Eletiva - Manhã - LIBRAS "Mãos que falam" - Prof. Creusa

Google classroom - Código da turma: 6oekypl

Série
RA
Nome
7A
000112229659-9/SP
ADRIANA ALANA NERI DE SOUZA
9d
000111309561-1/SP
ALINE MELO DIAS DOS SANTOS
8B
000109404880-X/SP
CRISTHYAN DANIEL OLIVEIRA DE SOUZA
8A
000116299831-3/SP
DASHMYR GILLES
8A
000112225636-X/SP
DIEGO DANIEL SALES SILVA
7A
000112214464-7/SP
EMILY VITORIA DE BRITO BARBOSA
8B
000110141739-0/SP
ERICA LIMA DA SILVA
7A
000113217444-2/SP
FERNANDA DA SILVA LEMOS
7A
000110160227-2/SP
GABRIEL ALEXANDRE COSTA DA SILVA
8A
000112208218-6/SP
GABRIEL ISIDORIO DA SILVA
7A
000112216059-8/SP
GABRIELLY TRINDADE SALVAIA DA SILVA
8B
000112362442-2/SP
GUSTAVO SILVA GOMES
8A
000112206112-2/SP
HENRIQUE NEVES CARDOSO OLIVEIRA
8B
000109003856-2/SP
ISABELI VICTORIA DA SILVEIRA BATISTA
9d
000112215589-X/SP
JOAO VICTOR DEPIERI VIEIRA
9A
000110984660-5/SP
JULIA SOUZA LAGE
9A
000110499680-7/SP
JULIANA SOUZA DE BRITO
8B
000110130369-4/SP
JULIO CESAR PIQUERA
8A
000112212745-5/SP
KARINA MORENO NASCIMENTO SANTOS
8A
000112229444-X/SP
KAUA ALVES SIQUEIRA
8C
000108795700-X/SP
KAUAN DE OLIVEIRA MAXIMO RODRIGUES
9d
000112215565-7/SP
KENNEDY RHUAN SANTOS FERREIRA
7A
000115084072-9/SP
LAILA EDUARDA SILVA DOS SANTOS
9d
000111124119-3/SP
LUCAS NASCIMENTO PRADO
7A
000113203429-2/SP
LUIZ FELIPE RIBEIRO DE SOUZA
8B
000110129954-X/SP
MATEUS CARVALHO DA SILVA
8A
000112225032-0/SP
RAIANNY VITORIA DOS SANTOS
9B
000108478824-X/SP
RAISSA VITORIA DA SILVA SANTOS
9A
000107251348-1/SP
ROMANA CRISTINE ALCANTARA BRANDAO DA SILVA
9d
000112846705-7/SP
RUTE PEREIRA LOPES
8D
000110500483-1/SP
SABRINA FERREIRA DE CARVALHO
8A
000110527932-7/SP
VITORIA DE MORAES BATISTA
9A
000108491796-8/SP
WENDELL DE ARAUJO LIMA
8A
000112205844-5/SP
YASMIN ALVES DE ALMEIDA
7A
000112230006-2/SP
YURI CARMINATI DA SILVA


LIBRAS - MÃOS QUE FALAM


Olá caros alunos, meu nome é Creusa Sena, sou professora de História e estudo Libras, língua que gosto muito. Dar aulas é algo que faço com muito prazer; o conhecimento é algo muito precioso em nossas vidas e eu estou sempre, todos os dias, aprendendo e querendo aprender cada vez mais. O conhecimento nos possibilita sermos pessoas melhores a cada dia para nós mesmos e para auxiliar outras pessoas, por isso quero aqui passar os meus conhecimentos de Libras para vocês.

Nossas aulas serão chamadas de LIBRAS MÃOS QUE FALAM. 

Agradeço a todos vocês que escolheram adquirir conhecimentos básicos de Libras. Com certeza junto com vocês farei com que todos os interessados saiam das aulas sempre com um aprendizado prazeroso e edificante para praticar quando quiser em benefício próprio e do outro.

