4º BIMESTRE
________________________
____________________________________
_________________________________
3º BIMESTRE
_________________________________
______________________
_______________________________________
_________________________________
______________________
_______________________________________
ATIVIDADES DE 31/08 A 11/09
|
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Matemática
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Geografia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Educação Física
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Ciências
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
História
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Arte
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Inglês
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
|
Tecnologia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
_______________________
ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________
2º BIMESTRE
SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
27/07 A 31/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
_____________________________________
AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
_______________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
________________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07
|
Língua Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
__________________________________________________
Língua
Portuguesa
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Matemática
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Geografia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Educação
Física
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Ciências
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
História
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Arte
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Inglês
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Projeto
de Vida
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
Tecnologia
|
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
|
______________________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06
A 19/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06
A 12/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
1º BIMESTRE
ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
01 A 05/06
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE
Atenção, alunos!
Segue o link com as avaliações das disciplinas de
Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e
Tecnologia referentes ao 1º bimestre.
Orientações:
- Fazer cada disciplina em uma folha separada;
- Pode colocar apenas as respostas;
- Não esqueça de colocar seu nome, número e 7º A
em cada folha;
- Não esqueça de identificar a disciplina em
cada folha;
- Entregar na escola juntamente com a AAP de
Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.
_____________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05 A 22/05
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05
Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
Matemática
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Geografia
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Educação Física
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Ciências
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
História
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Arte
Para acessar a
atividade, clique no link a seguir:
Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a
seguir:
__________________________________
ATIVIDADES DA SEMANA DE 04/05 A 08/05
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)
CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.
ATIVIDADES:
01) Visualização do vídeo complementar:
02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.
____________________________________________________
PLINIO PAULO BRAGA: 1 BIMESTRE/SEGUNDA SEMANA
7 ano
Educação física:
professor Silvio Fattinger
ATIVIDADE 1
PESQUISE EM LIVROS, REVISTAS OU MESMO NA INTERNET OS
PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA.COM
IMAGENS E TAMBÉM COMO SÃO EXECUTADOS.
ATIVIDADE 2
- ASSISTA O VIDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO
- O QUE VOCÊ PODE PERCEBER DE DIFERENTE OU DE SEMELHANÇA, EM RELAÇÃO AO QUE VOCÊ SABE
SOBRE O ESPORTE DA CAPOEIRA.
- NO VÍDEO, TEM UM MOMENTO QUE UM CAPOEIRA, ENTRA NA RODA,
PORÉM SUA ATITUDE É DIFERENTE DOS DEMAIS
- IDENTIFIQUE ESSE MOMENTO NO VÍDEO
-.O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ISSO?
FIM!!
___________________________________________
ATIVIDADE DO 7°A
GEOGRAFIA
PROFESSORA: PRISCILA
Questões objetivas de
geografia sobre a formação do território brasileiro
Pesquise
e responda:
1) No que
se refere ao Início da Colonização brasileiro assinale a alternativa INCORRETA
A) No
início, após a descoberta do Brasil, o governo português não se entusiasmou
pela
sua
colônia.
B) Quando
outros países europeus começaram a cobiçar as riquezas brasileiras surgiu o
interesse de Portugal 30 anos após a conquista.
C)
Fatores de ordem econômica também contribuíram para que Portugal resolvesse dar
início à colonização do Brasil.
D) Desde
a descoberta Portugal se dedicou a exploração da Colônia o que foi primordial
para a formação do território brasileiro.
2) Com
relação a formação do Brasil analise os seguintes itens.
I –
Quando o comércio português no Oriente começava a entrar em declínio Portugal
necessitava de novas alternativas comerciais,
II – Em
busca de alternativas ao declínio do comércio no Oriente Portugal passou a ver
o Brasil como opção.
A) Somente
o item I está correto
B) Os
itens I e II estão corretos
C)
Somente o item II está corretos
D) I e II
estão errados
3) Foram
características do período de Colônia de Exploração na formação do Brasil,
Exceto
A) cabia
à colônia fornecer matéria-prima para as atividades manufatureiras localizadas
nas
metrópoles.
B) Esta
exploração que teve início por volta de 1500,
C) O
Brasil fornecia matéria-prima como colônia de exploração até o início do século
XIX.
D) As
cidades brasileiras se desenvolviam neste período com formação de centros
urbanos
4) No que
diz respeito a formação do território brasileiro marque (V) se verdadeiro ou
(F) se falso
( ) Até
aproximadamente 1530, o chamado de período pré-colonial, a única atividade
econômica
sistemática exercida no Brasil foi a exploração de pau-brasil.
( ) O
Pau-brasil era utilizado para a fabricação de tinturas.
( ) No
século XVII , não havia mais pau-brasil.
( ) No
século XVIII a situação de Portugal não era confortável o que aumentou a
exploração do Pau-brasil
A) V, V,
V, F
B) V, F,
V, F
C) V, V,
F, F
D) V, V,
V, V
5)
Assinale a alternativa que não caracteriza aspecto da formação do território
brasileiro
A) Após o
Sec XVII a exploração do Brasil foi apoiada inicialmente na produção de açúcar
para abastecer a Europa,
B) A
produção açucareira era realizada em grandes propriedades rurais (latifúndios),
e no trabalho do negro africano.
C) A
descoberta das primeiras jazidas de ouro em Minas Gerais provocou conflitos,
guerras, mudanças profundas na vida da colônia.
D) Com a
descoberta do ouro o Brasil ficou rico e ainda pode ajudar Portugal a pagar
suas dívidas com a Inglaterra.
6) Como
fatores que influenciaram o Povoamento do Litoral na formação do território
brasileiro temos:
A)
Economia agroexportadora de produtos primários para Portugal
B)
Preferência da classe média pelas praias litorâneas
C)
Favorecimento do solo para plantações
D)
Infraestrutura privilegiada
7) Com
relação a formação do Brasil assinale a alternativa incorreta
A) O
espaço agrário no Brasil foi organizado dentro de um contexto de poder e
concentração nas mãos de poucos.
B) A
formação étnica da população brasileira também sofreu os efeitos da
colonização.
C) Para
serem utilizados como mão de obra, os negros africanos foram trazidos, contra
sua
vontade,
para o Brasil, resultando na participação da etnia negra no conjunto da nossa
população.
D) Com o
fim da escravidão os negros foram absorvidos na força de trabalho o que impediu
uma grande imigração de populações estrangeiras para o Brasileiro
8) Sobre
a Exploração de Minerais e a Expansão do Território Brasileiro analise os
seguintes itens
I - No
início da colonização a área do Brasil que cabia a coroa portuguesa era menos
de 33% da área do Brasil atual.
II - A
necessidade de conhecer as possibilidades minerais da colônia levou os
bandeirantes a avançarem para o interior, rumo ao oeste, que acabaram
estendendo os domínios portugueses para além do Meridiano de Tordesilhas.
