Google classroom - Código da turma: 6oekypl
Série
|
RA
|
Nome
|
7A
|
000112229659-9/SP
|
ADRIANA ALANA NERI DE SOUZA
|
9d
|
000111309561-1/SP
|
ALINE MELO DIAS DOS SANTOS
|
8B
|
000109404880-X/SP
|
CRISTHYAN DANIEL OLIVEIRA DE SOUZA
|
8A
|
000116299831-3/SP
|
DASHMYR GILLES
|
8A
|
000112225636-X/SP
|
DIEGO DANIEL SALES SILVA
|
7A
|
000112214464-7/SP
|
EMILY VITORIA DE BRITO BARBOSA
|
8B
|
000110141739-0/SP
|
ERICA LIMA DA SILVA
|
7A
|
000113217444-2/SP
|
FERNANDA DA SILVA LEMOS
|
7A
|
000110160227-2/SP
|
GABRIEL ALEXANDRE COSTA DA SILVA
|
8A
|
000112208218-6/SP
|
GABRIEL ISIDORIO DA SILVA
|
7A
|
000112216059-8/SP
|
GABRIELLY TRINDADE SALVAIA DA SILVA
|
8B
|
000112362442-2/SP
|
GUSTAVO SILVA GOMES
|
8A
|
000112206112-2/SP
|
HENRIQUE NEVES CARDOSO OLIVEIRA
|
8B
|
000109003856-2/SP
|
ISABELI VICTORIA DA SILVEIRA
BATISTA
|
9d
|
000112215589-X/SP
|
JOAO VICTOR DEPIERI VIEIRA
|
9A
|
000110984660-5/SP
|
JULIA SOUZA LAGE
|
9A
|
000110499680-7/SP
|
JULIANA SOUZA DE BRITO
|
8B
|
000110130369-4/SP
|
JULIO CESAR PIQUERA
|
8A
|
000112212745-5/SP
|
KARINA MORENO NASCIMENTO SANTOS
|
8A
|
000112229444-X/SP
|
KAUA ALVES SIQUEIRA
|
8C
|
000108795700-X/SP
|
KAUAN DE OLIVEIRA MAXIMO RODRIGUES
|
9d
|
000112215565-7/SP
|
KENNEDY RHUAN SANTOS FERREIRA
|
7A
|
000115084072-9/SP
|
LAILA EDUARDA SILVA DOS SANTOS
|
9d
|
000111124119-3/SP
|
LUCAS NASCIMENTO PRADO
|
7A
|
000113203429-2/SP
|
LUIZ FELIPE RIBEIRO DE SOUZA
|
8B
|
000110129954-X/SP
|
MATEUS CARVALHO DA SILVA
|
8A
|
000112225032-0/SP
|
RAIANNY VITORIA DOS SANTOS
|
9B
|
000108478824-X/SP
|
RAISSA VITORIA DA SILVA SANTOS
|
9A
|
000107251348-1/SP
|
ROMANA CRISTINE ALCANTARA BRANDAO
DA SILVA
|
9d
|
000112846705-7/SP
|
RUTE PEREIRA LOPES
|
8D
|
000110500483-1/SP
|
SABRINA FERREIRA DE CARVALHO
|
8A
|
000110527932-7/SP
|
VITORIA DE MORAES BATISTA
|
9A
|
000108491796-8/SP
|
WENDELL DE ARAUJO LIMA
|
8A
|
000112205844-5/SP
|
YASMIN ALVES DE ALMEIDA
|
7A
|
000112230006-2/SP
|
YURI CARMINATI DA SILVA
|
LIBRAS - MÃOS QUE FALAM
Olá caros alunos, meu nome é Creusa Sena, sou professora de História e estudo Libras, língua que gosto muito. Dar aulas é algo que faço com muito prazer; o conhecimento é algo muito precioso em nossas vidas e eu estou sempre, todos os dias, aprendendo e querendo aprender cada vez mais. O conhecimento nos possibilita sermos pessoas melhores a cada dia para nós mesmos e para auxiliar outras pessoas, por isso quero aqui passar os meus conhecimentos de Libras para vocês.
