ocorrem em consequência da variação de temperatura, pois a água congela a 0ºC e evapora a 100ºC. A mudança de temperatura nos corpos e objetos está relacionada com uma movimentação que ocorre no interior dos mesmos - a movimentação das pequenas partículas que formam as substâncias e que não podem ser vistas a olho nu. Partindo-se do princípio de que os corpos e objetos são formados por partículas (pequenas coisas) e, desta forma, o aumento da agitação dessas “pequenas coisas” que formam a matéria é o responsável pelo aumento da sua temperatura.
O grau de movimentação dos corpos está diretamente ligado ao aumento da temperatura, deduzimos isso quando praticamos atividades físicas e a temperatura do nosso corpo aumenta, pois sentimos calor e quando friccionamos as mãos. Quanto mais os corpos se agitam (movimentam) mais rápido será o aumento da sua temperatura. No entanto, nem sempre é possível observar a olho nu esta movimentação, como por exemplo nos alimentos, bebidas e objetos. Nestes exemplos, a movimentação está ocorrendo no interior dos corpos e objetos, de forma microscópica, onde não podemos enxergar. Somos feitos de partículas (pequenas coisas) e, quanto mais estas partículas se agitam, maior será a temperatura dos corpos e objetos. A movimentação das partículas que formam os corpos e objetos são as responsáveis pelo aumento da temperatura. Por este motivo, o café, quando está quente, apresenta maior agitação (movimentação) interna de suas partículas do que o café frio, causando, desta forma, a diferença de temperatura entre os dois.
Portanto, a melhor definição de temperatura é: temperatura é a medida do grau de agitação das partículas de um corpo.
1. Analisando a primeira imagem vemos o céu de uma cidade onde o Sol brilha intensamente e uma pessoa segurando um termômetro que marca aproximadamente 50ºC. O Sol é fonte de energia, e esta energia fornecida pelo Sol agita as partículas que compõem o ar, elevando a temperatura do ambiente. Com base nos estudos desta aula, explique com suas palavras a diferença entre calor e temperatura.
___________________________________________
E. E. Prof° Plínio Paulo Braga
Atividade Semana 04/05/2020
até 08/05/2020
Disciplina:
Matemática
Prof° Humberto
7° Ano B
Boa tarde meus queridos.
Nesta semana iniciaremos com a correção das atividades
anteriores. Verifiquem com atenção a correção. Também contaremos com atividades
do caderno do aluno que vocês receberam (“APRENDER SEMPRE – MATEMÁTICA – 7°
ANO”). Lembrando que:
As atividades deverão ser
apresentadas no retorno as aulas no modo presencial.
Correção das atividades da
Semana 1 (17/03/2020 à 20/03/2020)
1)Determine o
conjunto dos múltiplos e dos divisores dos números naturais abaixo. (No caso
dos múltiplos apresente os 6 primeiros múltiplos)
M(7) = {0; 7; 14; 21; 28; 35;...}
D(7) = {1; 7}
M(12) = {0; 12; 24; 36; 48; 60; ...}
D(12) = {1; 2; 3; 4; 6; 12}
M(30) = {0; 30; 60; 90; 120; 150; ...}
D(30) = {1; 2; 3; 5; 6; 10; 15; 30}
M(36) = {0; 36; 72; 108; 144; 180; ...}
D(36) = {1; 2; 3; 4; 6; 9; 12; 18; 36}
2)Decomponha em
fatores primos os números abaixo.
a)49
49 / 7
07 / 7
01 / 7x7 = 7²
b)
72
72 / 2
36 / 2
18 / 2
09 / 3
03 / 3
01 / 2x2x2x3x3 = 2³x3²
c)
45
45 / 5
09 / 3
03 / 3
01 / 3x3x5 = 3²x5
d) 150
150 / 3
050 / 2
025 / 5
005 / 5
001 / 2x3x5x5 = 2x3x5²
3)Aplique o processo da decomposição em fatores primos e calcule:
m.d.c. (54, 90) = 18
54 / 2 90 / 2
27 / 3 45 / 5
09 / 3 09 / 3
03 / 3 03 / 3
01 / 01 /
Repete-se (2x3x3
=18)
|
m.d.c. (50, 75) = 25
50 / 2 75 / 5
25 / 5 15 / 5
05 / 5 03 / 3
01/ 01 /
Repete-se (5x5 = 25)
|
m.d.c. (18, 35) = 1
18 / 2 35 / 5
09 / 3 07 / 7
03 / 3 01 /
01 /
Nada se repete,
então a resposta é 1.
|
m.m.c. (30, 40) = 120
30; 40 / 2
15; 20 / 2
15; 10 / 2
15; 05 / 5
03; 01 / 3
01; 01 /
2x2x2x5x3=120 |
m.m.c. (100, 150) = 300
100; 150 / 2
050; 075 / 2
025; 075 / 5
005; 015 / 5
001; 003 / 3
001; 001 /
2x2x5x5x3 = 300 |
m.m.c. (25, 50, 40) = 200
25; 50; 40 / 5
05; 10; 08 / 5
01; 02; 08 / 2
01; 01; 04 / 2
01; 01; 02 / 2
01; 01; 01 /
5x5x2x2x2 = 200 |
4)Dois relógios-cuco
estão com defeito. No relógio A o cuco aparece a cada 25 minutos, e no relógio
B o cuco aparece a cada 40 minutos. Qual é, em minutos, o menor intervalo de
tempo em que os dois cucos aparecem simultaneamente? (Apresente os devidos
cálculos)
Como queremos saber
após quanto tempo determinado evento irá ocorrer, utilizaremos o MMC.
No caso MMC (25; 40)
25; 40 / 2
25; 20 / 2
25; 10 / 2
25; 05 / 5
05; 01 / 5
01; 01 / 2x2x2x5x5 =
200
Resposta: Após 200
minutos, os dois cucos aparecerão simultaneamente.
5)Em uma turma, há
28 meninos e 21 meninas. A professora quer formar grupos só de meninas ou só de
meninos, com a mesma quantidade de alunos e usando a maior quantidade possível.
Quantos alunos terá cada um desses grupos? (Apresente os devidos cálculos)
Como a professora quer
formar grupos temos que usar o MDC.
No caso MDC entre 28 e
21.
MDC(28; 21) =
28 / 2 21 / 3
14 / 2 07 / 7
07 / 7 01 /
01 /
Repete-se o 7, logo o
MDC (28; 21) = 7
Resposta:
Haverá 7 alunos em cada um desses grupos.
6)Rafaela comprou 6
livros de mesmo preço e pagou-os com uma cédula de 100 reais. Qual foi o preço
de cada livro, se ela recebeu 28 reais de troco? (Apresente os devidos
cálculos)
Valor do troco,
dividido por 6 (que é o total de livros)
(100-28)/6 = 72/6 = 12
Resposta: O preço de
cada livro foi de R$ 12,00
7)Uma indústria de
automóveis produz, anualmente, 120 000 carros. Cada veículo é equipado com 5
pneus. Quantos pneus são necessários, por ano, nessa fábrica? (Apresente os devidos cálculos)
120 000 x 5 = 600 000
Resposta: São
necessários 600 000 pneus por ano nessa fábrica.
8)A colcha que Zélia
fez é formada por 20 fileiras de retalhos; cada fileira é composta de 12
retalhos brancos e 12 azuis. Quantos retalhos foram usados, no total, para a
confecção da colcha? (Apresente os
devidos cálculos)
Fileiras x (Retalhos
brancos + retalhos azuis)
20 x (12+12)= 20 x 24
= 480
Resposta: Foram usados, no total, 480
retalhos.