III - No
final do século XVII, descobriu-se ouro na região de Minas Gerais. No século
XVIII, a extração de ouro já abrangia as terras onde hoje são os estados de
Goiás e Mato Grosso,
IV - A
cafeicultura forneceu a condições para dar impulso ao início da
industrialização no Brasil .
Quantos
itens estão corretos?
A) 1
B) 2
C) 3
D) 4
____________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA – 7º ANO – Teacher: IRENE MIRANDA
ATIVIDADE – (1º BIM) – 2 aulas
Habilidades: EF07LI03, EF07LI11; EF07LI06; EF07LI07
Instructions: As
atividades aqui propostas deverão ser feitas no caderno para serem entregues quando solicitadas. Enviar sempre as respostas das atividades, aqui postadas, para a professora, no endereço de e-mail: irenesmir@yahoo.com.br. Não esquecer de se identificar com nome, número e Ano/turma.
Let's Discuss (10min)
Act. 1 - Retome o texto Changes in your feelings - emotional changes da aula anterior. Nele você leu sobre algumas mudanças emocionais pelas quais os adolescentes passam e o que aprendem durante seu desenvolvimento. Você se identificou com algumas mudanças? Registre aqui as suas impressões para posteriormente dividi-la com um colega de classe quando voltarmos para as aulas presenciais.
Act. 2 - Do seu ponto de vista, como deveria ser o relacionamento entre adolescentes e adultos? É importante que os adolescentes tenham mais ou menos autonomia, na sua opinião? Justifique a sua resposta e anote em seu caderno.
Pre-Reading
Act. 3 - Leia o significado do verbo develop em um dicionário. Então responda às perguntas abaixo: (10 min)
_________________________________________________________________________
develop (verb)
to (cause something to) grow or change into a more advanced, larger, or stronger form
( Procter, paul(ed.). cambridge international dictionary of english. 4 ed. cambridge, uk: cambridge university press 1995.)
________________________________________________________________________________________
a) O título do texto abaixo é: (10min)
I. uma afirmação
II. uma negação.
III. uma pergunta.
b) Esse título simula a fala de: (10min)
I. uma criança.
II. um adolescente.
III. um idoso.
c) Em sua opinião, por que as pessoas fazem esse tipo de questionamento nessa faixa etária?(10min)
Reading
Act. 4 - Read the text and answer the questions in your notebook.
As many physical changes like increase in height, weight, changes in voice, skin and sexual development are taking place, adolescents are under constant pressure. They feel very odd and awkward of their body size and shape changing. To check whether they are developing normally or not they keep on comparing thenselves with other adelescents and are often obsessed with the idea of checking and measuring their height and weight at constant intervals, looking at the pimples on their face and puppy fat increasing on their hips and other parts of the body. If they think that they are developing abnormally, they start developing an inferiority complex and have a low sef-image. Minor incidences, make them furious and irritable at thenselves ond others. At such a stage if parents explain to their teenage children about the physical changes, it would become easier for the adolescents to pass through this stage.
Available at: <http://www.aarogya.com/family-health/psychological-changes-in-teenagers,html>Acessed on: Mai 05, 2020.
(Para responder as questão abaixo se utilize das técnicas de leitura aprendidas)
Act. 5 - What is this text about? (10min)
a) A description of normal adolescent e development.
b) An explanation of how teenagers feel as their body changes.
Act. 6 - What is its target audience? Why do you think so? (10min)
Act. 7 - What or the changes na adolescent can undergo, according to the text?Answer with T (True) or F (False). (20min)
a) increase in height ( )
b) decrease in weight. ( )
c) change in voice. ( )
d) development of new hair color. ( )
e) Sexul development. ( )
f) Appearance of pimples. ( )
Atividade de História- Prof° Reginaldo 7° ano
Assinale a alternativa correta:
1. A formação da
Espanha está relacionada:
a. ( ) às guerras
como a do Cem Anos e a Revolução Inglesa que propiciou a criação do Estado
moderno espanhol.
b. ( ) às Guerras da Reconquista
e ao casamento do príncipe Fernando e da princesa Isabel;
c. ( ) ao processo da
Reconquista e a luta entre os reinos de Portugal e Castela, conflito esse que
ficou conhecido como Revolução de Avis.
d. ( ) ao fim do
Período Feudal e o Inicio do Mercantilismo.
2. O primeiro país a
se consolidar como Estado Nacional foi:
a. ( ) Portugal. A
nação lusitana foi pioneira na formação de um Estado centralizado.
b. ( ) a Espanha que
após expulsar os Mouros, pode focar em resolver os seus conflitos internos para
depois se tornar pioneiro no processo de formação de um Estado centralizado.
c. ( ) a Inglaterra
que após a Guerra dos Cem Anos e a Guerra das Rosas, a dinastia Tudor emergiu
na coroa inglesa, o que gerou o fortalecimento do estado britânico.
d. ( ) A França que
com o apoio da burguesia, centralizou o governo nacional, criando novos
impostos e financiando a instituição de um exército permanente. A partir de
então, a França tornou-se o exemplo máximo do absolutismo real europeu, sendo pioneira
na formação de um Estado centralizado.
3. Para os humanistas
a formação intelectual e profissional devia basear-se:
a. ( ) nos
conhecimentos alcançados por meio de experimentos científicos, na razão.
b. ( ) no
conhecimento empírico, por meio da observação e estudos peripatéticos.
c. ( ) no
conhecimento prévio através de estudos lúdicos perceptivos sem levar em conta
os experimentos científicos.
d. ( ) no
conhecimento principalmente voltado para três áreas: Direito, Medicina e
Teologia.
4. Os humanistas entraram
em choque com a cultura teocêntrica que:
a. ( ) enaltecia o
papel do ser humano no próprio destino.
b. ( ) colocava Deus
no centro das preocupações das pessoas.
c. ( ) tinha como
principal papel a valorização do estudo e como modo de vida o Estoicismo.
d. ( ) a valorização
do estudo antropocêntrico do Estado Moderno.
5. Os humanistas
valorizavam a cultura antropocêntrica que:
a. ( ) enaltecia o
papel do ser humano no próprio destino.
b. ( ) colocava a
Terra como o centro do Universo.
c. ( ) Idealizada uma
sociedade igualitária baseada em um Estado absolutista.
d. ( ) n.d.a.
Fonte de pesquisa:
livro didático
__________________________________________________________________
CIÊNCIAS – PROF. PAULA – 04 AULAS – DE 04/05/20 a 08/05/20
Habilidade: (EF07CI02) Diferenciar
temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas de
equilíbrio termodinâmico e identificar materiais de acordo com o processo
de propagação térmica.
TEMPERATURA
E CALOR – 1ª PARTE
Reflita sobre as questões, copie e responda
no caderno:
1. Quantos graus está fazendo hoje? está frio ou calor?
2. Temperatura e calor são a mesma coisa?
3.
