9º B

4º BIMESTRE

SEMANAS DE ESTUDOS INTENSIVOS - 07/12 A 18/12

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1nz2GOv_Q1-xriRxKalZqlBrcaDIote76/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/15aM49fLskxBVfzPBqNgaSDcJIOp_lk66/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1orM37NCqJeW0J84XBuP4Fuaz30pC9Z2Z/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1u1JwlaePJ5Pe0VqPMmyGwu_LtPKqmg3T/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1tXzWi7_RMNgI-BeVD1oRBgWzycg68all/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/165YDEZHyoCT-nLBdB3QlXAH0JAdJ6qGj/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1fD8Iz87UN9G1DXaLxRUQ2Pyl_QQ0HJ8R/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1JF4URlFNgiW2G7gDOKrmWAl4FYagIS6d/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/10j5ctVvgHyjduAyRcrhpkTEHKA0uT_X4/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/14MprCx0o_yzfv8fZ09_ajbPKCQkDH5FW/view?usp=sharing


______________________


SEMANA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS - 23/11 A 27/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1JFZgG_QYWg3W-imYiENzcKv0vktXOXT4/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1S6NiJIP4r94ConITTBVzw8H4qXqukxKk/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1DZERTM7XNKSXJePcSrl_Uk5ZVdlx7Fvw/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1W8pBcunqqzhN1c5KQyeK9oBLS1RxvJe4/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/16v7fuzqpNWPGpP51Do-bRcD61I2alrWW/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/12jlRbyJEqdg25W12nJWhIjfxs4O3z3Ew/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1HcxNRl13SlLAzNxl7dl_KcLguTgo8ybC/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/19f3wiilnz1qIamMsb4r7n0ghWTRK4HeZ/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1VIg_HRXhlca2CQ02dj9xuwhKsfyHEVIY/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1GLUl1Mv7KzemdgUFCszcbYj1V9i70xcG/view?usp=sharing


_________________________________


ATIVIDADES DE 09/11 A 20/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1A09HEaStFZcTarAWGLy9OhnGDI4VKhWD/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/11WZmIgpQXxoQ5rnE3aRZYsBfx3vu1psb/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1FI0zgIXxZnzfTRciNZXeMFgjhpJrIRO2/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1cpjnkZIbHfDQ1yNmPIsY5IYkBitQEoE-/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1aohMkrjoXwTDzBl0gSJaniwupXwW5DGW/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1k_cA1bDnzt2EohadjhflgMpYlpFvRM-y/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/12XT3FFCYg_DaOqALFZJxUS-Dph6kLEgw/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1t3VLwaiGH5MMP-QqVz4j81tqS-PMGrkU/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1R-F0iE8vbO9NorZIfnKsgtnp64PstczV/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1rwlDMQYQcKhawXLze_xwibK1eWQaChT5/view?usp=sharing



_______________________


ATIVIDADES DE 26/10 A 06/11

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1XRlFcmnVf9l_3PQYmpl6rIjEnhoIYAqq/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1n_286D8eaEn9-Zj-LUyS7m9rsuZQroTP/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1H7xD6SOViWNR_ZPnMk-HW05Qp5bRTXZx/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1A9PcRUgDUIsg7GILd_Sl--9po1mV5JiH/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1XP0RZpwHAf5CWynE8qdF--5lmjsMUjjO/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/15a0AQCfcognCcYHoJygZI-2OZdt8h9ii/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/19OVETXxLXbCtkeaonE6Sah4K1Mgbs508/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1gMpohlSuU6DUTZ7zCiv7wAVoB1_ptQ8V/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1flpfgPVo1_Tak49t1AzVMu_f7mXKZnJJ/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1L3rzWXjE9AsTH7obwLfhMch0z98DoKU3/view?usp=sharing




_______________________


3º BIMESTRE


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/15i6xbSLS6BZi7in-1YGQL-Qll6T3CxWT/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1bkp3Ca4-yWt7Y-j-EdZra8TwbCyiJrkg/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/12de12PCSWWmVDAwt4d6DZCVfK9BOL0IU/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1HHjfP2cpEwFRrsiheeOudQqtx-ZwTwDT/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1uIDjX5WsORqXSK3dDk3aVIlhd8Y149RW/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1T_59HnRbtCHGxWiAW6gKdER42jUh7MMZ/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1THJTIcKEHC4jK1cWdbx-38Qa_snInQFc/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1LfClmkcyeA5K8aw2QP3SyvATnRGXxMh-/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1d-uFhY3e-Bt6Iju2EJ9xoEGovG6MCZha/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1jB4sX0QjnkO9YM0LsmPeR0vv8SVkGIYq/view?usp=sharing



____________________


ATIVIDADES AVALIATIVAS - DE 28/09 A 02/10

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/11GpQC29dd3LV3yKRR4pC1KiQFT7mK31O/view?usp=sharing

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1x5EK9AA9P3PQds1uNPNMVjjq21ZuRrtG/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1JuP2S2Hc-Oo96-OSX2PAS5X8kHXyeqdy/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1IvNu8wPuyWFpPnZkW6WYHT3dvixEmKI5/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1lzI3lwicq6vjpSP1dicfGJh8kKSqYVFf/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1wuXIpSwQrSdsKL7CIyEx3FYlWhlcg2J7/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1N5OVd9HNlws57vwGJ3vMQjrnMguwuXOq/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1iUSBKlya8MECPTwxBRvgYF6Z9x1fuwwS/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/11oped7VQRoZsa1lKmwieUorWjx_SNBQR/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1t4IhihUuYI8goO76T9hoe4OvQK4IMsN_/view?usp=sharing


_________________________


ATIVIDADES DE 14/09 A 25/09

 

Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://forms.gle/VtKB7JxnnLPmzSDM9

 

Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1HJpn2VTYO0nIpS_LvidcsCcD0loipIlt/view?usp=sharing

 

Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1f2R8IbU8l2COwd3WbYzxmyCA_LfEGG-m/view?usp=sharing

 

Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1w86vAuLOh1V1OJwvKf5Rpt5eHf3Rdfl2/view?usp=sharing

 

Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/11OHWT43CmblzHsyU1GOUXuD2IMlT9peU/view?usp=sharing

 

História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1pqABa5YBJuWRqrv1Ca5fi7S6FW7qqyRS/view?usp=sharing

 

Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/13AePxxrhVUhgLBDIsYhcBqnaXjmc9bXS/view?usp=sharing

 

Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1x7wMreOllYYbtQgTXJH4I3XiOKc3ETKe/view?usp=sharing

 

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/18yQb6_Uu664L3hQdZTtrh4HFDredSqll/view?usp=sharing

 

Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/file/d/1o4YnOj99AbVt-Y6RSG5WhMz7LxVWpIeW/view?usp=sharing


______________


ATIVIDADES DE 31/08 A 11/09

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

_______________________



ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1PhswmZCtyXCND5Ou-eNDBfTvgY9EUXui/view?usp=sharing

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

______________________________


2º BIMESTRE


SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - 27/07 A 31/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


________________________________



AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/17jpJH2OT7jASvZTmavpXZknB-PyVFW_3/view?usp=sharing

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



___________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
A professora Vera encontra-se de Licença Prêmio, portanto nesta semana não haverá atividade.
Assim que tivermos outro professor para as aulas, as atividades voltarão ao normal.