Correção das atividades da
Semana 2 (27/04/2020 à 30/04/2020)
Correção Aula 2
1. Observe
o grupo de pessoas.
a)
Que fração do grupo de pessoas são:
▪ homens?
São 5 homens, logo teremos 5/12
▪ mulheres?
São 7 mulheres, logo teremos 7/12
b)
Quantas pessoas estão de boné? Que fração do número
de pessoas essa quantidade representa?
São 4 pessoas de boné, representados pela fração 4/12
c)
Quantas pessoas estão de calças? Que fração do
número de pessoas essa quantidade representa?
São 8 pessoas de calças, representados pela fração 8/12
2. Observe
o tempo diário de trabalho de três pessoas.
a)
Quantas horas cada pessoa trabalha por dia?
Beatriz
|
1/3 de 24 horas
|
(1x24)/3 = 24/3 = 8 horas
|
Gildo
|
2/6 de 24 horas
|
(2x24)/6 = 48/6 = 8 horas
|
Nair
|
4/12 de 24 horas
|
(4x24)/12 = 96/12 = 8 horas
|
b)
Quem trabalha mais, Beatriz, Gildo ou Nair?
Pelos cálculos apresentados acima, todos
trabalham 8 horas.
c)
As frações 1/3, 2/6, 4/12 são equivalentes?
Justifique.
São equivalentes, pois todas representam
o mesmo período de trabalho diário.
3. Simplifique
as frações até torná-las irredutíveis.
a)22/70= 11/35 (divide por
7)
b)49/77 = 7/11 (divide por 7)
c)65/91 = 5/7 (divide por 13)
Correção Aula
4
1)Calcule as porcentagens abaixo:
a)15% de 300 = (15x300)/100 = 4500/100 = 45
b)80% de 1200 = (80x1200)/100 = 96000/100 = 960
c)9% de 50 000 = (9x50000)/100 = 450000/100 = 4500
d)30% de 2 500 = (30x2500)/100 = 75000/100 = 750
e)43% de 7 200 = (43x7200)/100 = 309600/100 = 3096
f)91% de 900 = (91x900)/100 = 81900/100 = 819
g)80% de 32 500 = (80x32500)/100 = 2600000/100 = 26000
h)67% de 20 000 = (67x20000)/100 = 1340000/100 = 13400
2)Das 20 moedas que possuo em meu
bolso, apenas 15% delas são moedas de um real. Quantas moedas de um real eu
possuo em meu bolso?
15% de 20 moedas =
(15x20)/100 = 300/100 = 3
Resposta: Em meu bolso
possuo 3 moedas de um real.
3)Um jogador de futebol, ao longo
de um campeonato, cobrou 75 faltas, transformando em gols 8% dessas faltas.
Quantos gols de falta esse jogador fez?
8% de 75 faltas = (8x75)/100 = 600/100 = 6
Resposta: O jogador fez 6 gols de falta.
Correção Aula
6:
1) Observe os números abaixo.
Quais
desses números são divisíveis por:
2 ® são os
números 12, 106, 1254, 150, 58, 194, 15890
3 ® são os
números 12, 1254, 150, 3, 555
5 ® são os números
150, 15890, 555
2 e 5
simultaneamente ® são os
números 150, 15890
2, 3 e 5
simultaneamente ® é o
número 150
2) Marque V para as afirmações verdadeiras e F
para as afirmações falsas:
( V ) O 2 é o único primo par.
( F ) O 1 é múltiplo de todos os números.
( F ) O número 8 é divisor de 60.
( V ) O número 45 é múltiplo de 9.
( V ) Todo número par é múltiplo de 2.
( F ) Todo número ímpar é múltiplo de 3.
3) Atividades
envolvendo múltiplos, divisores e números primos.
a)
Determine os múltiplos de nove maiores que 50 e
menores que 100.
Resposta: {54; 63; 72; 81; 90; 99}
b)
O número de alunos presentes em uma sala é múltiplo
de 8. Esse número é maior que 30 e menor que 40. Quantos alunos há na sala?
M(8)= {0; 8; 16; 24; 32; 40; 48; ...}
(Como é um número maior que 30 e menor que 40, a única resposta possível é 32)
Resposta: Há 32 alunos na sala.
c)
Quais são todos os divisores do número 24?
D(24)= {1; 2; 3; 4; 6; 8; 12; 24}
d)
Com os algarismos 1, 0, 3, 8, sem repeti-los,
escreva um número (que contenha esses quatro dígitos) que seja divisível por 2,
outro por 3, outro por 5, e outro por 6.
Número
divisível por 2: Se você indicou algum desses números
acertou.
Possíveis respostas (1038; 1308; 1380; 1830; 3018; 3108; 3180; 3810;
8130; 8310)
Número
divisível por 3: Se você indicou algum desses números
acertou.
Possíveis respostas (1038; 1083; 1308; 1380; 1803; 1830; 3018; 3081;
3108; 3180; 3801; 3810; 8013; 8031; 8103; 8130; 8301; 8310)
Número
divisível por 5: Se você indicou algum desses números
acertou.
Possíveis respostas (1380; 1830; 3180; 3810; 8130; 8310)
Número
divisível por 6: Se você indicou algum desses números
acertou.
Possíveis respostas (1038; 1308; 1380; 1830; 3018; 3108; 3180; 3810;
8130; 8310)
Atividades para
essa semana:
No caderno do aluno que vocês
receberam (“APRENDER SEMPRE – MATEMÁTICA – 7° ANO”) responda as Atividades
1, 2, 3 e 4 que estão nas páginas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do respectivo caderno.
(Como não liberaram no aplicativo um canal de comunicação direto entre
professor e aluno, podem entrar em contato através do e-mail betomatematica@uol.com.br para possíveis dúvidas). Além
desse canal, os links disponibilizados na semana anterior ajudarão vocês com as
atividades. Qualquer dificuldade é só retornar na atividade de 27/04/2020 à
30/04/2020.
Indicação de vídeo aulas. (Alguns
foram indicados semana passada, outros são novos)
https://www.youtube.com/watch?v=oKsGzKfF9bg
(Divisão com naturais)
https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM
(números primos)
https://www.youtube.com/watch?v=MVxkuFoRSgc
(Múltiplos e divisores)
https://www.youtube.com/watch?v=asXpgcHu6DQ
(Decomposição em fatores primos)
https://www.youtube.com/watch?v=cEMqoI0ESfw
(Fração de um todo)
https://www.youtube.com/watch?v=gqcmWPwO3hI
(Frações equivalentes)
https://www.youtube.com/watch?v=4G4gE-zWQVk
(Simplificação de frações)
Até a próxima semana.
_________________________________________________________________
INGLÊS – TEACHER MÁRCIO – 02 aulas de 04/05 a 08/05
Hello people! What´s up! Let´s practice a little bit more?
Agora vamos classificar as frases de acordo com o uso de cada uma delas. Nesta atividade você classificará cada uma das frases de acordo com a situação na qual ela deve ser utilizada. Estas são as situações:
ABILITY
ABILITY IN THE PAST
ADVICE
CONDITIONAL
NECESSITY
OBLIGATION
PERMISSION
(IM)POSSIBILITY
PROHIBITION
(POLITE) REQUEST
Agora classifique cada uma das frases a seguir em uma dessas categorias.
____________________________________________________________________
Projeto de Vida – Professor Márcio – 02 aulas
E aí galera! Muita saudade da escola? Que tal mais algumas atividades para não enferrujar os neurônios e manter nossa mente focada em nossos objetivos? Bora lá!
