Google classroom - código da turma: mu42ap4
Série
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RA
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Nome
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8D
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000110158514-6/SP
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ANA CLARA ANDRADE MOREIRA
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8C
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000110043869-5/SP
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ANA LETICIA DE LIRA
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9d
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000108779854-1/SP
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CARLOS HENRIQUE DE OLIVEIRA MAXIMO
RODRIGUES
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8D
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000110211973-8/SP
|
CRISLAINE VITORIA DE SOUZA SEVERO
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8B
|
000112195643-9/SP
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GABRIEL CERQUEIRA DA SILVA
|
8B
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000112214644-9/SP
|
GABRIEL SABINO DA SILVA
|
8A
|
000111122431-6/SP
|
GABRIEL SEABRA DOS SANTOS
|
8C
|
000112205757-X/SP
|
GABRIEL VITOR ROQUE DA SILVA
|
8C
|
000110497954-8/SP
|
GIOVANNA BARBOSA SACCI
|
9C
|
000110143308-5/SP
|
GISELE FERREIRA DA SILVA
|
9B
|
000109408078-0/SP
|
GUSTAVO BUSCH VIANA
|
8D
|
000109402671-2/SP
|
IGOR IVANILDO SANTOS SILVA
|
8D
|
000110500579-3/SP
|
JENNIFER CLEMENTINO DE OLIVEIRA
|
8B
|
000112212474-0/SP
|
JENNIFER SOARES MEIRA
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9A
|
000108498149-X/SP
|
JOSE ANTONIO JUNIOR REIS DA SILVA
|
8D
|
000109418303-9/SP
|
JOSE MICHEL DO NASCIMENTO GREFF
JUNIOR
|
8D
|
000112858598-4/SP
|
KATHLEEN VITORIA BATISTA SERAFIM
|
8B
|
000110499483-5/SP
|
KAUE DOS SANTOS BARBOSA
|
9d
|
000108498658-9/SP
|
KEVEN VITOR MENESES LIMA
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7A
|
000112206149-3/SP
|
LUIZ MIGUEL TONELLI
|
8A
|
000111131637-5/SP
|
MARCOS VINICIUS BARBOSA ARAUJO
|
9C
|
000111278706-9/SP
|
MARIA CLARA GARCIA CARDOSO DOS
SANTOS
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9B
|
000112215254-1/SP
|
MIGUEL ALVES FURTADO PEREIRA
|
9C
|
000108487695-4/SP
|
MIGUEL PEREIRA DE JESUS
|
9C
|
000110495937-9/SP
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OCTAVIO NORBERTO DOS SANTOS
|
7A
|
000114021331-3/SP
|
PEDRO GUSTAVO DELAFINA RAMOS
|
9C
|
000121144267-6/SP
|
PEDRO VICTOR SENA MACHADO
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9A
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000109409054-2/SP
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RAFAEL VITOR ANTUNES DOS SANTOS
|
9C
|
000110503312-0/SP
|
RAIANY APARECIDA CADINA LIMA
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7A
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000112224627-4/SP
|
REBECA CRISTINA SOBREIRA
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8D
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000112659608-5/SP
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RENAN ALEXANDRE SILVA NASCIMENTO
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9A
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000108487700-4/SP
|
RIHAN JOSE DA SILVA
|
8B
|
000110490071-3/SP
|
VICTOR HUGO RAMOS ABREU DA SILVA
|
7A
|
000112229277-6/SP
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YASMIN ALVES SIQUEIRA
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9B
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000115888971-9/SP
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YGOR PABLLO SANTOS ANDRADE GALVAO
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Aulas do 4º bimestre
SEI - Culminância 11/12/2020
Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link
Culminância 27/11/2020
Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link
Período de 09/11 a 20/11
Para conhecer a atividade dessa aula, clique no link
TEMA: Aperfeiçoando o boneco de palito
Nesta aula, vamos revisitar e aperfeiçoar o boneco de palito que aprendemos lá no início, observe as imagens abaixo:
ATIVIDADE 1: observe os
desenhos abaixo, siga o exemplo e faça seu próprio boneco (homem ou mulher) com
o estilo que você quiser, será preciso fazer como na imagem abaixo, para que em
cada boneco seja feito um passo de cada vez até o acabamento da figura.
