Eletiva - Manhã - Desenho de palitinho nunca mais - Prof. Gisele

Google classroom - código da turma: mu42ap4


Série
RA
Nome
8D
000110158514-6/SP
ANA CLARA ANDRADE MOREIRA
8C
000110043869-5/SP
ANA LETICIA DE LIRA
9d
000108779854-1/SP
CARLOS HENRIQUE DE OLIVEIRA MAXIMO RODRIGUES
8D
000110211973-8/SP
CRISLAINE VITORIA DE SOUZA SEVERO
8B
000112195643-9/SP
GABRIEL CERQUEIRA DA SILVA
8B
000112214644-9/SP
GABRIEL SABINO DA SILVA
8A
000111122431-6/SP
GABRIEL SEABRA DOS SANTOS
8C
000112205757-X/SP
GABRIEL VITOR ROQUE DA SILVA
8C
000110497954-8/SP
GIOVANNA BARBOSA SACCI
9C
000110143308-5/SP
GISELE FERREIRA DA SILVA
9B
000109408078-0/SP
GUSTAVO BUSCH VIANA
8D
000109402671-2/SP
IGOR IVANILDO SANTOS SILVA
8D
000110500579-3/SP
JENNIFER CLEMENTINO DE OLIVEIRA
8B
000112212474-0/SP
JENNIFER SOARES MEIRA
9A
000108498149-X/SP
JOSE ANTONIO JUNIOR REIS DA SILVA
8D
000109418303-9/SP
JOSE MICHEL DO NASCIMENTO GREFF JUNIOR
8D
000112858598-4/SP
KATHLEEN VITORIA BATISTA SERAFIM
8B
000110499483-5/SP
KAUE DOS SANTOS BARBOSA
9d
000108498658-9/SP
KEVEN VITOR MENESES LIMA
7A
000112206149-3/SP
LUIZ MIGUEL TONELLI
8A
000111131637-5/SP
MARCOS VINICIUS BARBOSA ARAUJO
9C
000111278706-9/SP
MARIA CLARA GARCIA CARDOSO DOS SANTOS
9B
000112215254-1/SP
MIGUEL ALVES FURTADO PEREIRA
9C
000108487695-4/SP
MIGUEL PEREIRA DE JESUS
9C
000110495937-9/SP
OCTAVIO NORBERTO DOS SANTOS
7A
000114021331-3/SP
PEDRO GUSTAVO DELAFINA RAMOS
9C
000121144267-6/SP
PEDRO VICTOR SENA MACHADO
9A
000109409054-2/SP
RAFAEL VITOR ANTUNES DOS SANTOS
9C
000110503312-0/SP
RAIANY APARECIDA CADINA LIMA
7A
000112224627-4/SP
REBECA CRISTINA SOBREIRA
8D
000112659608-5/SP
RENAN ALEXANDRE SILVA NASCIMENTO
9A
000108487700-4/SP
RIHAN JOSE DA SILVA
8B
000110490071-3/SP
VICTOR HUGO RAMOS ABREU DA SILVA
7A
000112229277-6/SP
YASMIN ALVES SIQUEIRA
9B
000115888971-9/SP
YGOR PABLLO SANTOS ANDRADE GALVAO




Aulas do 4º bimestre



SEI - Culminância 11/12/2020



Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link






Culminância 27/11/2020



Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link






Período de 09/11 a 20/11



Para conhecer a atividade dessa aula, clique no link




PERÍODO DE 26/10 A 06/11


TEMA: Aperfeiçoando o boneco de palito


Nesta aula, vamos revisitar e aperfeiçoar o boneco de palito que aprendemos lá no início, observe as imagens abaixo:



Uma imagem contendo no interior, foto, neve, pendurado

Descrição gerada automaticamente



ATIVIDADE 1: observe os desenhos abaixo, siga o exemplo e faça seu próprio boneco (homem ou mulher) com o estilo que você quiser, será preciso fazer como na imagem abaixo, para que em cada boneco seja feito um passo de cada vez até o acabamento da figura.


Uma imagem contendo texto, lousa, neve, pendurado

Descrição gerada automaticamente


Observe as figuras abaixo, eu contornei a caneta para que você possa ver claramente a estrutura do boneco mantida até o fim, no seu desenho você deve fazer o mesmo, para ter um modelo em seu portfólio, mas nos próximos isso não será preciso. Preste atenção as anotações que coloquei no desenho: a altura das pernas deve ter a mesma medida da ponta da cabeça até o quadril, trace linhas imaginárias ou fracas para que os 3 bonecos fiquem com a mesma medida.