Será que podemos realizar qualquer sonho mesmo? O que você achou do sonho de Jonas? E quanto ao sonho de voar, é possível? Será que alguém já fez algo grandioso devido a um sonho? Você conhece a história de Santos Dumont? ( http://www.santosdumont.net/santos/index.htm )
Desde épocas remotas o homem tem sonhado com a possibilidade de voar e, de certa forma, conseguiu realizar este sonho, mas para isso foi necessário muito esforço e planejamento para chegar a conquistas capazes de fazer o nome dessas pessoas ficar registrado na história da humanidade. Agora que tal você fazer uma pequisa e descobrir como alguém que você admira coseguiu se tornar essa pessoa incrível a ponto de merecer a sua admiração? (pode ser um artista, um atleta, cientista, etc).
Vamos ver a opinião de um especialista sobre como realizar um sonho?
_______________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Semana
de 04 a 08/05/2020
Atividade
de Arte - Profª Antonia
Duas
Aulas – Habilidade – EF07AR17
7º
Ano - B
Conforme realização de sua
pesquisa você percebeu que existem vários estilos de música. Responda:
1 - O
samba é um gênero de música conhecido e apreciado por muitos. Qual sua origem?
2 -
O que é gênero musical?
3 -
Existem diferentes gêneros de músicas Clássicas e Pop. Cite algumas.
4 - Quais
tecnologias e recursos digitais que você conhece para acessar, apreciar,
produzir registrar e compartilhar as práticas e repertório musicais?
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 27/04 A 30/04
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)
Programação (desplugada)
Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:
01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.
02) Em seu caderno, crie uma frase e a esconda através de um enigma, criado por você (baseie-se na atividade anterior)
___________________________________________________________
COLEGIO PLINIO PAULO BRAGA
7 ano
Educação física:
professor Silvio Fattinger
1 BIMESTRE
A HISTÓRIA DOS JOGOS
ELETRÔNICOS
Pra começar....faça uma pesquisa
sobre a História dos Jogos Eletrônicos para em seguida responder as perguntas.
1) Conte a sua experiência com os jogos eletrônicos,
relatando qual deles você joga mais?
2)
Comente (DOIS) 2 avanços que ocorreram com os
jogos eletrônicos ao longo do tempo. Os jogos eletrônicos de hoje, são iguais
aos jogos eletrônicos do passado? Por que?
3)
No jogo
do PAC MAN o que te chama mais a atenção? Os desenhos, o objetivo do
jogo...comente.
______________________________________________
Projeto de Vida - Professor Márcio - 2 aulas
Olá meus queridos alunos!
Como vocês estão? Estamos atravessando um momento difícil e espero que você e sua família estejam seguros nesse período estranho em que não podemos ficar juntos. Estou mantendo minha família em casa, em segurança e, dessa forma, acredito que poderemos nos ver em breve, você deve fazer o mesmo e isso se tornará realidade, então: FIQUE EM CASA!
ETAPA 1: O SONHO E A AÇÃO
O que é um sonho?
3 definições diferentes: uma de caráter científico (o sonho como manifestação da nossa imaginação enquanto dormimos); uma de caráter sociocultural (aquilo que almejamos alcançar) e uma de natureza religiosa (espécie de premonição).
Exemplos:
Eu sonho em ser modelo;
Antes do acidente acontecer, o Dinho teve um sonho;
Essa noite, no meu sonho, eu era o rei Arthur.
Você tem sonhos, de que natureza eles são e quais são eles?
ETAPA 2: O QUE É UM SONHO?
Assista ao vídeo ou execute a música Sonho de um sonho (http://letras.terra.com.br/martinho-da-vila/287490/).
a) Faça uma leitura e identifique as diferentes acepções da palavra SONHO usada na canção;
b) Qual é o sonho sonhado pelo eu-lírico?
c) E qual é o seu sonho (no sentido de desejo intenso e constante, aspiração)?
d) Anote os seus sonhos, categorize-os, na medida do possível como "aspiração profissional", "desejo amoroso", "aspiração altruísta".
e) O que você deve fazer para concretizar seus sonhos?
ETAPA 3: A (IM)POSIBILIDADE DO SONHO
O que é necessário para se realizar um sonho? Aproveite esse momento e assista ao vídeo:
O sonho de Jonas ( https://www.youtube.com/watch?v=d8xohH0tOKQ ).
Faça a interpretação do vídeo e responda:
a) É possível realizar todo e qualquer tipo de sonho?
b) Por que é importante verificar a viabilidade de um sonho?
c) Quais são ações necessárias para se atingir o sonho?
__________________________________________________________
7ª Ano 29.04.20
Atividade de Geografia 1º bimestre
Professora: Cida Munhoz
1.As fronteiras brasileiras, todas elas posicionadas na América do Sul, totalizam 23.102 quilômetros de extensão. Desse total, mais de 15 mil quilômetros encontram-se em terras emersas, fazendo fronteira com todos os países sul-americanos, exceto:
a) Venezuela e Colômbia
b) Chile e Equador
c) Uruguai e Guiana Francesa
d) Panamá e Peru
2. Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:
I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
V) Os 8% restantes estão na Zona Temperada do Sul.
a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas IV e V são verdadeiras.
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras.
3. Assistam o filme Caramuru:
1. Sobre o filme, responda:
a) Em que século se passa a história?
b) Em quais países se passa a história?
c) Quem são os personagens principais?
d) Quem são os vilões da história?
e) Que mapa é citado no filme?
2. Marque F ou V nas afirmações abaixo sobre o filme:
( ) O filme mostra dois lados diferentes. Em um, está um jovem rapaz pintor, Diogo Álvares (Que logo mais tarde se tornaria Caramuru) que se mete em uma bagunça devido a mapas da expedição de Pedro A. Cabral, e seu castigo foi ser deportado pela caravela dirigida pelo Vasco de Athayde (Interpretado por Pedro Paulo Rangel) que naufraga. Em outro lado, está uma bela e jovem índia, Paraguaçu, que teria nascido na ilha de Itaparica – em frente a cidade de Salvador (Que na época, iria ser tornar a primeira capital do Brasil) – “Itaparica” seria o nome dochefe da tribo dos tupinambás, pai de Paraguaçu.
( ) Com o naufrágio, Diogo sobrevive e chega as terras brasileiras, conhecendo então a jovem Paraguaçu, e com certos motivos, fazendo os índios tupinambás acreditarem que ele era Caramuru (Esse nome faz referência ao fato de Diogo ter sido encontrado pelos índios tupinambás em meio às pedras da praia e às algas, como se fosse uma lampreia.) Então o choque cultural aparece devido ao momento em que Moema (irmã de Paraguaçu) tenta agarrar Diogo (cultura dos índios), e quando Paraguaçu não entende o motivo de vestir-se tanto ao invés de simplesmente andar nua (cultura de Portugal).
( ) O filme – Com gênero de “drama” – é exagerado ao mostrar a chegada dos ingleses as terras brasileiras. A parte da exploração no filme foi bastante “satirizado”, pela forma como o Vasco de Athayde falava com o chefe dos tupinambás, que fez o navegador acreditar na existência do El Dorado (Lenda).
Formação do território brasileiro
Até pouco tempo, predominava uma idéia de que o Brasil foi descoberto por Portugal e, portanto, existe desde a chegada dos portugueses em 1500.Desse ponto de vista, parece que o território brasileiro estava definido, somente esperando para ser encontrado e apresentado ao mundo O território é o espaço delimitado, ocupado e dominado por um povo, com sua Cultura, suas instituições e um governo.