Observe as figuras
abaixo, eu contornei a caneta para que você possa ver claramente a estrutura do
boneco mantida até o fim, no seu desenho você deve fazer o mesmo, para ter um
modelo em seu portfólio, mas nos próximos isso não será preciso. Preste atenção
as anotações que coloquei no desenho: a altura das pernas deve ter a mesma
medida da ponta da cabeça até o quadril, trace linhas imaginárias ou fracas
para que os 3 bonecos fiquem com a mesma medida.
Perceba também (as bolinhas) nas articulações,
elas indicam que nesta parte do corpo temos a possibilidade de movimentos, e é
isto que você irá trabalhar na segunda atividade...
ATIVIDADE 2
Agora a proposta é que
você brinque com as articulações, por isso existem esses bonecos da imagem
abaixo, para que o artista possa brincar com possibilidades mesmo quando não
tem um modelo vivo, até porque seria cansativo!
Aproveite a imagem acima para ter ideias de
movimento com seu boneco, faça ao menos dois em poses diferentes que passem a
impressão de movimento, siga o esquema do primeiro exercício, primeiro faça o
boneco de palito, em seguida preencha o corpo e depois vista e estilize seu
boneco (tudo em um único desenho) depois poste em seu portfólio, ou no Padlet,
clicando no link abaixo:
https://padlet.com/giselecerqueira/ni3d8mpqlfgays5r
Aulas do 3º bimestre
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10
Tema: Dicas e cuidados com os Lápis de Cor
Clique no link abaixo para ver dicas importantes para trabalhar com lápis de cor, dicas
desde marcas recomendadas até formas de apontar e restaurar seu lápis, espero que te
ajudem a aprimorar suas técnicas e a qualidade das suas pinturas!
https://www.youtube.com/watch?v=srfqCK3SDZQ&ab_channel=EstudioBrigit
*Obs: Todos devem assistir ao vídeo, caso esteja de recuperação você será notificado via
e-mail, mas veja bem, se você não fez ao menos duas atividades durante o bimestre,
somente fazendo a prova você automaticamente estará de recuperação, por isso, eu
recomendo que faça todas as atividades, assim você irá desenvolver suas habilidades
e obter uma nota REAL e SATISFATÓRIA.
Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10
Tema: Desenho Colorido, luz e sombra
Habilidades: Criação de composição, desenho a partir do real, proporção,
combinação de cores, efeitos de luz e sombra.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Esta avaliação possui apenas 2 atividades, uma prática, outra teórica, para obter nota máxima faça o melhor que puder.
Atividade 1
Monte uma composição com: flor, fruto e algum outro objeto sobre uma mesa, tire uma foto do ângulo escolhido e em seguida desenhe, utilizando a técnica de cores aprendida durante este bimestre, em seguida poste em seu portfólio a foto e o desenho e poste o link no Classroom.
Atividade 2
Responda ao formulário abaixo, o qual possui apenas uma questão.
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3C52UFD5SE-0Oew0IoJgDNyWZxHIWW9OiCkXFBSua8dUQkFZQjFXN0JOMFhJRzNWU1BaU0w4WUNTWC4u
*Obs: A avaliação vale 4 pontos na média caso seja concluída de forma satisfatória, portanto, não é suficiente para alcançar nota azul, é preciso que sejam feitas também as atividades anteriores que estão no blog.
Período de 14/09 a 25/09
TEMA: Medidas de proporção
Agora você irá treinar o seu olhar em questão de proporções, as proporções garantem equilíbrio e semelhança com o formato dos objetos que desenhamos a partir do real.
Assista ao vídeo no link abaixo, escolha um objeto de sua casa e desenhe conforme a técnica, atenção: NÃO VALE desenhar um objeto que possua formato geométrico, escolha algum com grau de complexidade semelhante ao utilizado no vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=pBUqOzUP4ZM&ab_channel=ABRA-AcademiaBrasileiradeArte
*Obs:
Poste o desenho em seu Portfólio e poste o link com um aviso no mural do
Classroom.
Período de 31/08 a 11/09
Tema: Escala Monocromática
Habilidades: Treinar a visão, o degrade e a mistura de cores.
Atividade 1:
Faça 2 grupos de quadrados, (o mesmo da escala
acromática), porém agora escolha, uma cor quente e uma cor fria.
Na escala 1 faça com a cor quente.
Na escala 2 faça com a cor fria.