Uma imagem contendo texto, lousa

Descrição gerada automaticamente


Perceba também (as bolinhas) nas articulações, elas indicam que nesta parte do corpo temos a possibilidade de movimentos, e é isto que você irá trabalhar na segunda atividade...

 

ATIVIDADE 2

Agora a proposta é que você brinque com as articulações, por isso existem esses bonecos da imagem abaixo, para que o artista possa brincar com possibilidades mesmo quando não tem um modelo vivo, até porque seria cansativo!


Aproveite a imagem acima para ter ideias de movimento com seu boneco, faça ao menos dois em poses diferentes que passem a impressão de movimento, siga o esquema do primeiro exercício, primeiro faça o boneco de palito, em seguida preencha o corpo e depois vista e estilize seu boneco (tudo em um único desenho) depois poste em seu portfólio, ou no Padlet, clicando no link abaixo:

https://padlet.com/giselecerqueira/ni3d8mpqlfgays5r 





Aulas do 3º bimestre



SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10


Tema: Dicas e cuidados com os Lápis de Cor


Clique no link abaixo para ver dicas importantes para trabalhar com lápis de cor, dicas

desde marcas recomendadas até formas de apontar e restaurar seu lápis, espero que te

ajudem a aprimorar suas técnicas e a qualidade das suas pinturas!

https://www.youtube.com/watch?v=srfqCK3SDZQ&ab_channel=EstudioBrigit


*Obs: Todos devem assistir ao vídeo, caso esteja de recuperação você será notificado via

e-mail, mas veja bem, se você não fez ao menos duas atividades durante o bimestre,

somente fazendo a prova você automaticamente estará de recuperação, por isso, eu

recomendo que faça todas as atividades, assim você irá desenvolver suas habilidades

e obter uma nota REAL e SATISFATÓRIA.




Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10

Tema: Desenho Colorido, luz e sombra

Habilidades: Criação de composição, desenho a partir do real, proporção, combinação de cores, efeitos de luz e sombra.

 

AVALIAÇÃO BIMESTRAL

         Esta avaliação possui apenas 2 atividades, uma prática, outra teórica, para obter nota máxima faça o melhor que puder.

 

Atividade 1

         Monte uma composição com: flor, fruto e algum outro objeto sobre uma mesa, tire uma foto do ângulo escolhido e em seguida desenhe, utilizando a técnica de cores aprendida durante este bimestre, em seguida poste em seu portfólio a foto e o desenho e poste o link no Classroom.

 

Atividade 2

Responda ao formulário abaixo, o qual possui apenas uma questão.

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDNyWZxHIWW9OiCkXFBSua8dUQkFZQjFXN0JOMFhJRzNWU1BaU0w4WUNTWC4u 

 

*Obs: A avaliação vale 4 pontos na média caso seja concluída de forma satisfatória, portanto, não é suficiente para alcançar nota azul, é preciso que sejam feitas também as atividades anteriores que estão no blog.





Período de 14/09 a 25/09

 

TEMA: Medidas de proporção


         Agora você irá treinar o seu olhar em questão de proporções, as proporções garantem equilíbrio e semelhança com o formato dos objetos que desenhamos a partir do real. 

         Assista ao vídeo no link abaixo, escolha um objeto de sua casa e desenhe conforme a técnica, atenção: NÃO VALE desenhar um objeto que possua formato geométrico, escolha algum com grau de complexidade semelhante ao utilizado no vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=pBUqOzUP4ZM&ab_channel=ABRA-AcademiaBrasileiradeArte

 

*Obs: Poste o desenho em seu Portfólio e poste o link com um aviso no mural do Classroom.



Período de 31/08 a 11/09


Tema: Escala Monocromática

Habilidades: Treinar a visão, o degrade e a mistura de cores.

Atividade 1:
Faça 2 grupos de quadrados, (o mesmo da escala acromática), porém agora escolha, uma cor quente e uma cor fria.
Na escala 1 faça com a cor quente.
Na escala 2 faça com a cor fria.

Lembre-se de iniciar do mais escuro à direita e vir para a esquerda clareando o tom.