No caso do Brasil , ele ainda não existia em 1500.O que havia era um espaço ocupado por diferentes sociedades indígenas, cada uma habitando um território diferente.
O território brasileiro não foi descoberto, mas sim construído pelos colonizadores que se apropriaram dos espaços ocupado pelos indígenas, expulsando, escravizando ou exterminando os povos nativos. Com o tempo, os portugueses ampliaram seus territórios e criaram, na chamaçã AMÉRICA portuguesa, as bases culturais e administrativas do que um dia viria a ser o BRASIL.A construção do território brasileiro durou vários séculos. Comparando o território atual do Brasil com os espaços de colonização portuguesa delimitados pelo Tratado de Tordesilhas este quase triplicou.
A expansão do território brasileiro para peste ocorreu principalmente durante a UNIÃO IBÉRICA (1580-1640), período em que portugal ficou sobre o domínio da ESPANHA. Nesse período, os limites entre as áreas colônias dos dois países na AMÉRICA acabaram se confundindo o deslocamento de portugueses e brasileiros (BANDEIRANTES, expedições militares, expansão da pecuária, mineração etc.) para o interior do continente.
Para garantir a posse definitiva dos territórios conquistados, Portugal utilizou- se de um princípio diplomático denominado uti possíveis, o qual define a apropriação de um território com base na ocupação efetiva e prolongada e no desenvolvimento das atividades econômicas. O tratado de MADRI , assinado em 1750 por Portugal e Espanha, legalizou a posse definitiva para os portugueses dos territórios conquistados além do Tratado de Tordesilhas.
Após a independência, e principalmente durante o período colonial Imperial, a construção do território brasileiro, com delimitações de fronteira, aconteceu de forma mais aguda. A diplomacia brasileira, liderada pelo Barão de Rio Branco, aproveitou a expansão para Oeste, iniciada no período colonial , para definir a grande parte das fronteiras atuais do BRASIL.
Após a leitura responda :)
1) O que significa o princípio de uti Possidetis?
2) Quem foi O Barão de Rio Branco e sua importância na história do Brasil?
3) Quando ocorreu a expansão do território para o oeste?
4) Explique por que o território brasileiro não foi descoberto!
Fique a vontade para pesquisar LOCALIZAÇÃO DO BRASIL NO MUNDO
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.
O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km².
O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km. O extremo do país no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distância de 4319 km, já no sentido de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí), 4.394 km. Essas dimensões favorecem a formação de três fusos horários distintos.
Essas características físicas do território favorecem a permanência de grande variedade de clima, vegetação, relevo, fuso etc.
Fonte Brasil escola
Considere as afirmações a seguir:)
I.EM relações à linha do Equador, o território brasileiro se localiza em grande parte no hemisfério Merid7 ou Sul.
II.Quanto a sua posição em relação ao meridiano de Greenwich,o Brasil está situado no hemisfério Oriental.
III.A maior parte do território brasileiro está situado na Zona Térmica temperada do Sul.
IV. O Brasil é o quarto maior país do mundo e o quinto mais populoso,com aproximadamente 210 milhões de habitantes.
ESTÃO CORRETAS:
a)Apenas a afirmativa I.
b) Apenas as afirmativas I e ll
c)Apenas as afirmativas, ll,lll e IV.
_______________________________________________________________________________
INGLÊS - TEACHER MÁRCIO - 02 aulas - de 27/04 a 30/04
Hello my dear studants!
How are you? We’re crossing a hard time and I hope you’re keeping yourself and your family safe in these stranger moments that we can´t be together. I’m keeping my family at home to be safe, and in this way, I believe we will be able see ourselves soon, you must to make the same and that will come true, so: STAY AT HOME!
Para enfrentarmos esta nova realidade, por enquanto, os nossos encontros serão por aqui e faremos de tudo para obtermos o máximo de aproveitamento sem arriscarmos a saúde de nossas famílias, assim como eu acredito que vocês estão cheios de saudade da escola e, às vezes, até das lições (rsrsrs). Agora vamos ao trabalho!
Para começarmos que tal corrigirmos os exercícios da postagem anterior?
1. She can dance.
2. I could drink beer.
3. He may not like it.
4. Can he swim?
5. She may arrive any time.
6. He can ride a horse.
7. I couldn't do anything.
8. Must you go now?
9. It might rain tomorrow.
10. She should come tomorrow.
A tabela a seguir apresenta os verbos modais e seus principais usos
MODAL VERB
|
USES
|
Can
|
Ability - I can speak English, but I can't speak German.
Possibility - He can see you tomorrow.
Request - Can you open the door, please?
Prohibition - You can't smoke here.
|
Could
|
Ability in the past - He could swim when he was 4 years old.
Possibility - He could travel by plane, but he is afraid.
Polite request - Could you help me with the bags?
|
May
|
Permission - May I go to the toilet?
Possibility - I may not go to work tomorrow. I'm not well.
|
Might
|
Possibility - She might go to Japan, next year.
|
Would
|
Conditional - She would travel, if she had money.
Polite request - Would you come to the prom with me?
|
Should
|
Advice - You should see the dentist twice a year.
|
Must
|
Obligation - You must pay in cash.
Necessity - I must go now. My mom is waiting for me.
Prohibition - You mustn't park here.
|
Neste vídeo você verá uma boa explicação sobre o assunto: Can, Could, Must, Should, May & Might - MODAL VERBS- Verbos de Modo em Inglês
|
Agora o seu desafio é escrever, em seu caderno, novos exemplos para cada um deles:
MODAL VERB
|
USES
|
Can
|
Ability -
Possibility -
Request -
Prohibition -
|
Could
|
Ability in the past -
Possibility -
Polite request -
|
May
|
Permission -
Possibility -
|
Might
|
Possibility -
|
Would
|
Conditional -
olite request -
|
Should
|
Advice -
|
Must
|
Obligation –
Necessity –
Prohibition -
|
Semana que vem tem mais!
_________________________________________________________________________
CIÊNCIAS – PROF ª PAULA – 04 AULAS – DE 27/04/20 a 30/04/20
Leia o texto para responder a primeira questão:
Tipos de Máquinas Simples
Planos inclinados, estão presentes rampas, escadas, saca-rolhas, planos inclinados em geral e também as cunhas e ferramentas de corte que utilizam a cunha, como tesouras, facas, etc. Alavancas, estão presentes balanças, gangorras, braços articulados, carrinhos de mão, pinças e ferramentas que formam pinças, como alicates, tesouras, sistemas de freio de veículos etc., bastões e raquetes, como os utilizados em jogos esportivos. Rodas e eixos encontram-se chaves em geral, objetos nos quais podemos identificar um eixo menor acoplado a outro maior, como a maçaneta redonda de uma porta, a direção de um carro, a chave, a “borboleta” da torneira, manivelas etc. Roldanas, estão presentes talhas lineares e talhas exponenciais, muito utilizadas em veleiros e outras embarcações náuticas, e também em ferramentas, como a talha para levantar o motor dos veículos em oficinas mecânicas, roldanas utilizadas em elevadores, portas, aparelhos de musculação etc. Assim, contemplamos as diversas máquinas simples que estão presentes no dia a dia. Em todos os casos, o princípio de amplificação de forca se baseia no aumento do deslocamento para realizar um mesmo trabalho e, portanto, o emprego de uma forca proporcionalmente menor.
Elaborado e adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola .