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



_______________________________________




ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
A professora Vera encontra-se de Licença Prêmio, portanto nesta semana não haverá atividade.
Assim que tivermos outro professor para as aulas, as atividades voltarão ao normal.

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


________________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
A professora Vera encontra-se de Licença Prêmio, portanto nesta semana não haverá atividade.
Assim que tivermos outro professor para as aulas, as atividades voltarão ao normal.

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


_________________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 22/06 A 26/06

Língua Portuguesa
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Matemática
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Geografia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Educação Física
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Ciências
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

História
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Arte
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Inglês
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Projeto de Vida
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

Tecnologia
Para acessar a atividade, clique no link a seguir:

___________________________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06 A 19/06



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:


  

Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________




ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06 A 12/06



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:






Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________



1º BIMESTRE


ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS – 01 A 05/06



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________



AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE


Atenção, alunos!

Segue o link com as avaliações das disciplinas de Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e Tecnologia referentes ao 1º bimestre.


Orientações:

  • Fazer cada disciplina em uma folha separada;
  • Pode colocar apenas as respostas;
  • Não esqueça de colocar seu nome, número e 9º B em cada folha;
  • Não esqueça de identificar a disciplina em cada folha;
  • Entregar na escola juntamente com a AAP de Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.


_____________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05 A 22/05



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:



Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05



Língua Portuguesa

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Matemática

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Geografia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Educação Física

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Ciências

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




História

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Arte

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





Inglês

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Projeto de Vida

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:




Tecnologia

Para acessar a atividade, clique no link a seguir:





__________________________________



ATIVIDADES DA SEMANA  DE 04/05 A 08/05



TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)

CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.

ATIVIDADES:

01) Visualização do vídeo complementar:



02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.

_____________________________________________________


COLÉGIO PLINIO PAULO BRAGA: 1 BIMESTRE/ SEGUNDA SEMANA
                            9 ano
Educação física:  professor Silvio Fattinger

ATIVIDADE 1

ASSISTA O VÍDEO CLICANDO NO LINK ABAIXO :




FEITO ISSO RESPONDA AS QUESTÔES ABAIXO:

- QUAL É O ESPORTE RELATADO NO VÍDEO?

- VOCÊ IDENTIFICOU ALGUM EQUIPAMENTO DE SEGURANÇ? /QUAIS?

- O QUE VOCÊ ACHA QUE UMA PESSOA TEM QUE TER PARA PRATICAR ESSE ESPORTE


ATIVIDADE 2

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE 2 ESPORTES DE AVENTURA NA NATUREZA E ABORDE AS SEGUINTES QUESTÕES:


- NOME E OBJETIVO DA PRÁTICA.

- LOCAL ONDE PODE PRATICAR.


- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NECESSÁRIO.

fim!!


_____________________________________________________


E. E. PLÍNIO PAULO BRAGA

PROFª GISELE - ARTE

PLANO DE AULA 9º ANO B

(2 aulas: cada atividade equivale a aproximadamente 45 minutos)




Linguagem: Música


Objeto de conhecimento: Contextos e práticas


Ouça estas músicas:


a.      Giulia Be – Menina Solta


b.      Melin: Ouvi Dizer


c.       Ana Vilela: Trem Bala


Se possível assista aos vídeos nos links abaixo:


 Vídeo 1:




Vídeo 2:




Vídeo 3:

Após ouvir/assistir, responda às seguintes questões:
1 – Resuma em poucas palavras o que diz cada música:
a.      Giulia Be – Menina Solta:
b.      Melin: Ouvi Dizer:
c.       Ana Vilela: Trem Bala:
2 - Você sabe a qual gênero musical elas pertencem?
a.      (  ) Samba
b.      (  ) Rap
c.       (  ) soul
d.      (  ) MPB
3 - Você concorda com a seguinte frase:
“Qualquer pessoa gostaria dessas 3 músicas”? Justifique sua resposta.
R:
4- Dentre elas, qual é a sua favorita? Por quê?
R:
5 – O que podemos encontrar sobre a cultura brasileira nestas músicas?
R:
6 – Pensando sobre divulgação musical, quais são hoje em dia as opções que os artistas têm para divulgar suas músicas?
R:
7 –Pergunte aos seus parentes de mais idade como eram lançadas as músicas nas décadas passadas, antes de surgir a internet, anote a resposta abaixo.
R:
8 – Sobre as respostas das questões 6 e 7, o que mudou na sua opinião?
R:

*Obs: Não Esqueça de fazer as atividades no caderno de arte, para a atividade de hoje, peço que copie as questões, e nas alternativas, copie a questão e a resposta de sua escolha apenas.

_________________________



LÍNGUA INGLESA – 9º ANO – Teacher:  IRENE MIRANDA

Instructions: As atividades aqui propostas deverão ser feitas no caderno para serem entregues quando solicitadas. Enviar respostas para a professora via e-mail: irenesmir@yahoo.com.br

ATIVIDADE PARA O 1º BIMESTRE– 2 aulas
Habilidades: EF07LI07(REVIEW), EF09LI07
2 AULAS DE 45 MINUTOS CADA

Pre-reading

1.    Se perguntado sobre uma questão importante a ser considerada ao pensar no bem-estar de todos em uma cidade, você mencionaria a segurança no trânsito? Justifique sua resposta.(3 min)        

2. As Nações Unidas (ONU) consideram a segurança rodoviária uma questão muito importante para as grandes cidades lotadas de carros, motos, ônibus, trens, bicicletas e pedestres que precisam se movimentar todos os dias, às vezes compartilhando os mesmos espaços. Declarou que o período 2011-2020 era a Década de Ação para a Segurança Rodoviária. Veja a campanha deles. (2 min)
Decade of Action for Road Safety 2011-2020
seeks to save millions of lives

The 2030 Agenda for Sustainable Development recognizes that road safety is a prerequisite to ensuring healthy lives, promoting well-being and making cities inclusive, safe, resilient and sustainable. The Decade of Action for Road Safety 2011–2020, officially proclaimed by the UN General Assembly in March 2010, seeks to save millions of lives
Available on: ://www.who.int/roadsafety/decade_of_action/en/Accessed on May 04, 2020
           


1.    Você já pensou que os pedestres podem ser um elemento muito importante da segurança do tráfego e precisam ser considerados em qualquer política focada na redução de acidentes? Justifique sua resposta (5 min)



2.  O que pode ser feito para melhorar a segurança das crianças no trânsito? (5 min)




3.    Look at the image on the next text – “Pedestrian Safety Tips”: What is it about? (10 min)
a)    How to make sure kids walk safely along the streets.
b)    How to walk fast.
c)    How to walk happily.