Atividade 2:

Copie esta imagem e tente pintar igual, lembrando que primeiro fazemos os detalhes com a cor escura e em seguida entramos com a cor clara.






Tire uma foto e poste em seu portfólio e, também na atividade do Classroom.





Período de 10/08 a 21/08



DESENHO DE PALITINHO NUNCA MAIS PARTE II
TEMA: Técnicas de pintura com lápis de cor
Para iniciar essa técnica assista ao vídeo clicando no link abaixo, em seguida faça 2 vezes cada exercício demonstrado, tire uma foto e poste em seu portfólio, depois poste o link de seu portfólio no Classroom para que eu possa corrigir.





Aulas do 2º bimestre


Aula do dia 31/07


Atividade de Recuperação Disciplina Eletiva: 
Assista aos vídeos a seguir, depois confira no Classroom se está de recuperação, caso não veja a publicação do mural, está tudo ok, mas se vir, faça a atividade que estará proposta lá.

Construindo uma escala acromática

Sombreamento de sólidos

Sombreamento de maçã

Desenhando a partir de esboço com boneco de palitinho

Rosto a partir de círculos





Aula do dia 24/07



A aula de hoje é para realizar a avaliação (link na aula do dia 17/07).


Quem já enviou a avaliação, faça a atividade do dia 10/07 - Criação de seu portfólio em um dos sites recomendados no link.



Aula do dia 17/07


Avaliação semestral da Eletiva – clique no link abaixo para responder às questões:


Se você fez as atividades, vai se sair bem, se você não fez, aconselho que assista aos vídeos e leia o conteúdo das aulas, tanto as atividades quanto a avaliação deverão ser entregues no máximo até dia 29/07...
Boa Sorte!




Aula do dia 10/07


Nesta aula, você irá praticar o desenho a partir de uma imagem, observe atentamente a imagem abaixo e faça o desenho em maior tamanho possível utilizando as técnicas anteriores para construir o desenho e sombreá-lo.

Atenção: este desenho deve ser feito com as técnicas ensinadas até este momento, ainda não iremos pintá-lo. 






Quando seu desenho estiver concluído, tire uma foto. 
Para uma boa foto siga algumas dicas no site abaixo:

Estamos chegando ao fim da nossa eletiva, e agora eu preciso lhe fazer um desafio... 
Você sabe o que é um portfólio?
Entre no site abaixo para aprender o que é, em seguida crie o seu portfólio e poste nele todos os desenhos da eletiva “Desenho de Palitinho Nunca Mais!!!”

A partir de agora você irá postar seus trabalhos no portfólio e eu espero que continue para o resto da vida! 

*Obs: Após criar o portfólio e postar seus desenhos, crie uma postagem no PADLET com o link do seu portfólio (não esqueça de colocar nome completo, número e série) para que eu possa acessar.

A nota da Eletiva será atribuída de acordo com as postagens do seu portfólio, não se preocupe se seus desenhos não ficaram como você esperava, o mais importante é aprender as técnicas e praticá-las, e praticando, perceber a evolução dos seus traços. 

ATENÇÃO: Você deverá criar o portfólio até dia 27 de Julho!!!


*Obs: É fundamental que você entre no chat para as aulas de eletiva (2 primeiras aulas da sexta-feira), as 07:00 eu enviarei o link do google meet na sua sala, entre para que possamos conversar e para que eu possa te ajudar com as dificuldades.





Aula do dia 03/07


Habilidades: observação, coordenação, desenho, sombreamento e pintura

Desenhando a partir de desenho...

Nesta aula você irá copiar um desenho que possui efeitos de luz e sombra, é importante que para construí-lo você utilize as técnicas de esboço ensinadas anteriormente, pois a prática leva à perfeição, lembre-se também que é preciso utilizar as tonalidades que você criou em sua Escala Acromática, deixe-a a vista para se lembrar como fazer a variação dos tons.

Faça o desenho com traços leves, sem pressa, construa primeiramente as formas básicas (mesa e cadeira) e só depois inicie o desenho dos legumes e por fim os detalhes da parede e da toalha de mesa, primeiro construa o desenho completo somente com as linhas e após haver desenhado tudo, comece a fazer os efeitos de luz e sombra por camadas: 1º parede, 2º cadeira, 3º tomates, cebola e cogumelo do fundo, 4º beringela, 5º cenouras, 6º cogumelos da frente, 7º toalha e lateral da mesa, você verá que uma boa composição se constrói aos poucos, com pequenos detalhes (isso é válido tanto para a construção, quanto para o acabamento).