LIBRAS?

O que é?
É a língua materna dos Surdos e se difere das demais línguas por usar outro canal de comunicação, que é visual-espacial. Como uma língua qualquer, possui estrutura gramatical própria e existe para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. A inclusão é uma realidade em todo o país, precisamos nos integrar para que a inclusão se concretize beneficiando a todos.

Sejam todos bem vindos!

Boas aulas!



Aulas do 4º bimestre


SEI - Culminância 11/12/2020



Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link





Culminância 27/11/2020



Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link






Período de 09/11 a 20/11



Para conhecer a atividade dessa aula, clique no link





Período de 26/10 a 06/11


Analisar com atenção o alfabeto 👆🏾👆🏾 em Libras, resolver as questões abaixo, para uma melhor visualização dê um zum, aumente a tela, aproveite para treinar bastante na reprodução dos sinais para fazermos um bom trabalho quando voltarmos para as aulas presenciais.






Aulas do 3º bimestre



SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10


Assista os vídeos indicados abaixo.👇🏽


“É importante saber”👇🏽👍🏽

26-09 Dia do SurdoDia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de

Sinais/Semana Internacional dos Surdos. O principal objetivo dessas datas comemorativas

é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas

na sociedade.

30-09 Dia do Tradutor e Intérprete da Língua se Sinais


  • Assista o vídeo Setembro Azul para que você possa conhecer um pouco mais sobre

  • a história dos surdos. Se precisar assista quantas vezes você quiser, abra o link e clique.

https://photos.app.goo.gl/oL1oEY9rzJKpk6ABA 


Convide sua família,  seus amigos para assistirem, (cada um na sua casa) e depois

reflita, fale, sobre esse filme, compartilhe  e se for possível assista novamente, você

terá um novo olhar sobre ele.






Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10


Para conhecer a avaliação, clique no link






Período de 14/09 a 25/09


Observe os sinais apresentados, transcreva-os para seu caderno com letras legíveis formando palavras e descobrirá as frases, também poder ser impresso se for possível e colado em seu caderno, envie para os e-mails abaixo como devolutivas para que o seu entendimento e aprendizado em atividades anteriores possam ser avaliados

csena@prof.educacao.sp.gov.br

2012.senna8@gmail.com 

E ainda você pode enviar para o Google Sala de Aula através cód. 6oekypl





Período de 31/08 a 11/09



É muito importante que você envie suas atividades ou dúvidas para os e-mail abaixo ou para o google sala de aula, código 6oekypl com seu nome, escola e série.

Observe os sinais com atenção e analise-os.

Imagem 1

Transcreva o que diz os sinais.



Imagem 2 
Transcreva a resposta correta com os números por extenso.





Período de 10/08 a 21/08



Assista ao vídeo com os sinais de cores https://youtu.be/pUp6oRxGz80 com atenção, se necessário assista novamente e pratique exercendo os sinais, procure treinar para futuras atividades.
Esse treinamento poderá ser feito e praticado no seu cotidiano.
Caso haja alguma dúvida pode enviá-la para os seguintes canais de comunicação:
E ainda pela plataforma Classrom = Sala de aula com o seguinte código 6oekypl.
Ficarei no aguardo de suas devolutivas.
Bons estudos!





Aulas do 2º bimestre



Aula do dia 31/07


Assista ao filme

Depois faça um resumo sobre o que você entendeu e dê a sua opinião sobre a história contada no filme. Convide familiares e amigos para assistirem com você, todos vão gostar.

Dica: assista quantas vezes quiser para facilitar o resumo e peça ajuda para quem assistiu com você.