1. Identifique, em sua casa, alguns exemplos de máquinas simples utilizadas no dia a dia. Com o uso de um celular fotografe cada uma delas e compartilhe no grupo do centro de mídias. No caderno classifique cada uma delas em: Polia, plano inclinado, cunha, engrenagem, roda ou alavanca.
Segue abaixo uma sugestão de experimento, ressaltando que essa atividade possibilita verificar de forma prática o funcionamento da alavanca e perceber as vantagens do seu uso no dia a dia.
Procedimento da montagem do experimento:
· Coloque a borracha em cima de uma mesa.
· Ponha o meio da régua em cima da borracha e ajeite-a até que ela fique na horizontal.
· Coloque uma moeda numa ponta da régua e observe o que acontece.
· Coloque uma moeda na outra ponta da régua, à mesma distância da borracha que a primeira, e observe o que acontece.
· Ponha uma moeda em cima de uma das moedas sobre a régua.
· Empurre as duas moedas na direção da borracha até a régua entrar em equilíbrio.
2. Após a realização do experimento e registro das observações, responda às seguintes questões:
a) Se colocarmos duas moedas em uma ponta da régua e uma moeda na outra ponta, sabendo-se que as distâncias são as mesmas, mas o peso é maior do lado em que estão as duas moedas. O que acontecerá com a régua? Explique.
b) O que é preciso para colocar a gangorra em equilíbrio de novo? Como fazer isso?
c) O que se pode concluir sobre o funcionamento da alavanca?
d) Qual a relação do experimento da gangorra com o que acontece na porta em relação a
d) Qual a relação do experimento da gangorra com o que acontece na porta em relação a
distância da dobradiça à maçaneta?
3) Desafio: Mostrar de que modo a gangorra pode ser utilizada no dia a dia
minimizando o esforço físico.
minimizando o esforço físico.
Pense em algum projeto que auxilie em uma ação na sua escola ou residência.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo 7° ano
1.No início dos tempos modernos, alguns reis ampliaram o seu poder e
fundaram monarquias que deram origem a Estados nacionais. Com essa
centralização política, desenvolveu-se a noção de soberania, que consiste no
poder que o governante detém de fazer valer suas decisões dentro do seu
território. Nessas monarquias, os reis se tornaram soberanos e os habitantes
tornaram-se súditos.
Em geral, os Estados nacionais dispunham de:
a.( ) tropas permanentes,
servidores do governo, leis e tributos, força policial, agricultura e Idioma
oficial;
b.( ) agricultura, tropas
permanentes, servidores do governo, leis e tributos, fronteiras definidas,
idioma oficial e unificação de pesos e medidas;
c.( ) tropas permanentes,
servidores do governo ,fábricas, leis e tributos, fronteiras definidas, idioma
oficial e unificação de pesos e medidas;
d.( ) tropas permanentes, servidores do governo, leis e tributos,
fronteiras definidas, idioma oficial e unificação de pesos e moedas;
2. Com o casamento de Fernando (de Aragão) e Isabel (de Castela e Leão)
os reinos
de Castela, Leão e Aragão unificaram-se e dessa união, resultou a formação do
reino:
a.( ), da Espanha que no ano de
1492 expulsou o último reduto islâmico do sul da Península Ibérica.
b.( ) de Portugal após a expulsão
dos Mouros (árabes) da península ibérica, através de Afonso Henriques, tornando
ele o primeiro rei de Portugal inaugurando a primeira dinastia lusa, a dinastia
de Borgonha (1139 – 1383).
3. O fim da Guerra dos Cem anos marcou a consolidação do Estado
monárquico francês. No século XVII, a centralização do poder na França atingiu
seu ponto máximo com o reinado de Luís XIV ( 1643-1715);
a.( )Luís XIV, também conhecido
como Rei-Sol, famoso pela frase “O Estado sou eu”, governou a França e a
Navarra entre 1643 e 1715.
b.( )Luís XIV, apelido de “o
Desejado” e o “Adormecido” administrou a França até 1715
c.( )Luís XIV, nascido no seio da
nobreza rural, foi um líder e mais tarde, Lorde Protetor, governou a França até
1715, morrendo em Batalha nas Astúrias;
d.( )N.d.a.
4. No século XV, duas poderosas famílias da nobreza, os Lancaster e os
York, disputavam o trono inglês. Quando esse conflito teve fim?
5.Coloque V na alternativa verdadeira e F na Falsa:
a.( )Durante a dinastia Plantageneta,
foi assinada, em 1215, a Carta Magna, que limitava o poder do rei.
b.( )Luís XIV se tornou símbolo
do absolutismo
c.( ) A Guerra dos Cem anos( 1337-1453 ), durou 116 anos e durante esse
período, o poder da nobreza feudal se enfraqueceu, aumentando a centralização
do poder real
d.( ) Todas as alternativas estão
erradas.
________________________________________________________________________________
E. E. Prof° Plínio Paulo Braga
Atividade Semana 27/04/2020 até 29/04/2020
Disciplina: Matemática
Prof° Humberto
Boa tarde meus queridos.
Espero que todos estejam bem de saúde, junto com seus familiares. Sei que para muitos, a matemática não é uma matéria bem vista, ainda com atividades “virtuais”, sem os colegas e os professores para ajudar a diminuir as dúvidas. Mas estarei junto com vocês neste período de exceção e estarei todos os dias, no nosso horário de aula, no aplicativo CMSP para tentar ajudá-los neste período de transição, não apenas com a MATEMÁTICA, mas no que precisarem.
Como temos 6 aulas semanais, dividi o conteúdo das aulas em 6 partes, até para não sobrecarregá-los de conteúdo. Neste início faremos uma revisão, obedecendo as seguintes datas. As atividades deverão ser apresentadas no retorno as aulas no modo presencial.
Data: 27/04/2020 (2ª feira)
Aula 1: Assistam os vídeos abaixo, como revisão e apoio para as aulas que foram ministradas no CMSP (Não é a mesma aula, mas serve de apoio):
https://www.youtube.com/watch?v=cEMqoI0ESfw (Fração de um todo)
https://www.youtube.com/watch?v=gqcmWPwO3hI (Frações equivalentes)
https://www.youtube.com/watch?v=4G4gE-zWQVk (Simplificação de frações)
Aula 2: Copiem e resolvam as questões abaixo no caderno de matemática.
1) Observe o grupo de pessoas.
a)Que fração do grupo de pessoas são:
▪ homens?
▪ mulheres?
b)Quantas pessoas estão de boné? Que fração do número de pessoas essa quantidade representa?
c)Quantas pessoas estão de calças? Que fração do número de pessoas essa quantidade representa?
2) Observe o tempo diário de trabalho de três pessoas.
a) Quantas horas cada pessoa trabalha por dia?
b) Quem trabalha mais, Beatriz, Gildo ou Nair?
c) As frações 1/3; 2/6 e 4/12 são equivalentes? Justifique.
3)Simplifique as frações até torná-las irredutíveis.
a) 22/70
b) 49/77
c) 65/91
Data: 28/04/2020 (3ª feira)
Aula 3: Assistam o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=nUgAGtEBleM (Porcentagem)
Aula 4: Copiem e resolvam as questões abaixo no caderno de matemática.
1)Calcule as porcentagens abaixo:
a)15% de 300
b)80% de 1200
c)9% de 50 000
d)30% de 2 500
e)43% de 7 200
f)91% de 900
g)80% de 32 500
h)67% de 20 000
2)Das 20 moedas que possuo em meu bolso, apenas 15% delas são moedas de um real. Quantas moedas de um real eu possuo em meu bolso?