4. Que elementos das imagens revelam que é sobre segurança de pedestres e tráfego? Responda em inglês. (5 min)

5. Você sabe o que é um manual? Leia o texto abaixo. Depois registre no caderno o que você compreendeu da leitura. Use as técnicas de leitura estudadas quando em classe, antes da pandemia. (10 min)

manual is a text contains intructions o guidelines on how to do something. It is divides into diferente parts, according to the task you have to accomplish, and infroms what a person must do to complete this task step by step.

Reading


1.    O texto que você vai ler vem do site safekids.org. Que tipo de instruções você esperaria encontrar em um manual sobre segurança de pedestres?(5 min)
2.    Read now the text and answer the questions. 



1.       How frequente are unintentional pedestrian injuries to teenagers in the USA? Write the correct answer in your notebook. (Dois itens estão corretos) (10 min)
a)    50% of all child pedestrian deaths.
b)    Half the number of younger kids.
c)    Teenagers are the group a greatest risk of unintentional pedestrian deaths.

2.      Who is this manual aimed at? (5 min)
a)    Parentes / adults in general.
b)    Teachers.
c)    Teenagers.

3.    Identify the following items as BS (Basic Safety) or BD (Behavior that avoisd distraction). (15 min)
a)    Look left and right and left again.
b)    Put devices down , including headphones, when crossing a street.
c)    Do not allow children ubder 10 to cross the street on their own.
d)    Be considerate before crossing a street.
e)    Be aware of someone else’s distraction.

4.    The correct use of cell phones is very importante to guarantee pedestrian safety. Classify the correct behavior, according to the text, with T (True) and the wrong behavior with F (False). (15 min)
a)    You can cross the street while talking on the cell phone.
b)    You should react with a loud voice if you see someone who distracted.
c)    You should Always go to a safe área to talk on the phonr.
d) It’s ok to cross the street while listening to musico n a headphone.




_______________________________________________


Atividade de Geografia 1º bimestre
Professora: Maria Aparecida
Turma: 9º ano
Aula 1
1-      Com um litoral bastante recortado, a Ásia destaca-se ainda pelas várias penínsulas, como a Península da Anatólia, onde se situa:



a) a Turquia

b) a China

c) a Índia

d) a Malásia

e) o Japão

2-      Em relação as ilhas e os arquipélagos da Ásia, a maior concentração ocorre:



a) região norte do continente

b) porção sudeste do continente

c) somente no norte do continente

d) no norte e no nordeste do continente

e) na parte sul do continente

3-       Localizados territórios iraquianos, foram  fundamentais para o nascimento e a manutenção da civilização mesopotâmica, na antiguidade:



a) os rios Yang Tsé-kiang e Hoang-Ho

b) os rios Azul e Amarelo

c) os rios Tigres e Eufrades

d) os rios Nefre e Mekong

e) os rios Azul e Nefre

4-      Assinale a afirmativa incorreta:



a) Grandes civilizações se desenvolveram no continente Asiático, como a chinesa, a hindu e a mesopotâmica. Foi na Ásia que se formaram os primeiros Estados.

b) A Ásia é o berço das três maiores religiões do mundo em número de seguidores, a cristã, a islâmica e a hinduísta.

c) O território asiático é cortado por rios de grandes extensão.

d) Grandes cadeias montanhosas também atravessam a Ásia. É o caso da Cordilheira do Himalaia.

e) Uma pequena parcela do território da  asiático localiza-se no hemisfério Oriental, justamente onde se encontra o Estreito de Gibraltar.

Aula 2 e 3
5-Com um piscar de olhos. Será assim que os donos dos óculos inteligentes do Google, o Glass, poderão tirar fotos a partir de agora. A empresa de internet lançou nesta terça-feira (17) uma atualização do sistema operacional do aparelho, o XE12, que passa a permitir a captação de imagens com um simples piscar de olhos.
Segundo o Google, a nova função é mais rápida do que registrar fotos com os óculos acionando o botão ao lado da haste dos óculos ou por controle de voz (basta falar 'ok glass, take a picture')”.
O texto acima revela uma das faces da III Revolução Industrial, dentre as quais, podemos considerar:
I. O desenvolvimento dos meios eletrônicos como sistemas de transformação socioespacial;
II. A evolução dos meios de comunicação alastra-se de maneira igualitária por todo o mundo;
III. O vínculo intensificado entre Ciência, Tecnologia e mercado consumidor.
Dentre as alternativas acima, estão corretas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) I, II e III

6A partir das últimas décadas do século XX, uma nova etapa vem se consolidando na escalada dos donos dos meios de produção em direção à acumulação de capital. Trata-se da introdução dos recursos tecnológicos da informática no processo produtivo. […] Softwares computacionais desenvolvidos por empresas especializadas comandam máquinas de alta precisão e robôs, para que executem de maneira automática as tarefas antes realizadas por dezenas ou até mesmo centenas de operários, processo denominado de automação da produção industrial”.
O processo citado pelo autor do texto reverbera em uma série de consequências tanto no processo de produção industrial quanto na dinâmica socioeconômica e espacial, dentre as quais, NÃO podemos citar:
a) o processo de terceirização da economia, resultante da substituição dos trabalhadores por maquinários nos setores primário e secundário.
b) o processo de mecanização do campo, que contribuiu para a intensificação do êxodo rural e o crescimento acelerado das cidades.
c) a inserção do meio informacional na economia capitalista financeira através de novas descobertas científicas no campo dos transportes e da comunicação.
d) o aumento da alienação do trabalho graças à consolidação do sistema fordista de produção, favorecido pela proliferação de maquinários no campo produtiva

Aula 4

Após assistir o vídeo responda:
1.       Com um litoral bastante recortado, a Ásia destaca-se ainda pelas várias penínsulas, como a Península da Anatólia, onde se situa:



a) a Turquia

b) a China

c) a Índia

d) a Malásia

e) o Japão

2.     Assinale falso (F) ou verdadeiro (V) nas alternativas abaixo, sobre o continente asiático.
3.    (   ) É o segundo maior continente do mundo em área.
4.    (   ) É o continente mais populoso do  mundo.
5.    (   ) Abriga as maiores altitudes do pla­neta.
6.    (   ) Possui o maior deserto do mundo.
7.    (   ) Mais de 50% da população mundial vivem nesse continente.


_________________________________________________________


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 9º ANO "A"

PROF. KLEUSA.                                                                    
                                                                       


Leia o texto:   Zika

Essa doença tem assustado bastante as pessoas e também é transmitida pelo Aedes aegypti. 
Sua aparição no Brasil também está relacionada à vista de turistas, em 2014. Os sintomas também são bem parecidos com os de quem está com dengue ou com chikungunya: erupções na pele, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, vermelhidão nos olhos, náuseas.
Muitas pesquisas estão em andamento porque a febre zika, ao atingir mulheres grávidas, pode ter relação com casos graves, complicações neurológicas e outros sintomas como a microcefalia (que é quando o cérebro da criança não cresce normalmente na barriga da mãe). A preocupação é grande porque algumas gestantes que foram contaminadas com o vírus nos primeiros meses de gravidez deram à luz crianças que apresentam tais sintomas.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 275. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

Questão 1 – Sublinhe o pronome demonstrativo neste período do texto:

“Essa doença tem assustado bastante as pessoas e também é transmitida pelos Aedes aegypti.”