Aula do dia 24/07


Essa atividade tem como objetivo auxiliar na revisão que será feita pelos estudantes para concluir a avaliação bimestral. 
Assistir os vídeos com muita atenção e treinar os sinais de libras. 
Ex. use o alfabeto manual para sinalizar nomes, palavras que estão a sua volta e faça o mesmo com os sinais de números. 
* Alfabeto Manual – Libras. 
*Sinais de números- Libras 





Aula do dia 17/07


AVALIAÇÃO BIMESTRAL


Caros estudantes, resolvam as questões abaixo e as devolutivas deverão ser enviadas para o e-mail 2012.senna8@gmail.com nas seguintes formas: digitadas ou em fotos da escrita no caderno com letra legível ou bastão.
A data limite para o envio da avaliação é 24/07/2020.
É muito importante que você não esqueça seu nome e série.

1) O que é Libras?

2) O que é Datilologia e para que serve?

3) Qual o termo correto quando se refere a pessoa com deficiência auditiva?

4) Descreva o que é inclusão.

5) Use os vídeos das atividades anteriores sobre o alfabeto manual e números para gravar um vídeo sinalizando em libras o seu primeiro e segundo nome e também a série de sua turma. Ex:
1° Maria
2° Santos

3° nono ano A




Aula do dia 10/07



Caros estudantes, espero que estejam bem!
Se houver dúvidas podem enviá-las para o e-mail 2012.senna8@gmail  com seu nome, série e tema da atividade.

Assista o vídeo sobre os meses do ano com muita atenção e quantas vezes for necessário. Você vai gostar! Logo após, treine bastante aproveitando o seu tempo de isolamento social devido a pandemia do COVID 19.


Você pode usar os sinais de libras no seu dia a dia com a família e amigos para que no retorno às aulas possamos fazer outras atividades com esse aprendizado. 




Aula do dia 03/07




Caros estudantes, espero que todos estejam bem!
Enviem devolutivas das atividades ou dúvidas para os e-mail's abaixo sem esquecer do nome e série  csena@professor.educacao.sp.gov.br  ou pode ser também 2012.senna8@gmail.com 

ATIVIDADES


  • Faça em seu caderno, (se puder imprima e cole) com letras legíveis, a tradução dos sinais em libras para as letras em português, tire fotos e envie no e-mail.












Aula do dia 26/06



Caros alunos, seguem aqui atividades de Eletivas – Libras 

MÃOS QUE FALAM

No e-mail abaixo não esqueçam de colocar o seu nome, a série com sua devolutiva e dúvida se tiver. 2012.senna8@gmail 

Assista com atenção os vídeos: 

(Apresentação e cumprimentos 01)

(Apresentação e cumprimentos 02)

Com certeza após assistir os vídeos você aprenderá muitos sinais. Agora treine no seu dia a dia, com familiares e amigos e quando voltarmos para a escola, usaremos esses sinais de libras para outras atividades. 
Agora vocês precisam treinar muito e colocar em dia as atividades que estiverem em atraso, sem sair de casa.


Cuidem-se bem! 🤗😷👍🏽




Aula do dia 19/06



Caros alunos, na atividade passada vimos o alfabeto em Libras, espero que já saibam sinalizar nomes, entre outras palavras.

Nessa atividade, assistam por várias vezes o vídeo com os números em libras 👇🏽

Treinem os números que usamos no dia a dia, entre eles estão números de celulares, preços de várias coisas que consumimos, números das placas de carros entre tantos outros números que vemos.
Esse treino vamos usar para futuras atividades em libras, por isso treinem.

Por favor, qualquer dúvida, enviem mensagens no e-mail
2012.senna8@gmail.com 


Nesta pandemia se cuidem bem e protejam quem vocês amam, dias melhores virão!
🤗😷




________________________________________



Aulas do 1º bimestre (em ordem de data)


Aula 1 - dia 08/05
LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO.
Após a leitura e releitura faça as atividades propostas; se precisar faça uso de um dicionário físico ou on line para uma boa interpretação. 

A Língua brasileira de sinais (Libras) é a segunda língua oficial brasileira. Mas qual será, de fato, sua presença em nossa sociedade? 

 
Crianças conversam em Libras durante intervalo em escola de São Paulo (SP). Foto: Bruna Ancheschi.