Analise a imagem e responda as
questões abaixo :
A. O que você pode interpretar sobre a imagem?
B. Qual a relação do termômetro com a imagem?
C. Quantos graus Celsius poderíamos relacionar a um
dia quente?
D. Qual a função do termômetro?
E. O que o termômetro mede? (temperatura ou calor).
TEMPERATURA
E CALOR – 2ª PARTE
REFLITA: O que faz a temperatura dos corpos e dos objetos mudar? para responder pense em
exemplos do cotidiano e em situações que envolvam aumento de temperatura.
ATIVIDADE
1:
Para desvendarmos a temperatura foi proposto
uma série de atividades físicas como sugestão, realize todas que você
conseguir e logo em seguida copie e responda as três questões:
20 polichinelos.
10 flexões.
10 agachamentos.
30 corridas estacionárias com elevação de joelho.
10 pula corda.
10 flexões
1. O que você está
sentido?
2. O que aconteceu com
a temperatura do seu corpo?
3. Por que aconteceu
isso?
ATIVIDADE 2:
Esfregue as
palmas de suas mãos (uma contra a outra) o mais rapidamente possível, durante
10 segundos. Depois de realizada a atividade, copie e responda as quatro questões
que seguem:
1. O que você está
sentido?
2. O que aconteceu com
a temperatura na palma das mãos?
3. Por que aconteceu
isso? Como você explica este fato?
4. Qual a relação entre estas atividades e a
temperatura? O que podemos concluir?
LEIA COM ATENÇÃO:
Ao esfregar as mãos com
determinada velocidade, elas começam a esquentar. Ou seja, a temperatura
aumenta, e, quanto mais rapidamente esfregamos as mãos, maior será essa
sensação de calor e aumento da temperatura entre elas. Concluímos que a
velocidade de movimentação (ou fricção, neste caso) ocasionará um aumento proporcional
na temperatura. Quanto maior a velocidade ou a movimentação de um corpo, maior
será a sua temperatura. Resumidamente, a
temperatura está relacionada ao movimento e possui relação com velocidade (grau
de agitação).
TEMPERATURA E CALOR – 3ª PARTE
Observe a
imagem abaixo copie e responda as quatro questões propostas:
1.
O que podemos observar com a imagem? O que está
acontecendo?
2. O que a temperatura
tem a ver com esta imagem?
3. Se o conceito de
temperatura está relacionado ao movimento, onde ele está inserido neste
exemplo? (O que está se movimentando?)
4. Podemos ver este
movimento? Onde será que ele está ocorrendo?
TEMPERATURA E CALOR – 4ª PARTE
Leia o
resumo, copie e responda a questão final:
LEIA COM
ATENÇÃO:
Nesta
imagem, observamos a água em três estados físicos, sólido, líquido e gasoso.
Essas transformações ocorrem em consequência da variação de temperatura, pois a
água congela a 0ºC e evapora a 100ºC. A mudança de temperatura nos corpos e
objetos está relacionada com uma movimentação que ocorre no interior dos mesmos
- a movimentação das pequenas partículas que formam as substâncias e que não
podem ser vistas a olho nu. Partindo-se do princípio de que os corpos e objetos
são formados por partículas (pequenas coisas) e, desta forma, o aumento da
agitação dessas “pequenas coisas” que formam a matéria é o responsável pelo
aumento da sua temperatura.
O
grau de movimentação dos corpos está diretamente ligado ao aumento da
temperatura, deduzimos isso quando praticamos atividades físicas e a
temperatura do nosso corpo aumenta, pois sentimos calor e quando friccionamos
as mãos. Quanto mais os corpos se agitam (movimentam) mais rápido será o
aumento da sua temperatura. No entanto, nem sempre é possível observar a olho
nu esta movimentação, como por exemplo nos alimentos, bebidas e objetos. Nestes
exemplos, a movimentação está ocorrendo no interior dos corpos e objetos, de
forma microscópica, onde não podemos enxergar. Somos feitos de partículas
(pequenas coisas) e, quanto mais estas partículas se agitam, maior será a
temperatura dos corpos e objetos. A movimentação das partículas que formam os
corpos e objetos são as responsáveis pelo aumento da temperatura. Por este
motivo, o café, quando está quente, apresenta maior agitação (movimentação)
interna de suas partículas do que o café frio, causando, desta forma, a
diferença de temperatura entre os dois.
Portanto,
a melhor definição de temperatura é: temperatura é a medida do grau de
agitação das partículas de um corpo.
1. Analisando
a primeira imagem vemos o céu de uma cidade onde o Sol brilha intensamente e
uma pessoa segurando um termômetro que marca aproximadamente 50ºC. O Sol é
fonte de energia, e esta energia fornecida pelo Sol agita as partículas que
compõem o ar, elevando a temperatura do ambiente. Com base nos estudos desta
aula, explique com suas palavras a diferença entre calor e temperatura.
___________________________________________________________________
E.E PLÍNIO PAULO BRAGA
ATIVIDADES DE 04/05/2020 A 08/05/2020
PROF. KLEUSA 7º ANO "A" PROJETO DE VIDA
ATIVIDADE 1
ÁRVORE GENEALÓGICA
Cada aluno
fará um desenho de sua árvore genealógica a partir do diálogo
com seus familiares, com ênfase nos aspectos escolares e profissionais.
O primeiro passo que você vai fazer é a
investigação com o seu passado, a
partir do diálogo com seus familiares e amigos, como a busca de informações
para compreender estruturalmente suas relações com essas pessoas e a história
que compõe sua vida. Ao pesquisar a história de sua vida, você vai identificar
as influências familiares sobre suas escolhas e suas respectivas conjunturas. A
partir daí você vai perceber os bastidores
dos fatos que compõem o "Quem sou eu?" fazendo com que você
estabeleça uma relação entre as
respostas que encontra, refletindo sobre suas escolhas.
ATIVIDADE 2
Pesquisar fatos que aconteceram no ano de seu
nascimento, relacionando a história de vida com o contexto social, a fim de
facilitar a construção do Projeto de Vida.
Exemplo:
Ano em que nasci
Nasci em 1998 e
muitos fatos marcaram o Brasil.
Na política, o
presidente Fernando Henrique Cardoso foi reeleito e Lula adiou novamente o
sonho de assumir a Presidência da República. Foi derrotado por FHC logo no
primeiro turno. O petista teve 21.475.218 votos (31,71% dos válidos). FHC, que
colheu a segunda safra de frutos políticos da estabilização e fim da inflação
com o Plano Real, teve
35.936.540 votos
(53,06% dos válidos).
Que fatos
relevantes aconteceram no ano em que você nasceu?