Questão 2 – Nesse período do texto, o pronome demonstrativo:

( ) retoma um termo.
( ) apresenta um termo.
( ) complementa um termo.

Questão 3 – Identifique o segmento em que o pronome destacado é demonstrativo:

( ) “Sua aparição no Brasil também está relacionada à vista de turistas [...]”
( ) “Muitas pesquisas estão em andamento porque a febre zika [...]”
( ) “[...] deram à luz crianças que apresentam tais sintomas.”

Questão 4 – O pronome demonstrativo, presente no segmento identificado acima, é:

( ) invariável.
( ) variável em gênero.
( ) variável em número.

Questão 5 – Na passagem “Os sintomas também são bem parecidos com os de quem está com dengue ou com chikungunya [...]”, o vocábulo sublinhado é:

( ) um artigo definido.
( ) um pronome demonstrativo.
( ) um pronome pessoal oblíquo.

Atividades 2 – Texto com interpretação

A liberdade e o consumo

Quantos morreram pela liberdade de sua pátria? Quantos foram presos ou espancados pela liberdade de dizer o que pensam? Quantos lutaram pela libertação dos escravos?
No plano intelectual, o tema da liberdade ocupa as melhores cabeças, desde Platão e Sócrates, passando por Santo Agostinho, Spinoza, Locke, Hobbes, Hegel, Kant, Stuart Mill, Tolstoi e muitos outros. Como conciliar a liberdade com a inevitável ação restritiva do Estado? Como as liberdades essenciais se transformam em direitos do cidadão? Essas questões puseram em choque os melhores neurônios da filosofia, mas não foram as únicas a galvanizar controvérsias.
Mas vivemos hoje em uma sociedade em que a maioria já não sofre agressões a essas liberdades tão vitais, cuja conquista ou reconquista desencadeou descomunais energias físicas e intelectuais. Nosso apetite pela liberdade se aburguesou. Foi atraído (corrompido?) pelas tentações da sociedade de consumo.
O que é percebido como liberdade para um pacato cidadão contemporâneo que vota, fala o que quer, vive sob o manto da lei (ainda que capenga) e tem direito de mover-se livremente?
O primeiro templo da liberdade burguesa é o supermercado. Em que pesem as angustiantes restrições do contracheque, são as prateleiras abundantemente supridas que satisfazem a liberdade do consumo (não faz muitas décadas, nas prateleiras dos nossos armazéns ora faltava manteiga, ora leite, ora feijão). Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado. Logo depois da queda do Muro de Berlim, comer uma banana virou ícone da liberdade no Leste Europeu.
A segunda liberdade moderna é o transporte próprio. BMW ou bicicleta, o que conta é a sensação de poder sentar-se ao veículo e resolver em que direção partir. Podemos até não ir a lugar algum, mas é gostoso saber que há um veículo parado à porta, concedendo permanentemente a liberdade de ir, seja aonde for. Alguém já disse que a Vespa e a Lambretta tiraram o fervor revolucionário que poderia ter levado a Itália ao comunismo.
A terceira liberdade é a televisão. É a janela para o mundo. É a liberdade de escolher os canais (restritos em países totalitários), de ver um programa imbecil ou um jogo, ou estar tão perto das notícias quanto um presidente da República – que nos momentos dramáticos pode assistir às mesmas cenas pela CNN. É estar próximo de reis, heróis, criminosos, superatletas ou cafajestes metamorfoseados em apresentadores de TV.
Uma ”liberdade” recente é o telefone celular. É o gostinho todo especial de ser capaz de falar com qualquer pessoa, em qualquer momento, onde quer que se esteja. Importante? Para algumas pessoas, é uma revolução no cotidiano e na profissão. Para outras, é apenas o prazer de saber que a distância não mais cerceia a comunicação, por boba que seja.
Há ainda uma última liberdade, mais nova, ainda elitizada: a internet e o correio eletrônico. É um correio sem as peripécias e demoras do carteiro, instantâneo, sem remorsos pelo tamanho da mensagem (que se dane o destinatário do nosso attachment megabáitico) e que está a nosso dispor, onde quer que estejamos. E acoplado a ele vem a web, com sua cacofonia de informações, excessivas e desencontradas, onde se compra e vende, consomem-se filosofia e pornografia, arte e empulhação.
Causa certo desconforto intelectual ver substituídas por objetos de consumo as discussões filosóficas sobre liberdade e o heroísmo dos atos que levaram à sua preservação em múltiplos domínios da existência humana. Mas assim é a nossa natureza, só nos preocupamos com o que não temos ou com o que está ameaçado. Se há um consolo nisso, ele está no saber que a preeminência de nossas liberdades consumistas marca a vitória de havermos conquistado as outras liberdades, mais vitais. Mas, infelizmente, deleitar-se com a alienação do consumismo está fora do horizonte de muitos. E, se o filósofo Joãozinho Trinta tem razão, não é por desdenhar os luxos, mas por não poder desfrutá-los.
Cláudio de Moura Castro Veja 1712, 8/8/01

 Compreensão do Texto

01. O primeiro parágrafo do texto apresenta:

A) uma série de perguntas que são respondidas no desenrolar do texto;
B) uma estrutura que procura destacar os itens básicos do tema discutido no texto;
C) um questionamento que pretende despertar o interesse do leitor pelas respostas;
D) um conjunto de perguntas retóricas, ou seja, que não necessitam de respostas;
E) umas questões que pretendem realçar o valor histórico de alguns heróis nacionais.

02. Nos itens abaixo, o emprego da conjunção OU (em maiúsculas) só tem nítido valor alternativo em:

A) ”Quantos foram presos OU espancados pela liberdade de dizer o que pensam?”;
B) ”A segunda liberdade moderna é o transporte próprio, BMW OU bicicleta…”;
C) ”…de ver um programa imbecil ou um jogo, OU estar tão perto das notícias…”;
D) ”…só nos preocupamos com o que não temos OU com o que está ameaçado.”;
E) ”É estar próximo de reis, heróis, criminosos, superatletas OU cafajestes…”.

03. O item abaixo que indica corretamente o significado da palavra em maiúsculas no texto é:

A) ”…mas não foram as únicas a GALVANIZAR controvérsias.” – discutir;
B) ”…comer uma banana virou um ÍCONE da liberdade no Leste europeu.”- fantasia;
C) ”…consomem-se filosofia e pornografia, arte e EMPULHAÇÃO.”; grosseria;
D) ”…cafajestes METAMORFOSEADOS em apresentadores de TV.” – desfigurados;
E) ”…que a distância não mais CERCEIA a comunicação…”- impede.