É fundamental que a Libras, enquanto forma de comunicação e meio de expressão, seja cada vez mais difundida e obrigatória, tanto em meios presenciais quanto em virtuais. A presença de intérpretes em eventos, de tradutores automáticos em páginas da web e da janela da língua em produções audiovisuais, além de contribuir com uma proposta de comunicação para todos, registra um convite importante à participação de pessoas com deficiência auditiva ou surdez, grupo historicamente excluído da sociedade. Mas será que é suficiente? 
Para pensar sobre essa pergunta, é importante considerar que processos e recursos que potencializam a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência e, portanto, contribuem para uma sociedade mais inclusiva, justa e democrática, beneficiam outras pessoas também. Assim, a comunicação acessível, bem como os ambientes acessíveis, facilitam a vida e possibilitam o exercício da cidadania de outras pessoas, não apenas das com deficiência. 
Assim, pensar que acessibilidade só tem a ver com as pessoas com deficiência ou tentar impor às pessoas surdas meios de comunicação e linguagem exclusivamente oralizados, corresponde ao modelo da integração — um dos quatro paradigmas a partir dos quais as pessoas com deficiência podem ser compreendidas, atendidas e nominadas de acordo com a cultura do respectivo contexto histórico. A integração se caracteriza pela existência de uma norma estabelecida como referência condicionante para a plena participação na sociedade. 
Assim, a partir desse paradigma, pessoas com deficiência estariam necessariamente excluídas ou, no mínimo, em desvantagem em relação às demais. No caso das pessoas com deficiência auditiva ou surdez, a perspectiva integrativa tenderia, por exemplo, a fazer de tudo para induzir o uso da língua materna, do respectivo país, de forma oralizada. 
Atualmente, a partir da legislação vigente, pautada na perspectiva inclusiva, é concedida a esse público a liberdade para se expressar e fazer uso da língua que preferir ou lhe aprouver. É preciso considerar, no entanto, que os paradigmas mencionados não são estanques no tempo nem desaparecem quando superados no contexto das leis e normativas. Ainda hoje é bastante comum encontrar espaços e ambientes com vestígios da perspectiva integrativa na forma de pensar e entender as pessoas com deficiência. Entre eles, escolas.
A Libras na escola 
Apesar da Lei no 10.436 de 24/2002 Site externo instituir a obrigatoriedade do ensino da Língua brasileira de sinais nos cursos de ensino superior de pedagogia e licenciaturas, um levantamento feito em 2013, mostra que apenas 7 das 59 universidades federais oferecem algum curso de graduação em Libras ou têm a língua em algum curso superior. Essa lacuna no preparo de educadores alimenta uma falha grave no processo de inclusão de estudantes no ensino básico e, assim, o ciclo de invisibilidade se retroalimenta. 
E é justamente por isso que o uso difundido e institucionalizado da Libras se faz necessário para a inclusão genuína das pessoas surdas. Destaco o termo genuína porque, muitas vezes, a presença do intérprete na sala de aula, por exemplo, não só não é suficiente como acaba por limitar a comunicação da turma e do professor com o estudante surdo, gerando uma situação de dependência e manente intermediação. Há inúmeros relatos de professores que, dispostos a lidar com as situações em sala de aula, manifestam o desejo de, não só se comunicar, mas, sobretudo, criar vínculos com seus alunos, orientá-los, acolhê-los, a partir de uma relação direta, independente do intérprete. Por isso, é necessário e oportuno que a aprendizagem da língua de sinais seja difundida para toda a equipe (docente e não docente) e todos os alunos. Afinal, uma escola inclusiva se faz em todos os espaços, inclusive no pátio e na quadra, onde o intérprete não costuma estar presente. 
A mesma lógica se aplica a outros contextos, para além do escolar. Vincular e restringir a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e surdez a um intérprete pode inibir, quando não impedir, sua plena participação. É por isso que o uso da Língua brasileira de sinais em peças de teatro, salas de cinema e páginas da web para o público em geral é fundamental como ponto de partida para a difusão dessa língua. Mas é preciso ir além. 