____________________________________________________________
Língua Portuguesa 7°A– Prof. Lúcia – 6 aula ,
dias 04, 05 e 07 /05
CLIQUE NO LINK ABAIXO.
https://drive.google.com/file/d/1lzoIdv6ga7r_ppc5wZ6tNTQLYC2NK2J4/view?usp=sharing
_________________________________________________________________________________
*Nesta semana segue anexo a resolução dos exercícios propostas da semana 27/04/2020 e alguns exercícios complementares. No seu caderno de Matemática ( Fazer a correção dos exercícios da semana passada , após copiar os exercícios e resolver )
1 1) Determine todos os divisores dos números abaixo: ( Exemplo: Divisores de 25 R: 1; 5 e 25 ) a)
12 R:___________ b
) 20 R:__________ c)
45 R:__________
2 2) Responda:
a)
39 é múltiplo ou divisor de 4 ? R:___________ b)
39 é múltiplo ou divisor de 3 ? R:___________ c)
3 é múltiplo ou divisor de 39 ? R:___________
Atenção :
Fração é a forma de dividir alguma coisa através
da razão de dois números inteiros. Dessa forma, nada mais é do que uma divisão
onde o dividendo é numerador e o divisor é o denominador. Observação: Numerador
é o número escrito acima do traço da fração
e Denominador é o número escrito abaixo do traço da fração
3)
Represente com desenho as frações abaixo :
a ) 2/5 R:_______________________ b) 3/10
R:__________________ c) 4/9
R:__________________
4 3 ) Observe a figura:
a)
Em quantas partes iguais o círculo foi dividido? R:______________
b) A parte pintada representa que fração do círculo?R:__________
Resolução dos exercícios propostos –
Semana 27/04 à 30/04/2020 – Matemática – 7° ano A
1)
Quais os divisores de 148? R: 1;2;4;37;74 e 148.
2)
Escreva o conjunto de divisores de cada um dos números
abaixo :
a)
13 R: { 1 e 13 }
b)
b) 32 R: { 1; 2;4;8;16 e 32 }
c)
c) 2 R: { 1 e 2
}
3)
Considere o número 49. Ele é divisível por quais
números naturais? R: 49 é divisível por
1; 7 e 49.
4) Assinale a alternativa
correta: Um conjunto possui 18 elementos. Quantas são as
possibilidades existentes para se dividir esse conjunto em grupos com quantidades iguais de
elementos? a) ( ) 6 a) (
) 6 b) ( )
5 c) ( x) 4 d) (
) 3
5) Todas as afirmativas abaixo
são verdadeiras, EXCETO: a)( ) Todo número natural é múltiplo de 1.
b)(x) O número 1 só não é múltiplo de si mesmo.
c)( ) Todo número natural é múltiplo de si mesmo.
d)( ) O Zero é múltiplo de qualquer número natural
_______________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Semana
de 04 a 08/05/2020
Atividade
de Arte - Profª Antonia
Duas
Aulas – Habilidade – EF07AR17
7º
Ano - A
Conforme realização de sua
pesquisa você percebeu que existem vários estilos de música. Responda:
1 - O
samba é um gênero de música conhecido e apreciado por muitos. Qual sua origem?
2 -
O que é gênero musical?
3 -
Existem diferentes gêneros de músicas Clássicas e Pop. Cite algumas.
4 - Quais
tecnologias e recursos digitais que você conhece para acessar, apreciar,
produzir registrar e compartilhar as práticas e repertório musicais?
ATIVIDADES DA SEMANA DE 27/04 A 30/04
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)
Programação (desplugada)
Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:
01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.
________________________________________________________________
COLEGIO PLINIO PAULO BRAGA
7 ano
Educação física:
professor Silvio Fattinger
1 BIMESTRE
A HISTÓRIA DOS JOGOS
ELETRÔNICOS
Pra começar....faça uma pesquisa
sobre a História dos Jogos Eletrônicos para em seguida responder as perguntas.
1) Conte a sua experiência com os jogos eletrônicos,
relatando qual deles você joga mais?
2)
Comente (DOIS) 2 avanços que ocorreram com os
jogos eletrônicos ao longo do tempo. Os jogos eletrônicos de hoje, são iguais
aos jogos eletrônicos do passado? Por que?
3)
No jogo
do PAC MAN o que te chama mais a atenção? Os desenhos, o objetivo do
jogo...comente.
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA 7º ANO A PV
PROF. KLEUSA
ATIVIDADE 1
ÁRVORE GENEALÓGICA
Cada aluno
fará um desenho de sua árvore genealógica a partir do diálogo
com seus familiares, com ênfase nos aspectos escolares e profissionais.
O primeiro passo que você vai fazer é a
investigação com o seu passado, a
partir do diálogo com seus familiares e amigos, como a busca de informações
para compreender estruturalmente suas relações com essas pessoas e a história
que compõe sua vida. Ao pesquisar a história de sua vida, você vai identificar
as influências familiares sobre suas escolhas e suas respectivas conjunturas. A
partir daí você vai perceber os bastidores
dos fatos que compõem o "Quem sou eu?" fazendo com que você
estabeleça uma relação entre as
respostas que encontra, refletindo sobre suas escolhas.
ATIVIDADE 2
Pesquisar fatos que aconteceram no ano de seu
nascimento, relacionando a história de vida com o contexto social, a fim de
facilitar a construção do Projeto de Vida.
Exemplo:
Ano em que nasci
Nasci em 1998 e
muitos fatos marcaram o Brasil.
Na política, o
presidente Fernando Henrique Cardoso foi reeleito e Lula adiou novamente o
sonho de assumir a Presidência da República. Foi derrotado por FHC logo no
primeiro turno. O petista teve 21.475.218 votos (31,71% dos válidos). FHC, que
colheu a segunda safra de frutos políticos da estabilização e fim da inflação
com o Plano Real, teve
35.936.540 votos
(53,06% dos válidos).
Que fatos
relevantes aconteceram no ano em que você nasceu?
_________________________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA – 7º ANO – Teacher: IRENE MIRANDA
ATIVIDADE DE REVIEW – Técnicas de Leitura
(1º BIM) – 2 aulas
Habilidades:
EF07LI06; EF07LI07; EF07LI08
Instructions: As
atividades aqui propostas deverão ser feitas no caderno, com cópia em folha à
parte (papel almaço-respostas) para serem entregues quando solicitadas.
- Como está sendo crescer para você? Ao observar o que você costumava fazer quando era mais novo, o que mudou em suas preferências. Seus relacionamentos e suas atitudes?
- Quanto aos seus interesses: Antes do isolamento social, você passou mais tempo com os seus amigos ou a sua família? O que vocês gostavam de fazer juntos? – com os amigos e com os familiares
- Quanto à forma de se relacionar com a família e com os amigos: foi mais simples ou mais complexo? Você gostaria que os outros entendessem que você cresceu?
- Quanto ao seu humor: é comum você ficar de mau humor? Se isso acontece, quando fica um pouco mais difícil se relacionar com você? Como você se comporta nesses momentos em que não está tão bem?
- Observe o cabeçalho do site no texto abaixo e identifique qual é seu tema geral.
a) Saúde b) Educação c)
Negócios
6. Observe o endereço eletrônico que
aparece na parte inferior do site ao lado:
a) Conforme
um país onde um site está hospedado, seu endereço termina com uma sigla
específica. Por exemplo, a sigla dos sites brasileiros é .br, e a dos japoneses, .jp.