04. ”Como conciliar a liberdade com a inevitável ação restritiva do Estado?”; nesse segmento do texto, o articulista afirma que:

A) o Estado age obrigatoriamente contra a liberdade;
B) é impossível haver liberdade e governo ditatorial;
C) ainda não se chegou a unir os cidadãos e o governo;
D) cidadãos e governo devem trabalhar juntos pela liberdade;
E) o Estado é o responsável pela liberdade da população.

05. ”…concedendo permanentemente a liberdade de ir, seja AONDE for.”; ”…em qualquer momento, ONDE quer que se esteja.” ; o emprego das palavras em maiúsculas mostra que:
   
A) ONDE e AONDE são palavras equivalentes;
B) AONDE é forma popular (e errada) correspondente a ONDE;
C) a diferença de formas depende da regência do verbo da frase;
D) só ONDE representa a ideia de lugar;
E) AONDE se refere a locais vagos enquanto ONDE se refere a lugares específicos.

06. ”O primeiro templo da liberdade burguesa é o supermercado. Em que pesem as angustiantes restrições do contracheque, são as prateleiras abundantemente supridas que satisfazem a liberdade do consumo…”; o segmento sublinhado corresponde semanticamente a:

A) as despesas do supermercado são muito pesadas no orçamento doméstico;
B) os salários não permitem que se compre tudo o que se deseja;
C) as limitações de crédito impedem que se compre o necessário;
D) a inflação prejudica o acesso da população aos bens de consumo;
E) a satisfação de comprar só é permitida após o recebimento do salário.

07. ”Não houve ideal comunista que resistisse às tentações do supermercado”.; com esse segmento do texto o autor quer dizer que:

A) todo ideal comunista se opõe aos ideais capitalistas;
B) a ideologia comunista sofre pressões por parte dos consumidores;
C) os supermercados socialistas são menos variados que os do mundo capitalista;
D) o ideal comunista ainda resiste à procura desenfreada por bens de consumo;
E) as tentações do supermercado abalaram as estruturas capitalistas.

08. “É a liberdade de escolher os canais (restritos em países totalitários),…”; o segmento sublinhado significa que:

A) nos países totalitários a censura impede o acesso à programação capitalista;
B) o número de canais disponíveis é bem menor do que nos países não-totalitários;
C) a televisão, nos países totalitários, é bem de que só poucos dispõem;
D) nos países totalitários todos os canais são do sistema de TV a cabo;
E) nos países totalitários, a TV não sofre censura governamental.

09. ”Há ainda uma última liberdade, mais nova, ainda elitizada:…”; o item abaixo em que as vírgulas são empregadas pelo mesmo motivo das que aparecem nesse segmento destacado do texto é:

A) ”O que é percebido como liberdade para um pacato cidadão contemporâneo que vota, fala o que quer, vive sob o manto da lei…”;
B) ”Logo depois da queda do muro de Berlim, comer uma banana virou um ícone da liberdade no Leste Europeu.”;
C) ”A segunda liberdade moderna é o transporte próprio, BMW ou bicicleta, o que conta é a sensação de poder sentar-se ao veículo…”;
D) ”É estar próximo de reis, heróis, criminosos, superatletas ou cafajestes…”;
E) ”Para outras, é apenas o prazer de saber que a distância não mais cerceia a comunicação, por boba que seja.”

10. A frase abaixo que se encontra na voz passiva é:

A) ”Quantos morreram pela liberdade de sua pátria?”;
B) ”Quantos foram presos ou espancados pela liberdade de dizer o que pensam?”;
C) ”Quantos lutaram pela libertação dos escravos?”;
D) ”O primeiro templo da sociedade burguesa é o supermercado.”;
E) ”…a maioria já não sofre agressões a essas liberdades tão vitais,…”.

 PUBLICIDADE, CONSUMO E MEIO AMBIENTE

Leitura e Compreensão do texto:

Em 50 anos, a população mundial passou de aproximadamente 2,5 bilhões (1950) para cerca de 6 bilhões (2000). A industrialização crescente permitiu um aumento excepcional no consumo de produtos e teve como consequência o aumento também do lixo e da poluição. Para conter os danos ao meio ambiente de uma produção não sustentável e garantir a sobrevivência das futuras gerações, a sociedade moderna terá de reformular alguns hábitos de consumo.
Vivemos numa sociedade de consumo, onde comprar e vender faz parte do cotidiano e toma muito tempo, recurso e energia. O problema é que geralmente não percebemos que esse simples ato pode ter reflexos negativo sobre o meio ambiente.
Ao comprar uma roupa nova, por exemplo, não nos damos conta de que, para produzir aquele tecido, foi preciso cultivar o algodão, e que isso implicou o uso de grandes quantidades de fertilizantes químicos e pesticidas, que contaminam o solo, a água e o ar. Atualmente, imensas áreas de terra são destinadas à monocultura do algodão, que, com o passar dos anos, vai deteriorando o solo. Mais ainda, o processo de tingimento na indústria têxtil emprega grandes volumes de água e produtos químicos, que contaminam os cursos de água.
Hoje disseminado em praticamente todo o mundo, o fenômeno do consumismo não teria sido possível sem o bombardeio incessante da publicidade.
A publicidade nos persegue em toda a parte, e muitas vezes não nos damos conta disso. Está nas ruas, nas fachadas dos prédios, nos ônibus e nas vitrines. Também chama a nossa atenção em bancos, escritórios, hospitais, restaurantes, cinema e outros lugares públicos. Em casa, basta abrir o jornal, ligar o rádio ou a televisão. Muitas vezes, ela vem pelo correio: são as ofertas e propagandas.
Sem perceber, fazemos publicidade gratuitamente ao usar roupas, sapatos, bolsas e outros objetos com etiquetas visíveis. É realmente muito difícil não ser afetado por essa publicidade massiva, que se incorporou a todos os aspectos de nossa vida e nos emite mensagens o tempo todo, de forma direta ou velada.
A publicidade é um meio eficiente para tornar o produto conhecido e prestar informações para ajudar o consumidor a fazer uma escolha e até aprender a consumir melhor. O problema é que, em vez de fornecer informações para um consumo racional e consciente, as mensagens publicitárias exploram pontos vulneráveis do público para convencê-lo de que o produto é realmente necessário. Assim, ela apela para os desejos, gostos, ideias, necessidades, vaidades e outros aspectos da nossa personalidade.
Você já reparou como são as pessoas que aparecem nos anúncios publicitários? Geralmente são de classe média ou alta, bonitas, saudáveis, felizes e bem-sucedidas.
A publicidade utiliza vários tipos de estratégias para atingir o seu público-alvo, aquele a que o produto se destina. Para vender produtos higiênicos, cosméticos e alimentos, por exemplo, elaboram-se anúncios dirigidos para as mulheres. Neles, o que aparece não é uma mulher comum, mas um estereótipo de mulher, criado pela nossa cultura. Assim, as mulheres que anunciam cosméticos devem ser jovens, belas, magras e atraentes. Já para anunciar um produto de limpeza, a mulher deve ser perfeita e estar numa casa esplêndida e mais limpa do que um laboratório clínico.
A publicidade dirigida ao homem geralmente explora seu desejo de obter êxito e de ser atraente e viril. O homem típico da publicidade é bonito, tem conta no banco, um bom carro, uma bela casa, uma mulher bonita e fala ao telefone celular. Na propaganda, quase tudo é permitido, pelo menos em muitos países onde a legislação é frágil. Frequentemente explora-se a imagem da mulher seminua para fazer todo o tipo de propaganda, desde um simples refrigerante até um sofisticado e caro automóvel esportivo.
Como no jogo publicitário existe muita competição comercial, as empresas de publicidade vivem em busca de formas cada vez mais sensacionais e novas para atingir o público com suas mensagens. São muitos os apelos, vão desde colecionar pequenos brindes que vêm com os produtos até juntar tampas de garrafas, embalagens, entre outras coisas, para concorrer a prêmios.
Quase sempre o anúncio ou peça publicitária se vale da síndrome do “todos têm e por isso eu devo ter”. Isso faz com que as pessoas ajam pelo impulso, seguindo a ordem ditada pelo anúncio, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preço dos produtos. Além de fazer mal ao nosso bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
Referência
BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Publicidade, consumo e meio ambiente. In: Consumo sustentável: Manual de educação. Brasília. 2005.