Nossas aulas serão chamadas de LIBRAS MÃOS QUE FALAM.
Agradeço a todos vocês que escolheram adquirir conhecimentos básicos de Libras. Com certeza junto com vocês farei com que todos os interessados saiam das aulas sempre com um aprendizado prazeroso e edificante para praticar quando quiser em benefício próprio e do outro.
LIBRAS?
O que é?
É a língua materna dos Surdos e se difere das demais línguas por usar outro canal de comunicação, que é visual-espacial. Como uma língua qualquer, possui estrutura gramatical própria e existe para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. A inclusão é uma realidade em todo o país, precisamos nos integrar para que a inclusão se concretize beneficiando a todos.
Sejam todos bem vindos!
Boas aulas!
Aulas do 4º bimestre
SEI - Culminância 11/12/2020
Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link
Culminância 27/11/2020
Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link
Período de 09/11 a 20/11
Para conhecer a atividade dessa aula, clique no link
Período de 26/10 a 06/11
Analisar com atenção o
alfabeto 👆🏾👆🏾 em Libras, resolver as questões abaixo, para uma melhor visualização dê um zum, aumente a tela, aproveite para treinar bastante na reprodução dos sinais para fazermos um bom trabalho quando voltarmos para as aulas presenciais.
Aulas do 3º bimestre
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10
Assista os vídeos indicados abaixo.👇🏽
“É importante saber”👇🏽👍🏽
26-09 Dia do Surdo – Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de
Sinais/Semana Internacional dos Surdos. O principal objetivo dessas datas comemorativas
é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas
na sociedade.
30-09 Dia do Tradutor e Intérprete da Língua se Sinais
Assista o vídeo Setembro Azul para que você possa conhecer um pouco mais sobre
a história dos surdos. Se precisar assista quantas vezes você quiser, abra o link e clique.
https://photos.app.goo.gl/oL1oEY9rzJKpk6ABA
Convide sua família, seus amigos para assistirem, (cada um na sua casa) e depois
reflita, fale, sobre esse filme, compartilhe e se for possível assista novamente, você
terá um novo olhar sobre ele.
Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10
Para conhecer a avaliação, clique no link
Período de 14/09 a 25/09
Observe os sinais apresentados, transcreva-os para seu caderno com
letras legíveis formando palavras e descobrirá as frases, também poder ser
impresso se for possível e colado em seu caderno, envie para os e-mails abaixo
como devolutivas para que o seu entendimento e aprendizado em atividades
anteriores possam ser avaliados
csena@prof.educacao.sp.gov.br
2012.senna8@gmail.com
E ainda você pode enviar para o Google Sala de Aula através cód. 6oekypl
Período de 31/08 a 11/09
É muito importante que você envie
suas atividades ou dúvidas para os e-mail abaixo ou para o google sala de aula,
código 6oekypl com seu nome, escola e série.
Observe os sinais com atenção e
analise-os.
Imagem 1
Transcreva o que diz os sinais.
Imagem 2
Transcreva a resposta correta com os números por extenso.
Período de 10/08 a 21/08
Assista ao vídeo com os sinais de cores https://youtu.be/pUp6oRxGz80 com atenção,
se necessário assista novamente e pratique exercendo os sinais, procure treinar
para futuras atividades.
Esse treinamento poderá ser feito e
praticado no seu cotidiano.
Caso haja alguma dúvida pode enviá-la
para os seguintes canais de comunicação:
E ainda pela plataforma Classrom = Sala
de aula com o seguinte código 6oekypl.
Ficarei no aguardo de suas devolutivas.
Bons estudos!
Aulas do 2º bimestre
Aula do dia 31/07
Assista ao filme
Depois faça um
resumo sobre o que você entendeu e dê a sua opinião sobre a história contada no
filme. Convide familiares e amigos para assistirem com você, todos vão gostar.
Dica: assista
quantas vezes quiser para facilitar o resumo e peça ajuda para quem assistiu
com você.
Aula do dia 24/07
Essa atividade tem como
objetivo auxiliar na revisão que será feita pelos estudantes para concluir a
avaliação bimestral.