A qual país você acha que a sigla .au
se refere? Dica: é um país que tem o inglês como língua oficial.
b) A
extensão de um site também varia conforme a natureza da entidade que o hospeda:.com, .gov, .org. O que significa a
extensão .gov?
7. Levando em conta o tipo de entidade
responsável pelo site e o título, qual deve ser a intenção comunicativa desse
texto?
a)
Orientar
os adolescentes a respeito das mudanças emocionais que estão vivendo.
b)
Apresentar
informações científicas para médicos que atendem adolescentes
c)
Narrar
uma pequena história sobre adolescentes australianos.
8. Read the text and answer the quetions
in your notebook (Leia o texto e responda as questões)
Changes in your feelings - emotional
changes
Teenagers often seem to be
'moody'.
* You are becoming more sensitive to your own
feelings and the feelings of others.
* You are learning about your own sexuality.
* You are learning about your own identity -
who you are.
* You are learning to accept and adapt to your
strengths and weaknesses.
* You are learning to relate to others in grown
up ways.
* You are learning that you really cannot have
your own way all the time.
* You are learning that you are not yet fully
grown up, and you still have to do things that you are asked to do by your
parents and your teachers. They are still responsible for your health, safety
and wellbeing. There are still 'rules'.
This can be challenging and even frustrating, which can
make you irritable and a bit hard to live with at times - both for yourself and
those who are closest to you!
Available
at:http://www.cyh.com/HealthTopics/HealthTopicDetailsKids.aspx?p=335&np=289&id=3003>
Accessed on: April. 28. 2020.
________________________________________________________________________
1 9. What is this text about?
a)
Teenagers’
mood
b)
How
teenagers mature
c)
Relationshio
between teenagers and their parentes
d)
All
of the above
10. Based
on the context, match the words and pexpression to their meaning.
a) Fully
(
) Entirely.
(
) Together
(
) Nicelly
b) Have your own away
( ) To get to school in your own vehicle.
( ) To have things done according to your
personal preference.
( ) to
know how repeated so many times?
c) Grown up
(
) Adult
(
) Immature
(
) Childish
11. A
certain word is repeated a lot of times. Write down this word in your notebook.
a) Becoming b) Feeling c) Lerarning
Responda:
Why is this word repeated so many times?
12. According
to the text, why can teenagers get irritable? In your notebook, answer with T(True) or F
(False).
a) Emotional changes can be challenging and
frustating.
b) The rules are difficult.
c) Adults just don’t understand.
d) Teenagers can’t have it their own all
the time.
13. Is
this hard for adults to related to teenagers? Copy out a passage from the text
that proves your answer.
a) Yes b) No
_________________________________________________________________________
GEOGRAFIA
PROFESSORA: PRISCILA
ATIVIDADE DA SEMANA
TURMA: 7ªA
PESQUISAR E RESPONDER O QUE SE PEDE:
01) Sobre o território brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) o Brasil é um país com dimensões continentais.
b) a extensão do território brasileiro denuncia a grande distância de seus pontos extremos.
c) a localização do Brasil indica-se por longitudes negativas, no hemisfério ocidental.
d) a grande variação de latitudes explica a homogeneidade climática do país.
02) “Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)”.
(JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).
Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica,
a) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.
b) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.
c) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.
d) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.
03) As fronteiras brasileiras, todas elas posicionadas na América do Sul, totalizam 23.102 quilômetros de extensão. Desse total, mais de 15 mil quilômetros encontram-se em terras emersas, fazendo fronteira com todos os países sul-americanos, exceto:
a) Venezuela e Colômbia
b) Chile e Equador
c) Uruguai e Guiana Francesa
d) Panamá e Peru
04) Em síntese, o Brasil é um país inteiramente ocidental, predominantemente do Hemisfério Sul e da Zona Intertropical.
Considere as afirmações:
I) O Brasil situa-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
II) O Brasil é cortado ao norte pela Linha do Equador.
III) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Câncer.
IV) Ao sul, é cortado pelo Trópico de Capricórnio, apresentando 92% do seu território na Zona Intertropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
a) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas IV e V são verdadeiras.
d) Apenas I, II, IV e V são verdadeiras.
e) Apenas I, II, III e V são verdadeiras.
CIÊNCIAS – PROF ª PAULA – 04 AULAS – DE 27/04/20 a 30/04/20
Leia o texto para responder a primeira questão:
Tipos de Máquinas Simples
Planos inclinados, estão
presentes rampas, escadas, saca-rolhas, planos inclinados em geral e também as
cunhas e ferramentas de corte que utilizam a cunha, como tesouras, facas, etc.
Alavancas, estão presentes balanças, gangorras, braços articulados, carrinhos
de mão, pinças e ferramentas que formam pinças, como alicates, tesouras,
sistemas de freio de veículos etc., bastões e raquetes, como os utilizados em
jogos esportivos. Rodas e eixos encontram-se chaves em geral, objetos nos quais
podemos identificar um eixo menor acoplado a outro maior, como a maçaneta redonda
de uma porta, a direção de um carro, a chave, a “borboleta” da torneira,
manivelas etc. Roldanas, estão presentes talhas lineares e talhas exponenciais,
muito utilizadas em veleiros e outras embarcações náuticas, e também em
ferramentas, como a talha para levantar o motor dos veículos em oficinas
mecânicas, roldanas utilizadas em elevadores, portas, aparelhos de musculação
etc. Assim, contemplamos as diversas máquinas simples que estão presentes no
dia a dia. Em todos os casos, o princípio de amplificação de forca se baseia no
aumento do deslocamento para realizar um mesmo trabalho e, portanto, o emprego
de uma forca proporcionalmente menor.
Elaborado e adaptado
especialmente para o São Paulo Faz Escola .
1. Identifique,
em sua casa, alguns exemplos de máquinas simples utilizadas no dia a dia. Com o
uso de um celular fotografe cada uma delas e compartilhe no grupo do centro de
mídias. No caderno classifique cada uma delas em: Polia, plano inclinado,
cunha, engrenagem, roda ou alavanca.
Segue abaixo uma sugestão de
experimento, ressaltando que essa atividade possibilita verificar de forma
prática o funcionamento da alavanca e perceber as vantagens do seu uso no dia a
dia.
Procedimento
da montagem do experimento:
·
Coloque a borracha em cima de uma mesa.
·
Ponha o meio da régua em cima da borracha e
ajeite-a até que ela fique na horizontal.
·
Coloque uma moeda numa ponta da régua e observe
o que acontece.
·
Coloque uma moeda na outra ponta da régua, à
mesma distância da borracha que a primeira, e observe o que acontece.
·
Ponha uma moeda em cima de uma das moedas sobre
a régua.
·
Empurre as duas moedas na direção da borracha
até a régua entrar em equilíbrio.