Quando o desenho estiver pronto, tire uma foto e poste no Padlet para que eu possa ver, clicando no link abaixo:
*Obs: 
·        Lembre-se que para fazer um bom desenho é preciso calma, uma luz adequada no ambiente, e uma boa dose de paciência.


·       E vá guardando seus desenhos em sequência numa pasta, para me entregar quando voltarmos.



Aula do dia 26/06



Habilidades: observação, coordenação, desenho, sombreamento e pintura

Técnicas de sombreamento – escala acromática

Nesta aula você irá aprender a técnica de sombreamento, esta técnica é responsável pelo efeito realista nos desenhos, portanto é fundamental para se construir um desenho bem acabado, uma cópia fiel da realidade, para desenvolver essa técnica, precisamos antes de tudo conhecer a “Escala Acromática”, que nada mais é que a progressão da tonalidade, partindo do branco até o preto mais escuro. Seu nome Acromática se deve ao fato de não ser colorida.
Construindo sua escala: 
Para isto você deverá utilizar a folha em orientação paisagem, ou seja (deitada), e bem no centro, você irá traçar uma linha horizontal de 20cm, em seguida, abaixo desta linha, você traçará outra paralela com um espaço entre elas de 2cm.
Feito isto, a cada 2cm, você traçará linhas divisórias na vertical (unindo essas 2 linhas horizontais) desta forma será construída a área onde você irá fazer a escala acromática possuindo 10 quadradinhos de 2cm X 2cm (altura e largura) cada.

A partir de então iniciaremos o preenchimento dos quadrados, é importante que para esta atividade você utilize o lápis mais macio, 4B, 6B ou 8B e as pontas devem estar arredondadas para que o traço saia macio.

ESCALAS CROMATICAS Y ACROMATICAS - ppt video online descargar


Iniciando da direita para a esquerda (contrário do que escrevemos) você deixará o primeiro quadro em branco, o segundo irá pintar com o máximo de leveza e suavidade para que fique apenas o mínimo possível mais escuro que o primeiro, e assim sucessivamente, você irá escurecendo aos poucos, até que o último seja o máximo escuro possível, atenção: de forma alguma pressione o lápis com força sobre a folha, a pintura deve acontecer somente pelo contato do lápis com a folha de forma suave, sendo que onde for claro haverá poucas camadas e onde for escuro faça mais camadas para escurecer.


Análise de Exemplos:

Feito isto, observe as imagens abaixo, e em seguida você irá praticar o sombreamento nos seus desenhos.


Aula de Desenho] Os Cinco Elementos de Sombreamento em um Desenho ...



Técnicas de luz e sombra | Wiki | Arts E Ocs Amino



Draw at least three object with light and shade from a circle ...


Aprenda a criar efeitos de luz e sombra para as suas ilustrações ...



Treinando...
Agora, que você analisou alguns exemplos, mãos à obra!
Pegue os desenhos de frutas feitos na aula anterior e aplique o sombreamento imaginando que a luz esteja sendo refletida da esquerda sobre elas. 
Não esqueça da sombra na superfície da mesa em que a fruta está colocada pois é o toque máximo de realidade em seu desenho.

CORREÇÃO!!!
A seguir, envio o link de um vídeo corrigindo o nosso boneco de palito, pois percebi um pequeno equívoco na aula anterior o qual faz com que nosso boneco fique muito baixo e largo.

Não se esqueça de fotografar seus desenhos e postar no nosso PADLET, no link abaixo (essa postagem é muito importante para que eu possa acompanhar seu desenvolvimento das técnicas)





Aula do dia 19/06



Construindo desenhos a partir de esboço
Nesta aula você irá aprender 3 técnicas de desenho a partir de esboço: desenho de objetos, desenho de rosto e desenho de corpo (chega de boneco de palitinho)