Assistir os vídeos com muita atenção e treinar os sinais de
libras.
Ex. use o alfabeto manual para sinalizar nomes, palavras que estão
a sua volta e faça o mesmo com os sinais de números.
* Alfabeto Manual – Libras.
*Sinais de números- Libras
Aula do dia 17/07
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Caros estudantes, resolvam as questões
abaixo e as devolutivas deverão ser enviadas para o e-mail 2012.senna8@gmail.com nas seguintes
formas: digitadas ou em fotos da escrita no caderno com letra legível ou bastão.
A data limite para o envio da avaliação
é 24/07/2020.
É muito importante que você não esqueça
seu nome e série.
1) O que é Libras?
2) O que é Datilologia e para que serve?
3) Qual o termo correto quando se refere
a pessoa com deficiência auditiva?
4) Descreva o que é inclusão.
5) Use os vídeos das atividades
anteriores sobre o alfabeto manual e números para gravar um vídeo sinalizando
em libras o seu primeiro e segundo nome e também a série de sua turma. Ex:
1° Maria
2° Santos
3° nono ano A
Aula do dia 10/07
Caros estudantes, espero que estejam bem!
Se houver dúvidas podem enviá-las para o e-mail 2012.senna8@gmail com seu nome, série e tema da atividade.
Assista o vídeo sobre os meses do ano com muita atenção e quantas vezes for necessário. Você vai gostar! Logo
após, treine bastante aproveitando o seu tempo de isolamento social devido
a pandemia do COVID 19.
Você pode usar os sinais de libras no seu dia a dia com a família e
amigos para que no retorno às aulas possamos fazer outras atividades com esse
aprendizado.
Aula do dia 03/07
Caros estudantes, espero que todos estejam bem!
ATIVIDADES
- Faça em seu caderno, (se
puder imprima e cole) com letras legíveis, a tradução dos
sinais em libras para as letras em português, tire fotos e envie no
e-mail.
Caros alunos, seguem aqui atividades de Eletivas – Libras
“MÃOS QUE FALAM “
No e-mail abaixo não esqueçam de colocar o seu nome, a série com
sua devolutiva e dúvida se tiver. 2012.senna8@gmail
Assista com atenção os vídeos:
(Apresentação e cumprimentos 01)
(Apresentação e cumprimentos 02)
Com certeza após assistir os vídeos você aprenderá muitos sinais. Agora
treine no seu dia a dia, com familiares e amigos e quando voltarmos para a
escola, usaremos esses sinais de libras para outras atividades.
Agora vocês precisam treinar muito e colocar em dia as atividades
que estiverem em atraso, sem sair de casa.
Cuidem-se bem! 🤗😷👍🏽
Caros alunos, na atividade passada vimos o alfabeto em Libras, espero que já
saibam sinalizar nomes, entre outras palavras.
Nessa atividade, assistam por várias
vezes o vídeo com os números em libras 👇🏽
Treinem os números que usamos no dia a
dia, entre eles estão números de celulares, preços de várias coisas que
consumimos, números das placas de carros entre tantos outros números que vemos.
Esse treino vamos usar para futuras
atividades em libras, por isso treinem.
Por favor, qualquer dúvida, enviem
mensagens no e-mail
2012.senna8@gmail.com
Nesta pandemia se cuidem bem e protejam quem vocês amam, dias melhores virão! 🤗😷
________________________________________
Aulas do 1º bimestre (em ordem de data)
LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO.
Após a leitura e releitura faça as atividades propostas; se precisar faça uso de um dicionário físico ou on
line para uma boa interpretação.
A Língua brasileira de sinais (Libras) é a
segunda língua oficial brasileira. Mas qual será, de fato, sua presença em nossa
sociedade?
Crianças conversam em Libras durante
intervalo em escola de São Paulo (SP). Foto: Bruna Ancheschi.