2. Após a realização do experimento e registro das observações, responda às seguintes questões:
a) Se
colocarmos duas moedas em uma ponta da régua e uma moeda na outra ponta,
sabendo-se que as distâncias são as mesmas, mas o peso é maior do lado em que
estão as duas moedas. O que acontecerá com a régua? Explique.
b) O que é preciso para colocar a gangorra em equilíbrio de
novo? Como fazer isso?
c) O que se pode concluir sobre o funcionamento da
alavanca?
d)
Qual a relação do experimento da gangorra com o que acontece na porta em
relação a
distância da dobradiça à maçaneta?
3) Desafio:
Mostrar de que modo a gangorra pode ser utilizada no dia a dia
minimizando o esforço físico.
minimizando o esforço físico.
Pense
em algum projeto que auxilie em uma ação na sua escola ou residência.
______________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo 7° ano
1.No início dos tempos modernos, alguns reis ampliaram o seu poder e fundaram monarquias que deram origem a Estados nacionais. Com essa centralização política, desenvolveu-se a noção de soberania, que consiste no poder que o governante detém de fazer valer suas decisões dentro do seu território. Nessas monarquias, os reis se tornaram soberanos e os habitantes tornaram-se súditos.
Em geral, os Estados nacionais dispunham de:
a.( ) tropas permanentes,
servidores do governo, leis e tributos, força policial, agricultura e Idioma
oficial;
b.( ) agricultura, tropas
permanentes, servidores do governo, leis e tributos, fronteiras definidas,
idioma oficial e unificação de pesos e medidas;
c.( ) tropas permanentes,
servidores do governo ,fábricas, leis e tributos, fronteiras definidas, idioma
oficial e unificação de pesos e medidas;
d.( ) tropas permanentes, servidores do governo, leis e tributos,
fronteiras definidas, idioma oficial e unificação de pesos e moedas;
2. Com o casamento de Fernando (de Aragão) e Isabel (de Castela e Leão)
os reinos
de Castela, Leão e Aragão unificaram-se e dessa união, resultou a formação do
reino:
a.( ), da Espanha que no ano de
1492 expulsou o último reduto islâmico do sul da Península Ibérica.
b.( ) de Portugal após a expulsão
dos Mouros (árabes) da península ibérica, através de Afonso Henriques, tornando
ele o primeiro rei de Portugal inaugurando a primeira dinastia lusa, a dinastia
de Borgonha (1139 – 1383).
3. O fim da Guerra dos Cem anos marcou a consolidação do Estado
monárquico francês. No século XVII, a centralização do poder na França atingiu
seu ponto máximo com o reinado de Luís XIV ( 1643-1715);
a.( )Luís XIV, também conhecido
como Rei-Sol, famoso pela frase “O Estado sou eu”, governou a França e a
Navarra entre 1643 e 1715.
b.( )Luís XIV, apelido de “o
Desejado” e o “Adormecido” administrou a França até 1715
c.( )Luís XIV, nascido no seio da
nobreza rural, foi um líder e mais tarde, Lorde Protetor, governou a França até
1715, morrendo em Batalha nas Astúrias;
d.( )N.d.a.
4. No século XV, duas poderosas famílias da nobreza, os Lancaster e os
York, disputavam o trono inglês. Quando esse conflito teve fim?
5.Coloque V na alternativa verdadeira e F na Falsa:
a.( )Durante a dinastia Plantageneta,
foi assinada, em 1215, a Carta Magna, que limitava o poder do rei.
b.( )Luís XIV se tornou símbolo
do absolutismo
c.( ) A Guerra dos Cem anos( 1337-1453 ), durou 116 anos e durante esse
período, o poder da nobreza feudal se enfraqueceu, aumentando a centralização
do poder real
d.( ) Todas as alternativas estão
erradas.
________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. LÚCIA
Período de 27/04 a 30/04
Para acessar as atividades, clique no link abaixo:
________________________________________________________________________________
Matemática – Período 27/04/2020 à 30/04/2020 – 7º ano A - Profª Marina
·
Bom retorno aos estudos !!!
·
Acolhimento com Frase de boas vindas !!!
Nossa
maior fraqueza é desistir. Então, vamos nos unir virtualmente para dar
continuidade aos
avanços no processo ensino aprendizagem. Que em breve
estaremos juntos novamente!!!
·
Nesta semana faremos alguns exercícios de
revisão para relembrarmos. No seu caderno de Matemática ( Copiar os exercícios
abaixo e responder )
1)
Quais os divisores de 148? R;_______
2)
Escreva o conjunto de divisores de cada um dos números
abaixo :
a)
13 R:__________
b) 32 R:__________ c) 2 R:___________
3) Considere
o número 49. Ele é divisível por quais números naturais? R:___________
4) Assinale a alternativa
correta: Um conjunto possui 18 elementos. Quantas são as
possibilidades existentes para se dividir esse conjunto em grupos com quantidades iguais de elementos? a) (
) 6 b) ( ) 5
c) ( ) 4 d) (
) 3
5) Todas
as afirmativas abaixo são verdadeiras, EXCETO:
a)( ) Todo número natural é múltiplo de 1.
b)( ) O número 1 só não é múltiplo de si mesmo.
c)( ) Todo número natural é múltiplo de si mesmo.
d)( ) O Zero é múltiplo de qualquer número natural
Atenção : Como sugestão segue abaixo
endereço de vídeo para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=H4nOTvsv1JM
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de Arte – Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
7º
Ano - A
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a Arte é uma disciplina
para realizarmos na prática, mas virtualmente também podemos aprender e juntos
o faremos, certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas,
fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades
estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
A
linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e
apropriação dos conceitos e de conhecimentos também possibilita a compreensão
da sociedade. (c.p.pg..)
1
- Conforme a instrução recebida para compor uma música contemplando a sua
modalidade preferida e ao buscar componentes junto a sua criatividade e criar a
sua música de acordo com a proposta, registre em seu caderno:
-
Qual foi o grau de dificuldade e quanto tempo você levou?
2
- Agora que você já sabe como compor uma música, pesquise:
-
Quais as principais modalidade musicais Brasileiras dividas por Regiões?
Ex.:
Região Sudeste
_________________________________________________________________________________
Projeto de vida
Profª Kleusa
Elaborar um diário de práticas e vivências.
Os alunos deverão registrar em um caderno, fichário ou folhas sulfite: desenhos, colagens e escritos que te representem, que se conectem com os seus sonhos.
Poderá usar:
- Revistas e jornais;
- Tesoura;
- Cola;
- Fotos;
- Canetas;
- Lápis coloridos;
- Fita crepe;
- O que mais se relacionar com os seus sonhos.
Consulte sua apostila.
Faça do seu diário um amigo fiel onde você pode confiar todos os seus segredos, sonhos, medos, alegrias, frustrações, inseguranças etc.