Construção de objetos a partir de formas geométricas
A primeira técnica, é muito parecida com o que eu ensinei nas minhas aulas no começo do ano letivo, porém, acrescentando alguns detalhes específicos.
Iremos trabalhar a partir das formas geométricas básicas, a ideia é desenhar os objetos da maneira mais simples possível, como os escultores fazem desbastando um bloco de pedra a fim de transformá-lo em uma bela escultura de qualquer formato.
Iniciaremos desenhando frutas a partir do Círculo: 
Laranja:
Faça um círculo de usando a técnica já ensinada na primeira aula, em seguida apague o suficiente para manter a linha principal, depois transforme este primeiro círculo em uma laranja, como? Primeiro que você deve observar uma laranja real para perceber que seu formato não é exatamente redondo, então faça as modificações necessárias no contorno, em seguida utilize a técnica de pontilhismo que fizemos na segunda aula, ou seja, onde a laranja possui mais luz, haverá menos pontinhos, onde for escura a ponto de ver a textura da casca faça mais pontinhos.
Maçã:
Da mesma forma que a Laranja, sabemos que a maçã não é redonda, então observe uma maçã real, em seguida, faça as modificações necessárias no círculo a fim de que fique com o formato de uma maçã.
Siga os exemplos no vídeo abaixo:

Agora à partir do cubo iremos criar frutas:
O cubo já nos dá uma possibilidade melhor, visto que é uma figura 3D: possui altura, largura e profundidade. 
Então a partir do cubo iremos ainda desenhar objetos arredondados, justamente a laranja e a maçã que desenhamos acima, porém, partidas ao meio e em perspectiva...
Siga os exemplos na segunda parte do vídeo.
Nesta segunda parte da aula, finalmente iremos desenhar um corpo a partir de esboço correto que segue a configuração de um exoesqueleto (dessa forma aqui nos despedimos do antigo boneco de palitinho), pois boneco de palitinho NUNCA MAIS!
Para finalizar, iremos construir um rosto a partir de esboço simples de medidas:
Observe o exemplo na última parte do vídeo.
Espero que tenham gostado da aula, a ideia é simplificar e construir os desenhos de forma prática evitando erros, como você pode ver no vídeo apagamos apenas os excessos no final, pois é muito melhor desenhar sem errar, não acham? Para isso existem os esboços, quando se acostumar a utilizá-los você realmente desenhará qualquer coisa brincando! 
Lição de casa: 
Agora você irá praticar a construção de objetos e outras frutas a partir do cubo ou retângulo em perspectiva, por exemplo, uma fruta comprida como a banana, você irá fazer um retângulo seguindo a base do cubo, o abacaxi, que é uma fruta mais alta, você utilizará o retângulo 3D em pé, treine e poste seus desenhos lá na nossa página do Padlet no link abaixo:


Tirem fotos e postem lá, preciso ver se estão conseguindo, e se você ainda não começou, calma, ainda dá tempo, vamos desenhar!


_____________________________



Aulas do 1º bimestre (por ordem de data)



Aula 1 - 08/05

Esta é nossa aula de introdução...
Se estamos aqui é claro que gostamos e muito de desenho, não é mesmo?
Mas você sabe como ele surgiu? Como se desenvolveu até chegar a nós? 
Assista atentamente este vídeo que preparei com uma breve história do desenho,
os materiais que utilizaremos, uma breve introdução aos elementos básicos do
desenho, e um treino simples de coordenação e leveza, espero que gostem dessa
aula, e se preparem para conhecer novas técnicas, lembrando de treinar sempre
até a nossa próxima aula! 

https://www.youtube.com/watch?v=86jr1ulSasw

Abraços e até a próxima! 



Aula 2 - 15/05


Pontilhismo e Rachura
(Treino de pontos e linhas)
No vídeo de hoje, você irá aprender a preparar uma folha com treinos,
esses treinos não são uma coisa aleatória pra matar o tempo, entenda bem,
não é porque não estamos construindo uma imagem figurativa que nosso
desenho não seja importante!
Todo desenho é importante principalmente os treinos, pois nos possibilitam
praticar para construir traços mais exatos que nos proporcionarão uma boa
construção mais adiante. 
https://www.youtube.com/watch?v=Shg-Ya8JYZI
Após assistir o vídeo de hoje, construa sua folha com todo cuidado e capricho
fazendo o uso do método demonstrado no vídeo, esta será uma das poucas
(senão a única vez) que utilizaremos régua.
Não quer dizer que um desenhista não faça uso dela, mas na nossa modalidade
não é muito utilizada.
Após concluir sua folha de treinos (exemplificados no vídeo) pegue outra folha
e faça mais quatro fileiras de 3 quadrados.
Desta vez você irá treinar com linhas diagonais conforme as imagens abaixo:
Siga o mesmo que fez com as linhas anteriores: comece com uma distância e vá
aproximando de modo que no último quadrado estejam bem próximas.

sequência 1
sequência 2
Para a sequência 3 iremos utilizar as 4 direções: 
Linhas: horizontais, verticais, diagonais da esquerda para a direita e da esquerda
para a direita (iniciando de cima)

*Obs: Após concluir seus desenhos, tire fotos e faça uma publicação no site abaixo,
colocando ao final nome completo e série.