Lembre-se de iniciar do mais escuro à direita e vir
para a esquerda clareando o tom.
Atividade 2:
Copie esta imagem e tente pintar igual, lembrando
que primeiro fazemos os detalhes com a cor escura e em seguida entramos com a
cor clara.
Tire
uma foto e poste em seu portfólio e, também na atividade do Classroom.
Período de 10/08 a 21/08
DESENHO DE
PALITINHO NUNCA MAIS PARTE II
TEMA: Técnicas de pintura com lápis de cor
Para iniciar essa técnica assista ao vídeo clicando no link abaixo, em seguida faça 2 vezes cada exercício demonstrado, tire uma foto e poste em seu portfólio, depois poste o link de seu portfólio no Classroom para que eu possa corrigir.
Aulas do 2º bimestre
Aula do dia 31/07
Atividade de Recuperação Disciplina Eletiva:
Assista aos vídeos a seguir, depois confira no Classroom se está de recuperação, caso não veja a publicação do mural, está tudo ok, mas se vir, faça a atividade que estará
proposta lá.
Construindo uma escala acromática
Sombreamento de sólidos
Sombreamento de maçã
Desenhando a partir de esboço com boneco de palitinho
Rosto a partir de círculos
Aula do dia 24/07
A aula de hoje é para realizar a avaliação (link na aula do dia 17/07).
Quem já enviou a avaliação, faça a atividade do dia 10/07 - Criação de seu portfólio em um dos sites recomendados no link.
Aula do dia 17/07
Avaliação semestral da Eletiva – clique no
link abaixo para responder às questões:
Se você fez as atividades, vai se sair bem, se você não fez, aconselho que assista aos vídeos e leia o conteúdo das aulas, tanto as atividades quanto a avaliação deverão ser entregues no máximo até dia 29/07...
Boa Sorte!
Aula do dia 10/07
Nesta aula, você irá praticar o desenho a partir de uma imagem, observe
atentamente a imagem abaixo e faça o desenho em maior tamanho possível
utilizando as técnicas anteriores para construir o desenho e sombreá-lo.
Atenção: este desenho deve ser feito com as técnicas ensinadas até este
momento, ainda não iremos pintá-lo.
Quando seu desenho estiver concluído, tire uma foto.
Para uma boa foto
siga algumas dicas no site abaixo:
Estamos chegando ao fim da nossa eletiva, e agora eu preciso lhe fazer
um desafio...
Você sabe o que é um portfólio?
Entre no site abaixo para aprender o que é, em seguida crie o seu
portfólio e poste nele todos os desenhos da eletiva “Desenho de Palitinho Nunca
Mais!!!”
A partir de agora você irá postar seus trabalhos no portfólio e eu
espero que continue para o resto da vida!
*Obs: Após criar o portfólio e postar seus desenhos, crie uma postagem
no PADLET com o link do seu portfólio (não esqueça de colocar nome completo,
número e série) para que eu possa acessar.
A nota da Eletiva será atribuída de acordo com as postagens do seu
portfólio, não se preocupe se seus desenhos não ficaram como você esperava, o
mais importante é aprender as técnicas e praticá-las, e praticando, perceber a
evolução dos seus traços.
ATENÇÃO:
Você deverá criar o portfólio até dia 27 de Julho!!!
*Obs: É fundamental que você entre no chat
para as aulas de eletiva (2 primeiras aulas da sexta-feira), as 07:00 eu
enviarei o link do google meet na sua sala, entre para que possamos conversar e
para que eu possa te ajudar com as dificuldades.
Aula do dia 03/07
Habilidades: observação, coordenação, desenho, sombreamento e pintura
Desenhando a partir de desenho...
Nesta aula você irá copiar um desenho que possui efeitos de luz e
sombra, é importante que para construí-lo você utilize as técnicas de esboço
ensinadas anteriormente, pois a prática leva à perfeição, lembre-se também que
é preciso utilizar as tonalidades que você criou em sua Escala Acromática,
deixe-a a vista para se lembrar como fazer a variação dos tons.