Responda com base no texto

1- Com suas palavras, responda o que é publicidade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Por que o texto relaciona os temas publicidade, consumo e meio ambiente?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Considerando que o objetivo desse texto é expor fatos e apresentar situações que mostrem os efeitos do consumismo no meio ambiente, assinale a alternativa correta.

(A) Os fatos são expostos numa linguagem objetiva e levam o leitor a refletir sobre eles.
(B) As informações são confusas e a linguagem é subjetiva, emotiva.
(C) Os fatos são analisados, a partir do ponto de vista do produtor do texto.
(D) Nenhuma das alternativas.

4 – Segundo o texto, o aumento da população mundial nos últimos cinquenta anos trouxe consequências ao meio ambiente, obrigando a sociedade moderna a reformular alguns hábitos de consumo. Que consequências foram essas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Releia o 4º parágrafo do texto e responda. Por que será que as pessoas compram produtos supérfluos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Que estratégia é geralmente utilizada nas mensagens publicitárias para convencer o consumidor a adquirir o produto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 – Segundo o texto “para vender produtos higiênicos, cosméticos e alimentos, elaboram-se anúncios dirigidos …………………………………………………..”

8 – Releia o 9º parágrafo do texto e responda a que se refere a palavra “neles” que inicia o 3º período.
____________________________________________________________________________________________________________

9 – Na sua opinião, observa-se um bombardeio da publicidade para oi consumo de produtos básicos ou para o consumo de produtos supérfluos? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10 – Devido a grande competição comercial, segundo o texto, que estratégias as empresas publicitárias buscam para atingir o público com suas mensagens?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – Quais são as consequências quando uma pessoa compra um produto pelo impulso, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preços dos produtos?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




12 – A publicidade pode ser dirigida as mulheres e aos homens. Cite três tipos de produtos que são anunciados diretamente aos homens, três as mulheres e três unissex.

___________________________________________






PROFª   VERA - MATEMÁTICA - 9°B
LEMBRE-SE ESSE TEMA, JÁ VIMOS,FAREMOS REVISÃO,DESENVOLVIDO NO CADERNO DE CLASSE, FIZ UM RESUMO.
Raiz quadrada exata e não exata
raiz quadrada é uma operação matemática que acompanha todos os níveis escolares. Trata-se de um caso particular de radiciação, no qual o índice do radical é igual a 2, ou seja, é a operação inversa das potências de expoente igual a 2. Quando um número positivo possui raiz quadrada exata, dizemos que esse número é um quadrado perfeito.
Definição e nomenclatura dos elementos da radiciação
Sejam a b dois números  reais e um número atural diferente de zero, então:

a =  radicando
n = índice
√ = radical
As raízes quadradas, como dito, são um caso particular de radiciação. Ao escrever uma raiz quadrada, não é necessário explicitar o índice igual a dois.



Para os demais tipos de raízes, é obrigatório colocar o índice, ou seja, para n = 3, n = 4, n = 5 …, é necessário deixar explícito no índice do radical o valor de n.

Como calcular uma raiz quadrada?

temos que imaginar um número que, ao quadrado, resulte no número dentro do radical.
Exemplos:
√36 = 6, pois 62 = 36
√121 = 11, pois 112  = 121
Observações:

1 -Tendo em vista as propriedades da potenciação, sabemos que um número ao quadrado é sempre positivo. Isso nos leva a concluir que não é possível extrair raiz quadrada de um número negativo no conjunto dos números reais.
Exemplo:
 — 36 = ?

2. Caso o radicando seja um número relativamente grande, o que impossibilitaria o cálculo mental, basta fazer a decomposição em primos e agrupar sempre que possível em potências de expoente dois.
Exemplo:
Vamos determinar o valor da raiz quadrada de 441.
√441
Para determinar a raiz de 441, vamos fazer a decomposição em primos:
441 = 32 . 72
Assim,
√441 = √32 . 72
Agora, aplicando as propriedades de radiciação, temos que:
√441 = 3 . 7 = 21
O número 21 elevado ao quadrado é igual a 441.

Exercícios resolvidos
1. Elabore uma lista com os quadrados perfeitos de 1 a 100.



Os quadrados perfeitos de 1 a 100 são: 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81 e 100
2. Determine a raiz quadrada do número 1024.
1024
Para determinar a raiz de 1024, vamos fazer a decomposição em primos:
1024 = 22 . 22 . 22 . 22 . 22
Então,

 Considerando a segunda igualdade com as propriedades da radiciação já aplicadas.
 Mapa Mental: Raiz Quadrada


EXERCICIOS PROPOSTOS PARA SEMANA DE 04 Á 08  MAIO DE 2020

Calcule as raízes quadradas exatas e não exatas, você pode para auxilio, youtube,CMSP, caderno de classe, esse exercícios  è um  complemento da máteria dada.
Pelo método da decomposição em fatores primos.

1)  484 =
2)  √729 =
3)  √1296 =
4)  √75 =

5)  √300 =










______________________________________________________________


Ciências   - Prof Ailton Rosa    9 anos B
Datas  04/05 a  08/05   -  4 aulas por semana
Quantidade de aulas por turma:  4 aulas


Resultados  das atividades do dia 27/ 04   a   30 /04
9 anos
1)      a) Be,Mg, Ca, Sr, Ba, Ra ( família 2) ; F, Cl ,Br,I, At, Ts (família 13);
b) período 1 – H, He  período 3 – Na, Mg, Al, Si, P,S, Cl, Ar
c)Al – alumínio
d) I – Na , II – Cl , III – Ne  , IV – Mg


Na
Cl
Ne
Mg
A
23
36
20
24
Z
11
17
10
12
P
11
17
10
12
E
11
17
10
12
n
12
19
10
12

2)       a)alumino Al
b)27
c)13
d)13,13,14
e)família 13 , ordem 3

3)      a) o homem  avalia o rotulo de um produto, são os quatros elementos (ar, água, solo e fogo)
b)teoria dos 4 elementos ( antigamente ) para a teoria atômico ( atual)

4)      H, C, Calcio , O , ouro , prata
5)      a) família 2, ordem 4
b)197, 79
c)1, 1 ,0
d) Cátion , na ultima camada tem 4 elétrons, o carbono e tetravalente positivo.
    6)alternativa correta é  letra  ( e)
    7) somente ler

    8) resposta pessoal 


Habilidade: os alunos deverão localizar informações  implícitas e explicitas. Utilizar operações básicas.
Atenção : o conteúdo não há necessidade de copiar no caderno, somente os exercícios  deverão ser descrito no caderno e resolver-los.