Dicas:
- Escolha seu diário de acordo com o tamanho da sua letra;
- Escolha o material do diário;
- Escreva tudo que tiver vontade;
- Tenha um horário reservado para escrever;
- Escreva sempre de caneta;
- Use datas, horário ou local;
- Use e abuse dos detalhes das fotos (se houver);
- Escolha um bom esconderijo para seu diário;
- Escreva sem medo de acabarem as páginas;
- Crie uma capa personalizada.
Atividade de Língua Inglesa
Teacher Irene - 7º A
Instructions:Leia o texto abaixo e faça as atividades em seu caderno.
HABILIDADE.: EF07LI06
Teenagers and the Importance of Friends
By: Ayra Moore
Healthy friendships are important for aTeenager’s
social development.
|
During the teenage years, friendships are important for several reasons. Teenagers typically spend more time with their peers than they do with their parents, siblings or other social contacts. Therefore, friends influence many aspects of a teenager’s life. Healthy friendships can help teenagers avoid delinquency, isolation and many of the negative characteristics that are associated with this period of life.
Acceptance and Confidence
Healthy
friendships help teenagers feel accepted and confident and can pave the way for
the development of other positive social ties. Confidence and feeling accepted
are integral characteristics for a teen’s social and emotional development.
When a teenager feels as if he is a part of a group, he is less likely to be
negatively affected by bullying and other forms of rejection. Teens who feel
confident and accepted may also be less likely to engage in the bullying of
others.
Friends can be positive influences in the scholastic, social and personal aspects of a teenager’s life. Because friends often share common goals and/or interests, they can persuade a teen to make good choices. (...)
Trustworthy Confidant
The teenage years are often stressful. Having trustworthy, loyal friends is important to help teenagers deal with the stress and uncertainty that is a normal part of development (...)
Healthy Fun and Excitement
Friends are also outlets for fun and excitement. Friendships or peer groups help teenagers find healthy ways to have fun outside of home, school and work. With unhealthy peer influences, a teenager may engage in negative behavior. Healthy friendships, on the other hand, encourage pastimes that do not involve risk of delinquency or harm.
About the Author
Ayra Moore is a professional writer who holds a Masters of Science in forensic psychology with a specialty in mental health applications. She also obtained a Bachelor of Arts in general psychology and criminal justice from Georgia State University. Moore worked for two years with at-risk teenagers in a therapeutic setting
Instructions: A atividade abaixo deve
ser feita no caderno.
Atividade
1- Observe a
Imagem do texto e as palavras-chave do título. Identifique qual pode ser o tema
do texto.
a)
Os
jovens e a importância da amizade.
b)
Os
perigos das amizades entre jovens.
c)
Como
promover a confiança entre jovens.
2-
A
quem parece direcionado o texto?
a)
A
qualquer pessoa que acesse a internet.
b)
A
psicólogos que lidam com jovens.
3-
Observe
o currículo da autora, Ayra Moore, no final do texto. Dentre as frases a
seguir, extraídas da sua biografia, identifique com 1 as que indicam que ela estudou sobre
assuntos gerais e psicologia em particular, e com 2 as que revelam que ela tem experiência com jovens e suas
realidades. Escreva as respostas em seu caderno.
a)
Ayra
Moore is a professional writer.
b)
She
holds a Masters of Science in forensic psychology.
c)
She
also obtained a specialty in mental health applications.
d)
Bachelor
of Arts in general psychology.
e)
Moore
worked for two years with at-risk teenagers.
4-
Você
acha que o currículo da autora a qualifica para escrever um artigo na internet
sobre jovens e suas amizades? Justifique sua resposta.
5-
Faça
uma pesquisa na internet sobre o tema ARTIGO DE OPINIÃO (Opinion article).
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - PROFª PAULA - 7ºA
Leia o texto abaixo e responda as questões:
A construção das pirâmides do Egito
Mesmo
após séculos, a construção das pirâmides do Egito sempre gera discussões entre
os grandes estudiosos além de instigar a imaginação das pessoas. Há quem diga,
por exemplo, que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides.
É difícil
imaginar como uma civilização que dispunha de poucos recursos tecnológicos como
a que temos nos dias atuais, conseguiu realizar construções que atravessam séculos
de existência. Vários modelos foram criados para explicar a construção das
pirâmides. Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas fundamentais
como alavancas e planos inclinados.
De acordo
com esses modelos, depois de projetadas por arquitetos e aprovadas pelos faraós,
essas grandiosas construções envolviam várias etapas iniciais como a escolha e
o nivelamento do terreno. Nas pedreiras os enormes blocos de calcários e as
rochas precisas usadas no interior das pirâmides eram cortadas em dimensões
exigidas para serem transportadas até o local das construções.
Na
construção, os blocos eram carregados para as camadas superiores com o uso de
planos inclinados e alavancas. Os planos inclinados eram construídos com
cascalho e lama do Rio Nilo e reforçadas com toras de madeiras.
Cada
bloco era colocado em uma espécie de trenó de madeira e puxados por uma equipe
de trabalhadores com o auxílio de cordas. As toras que compunham as rampas eram
constantemente molhadas para diminuir o atrito entre elas e os trenós,
facilitando o transporte dos blocos.
Os blocos
eram retirados do trenó e encaixados entre si com o uso de alavancas. À medida
que as camadas de pirâmides eram finalizadas, a rampa (plano inclinado) era prolongada
até a camada seguinte. Esse procedimento era repetido até a conclusão da
pirâmide.
Os
Egípcios construíram várias pirâmides ao longo de sua história, variando em
dimensão forma e local. Sabemos que foram empregadas inúmeras variantes na
construção das pirâmides, cada uma de acordo com suas necessidades. Algumas
pirâmides menores forma construídas com diferentes estilos de planos
inclinados.
Araribá coletâneas
- Por que a construção das pirâmides ainda gera discussões?
- Explique por que a hipótese de que seres extraterrestres arquitetaram e construíram as pirâmides não pode ser válida?
- Descobertas arqueológicas indicam o uso de máquinas simples na construção das Pirâmides. Quais são essas máquinas?
- O que era feito primeiramente na construção das pirâmides?
- Como as pedras eram levadas para níveis superiores e inferiores das pirâmides?
7. Escreva
o nome de dois tipos de máquinas simples usados, respectivamente, para tirar
água do poço e na furadeira.
8. Copie
as frases abaixo completando-as com as palavras DO BANCO DE PALAVRAS:
POLIA, MENOR, ALICATE, AUMENTA, PLANO, AUXILIAM,
DIMINUI, POTENTE, MÓVEL, TRABALHO, INCLINADO, RESISTENTE, MENOS FORÇA.