Faça o desenho com traços leves, sem pressa, construa primeiramente as
formas básicas (mesa e cadeira) e só depois inicie o desenho dos legumes e por
fim os detalhes da parede e da toalha de mesa, primeiro construa o desenho completo
somente com as linhas e após haver desenhado tudo, comece a fazer os efeitos de
luz e sombra por camadas: 1º parede, 2º cadeira, 3º tomates, cebola e cogumelo
do fundo, 4º beringela, 5º cenouras, 6º cogumelos da frente, 7º toalha e
lateral da mesa, você verá que uma boa composição se constrói aos poucos, com
pequenos detalhes (isso é válido tanto para a construção, quanto para o
acabamento).
Quando o desenho estiver pronto, tire uma foto e poste no
Padlet para que eu possa ver, clicando no link abaixo:
*Obs:
· Lembre-se que para fazer um bom desenho é preciso calma, uma luz adequada no ambiente, e uma boa dose de paciência.
· E vá guardando seus desenhos em sequência numa pasta, para me entregar quando voltarmos.
Aula do dia 26/06
Habilidades: observação, coordenação,
desenho, sombreamento e pintura
Técnicas de
sombreamento – escala acromática
Nesta aula você irá
aprender a técnica de sombreamento, esta técnica é responsável pelo efeito
realista nos desenhos, portanto é fundamental para se construir um desenho bem
acabado, uma cópia fiel da realidade, para desenvolver essa técnica, precisamos
antes de tudo conhecer a “Escala Acromática”, que nada mais é que a progressão
da tonalidade, partindo do branco até o preto mais escuro. Seu nome Acromática
se deve ao fato de não ser colorida.
Construindo sua
escala:
Para isto você deverá
utilizar a folha em orientação paisagem, ou seja (deitada), e bem no centro,
você irá traçar uma linha horizontal de 20cm, em seguida, abaixo desta linha,
você traçará outra paralela com um espaço entre elas de 2cm.
Feito isto, a cada
2cm, você traçará linhas divisórias na vertical (unindo essas 2 linhas
horizontais) desta forma será construída a área onde você irá fazer a escala
acromática possuindo 10 quadradinhos de 2cm X 2cm (altura e largura) cada.
A partir de então
iniciaremos o preenchimento dos quadrados, é importante que para esta atividade
você utilize o lápis mais macio, 4B, 6B ou 8B e as pontas devem estar
arredondadas para que o traço saia macio.
Iniciando da direita
para a esquerda (contrário do que escrevemos) você deixará o primeiro quadro em
branco, o segundo irá pintar com o máximo de leveza e suavidade para que fique
apenas o mínimo possível mais escuro que o primeiro, e assim sucessivamente,
você irá escurecendo aos poucos, até que o último seja o máximo escuro
possível, atenção: de forma alguma pressione o lápis com força sobre a folha, a
pintura deve acontecer somente pelo contato do lápis com a folha de forma
suave, sendo que onde for claro haverá poucas camadas e onde for escuro faça mais
camadas para escurecer.
Análise de Exemplos:
Feito isto, observe
as imagens abaixo, e em seguida você irá praticar o sombreamento nos seus
desenhos.
Treinando...
Agora, que você analisou alguns exemplos, mãos à obra!
Pegue os desenhos de frutas feitos na aula anterior e
aplique o sombreamento imaginando que a luz esteja sendo refletida da esquerda
sobre elas.
Não esqueça da sombra na superfície da mesa em que a fruta
está colocada pois é o toque máximo de realidade em seu desenho.
CORREÇÃO!!!
A seguir, envio o link de um vídeo corrigindo o nosso boneco de palito, pois percebi um pequeno equívoco na aula anterior o qual faz com que nosso boneco fique muito baixo e largo.
Não se esqueça de fotografar seus desenhos e postar no nosso PADLET, no link abaixo (essa postagem é muito importante para que eu possa acompanhar seu desenvolvimento das técnicas)
Aula do dia 19/06
Construindo desenhos a partir
de esboço
Nesta aula você irá aprender 3
técnicas de desenho a partir de esboço: desenho de objetos, desenho de rosto e
desenho de corpo (chega de boneco de palitinho)
Construção de objetos a partir
de formas geométricas
A primeira técnica, é muito
parecida com o que eu ensinei nas minhas aulas no começo do ano letivo, porém,
acrescentando alguns detalhes específicos.
Iremos trabalhar a partir das
formas geométricas básicas, a ideia é desenhar os objetos da maneira mais
simples possível, como os escultores fazem desbastando um bloco de pedra a fim
de transformá-lo em uma bela escultura de qualquer formato.