ATIVIDADES 
● Deverão ser entregues no e- mail digitadas; se estiverem em seu caderno a letra precisa ser legível para enviar fotos. 
2012.senna8 @gmail.com 

● Resolva as questões abaixo 

1- O que é Libras? 

2- Você conhece a Língua Brasileira de Sinais? 
Descreva se conhece, o que você sabe sobre Libras. 

3- Existe em sua família ou em seu meio de convívio alguma pessoa surda que você tenha contato? 
Descreva... 

4- Você acha que nas escolas deve haver ensino de Libras? 
Justifique e fale sobre isso nas linhas abaixo. 

5- O que você entende sobre inclusão? 
Descreva com suas palavras 


6- Releia o texto e com no mínimo 20 linhas escreva o que você conseguiu entender. 


Aula 2 - dia 15/05
As atividades deverão conter nome completo com  série e n°, ser digitadas ou em imagens com fotos do caderno com letra bem legível (cuidado com a escrita do lápis, poderá dificultar a leitura) e-mail 2012.senna8@gmail.com

Leia com atenção

PRINCIPAIS CAUSAS DAS DEFICIÊNCIAS
· Na gestação, nutrição inadequada das mães e  crianças
· Doenças infecciosas ( a meningite pode ser uma causa)
· Acidentes por vezes graves ou não
· Outros (Por exemplo: transmissão genética)

PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS
· Orientações com profissionais técnicos
· Prevenção de acidentes
· Ações de segurança do trabalho
· Proteção à maternidade (pré-natal) e parto assistido
· Cuidados adequados ao recém- nascido
· Vacinações em dia, completa desde o nascimento
· Impedir os casamentos consanguíneos
· Estimulação da boa alimentação á criança
· Diagnósticos precoces dos distúrbios do desenvolvimento

COMO SE REFERIR AO DEFICIENTE
· Nunca utilizar os termos
Aleijados, paralíticos, retardados, mongolóides, débeis mentais, incapazes, pinéus, doentes da cabeça, leprosos, surdo-mudo, mudo entre outros e incluindo os diminutivos.
Na dúvida use o termo: PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O SURDO
Esse é um bom começo, chame-o de SURDO
· Deficiente auditivo- NÃO
· Surdo- mudo - NÃO
· Mudinho- NÃO
· Surdinho- NÃO
· SURDO – SIM

A convivência: o segredo é sempre o mesmo: RESPEITO
O toque: Não se assuste, os surdos ao se comunicarem usam o toque
da mão nas pessoas para chamar a atenção, com suavidade e respeito.
Para você iniciar um diálogo com o surdo faça o mesmo.

NÃO TENHA MEDO!
Algumas situações podem ser embaraçosas, mas tudo depende de como você vai lidar com ela, nunca subestime a eficiência de uma pessoa com deficiência e nem superestime as dificuldades. A pessoa com deficiência não é pior ou melhor, apenas precisa de uma adaptação necessária para a sua deficiência. Agir com naturalidade é a melhor opção, perguntar sobre o que não conhecemos é natural.

Quando tiver vontade de ajudar uma pessoa com deficiência, primeiro pergunte se ela precisa de ajuda e como você pode ajuda-la.


Agora resolva as questões abaixo.

1.Explique com suas palavras o que você entendeu sobre principais causas das deficiências.

2. Pesquise sobre a prevenção de acidentes e tipos de doenças que podem causar surdez.

3. Com suas palavras descreva como você deve se dirigir ao surdo para iniciar uma conversa?

4. Como você deve se referir ao surdo?

5. Faça um breve relato sobre tudo o que você entendeu com o texto acima.


Aula 3 - dia 22/05


Caro aluno,
quando tiver que enviar as atividades ou esclarecer dúvidas, utilize o  e-mail 2012.senna8@gmail.com 


A imagem abaixo servirá para você  treinar o alfabeto.
Após o treino tente sinalizar o seu nome, dos membros da sua família, entre outros. Vá treinando sem medo de errar.