3)Um jogador de futebol, ao longo de um campeonato, cobrou 75 faltas, transformando em gols 8% dessas faltas. Quantos gols de falta esse jogador fez?
Data: 29/04/2020 (4ª feira)
Aula 5: Assistam os vídeos abaixo, pois irão ajudá-los nas próximas semanas.
https://www.youtube.com/watch?v=oKsGzKfF9bg (Divisão com naturais)
https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM (números primos)
https://www.youtube.com/watch?v=MVxkuFoRSgc (Múltiplos e divisores)
https://www.youtube.com/watch?v=asXpgcHu6DQ (Decomposição em fatores primos)
Aula 6: Copiem e resolvam as questões abaixo no caderno de matemática.
1) Observe os números abaixo.
Quais desses números são divisíveis por:
2 ®___________________________________
3 ®___________________________________
5 ®___________________________________
2 e 5 simultaneamente ®________________________________
2, 3 e 5 simultaneamente ®______________________________
2) Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
( ) O 2 é o único primo par.
( ) O 1 é múltiplo de todos os números.
( ) O número 8 é divisor de 60.
( ) O número 45 é múltiplo de 9.
( ) Todo número par é múltiplo de 2.
( ) Todo número ímpar é múltiplo de 3.
3) Atividades envolvendo múltiplos, divisores e números primos.
a) Determine os múltiplos de nove maiores que 50 e menores que 100.
b) O número de alunos presentes em uma sala é múltiplo de 8. Esse número é maior que 30 e menor que 40. Quantos alunos há na sala?
c) Quais são todos os divisores do número 24?
d) Com os algarismos 1, 0, 3, 8, sem repeti-los, escreva um número (que contenha esses quatro dígitos) que seja divisível por 2, outro por 3, outro por 5, e outro por 6.
Número divisível por 2: ________
Número divisível por 3: ________
Número divisível por 5: ________
Número divisível por 6: ________
Até semana que vem.
_________________________________________________________________________________
E. E. Prof° Plínio Paulo Braga
Atividade Semana 27/04/2020 até 30/04/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Selma Sales
7º Ano B
Atividade Semana 27/04/2020 até 30/04/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Selma Sales
7º Ano B
1. Os quadrinhos a seguir contam uma breve história
Conte essa história, apresentando ao leitor:
- o que os personagens fazem;
- o que eles falam;
- o que eles sentem.
O texto a seguir é um trecho de um conto chamado “A troca e a tarefa”:
Eu tinha 9 anos quando a gente se encontrou: o Ciúme e eu.
Era verão. Eu dormia no mesmo quarto que a minha irmã. A janela estava aberta.
De repente, sem nem saber direito se eu estava acordada ou dormindo, eu senti direitinho que ele estava ali: entre a cama da minha irmã e a minha. A noite não tinha lua nem tinha estrela; e quando eu fui estender o braço para acender a luz, ele não quis:
“Me deixa assim no escuro.”
Que medo que me deu.
Senti ele chegando cada vez mais perto. Fui me encolhendo.
“Pega a minha irmã” eu falei. “Ali, ó, na outra cama. Eu sou pequena e ela já fez 14 anos, pega ela. Ela é bonita e eu sou feia; o meu pai, a minha mãe, a minha tia, todo o mundo prefere ela: por que você não prefere também?”
Mas o Ciúme não queria saber da minha irmã, e eu já estava tão espremida no canto (a minha cama era contra a parede) que eu não tinha mais pra onde fugir, então eu pedia e pedia de novo:
“Ela é a primeira da turma e eu tenho horror de estudar, olha, ela tá logo ali; e ela é tão inteligente pra conversar! Ela diz poesia, ela sabe dançar, o meu pai tá ensinando inglês e francês pra ela e diz que pra mim não vale a pena porque eu não presto atenção, então você pensa que eu não vejo o jeito que o meu pai olha pra ela quando todo o mundo diz que encanto de moça que é a sua filha mais velha? Pega, pega, PEGA ela!”
“Não. Eu quero é você.”
E o Ciúme disse aquilo com uma voz tão calma que eu fui me acalmando. E o medo meio que foi passando.
“Bom” eu acabei suspirando “pelo menos tem alguém que gosta mais de mim do que dela.”
E aí o vento do mar entrou pela janela, soprou o Ciúme e apagou ele feito vela.
NUNES, Lygia Bojunga. A troca e a tarefa. In Tchau. Rio de Janeiro: Agir, 1985. p.51.
Atividades
1 – Pela leitura do texto, o que leva você a garantir que a narração não é relato de uma “história verdadeira”, um relato de vida?
2 – O narrador pode ser ou não personagem da história. Qual é o caso, na narrativa anterior?
3 – A opção por um ou outro tipo de narrador traz procedimentos e resultados diferentes para a história.
a) Em que pessoa a história é narrada?
b) Essa escolha torna a narrativa mais ou menos subjetiva? Justifique sua resposta, com passagens do texto.
4 – Indique que outras personagens aparecem nesse trecho e qual a sua importância para a narrativa.
5 – Por meio de que argumento ou expressões a narradora cria um ambiente indefinido, propício ao aparecimento do Ciúme?
6 – Indiquem os elementos que marcam a passagem do tempo.
7 – Por que o Ciúme aparece entre as duas camas?
8 – Por que, quanto mais a narradora fala, mais o Ciúme quer ficar com ela, e não com a irmã?
9 – Por meio de que recursos, usados pelo autor, você sente o medo da menina?
Bom estudo e até a próxima semana.
Lembrando que estou à disposição para plantão de dúvidas, durante o período de aulas, por meio do aplicativo CMSP.
_________________________________________________________________________
E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de Arte – Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
7º
Ano - B
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a Arte é uma disciplina
para realizarmos na prática, mas virtualmente também podemos aprender e juntos
o faremos, certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas,
fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades
estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
A
linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e
apropriação dos conceitos e de conhecimentos também possibilita a compreensão
da sociedade. (c.p.pg..)
1
- Conforme a instrução recebida para compor uma música contemplando a sua
modalidade preferida e ao buscar componentes junto a sua criatividade e criar a
sua música de acordo com a proposta, registre em seu caderno:
-
Qual foi o grau de dificuldade e quanto tempo você levou?
2
- Agora que você já sabe como compor uma música, pesquise:
-
Quais as principais modalidade musicais Brasileiras dividas por Regiões?
Ex.:
Região Sudeste
________________________________________________________________________________ATIVIDADES DE 17/03 A 20/03
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - PROFª PAULA - 7ºB
Leia o texto abaixo e responda as questões:
A construção das pirâmides do Egito
Mesmo após séculos, a construção das pirâmides do Egito sempre gera discussões entre os grandes estudiosos além de instigar a imaginação das pessoas. Há quem diga, por exemplo, que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides.
É difícil imaginar como uma civilização que dispunha de poucos recursos tecnológicos como a que temos nos dias atuais, conseguiu realizar construções que atravessam séculos de existência. Vários modelos foram criados para explicar a construção das pirâmides. Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas fundamentais como alavancas e planos inclinados.
De acordo com esses modelos, depois de projetadas por arquitetos e aprovadas pelos faraós, essas grandiosas construções envolviam várias etapas iniciais como a escolha e o nivelamento do terreno. Nas pedreiras os enormes blocos de calcários e as rochas precisas usadas no interior das pirâmides eram cortadas em dimensões exigidas para serem transportadas até o local das construções.