Iniciaremos desenhando frutas a
partir do Círculo:
Laranja:
Faça um círculo de usando a
técnica já ensinada na primeira aula, em seguida apague o suficiente para
manter a linha principal, depois transforme este primeiro círculo em uma
laranja, como? Primeiro que você deve observar uma laranja real para perceber
que seu formato não é exatamente redondo, então faça as modificações
necessárias no contorno, em seguida utilize a técnica de pontilhismo que
fizemos na segunda aula, ou seja, onde a laranja possui mais luz, haverá menos
pontinhos, onde for escura a ponto de ver a textura da casca faça mais
pontinhos.
Maçã:
Da mesma forma que a Laranja,
sabemos que a maçã não é redonda, então observe uma maçã real, em seguida, faça
as modificações necessárias no círculo a fim de que fique com o formato de uma
maçã.
Siga os exemplos no vídeo
abaixo:
Agora à partir do cubo iremos
criar frutas:
O cubo já nos dá uma
possibilidade melhor, visto que é uma figura 3D: possui altura, largura e
profundidade.
Então a partir do cubo iremos
ainda desenhar objetos arredondados, justamente a laranja e a maçã que
desenhamos acima, porém, partidas ao meio e em perspectiva...
Siga os exemplos na segunda
parte do vídeo.
Nesta segunda parte da aula,
finalmente iremos desenhar um corpo a partir de esboço correto que segue a
configuração de um exoesqueleto (dessa forma aqui nos despedimos do antigo
boneco de palitinho), pois boneco de palitinho NUNCA MAIS!
Para finalizar, iremos
construir um rosto a partir de esboço simples de medidas:
Observe o exemplo na última
parte do vídeo.
Espero que tenham gostado da
aula, a ideia é simplificar e construir os desenhos de forma prática evitando
erros, como você pode ver no vídeo apagamos apenas os excessos no final, pois é
muito melhor desenhar sem errar, não acham? Para isso existem os esboços,
quando se acostumar a utilizá-los você realmente desenhará qualquer coisa
brincando!
Lição de casa:
Agora você irá praticar a
construção de objetos e outras frutas a partir do cubo ou retângulo em
perspectiva, por exemplo, uma fruta comprida como a banana, você irá fazer um
retângulo seguindo a base do cubo, o abacaxi, que é uma fruta mais alta, você
utilizará o retângulo 3D em pé, treine e poste seus desenhos lá na nossa página
do Padlet no link abaixo:
Tirem fotos e postem lá,
preciso ver se estão conseguindo, e se você ainda não começou, calma, ainda dá
tempo, vamos desenhar!
_____________________________
Aulas do 1º bimestre (por ordem de data)
Aula 1 - 08/05
Esta é nossa aula de introdução...
Se estamos aqui é claro que gostamos e muito de desenho, não é mesmo?
Mas você sabe como ele surgiu? Como se desenvolveu até chegar a nós?
Assista atentamente este vídeo que preparei com uma breve história do desenho,
os materiais que utilizaremos, uma breve introdução aos elementos básicos do
desenho, e um treino simples de coordenação e leveza, espero que gostem dessa
aula, e se preparem para conhecer novas técnicas, lembrando de treinar sempre
até a nossa próxima aula!
https://www.youtube.com/watch?v=86jr1ulSasw
Abraços e até a próxima!
Aula 2 - 15/05
Pontilhismo e Rachura
(Treino de pontos e linhas)
No vídeo de hoje, você irá aprender a preparar uma folha com treinos,
esses treinos não são uma coisa aleatória pra matar o tempo, entenda bem,
não é porque não estamos construindo uma imagem figurativa que nosso
desenho não seja importante!
Todo desenho é importante principalmente os treinos, pois nos possibilitam
praticar para construir traços mais exatos que nos proporcionarão uma boa
construção mais adiante.
https://www.youtube.com/watch?v=Shg-Ya8JYZI
Após assistir o vídeo de hoje, construa sua folha com todo cuidado e capricho
fazendo o uso do método demonstrado no vídeo, esta será uma das poucas
(senão a única vez) que utilizaremos régua.
Não quer dizer que um desenhista não faça uso dela, mas na nossa modalidade
não é muito utilizada.
Após concluir sua folha de treinos (exemplificados no vídeo) pegue outra folha
e faça mais quatro fileiras de 3 quadrados.