É fundamental que a Libras, enquanto forma
de comunicação e meio de expressão, seja cada vez mais difundida e obrigatória,
tanto em meios presenciais quanto em virtuais. A presença de intérpretes em
eventos, de tradutores automáticos em páginas da web e da janela da língua em
produções audiovisuais, além de contribuir com uma proposta de comunicação para
todos, registra um convite importante à participação de pessoas com deficiência
auditiva ou surdez, grupo historicamente excluído da sociedade. Mas será que é
suficiente?
Para pensar sobre essa pergunta, é
importante considerar que processos e recursos que potencializam a autonomia e a inclusão
de pessoas com deficiência e, portanto, contribuem para uma sociedade mais
inclusiva, justa e democrática, beneficiam outras pessoas também. Assim, a
comunicação acessível, bem como os ambientes acessíveis, facilitam a vida e
possibilitam o exercício da cidadania de outras pessoas, não apenas das com
deficiência.
Assim, pensar que acessibilidade só tem a
ver com as pessoas com deficiência ou tentar impor às pessoas surdas meios de
comunicação e linguagem exclusivamente oralizados, corresponde ao modelo da
integração — um dos quatro paradigmas a partir dos quais as pessoas com
deficiência podem ser compreendidas, atendidas e nominadas de acordo com a
cultura do respectivo contexto histórico. A integração se caracteriza pela
existência de uma norma estabelecida como referência
condicionante para a plena participação na sociedade.
Assim, a partir desse paradigma, pessoas
com deficiência estariam necessariamente excluídas ou, no mínimo, em
desvantagem em relação às demais. No caso das pessoas com deficiência auditiva
ou surdez, a perspectiva integrativa tenderia, por exemplo, a fazer de tudo
para induzir o uso da língua materna, do respectivo país, de forma
oralizada.
Atualmente, a partir da legislação vigente,
pautada na perspectiva inclusiva, é concedida a esse público a liberdade para
se expressar e fazer uso da língua que preferir ou lhe aprouver. É preciso
considerar, no entanto, que os paradigmas mencionados não são estanques no
tempo nem desaparecem quando superados no contexto das leis e normativas. Ainda
hoje é bastante comum encontrar espaços e ambientes com vestígios da
perspectiva integrativa na forma de pensar e entender as pessoas com
deficiência. Entre eles, escolas.
A Libras na escola
Apesar da Lei no 10.436
de 24/2002 Site externo instituir a obrigatoriedade do ensino da Língua
brasileira de sinais nos cursos de ensino superior de pedagogia e
licenciaturas, um levantamento feito em 2013, mostra que apenas 7 das 59
universidades federais oferecem algum curso de graduação em Libras ou têm a
língua em algum curso superior. Essa lacuna no preparo de educadores alimenta
uma falha grave no processo de inclusão de estudantes no ensino básico e,
assim, o ciclo de invisibilidade se retroalimenta.
E é justamente por isso que o uso difundido
e institucionalizado da Libras se faz necessário para a inclusão genuína das
pessoas surdas. Destaco o termo genuína porque, muitas vezes, a presença do
intérprete na sala de aula, por exemplo, não só não é suficiente como acaba por
limitar a comunicação da turma e do professor com o estudante surdo, gerando
uma situação de dependência e manente intermediação. Há inúmeros relatos de
professores que, dispostos a lidar com as situações em sala de aula, manifestam
o desejo de, não só se comunicar, mas, sobretudo, criar vínculos com seus
alunos, orientá-los, acolhê-los, a partir de uma relação direta, independente
do intérprete. Por isso, é necessário e oportuno que a aprendizagem da língua
de sinais seja difundida para toda a equipe (docente e não docente) e todos os
alunos. Afinal, uma escola inclusiva se faz em todos os espaços, inclusive no
pátio e na quadra, onde o intérprete não costuma estar presente.
A mesma lógica se aplica a outros
contextos, para além do escolar. Vincular e restringir a comunicação de pessoas
com deficiência auditiva e surdez a um intérprete pode inibir, quando não
impedir, sua plena participação. É por isso que o uso da Língua brasileira de
sinais em peças de teatro, salas de cinema e páginas da web para o público em
geral é fundamental como ponto de partida para a difusão dessa língua. Mas é
preciso ir além.