Parabéns pela dedicação e até a próxima semana! 


Aula 3 - 22/05



Treino do Olhar e Construção com Formas Geométricas 1
Para construir um bom desenho, precisamos de mais do que uma boa coordenação, precisamos antes de tudo de um olhar treinado!
Na aula anterior você treinou a coordenação por meio de pontos, linhas e formas circulares e retilíneas, agora é hora de treinar o olhar, a partir desta aula você desenvolverá uma nova forma de observar os elementos a seu redor e isso irá facilitar o seu processo de transformar estes elementos em desenhos simétricos e bem estruturados.
Leonardo da Vinci, o grande mestre das artes, arquitetura e mesmo da matemática, quando se trata de desenho nos ensina uma técnica primordial: antes de construir um desenho sobre algo, é preciso primeiro desconstruir o objeto em questão.
Para fazer os desenhos perfeitos de anatomia humana, Leonardo foi muito além da simples observação externa, ele dissecou corpos de pessoas mortas a fim de ver como era por dentro, as veias, os músculos, ossos, para que assim pudesse desenhar perfeitamente o seu exterior.
Calma, essa não será a sua tarefa de hoje... rsrs!
Mas quero ressaltar o princípio fundamental do que ele fazia: antes de construir é preciso desconstruir.
Para isto, faremos um exercício muito mais simples, mas que nos ajudará e muito na hora de construir nossos desenhos.

ATIVIDADE:

Escolha 2 das imagens abaixo e retrate-as com formas geométricas: 

Você pode utilizar as formas em tamanho pequeno, médio ou grande, mas utilize o máximo da folha para seu desenho, nada de fazer um desenho menor que a metade da folha, é preciso utilizar todo o espaço, faça um desenho em cada folha, para esta atividade vou pedir que faça margem de 1cm.
Não é necessário pintar ou sombrear, apenas desconstrua estas fotos transformando-as em “quase robôs”, é um exercício que nos prepara para desenvolver esboços (o que faremos em aulas a frente)










Treino do Olhar e Construção com Formas Geométricas 2
Agora que você desconstruiu as imagens reais traduzindo-as em formas geométricas, chegou a vez de construir imagens com essas formas, antes porém analisaremos alguns exemplos em personagens de animação que conhecemos:

Um exemplo bem básico é o Bob Esponja, veja como ele é construído, vendo desta forma podemos facilmente desenhá-lo ao fazer formas básicas começando pela maior e depois complementando com as menores por ordem de tamanho.




Vejamos agora a cabeça do Mickey, não é a construção mais fácil do mundo?





Um pouco mais complexo, porém, nem tanto é a cabeça do Sonic, e praticamente a maioria dos personagens tem a sua cabeça partindo de um círculo.

 
Algumas, porém são bem quadradas como podemos observar nesta imagem, mas, embora o quadrado seja bem marcante neste personagem é possível acharmos aí um círculo no nariz e um triângulo encaixado por baixo dele de onde surge a boca.


Agora vejamos alguns exemplos menos elaborados, para um treino de construção primária:
       


ATIVIDADE:
Escolha um dos personagens acima para copiar, mas faça em tamanho grande na folha de sulfite, em seguida, escolha outro personagem em seu formato original e retrate – o fazendo o esboço inicial com formas geométricas, em seguida faça todos os detalhes mas sem apagar o esboço para que eu possa ver como você construiu o desenho. (faça o mais parecido possível)
Ao final das atividades, tire fotos e poste no link abaixo, escreva também o que achou desta técnica, e se ela te ajudou a olhar as coisas de forma diferente, ao final da postagem não esqueça de colocar nome completo e série.


Espero que tenha gostado da nossa aula de hoje, treine e pratique para não esquecer, e até a próxima aula!