Desta vez você irá treinar com linhas diagonais conforme as imagens abaixo:
Siga o mesmo que fez com as linhas anteriores: comece com uma distância e vá
aproximando de modo que no último quadrado estejam bem próximas.
sequência 1
sequência 2
Para a sequência 3 iremos utilizar as 4 direções:
Linhas: horizontais, verticais, diagonais da esquerda para a direita e da esquerda
para a direita (iniciando de cima)
*Obs: Após concluir seus desenhos, tire fotos e faça uma publicação no site abaixo,
colocando ao final nome completo e série.
Parabéns pela dedicação e até a próxima semana!
Aula 3 - 22/05
Treino do Olhar e Construção com Formas
Geométricas 1
Para construir um bom desenho, precisamos
de mais do que uma boa coordenação, precisamos antes de tudo de um olhar
treinado!
Na aula anterior você treinou a
coordenação por meio de pontos, linhas e formas circulares e retilíneas, agora
é hora de treinar o olhar, a partir desta aula você desenvolverá uma nova forma
de observar os elementos a seu redor e isso irá facilitar o seu processo de
transformar estes elementos em desenhos simétricos e bem estruturados.
Leonardo da Vinci, o grande mestre das
artes, arquitetura e mesmo da matemática, quando se trata de desenho nos ensina
uma técnica primordial: antes de construir um desenho sobre algo, é preciso
primeiro desconstruir o objeto em questão.
Para fazer os desenhos perfeitos de
anatomia humana, Leonardo foi muito além da simples observação externa, ele
dissecou corpos de pessoas mortas a fim de ver como era por dentro, as veias,
os músculos, ossos, para que assim pudesse desenhar perfeitamente o seu
exterior.
Calma, essa não será a sua tarefa de
hoje... rsrs!
Mas quero ressaltar o princípio
fundamental do que ele fazia: antes de construir é preciso desconstruir.
Para isto, faremos um exercício muito mais
simples, mas que nos ajudará e muito na hora de construir nossos desenhos.
ATIVIDADE:
Escolha 2 das imagens abaixo e retrate-as
com formas geométricas:
Você pode utilizar as formas em tamanho
pequeno, médio ou grande, mas utilize o máximo da folha para seu desenho, nada
de fazer um desenho menor que a metade da folha, é preciso utilizar todo o
espaço, faça um desenho em cada folha, para esta atividade vou pedir que faça
margem de 1cm.
Não é necessário pintar ou sombrear,
apenas desconstrua estas fotos transformando-as em “quase robôs”, é um
exercício que nos prepara para desenvolver esboços (o que faremos em aulas a
frente)
Treino do Olhar e Construção com Formas Geométricas 2
Agora que você desconstruiu as imagens
reais traduzindo-as em formas geométricas, chegou a vez de construir imagens
com essas formas, antes porém analisaremos alguns exemplos em personagens de
animação que conhecemos:
Um exemplo bem básico é o Bob Esponja,
veja como ele é construído, vendo desta forma podemos facilmente desenhá-lo ao
fazer formas básicas começando pela maior e depois complementando com as
menores por ordem de tamanho.
Vejamos agora a cabeça do Mickey, não é a construção mais fácil do mundo?
Um pouco mais complexo, porém, nem tanto é
a cabeça do Sonic, e praticamente a maioria dos personagens tem a sua cabeça
partindo de um círculo.
Algumas, porém são bem quadradas como
podemos observar nesta imagem, mas, embora o quadrado seja bem marcante neste
personagem é possível acharmos aí um círculo no nariz e um triângulo encaixado
por baixo dele de onde surge a boca.
Agora vejamos alguns exemplos menos elaborados, para um treino de
construção primária:
Escolha um dos personagens acima para
copiar, mas faça em tamanho grande na folha de sulfite, em seguida, escolha
outro personagem em seu formato original e retrate – o fazendo o esboço inicial
com formas geométricas, em seguida faça todos os detalhes mas sem apagar o
esboço para que eu possa ver como você construiu o desenho. (faça o mais
parecido possível)
Ao final das atividades, tire fotos e
poste no link abaixo, escreva também o que achou desta técnica, e se ela te
ajudou a olhar as coisas de forma diferente, ao final da postagem não esqueça
de colocar nome completo e série.
Espero que tenha gostado da nossa aula de
hoje, treine e pratique para não esquecer, e até a próxima aula!