ATIVIDADES
● Deverão ser entregues no e-
mail digitadas; se estiverem em seu caderno a letra precisa ser legível para
enviar fotos.
2012.senna8 @gmail.com
● Resolva as questões
abaixo
1- O que é Libras?
2- Você conhece a Língua
Brasileira de Sinais?
Descreva se conhece, o que você
sabe sobre Libras.
3- Existe em sua família ou em
seu meio de convívio alguma pessoa surda que você tenha contato?
Descreva...
4- Você acha que nas escolas
deve haver ensino de Libras?
Justifique e fale sobre isso
nas linhas abaixo.
5- O que você entende sobre
inclusão?
Descreva com suas
palavras
6- Releia o texto e com no
mínimo 20 linhas escreva o que você conseguiu entender.
Aula 2 - dia 15/05
As
atividades deverão conter nome completo com série e n°, ser digitadas ou em imagens
com fotos do caderno com letra bem legível (cuidado com a escrita do lápis,
poderá dificultar a leitura) e-mail 2012.senna8@gmail.com
Leia com
atenção
PRINCIPAIS
CAUSAS DAS DEFICIÊNCIAS
· Na gestação, nutrição inadequada
das mães e crianças
· Doenças infecciosas ( a meningite
pode ser uma causa)
· Acidentes por vezes graves ou não
· Outros (Por exemplo: transmissão
genética)
PREVENÇÃO
DAS DEFICIÊNCIAS
· Orientações com profissionais
técnicos
· Prevenção de acidentes
· Ações de segurança do trabalho
· Proteção à maternidade (pré-natal)
e parto assistido
· Cuidados adequados ao recém-
nascido
· Vacinações em dia, completa desde
o nascimento
· Impedir os casamentos
consanguíneos
· Estimulação da boa alimentação á
criança
· Diagnósticos precoces dos
distúrbios do desenvolvimento
COMO SE
REFERIR AO DEFICIENTE
· Nunca utilizar os termos
Aleijados,
paralíticos, retardados, mongolóides, débeis mentais, incapazes, pinéus,
doentes da cabeça, leprosos, surdo-mudo, mudo entre outros e incluindo os
diminutivos.
Na dúvida
use o termo: PESSOA COM DEFICIÊNCIA
O SURDO
Esse é um
bom começo, chame-o de SURDO
· Deficiente auditivo- NÃO
· Surdo- mudo - NÃO
· Mudinho- NÃO
· Surdinho- NÃO
· SURDO – SIM
A
convivência: o segredo é sempre o mesmo: RESPEITO
O toque:
Não se assuste, os surdos ao se comunicarem usam o toque
da mão nas
pessoas para chamar a atenção, com suavidade e respeito.
Para você
iniciar um diálogo com o surdo faça o mesmo.
NÃO TENHA
MEDO!
Algumas
situações podem ser embaraçosas, mas tudo depende de como você vai lidar com
ela, nunca subestime a eficiência de uma pessoa com deficiência e nem
superestime as dificuldades. A pessoa com deficiência não é pior ou melhor,
apenas precisa de uma adaptação necessária para a sua deficiência. Agir com
naturalidade é a melhor opção, perguntar sobre o que não conhecemos é natural.
Quando
tiver vontade de ajudar uma pessoa com deficiência, primeiro pergunte se ela
precisa de ajuda e como você pode ajuda-la.
Agora
resolva as questões abaixo.
1.Explique
com suas palavras o que você entendeu sobre principais causas das deficiências.
2. Pesquise
sobre a prevenção de acidentes e tipos de doenças que podem causar surdez.
3. Com suas
palavras descreva como você deve se dirigir ao surdo para iniciar uma conversa?
4. Como
você deve se referir ao surdo?
5.
Faça um breve relato sobre tudo o que você entendeu com o texto acima.
Aula 3 - dia 22/05
Caro aluno,
quando tiver que enviar as
atividades ou esclarecer dúvidas, utilize o e-mail 2012.senna8@gmail.com
A imagem abaixo servirá para
você treinar o alfabeto.
Após o treino tente
sinalizar o seu nome, dos membros da sua família, entre outros. Vá treinando
sem medo de errar.