1º aula  
·         As propriedades específicas nos permite distinguir uma substância de outra. Dentre
as propriedades específicas, podemos citar: Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade.
·         Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos.
·         Propriedades gerais da Matéria. ... A matéria  e suas propriedades gerais, As características comuns a toda e qualquer porção de matéria: inércia, massa, volume,  extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e descontinuidade.

Atenção : busque um exemplo para cada propriedade descrita acima;

·         Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.
·          
Essa relação pode ser expressa pela fórmula:
d = m
      V 
No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3). No entanto, os mais utilizados são g/cm3 e o g/mL, lembrando que 1 cm3 equivale a 1 mL.

Por exemplo, a densidade da água nas condições ambientes é igual a 1,00 g/cm3, o que quer dizer que em 1 cmou em 1 ml, há 1,0 g de água. 1,00 g/ml ou 1,00 g/cm³.
Exemplo resolvido :
Um exemplo é se prepararmos meio litro de uma solução, misturando 50 gramas de um sal em 500 g de água. A densidade dessa solução será dada por:
d = 550 g → (massa do sal + massa da água)
          500 mL
d = 1,1 g/mL


exercícios :
1-      Um vidro contém 200 cm3 de mercúrio de densidade 13,6 g/cm3. A massa de mercúrio contido no vidro é?
2-      Uma solução foi preparada misturando-se 60  gramas de um sal em 600 g de água. Considerando-se que o volume da solução é igual a 600 mL, a densidade dessa solução em g/mL será de?



2º e 3º aula

Eletrosfera  em camadas e Diagrama  Pauling

Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas:
K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K,L,M,N,O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.

Por meio de métodos experimentais, os químicos concluíram que o número máximo de elétrons que cabe em cada camada ou nível de energia é:
Nível de energia
Camada
Número máximo de elétrons
K
2
L
8
M
18
N
32
O
32
P
18
Q
2 (alguns autores admitem até 8)


Exercícios : Atenção usar as regras de distribuição de elétrons ( não pode ter mais de oito elétrons na ultima camada)

·         Faça a distribuição dos elementos  : Lítio ,  carbono , potássio , alumínio , nitrogênio  e cloro
·         Um elemento na camada M contem 2 elétrons , quantos elétrons contem nas camadas L e K?
·         Na totalidade  de elétrons  de uma elemento é igual a 10. Quantos elétrons tem na ultima camada? E qual  é a classificação desse átomo na tabela periódica ?
Podemos distribuir os elétrons utilizando o diagrama a seguir; a leitura do diagrama é feita pelo diagonal  :

Diagrama de Linus Pauling - ppt carregar


Exemplo :  hidrogênio  = 1  elétron  = 1s¹   - hélio  = 2 elétrons  1s²  - lítio  = 3 elétrons 1s² ,2s¹     - Berílio  = 4 elétrons – 1s², 2s²    -  boro – 1s² ,2s² ,2p¹ .............
Exercícios :
1-faça a distribuição  dos elementos a seguir  utilizado  o Diagrama acima:

a)      Ferro
b)     Cloro
c)      Alumínio
d)     Potássio
e)      Cálcio
2-Elementos químicos são utilizados em organismos vivos para a realização de muitas tarefas importantes. Por exemplo, o ferro faz parte da molécula de hemoglobina, participando do transporte do oxigênio no corpo. O átomo de ferro tem Z = 26. A camada de valência desse átomo tem_____ elétrons. (complete o espaço ):

3-Se na configuração eletrônica de um elemento químico há dois elétrons no subnível 4f, qual é o seu número atômico?
a) 64
b) 62
c) 60
d) 58
e) 56

4 aula : assista  o vídeo  usando o endereço  ou titulo abaixo ;

https://youtu.be/RII_OM56t8I ou TABELA PERIÓDICA: DEFINIÇÃO, NÚMEROS E PERÍODOS | QUÍMICA | DESCOMPLICA

·         Metais, não metais e gases nobres :
Exercício :
1-      Busque na tabela periódica 3 elementos  que são classificas como metais, não metais e gases nobres e justifique  a diferença entre  eles .
2-      Explique sobres os elementos classificados como gases nobres tem em comum em relação a ultima camada.
3-      Com base no vídeo  responda :  a)  Antes de consultar qualquer informação  na tabela periódica, qual seria o primeiro procedimento que você devera fazer  para localizar os valores de cada elemento corretamente.  b) Justifique o motivo pelo qual não posso dizer que o elemento hidrogênio estar no grupo 1:





___________________________________________________________________



ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Ailton Soares

Questões:
1. O que significa a palavra República?
2. O que foi a República dos coronéis?   
3. O que significa a palavra Oligarquia?
4. O que foi a política do café com leite?
5. O que era o voto de cabresto?
6. Qual a data da proclamação da República.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA - PROF° JOHNNY

Assistam o video “ler é viver; ler é ser” do Leandro Karnal (youtube) 

Faça uma redação sobre o que você entendeu doa mensagem enviada pelo filosofo, professor e historiador Leandro Karnal, respondendo as questões a seguir:

1- Você já leu algum livro?
2- Se a resposta anterior for afirmativa, qual foi o livro?
3- Esse livro representou algo para você?
4- Alguém te indicou esse livro?
5- O que mais te chama atenção em um livro?
6- Quais os tipos de livros que você mais gosta?
7- Já escutou um áudio livro?

_____________________________________________________________________


ATIVIDADES DA SEMANA  DE 27/04 A 30/04


TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)



Programação (desplugada)

Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:


01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.

















02) Em seu caderno, crie uma frase e a esconda através de um enigma, criado por você (baseie-se na atividade anterior)


______________________________________________________________


COLÉGIO PLINIO PAULO BRAGA: 1 BIMESTRE
                            9 ano
Educação física:  professor Silvio Fattinger

ATIVIDADE 1  (PRIMEIRA PARTE)
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURAS NA NATUREZA


 Todos vocês já devem ter ouvido falar, ou assistido um vídeo ou até mesmo vivenciado uma prática de aventura realizada na natureza.
Prática essa que requer o uso de equipamentos de segurança como capacetes, cordas etc...
Vamos conhecer algumas dessas práticas agora:

- TREKKING – CAMINHADA OU CORRIDA EM TRILHAS
-ESCALADAS- ESCALAR MONTANHAS, MONTES
-RAFTING – DESCIDA DE BOTE EM RIOS COM CORREDEIRAS

Responda as seguintes questões :


1)    Na sua opinião, como podemos praticar algumas dessas modalidades de forma segura?