POLIA, MENOR, ALICATE, AUMENTA, PLANO, AUXILIAM,
DIMINUI, POTENTE, MÓVEL, TRABALHO, INCLINADO, RESISTENTE, MENOS FORÇA.
a. O
uso de planos inclinados _______________________ a força exercida e,
___________________ a distância percorrida pelo peso.
b. Máquinas
simples ___________________ a atividade humana simplesmente por nos permitir
realizar uma tarefa com ______________________ esforço físico.
c. Força_______________
é toda força capaz de produzir movimento.
d. Quando
aplicamos uma força em um objeto e ele se desloca na direção da força, está
acontecendo a realização de um ____________.
e. O
nome da máquina simples usada para erguer objetos é _______________.
f. O
plano __________ é uma importante máquina simples e base de outras máquinas.
g. A
polia ________ é utilizada para erguer objetos
utilizando uma menor força.
h. A
força _______________ é toda força capaz de se opor ao movimento.
i. O
parafuso é um exemplo de máquina simples relacionado ao ________ inclinado.
j. Quanto
mais comprido for um plano inclinado, ______________ (mais força - menos força)
será gasta na movimentação de uma carga para uma mesma altura.
k. O
nome de uma alavanca interfixa usada para cortar é ____________.
10. Observe a imagem abaixo e explique qual a vantagem da
roldana móvel em relação a roldana fixa.
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA – PROF° TARCÍSIO
Aplicativos e vida cotidiana
Observe a imagem:
01) Em seu caderno, liste e descreva todos os aplicativos que você
conhece e/ou usa no seu dia a dia.
2) Qual é o aplicativo que você mais utiliza? Por quê? No que ele facilita
sua vida? O que você faria se esse aplicativo ainda não existisse?
3) Crie um aplicativo (escrevendo sobre ele) que facilitaria sua forma de
estudar em casa.
4) Escolha um adulto de sua casa e peça para ele lhe informar como era
seu modo de vida antes da criação dos aplicativos (20 anos atrás) e
como é hoje (nos dias atuais). Peça também para ele lhe dizer como
eram os celulares antigos e compare com os atuais. Faça um texto com
as informações fornecidas por este adulto e elabore uma tabela
comparativa dos celulares antigos e os atuais.
_________________________________________________________________________________
PROF : PRISCILA BARBOSA TURMA: 7º ANO A
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
USINAS HIDRELÉTRICAS
- Como
é obtida a energia em uma hidrelétrica?
- O
que é necessário para gerar energia em uma hidrelétrica?
- A
disseminação da energia elétrica no território brasileiro no início do
século XX era feita por independentes sistemas técnicos. A partir da
década de 1960, começa uma unificação e interligação dos sistemas
hidrelétricos isolados. De que maneira acontece essa unificação?
- Qual
é considerada, a maior hidrelétrica do mundo?
- Baseado em seus conhecimentos, explique por que o Brasil está entre os países que mais produzem energia em hidrelétricas.
________________________________________________________________________________
7A Português
PROF. LUCIA
Acesse o link para visualizar as atividades.
https://drive.google.com/file/d/1BuInA-ijzAbqSCQVqdokQRABqksKy8Li/view
_________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR :SILVIO FATTINGER
ATIVIDADE DA SEMANA:
PESQUISAR SOBRE A CAPOEIRA , OS SEGUINTES ITENS:
A) PRINCIPAIS MOVIMENTOS E COMO ELES ACONTECEM, NA CAPOEIRA REGIONAL E NA CAPOEIRA DE ANGOLA.
B)OS MESTRES QUE FICARAM MARCADOS NA HISTORIA DA CAPOEIRA REGIONAL E NA HISTORIA DA CAPOEIRA DE ANGOLA.
C)INSTRUMENTOS MUSICAIS USADOS PARA PRATICAR A CAPOEIRA.
D)RELACIONAR A CAPOEIRA COM A CULTURA BRASILEIRA.
BOA SORTE A TODOS!!
OBS: ASSISTIR VIDEOS NO YOUTUBE SOBRE RODAS DE CAPOEIRA.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo
Em seu caderno:
1. O que foi o Humanismo?
2.Que monarca se tornou símbolo do absolutismo Europeu? E o que foi o absolutismo?
3.A formação da Espanha está relacionada a que?
4. O astrônomo e sacerdote polonês propôs a teoria heliocêntrica. Explique ela.
5.A teoria geocêntrica propõe que:
a.( ) a superfície da Terra é plana, que a Terra está parada (não se move), o Sol e a Lua seriam menores e mais próximos.
b.( ) a Terra e os demais planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo, este, o verdadeiro centro do Sistema Solar.
c.( ) a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela.
d.( )N.d.a.
Arte – Professora Antonia
7º Ano - A
De acordo com o aprendizado, através de texto, contexto, roda
de conversa, atividades escritas e práticas, referente ao gênero musical e seus
instrumentos:
Faça uma composição (crie, escreva) musical conforme o seu
gênero escolhido.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
7º ano A – Matemática – Profª Marina – Período de 16/03 à 19/03/2020 1) Copiar no caderno de Matemática o lembrete
abaixo:
Múltiplos
são números que resultam da multiplicação de um número inteiro
qualquer porum número natural. Exemplo: M(2) = {2, 4, 6, 8, 10, 12,
14, 16, 18, 20, 22, ...}
Divisores de um
número natural são todos os números naturais que ao dividirem tal número,
resultarão em uma divisão exata, isto é, com resto igual a zero. Exemplo: D(20) = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Conjunto dos Números
Naturais N
= { 0, 1, 2, 3, 4, 5, ...}
N*
= { 1, 2, 3, 4, 5, ... } ( exclui o número zero )
Conjunto
dos Números Racionais Q ={ x│x = a/b , a ϵ
Z, b ϵ Z* } Sendo a e b dois números
inteiros, com a condição de b não nulo, chama-se número racional ao quociente
a/b.
Os números racionais
podem ser representados na forma de um número decimal, ou seja na forma i , d
onde i é a parte inteira e d a parte decimal. Por
exemplo: 4/5 = 0,8
3/6
= 0,5
2/3 = 0,666...
Observe
que todas as dízimas periódicas são números racionais, uma vez que elas podem
ser escritas na forma a/b com b ≠ 0.
Razão : A razão entre
dois números é dada pela sua divisão obedecendo
a ordem na qual eles foram dados. Tal razão pode ser representada na forma
fracionária, decimal e percentual.
Porcentagem ou percentagem é usada para calcular descontos, acréscimos de preços, quantidade,
lucros, etc... O
nome tem origem do latim ( per centum ) e que quer dizer por cento, ou seja,
razão de base 100.
É frequentemente utilizado para cálculos de transações comerciais. As
porcentagens costumam ser indicadas pelo símbolo % , lê-se por cento. Podemos representar uma porcentagem na forma fracionária, decimal ou
acompanha- da do símbolo % .
Observe : 4% = 4/100 = 0,04 ( quatro por cento ).
2) Resolver os exercícios da apostila do aluno - São
Paulo Faz Escola - Matemática - paginas 23, 24 e 25.
Atenção:: Realizar os exercícios no caderno de matemática . Motivo : não há espaços
suficientes para respostas.
_________________________________________________________________________