Na construção, os blocos eram carregados para as camadas superiores com o uso de planos inclinados e alavancas. Os planos inclinados eram construídos com cascalho e lama do Rio Nilo e reforçadas com toras de madeiras.
Cada bloco era colocado em uma espécie de trenó de madeira e puxados por uma equipe de trabalhadores com o auxílio de cordas. As toras que compunham as rampas eram constantemente molhadas para diminuir o atrito entre elas e os trenós, facilitando o transporte dos blocos.
Os blocos eram retirados do trenó e encaixados entre si com o uso de alavancas. À medida que as camadas de pirâmides eram finalizadas, a rampa (plano inclinado) era prolongada até a camada seguinte. Esse procedimento era repetido até a conclusão da pirâmide.
Os Egípcios construíram várias pirâmides ao longo de sua história, variando em dimensão forma e local. Sabemos que foram empregadas inúmeras variantes na construção das pirâmides, cada uma de acordo com suas necessidades. Algumas pirâmides menores forma construídas com diferentes estilos de planos inclinados.
Araribá coletâneas
- Por que a construção das pirâmides ainda gera discussões?
- Explique por que a hipótese de que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides não pode ser válida?
- Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas simples na construção das Pirâmides. Quais são essas máquinas?
- O que era feito primeiramente na construção das pirâmides?
- Como as pedras eram levadas para níveis superiores e inferiores das pirâmides?
7. Escreva o nome de dois tipos de máquinas simples usados, respectivamente, para tirar água do poço e na furadeira.
8. Copie as frases abaixo completando-as com as palavras DO BANCO DE PALAVRAS:
POLIA, MENOR, ALICATE, AUMENTA, PLANO, AUXILIAM, DIMINUI, POTENTE, MÓVEL, TRABALHO, INCLINADO, RESISTENTE, MENOS FORÇA.
a. O uso de planos inclinados _______________________ a força exercida e, ___________________ a distância percorrida pelo peso.
b. Máquinas simples ___________________ a atividade humana simplesmente por nos permitir realizar uma tarefa com ______________________ esforço físico.
c. Força_______________ é toda força capaz de produzir movimento.
d. Quando aplicamos uma força em um objeto e ele se desloca na direção da força, está acontecendo a realização de um ____________.
e. O nome da máquina simples usada para erguer objetos é _______________.
f. O plano __________ é uma importante máquina simples e base de outras máquinas.
g. A polia ________ é utilizada para erguer objetos utilizando uma menor força.
h. A força _______________ é toda força capaz de se opor ao movimento.
i. O parafuso é um exemplo de máquina simples relacionado ao ________ inclinado.
j. Quanto mais comprido for um plano inclinado, ______________ (mais força - menos força) será gasta na movimentação de uma carga para uma mesma altura.
k. O nome de uma alavanca interfixa usada para cortar é ____________.
10. Observe a imagem abaixo e explique qual a vantagem da roldana móvel em relação a roldana fixa.
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA – PROF° TARCÍSIO
Aplicativos e vida cotidiana
Observe a imagem:
01) Em seu caderno, liste e descreva todos os aplicativos que você
conhece e/ou usa no seu dia a dia.
2) Qual é o aplicativo que você mais utiliza? Por quê? No que ele facilita
sua vida? O que você faria se esse aplicativo ainda não existisse?
3) Crie um aplicativo (escrevendo sobre ele) que facilitaria sua forma de
estudar em casa.
4) Escolha um adulto de sua casa e peça para ele lhe informar como era
seu modo de vida antes da criação dos aplicativos (20 anos atrás) e
como é hoje (nos dias atuais). Peça também para ele lhe dizer como
eram os celulares antigos e compare com os atuais. Faça um texto com
as informações fornecidas por este adulto e elabore uma tabela
comparativa dos celulares antigos e os atuais.
_________________________________________________________________
Disciplina
Matemática
Prof° Humberto
7° Ano B
Copie e responda no
caderno.
1)Determine
o conjunto dos múltiplos e dos divisores dos números naturais abaixo. (No caso
dos múltiplos apresente os 6 primeiros múltiplos)
M(7)
= ___________________________________________________
D(7) =
___________________________________________________
M(12)
= ___________________________________________________
D(12)
= ___________________________________________________
M(30)
= ___________________________________________________
D(30)
= ___________________________________________________
M(36)
= ___________________________________________________
D(36)
= ___________________________________________________
2)Decomponha
em fatores primos os números abaixo.
a)49 b) 72 c)
45 d) 150
3)Aplique
o processo da decomposição em fatores primos e calcule:
m.d.c. (54, 90)
|
m.d.c. (50, 75)
|
m.d.c. (18, 35)
|
m.m.c. (30, 40)
|
m.m.c. (100, 150)
|
m.m.c. (25, 50, 40)
|
4)Dois
relógios-cuco estão com defeito. No relógio A o cuco aparece a cada 25 minutos,
e no relógio B o cuco aparece a cada 40 minutos. Qual é, em minutos, o menor
intervalo de tempo em que os dois cucos aparecem simultaneamente? (Apresente os devidos cálculos)
5)Em uma turma, há 28 meninos e 21 meninas. A professora
quer formar grupos só de meninas ou só de meninos, com a mesma quantidade de
alunos e usando a maior quantidade possível. Quantos alunos terá cada um desses
grupos? (Apresente os devidos cálculos)
6)Rafaela
comprou 6 livros de mesmo preço e pagou-os com uma cédula de 100 reais. Qual
foi o preço de cada livro, se ela recebeu 28 reais de troco? (Apresente os devidos cálculos)
7)Uma
indústria de automóveis produz, anualmente, 120 000 carros. Cada veículo é
equipado com 5 pneus. Quantos pneus são necessários, por ano, nessa fábrica? (Apresente os devidos cálculos)
8)A
colcha que Zélia fez é formada por 20 fileiras de retalhos; cada fileira é
composta de 12 retalhos brancos e 12 azuis. Quantos retalhos foram usados, no
total, para a confecção da colcha? (Apresente os devidos cálculos)
_____________________________________________________________________
A) PRINCIPAIS MOVIMENTOS E COMO ELES ACONTECEM, NA CAPOEIRA REGIONAL E NA CAPOEIRA DE ANGOLA.
B)OS MESTRES QUE FICARAM MARCADOS NA HISTORIA DA CAPOEIRA REGIONAL E NA HISTORIA DA CAPOEIRA DE ANGOLA.
C)INSTRUMENTOS MUSICAIS USADOS PARA PRATICAR A CAPOEIRA.
D)RELACIONAR A CAPOEIRA COM A CULTURA BRASILEIRA.
BOA SORTE A TODOS!!
OBS: ASSISTIR VIDEOS NO YOUTUBE SOBRE RODAS DE CAPOEIRA.
_________________________________________________________________________________
7 B
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR :SILVIO FATTINGER
ATIVIDADE DA SEMANA:
PESQUISAR SOBRE A CAPOEIRA , OS SEGUINTES ITENS:
B)OS MESTRES QUE FICARAM MARCADOS NA HISTORIA DA CAPOEIRA REGIONAL E NA HISTORIA DA CAPOEIRA DE ANGOLA.
C)INSTRUMENTOS MUSICAIS USADOS PARA PRATICAR A CAPOEIRA.
D)RELACIONAR A CAPOEIRA COM A CULTURA BRASILEIRA.
BOA SORTE A TODOS!!
OBS: ASSISTIR VIDEOS NO YOUTUBE SOBRE RODAS DE CAPOEIRA.
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo
Em seu caderno:
1. O que foi o Humanismo?
2.Que monarca se tornou símbolo do absolutismo Europeu? E o que foi o
absolutismo?
3.A formação da Espanha está relacionada a que?
4. O astrônomo e sacerdote polonês propôs a teoria heliocêntrica.
Explique ela.
5.A teoria geocêntrica propõe que:
a.( ) a superfície da Terra é
plana, que a Terra está parada (não se move), o Sol e a Lua seriam menores e
mais próximos.
b.( ) a Terra e os demais
planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo, este, o
verdadeiro centro do Sistema Solar.
c.( ) a Terra está no centro do
Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela.
d.( )N.d.a.
Arte – Professora Antonia
7º Ano - B
De acordo com o aprendizado, através de texto, contexto, roda de conversa, atividades escritas e práticas, referente ao gênero musical e seus instrumentos:
Faça uma composição (crie, escreva) musical conforme o seu gênero escolhido.
_________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª SELMA
7º - B
A troca
Pra mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida.
Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pra paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim cheia me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que – no meu jeito de ver as coisas – é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei de um dia alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.
Lygia Bojunga Nunes. Livro: um encontro com Lygia Bojunga Nunes.
Rio de Janeiro, Agir, 1988. p. 78.
1 - Por que o depoimento recebeu o nome A troca?
2 - Releia a frase:
Para mim, livro é vida; [...].
a) Por que a autora faz essa afirmação?
b) Pensando em sua vida, qual palavra você usaria no lugar de livro? Explique.
c) A escritora fez de uma paixão de criança sua profissão. Como você poderia transformar uma paixão de sua vida em profissão? Explique.
3 - Depois de definir livro, o depoimento apresenta, em cada parágrafo, uma ideia diferente a respeito da importância do livro na vida da autora. Explique como essas ideias sobre a leitura se formaram em cada período da vida da escritora:
a) primeiro período da infância;
b) segundo período da infância;
c) pré-adolescência/adolescência;
d) jovem, adulta.
4 - A escritora realiza um depoimento sobre sua relação com os livros e a leitura. Responda:
a) De que tipo de leitura a autora se refere?
b) É possível "alimentar a imaginação" com outras formas de manifestação cultural? Explique.
c) Além de entretenimento e fruição, que objetivos pode ter a leitura? Explique.
5 - Em sua opinião, que valor nossa sociedade dá à leitura de forma geral? Explique.
______________________________________________________________________
ATIVIDADE DE INGLÊS - PROF. MÁRCIO
Os verbos modais são verbos diferentes, porque possuem características específicas. Eles não têm "s" na terceira pessoa do singular; eles não usam verbos auxiliares para formar perguntas ou negativas e eles são usados antes de outros verbos no infinitivo sem o "to". Eles não têm infinitivos ou particípios e normalmente não têm formas no passado. Os significados desses verbos podem ser divididos em dois grupos. O primeiro está relacionado a graus de certeza ou incerteza. Verbos modais podem ser utilizados, por exemplo, para dizer se uma situação é certa, provável, possível ou impossível. O segundo grupo refere-se a obrigações, proibições, necessidades, recomendações, ou habilidades. Verbos modais podem ser usados, por exemplo, para dizer que alguém é obrigado a fazer algo, ou que uma pessoa é capaz de fazer algo, ou que seria melhor se algo acontecesse (ou não), ou ainda que algo é permitido ou proibido.
PROJETO DE VIDA - PROF. MÁRCIO
Rules: regras. Mistakes: erros
Correct the sentences below. (Corrija as sentenças abaixo)
1. She can to dance.
2. I could drinking beer.
3. He doesn't may like it.
4. Does he can swim?
5. She mays arrive any time.
6. He cans ride a horse.
7. I don't could do anything.
8. Do you must go now?
9. it mights rain tonight.
10. She should to come tomorrow.
See you soon!
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Professora; Maria Aparecida
Geografia 7º B
Parte I: Questões objetivas
1 - No Brasil colônia,a pecuária teve um papel decisivo na:
1 - ocupação das áreas litorâneas.
2 - expulsão dos assalariados do campo.
3 - formação e exploração dos minifúndios
4 - fixação do escravo na agricultura
5 - expansão para o interior
2 - A ocupação do território colonial português ocorreu a partir de algumas localidades do litoral rumo ao interior do continente. Indique qual das alternativas é incorreta em relação a este processo histórico.
1 - A partir do litoral nordestino, seguindo o curso do rio São Francisco.
2 - A partir do litoral paulista, alcançando a região de Minas Gerais e do atual Centro- Oeste brasileiro.
3 - A partir do litoral paulista, alcançando a atual Região Sul do Brasil.
4 - A partir do litoral nordestino, alcançando a atual Região Sul do Brasil.
Parte II: Questões dissertativas:
1 - Durante o período Imperial houve uma onda de ocupação do interior do Brasil em função de uma nova atividade econômica, que iria se tornar a principal fonte de riquezas do país no final do século XIX. A partir desta afirmação, responda o seguinte:
1 - Quais foram as regiões ocupadas?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - Qual atividade econômica que motivou esta ocupação?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - Quantos Estados havia no Brasil colônia?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 - Qual era extensão territorial do Brasil colônia?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4 - Qual a diferença de Estado, povo e Nação?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5 - O que era o Tratado de Tordesilhas?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
_________________________________________________________________________________
Geografia 7º B
Parte I: Questões objetivas
1 - No Brasil colônia,a pecuária teve um papel decisivo na:
1 - ocupação das áreas litorâneas.
2 - expulsão dos assalariados do campo.
3 - formação e exploração dos minifúndios
4 - fixação do escravo na agricultura
5 - expansão para o interior
2 - A ocupação do território colonial português ocorreu a partir de algumas localidades do litoral rumo ao interior do continente. Indique qual das alternativas é incorreta em relação a este processo histórico.
1 - A partir do litoral nordestino, seguindo o curso do rio São Francisco.
2 - A partir do litoral paulista, alcançando a região de Minas Gerais e do atual Centro- Oeste brasileiro.
3 - A partir do litoral paulista, alcançando a atual Região Sul do Brasil.
4 - A partir do litoral nordestino, alcançando a atual Região Sul do Brasil.
Parte II: Questões dissertativas:
1 - Durante o período Imperial houve uma onda de ocupação do interior do Brasil em função de uma nova atividade econômica, que iria se tornar a principal fonte de riquezas do país no final do século XIX. A partir desta afirmação, responda o seguinte:
1 - Quais foram as regiões ocupadas?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - Qual atividade econômica que motivou esta ocupação?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 - Quantos Estados havia no Brasil colônia?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 - Qual era extensão territorial do Brasil colônia?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4 - Qual a diferença de Estado, povo e Nação?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5 - O que era o Tratado de Tordesilhas?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
_________________________________________________________________________________
Biografia
Biografia é a história da vida de uma pessoa. A palavra tem origem nos temos gregos bios, que significa “vida”, e graphein, que significa “escrever”. Sabendo, então, que uma biografia é a descri- ção dos fatos particulares da vida de uma pessoa, incluindo sua trajetória, escreva a sua autobio- grafia, sem se identificar, incluindo as seguintes informações:
a) Data de nascimento:
b) Local onde nasceu e vive atualmente:
c) Onde estudou:
d) Algumas habilidades específicas:
e) Um pensamento em que realmente acredite:
f) Algo sobre a sua família:
g) Com uma palavra o que quer ser.
Você deve produzir a sua autobiografia seguindo as orientações acima, não esqueça, utilizarmos estes textos em aulas futuras.