2)    Você já praticou alguma aventura na natureza?Qual?




Agora que já fizemos uma introdução ao assunto  você vai fazer uma pesquisa  sobre 2 (Duas) práticas corporais de aventura na natureza , abordando os seguintes itens:

- local  em SP onde se pode praticar

-itens de segurança necessário

-custo da prática


FIM
_____________________________________________



9ª Ano 29.04.20
Atividade de Geografia 1 Bimestre
Professora: Cida Munhoz

Questão 1
Observe a Charge a seguir:
Charge sobre Globalização
(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.


2. “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.

Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:
a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.


3. “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.

4.Assistam o vídeo Globalização: Violência ou Dialogo:

Façam uma Crítica sobre o filme assistido.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


E. E. PLÍNIO PAULO BRAGA 
PROFESSORA GISELE – ARTE (2 aulas) 27 a 30/04/2020 
Atividades 9º Ano 

Conhecendo Linguagens e Artistas Brasileiros 


1- Faça uma pesquisa sobre artistas brasileiros (se possível assista vídeos onde eles expliquem os processos de criação), nas seguintes modalidades: 



  • Fotografia: 
  • Grafite: 
  • Escultura: 
  • Intervenção:  



(preencha cada linha com o nome do artista e de uma obra à sua escolha) 


2- Após a pesquisa, responda: 

  • Explique com suas próprias palavras: como cada obra é feita dentro dessas modalidades? 
  • O que eles têm em comum? 
  • Você já conhecia algumas destas modalidades da Arte? 
  • Fale um pouco sobre a obra que mais lhe chamou a atenção (escreva o título da obra, nome do autor e data em que ela foi criada) Mínimo de 5 linhas. 



*Obs: Faça todas as atividades no caderno de Artes, não esqueça da margem, título da atividade e data, faça com capricho e criatividade, use o espaço necessário para responder cada questão, lembre-se que escrevemos com o caderno em pé (espiral para cima), e por favor, não desenhe linhas, apenas coloque um folha do caderno comum embaixo da folha para escrever corretamente. 

__________________________________________


ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA - PROF° JOHNNY

O mundo do crime e a interferência no Projeto de Vida

Leia (não é necessário copiar em seu caderno) os  relatos a seguir:

“Não tem assistência médica aqui. Me cortei e fiquei dois meses com a ferida
aberta, sem dar ponto, sem remédio. O atendimento médico aqui é uma vez
por semana, e duas presas são atendidas. Quando eu fui atendida, disseram
que não tinha mais o que fazer, tive que esperar a ferida cicatrizar sozinha. O
único remédio que nos dão são para dormir e para a ansiedade, todo dia
recebemos um copo de plástico com Amytril, Neozine e Rivotril.” – (Presa do
sistema carcerário)
“Estou preso há um ano e dez dias em medida de segurança. Fiquei preso por
seis anos antes da medida sair, aí fui obrigado a voltar. Já paguei o que tinha
de pagar, mas estou preso por tempo indeterminado por conta da
medida. (Preso do sistema carcerário)
“Estou há um ano e seis meses presa, não recebo visitas. Estou nessa cela de
castigo porque duas mulheres me bateram, depois os agentes me colocaram
aqui. Minhas mãos estão inflamadas. Nem médicos nem enfermeiros cuidaram
de mim. (Presa do sistema carcerário)
“Hoje é dia de visita, e minha esposa grávida de cinco meses entrou aqui
chorando. Ela foi obrigada a fazer cinco agachamentos na hora da
revista”. (Preso do sistema carcerário)
“Tenho tuberculose, sou soropositiva, e nunca me mandam para nenhum
mutirão carcerário. Minha saúde é muito frágil, tive pneumonia há pouco tempo.
De tratamento de saúde, só recebo o coquetel de remédios, mas precisava de
leite e uma alimentação diferenciada. Para me tratar, e por ter uma uma filha
pequena que precisa de cuidados, eu quero cumprir minha pena em prisão
domiciliar”. (Presa do sistema carcerário)
“Estou preso em medida de segurança, e não faço exames psiquiátricos há
seis meses. Quando sai um alvará de soltura aqui, não deixam a pessoa sair e
ela continua presa”. (Preso do sistema carcerário)
“Aqui não é um lugar onde deveria ficar gestantes. Médicos e enfermeiros
daqui não tem conhecimento com gestante. Quando temos alguma emergência
médica, temos que ser escoltadas pela PM, e a PM alega que não tem
ninguém para fazer a escolta. Minha prisão domiciliar foi negada. Fiquei oito
meses esperando minha audiência, e no dia não pude ir porque não teve
escolta. Na maioria das vezes que somos escoltadas, vamos
algemadas”. (Presa do sistema carcerário)
“Fiquei preso por quatro anos e oito meses em uma cadeia comum, até sair a
medida de segurança. Quando saí, fui preso novamente e estou aqui desde
então, mesmo já tendo cumprido o meu tempo”.

- Copie e responda as questões seguintes em seu caderno:
1) Elabore um texto falando sobre as 3 pessoas que você
mais admira em sua vida (escolha as que você quiser), justificando o
porquê dessas escolhas.
2) Após a elaboração de seu texto, escreva como você acha que essas
pessoas reagiriam ao ver, hipoteticamente, você no mundo do crime.
3) Explique com suas palavras, como o mundo do crime pode interferir no
seu Projeto de Vida.
4) Em seu diário, faça relatos da sua mudança de rotina em casa, em
função do afastamento das aulas presenciais nas escolas por conta da

pandemia do COVID 19.

_________________________________________________________________



LÍNGUA INGLESA–9º ANO–Teacher:  Irene Miranda









Instructions: As atividades aqui propostas deverão ser feitas no caderno, com cópia em folha à parte (papel almaço) para serem entregues quando solicitadas. 









ATIVIDADE DE REVIEW (1º BIM) - 29/04/2020 – 2 aulas semanais




Habilidades: EF07LI08(revisão técnicas de leitura); EF09LI014









ACT. 1 – Leia o texto abaixo que traz informações sobre a técnica de skimming, tema de aula do 1º Bimestre deste ano.









SKIMMING é uma técnica para leitura de um texto. Técnica de leitura é uma estratégia para ajudar a ler um texto mais rapidamente. Na técnica do SKIMMING devemos prestar atenção ao layout do texto (forma como o texto está disposto), título, subtítulo, cognatos (palavras semelhantes em português), primeiras ou últimas linhas de cada parágrafo, informação não verbal (figuras, gráficos e tabelas). Por exemplo, quando folheamos “distraidamente” uma revista ou jornal estamos empregando a técnica do SKIMMING.








ACT. 2 - Vamos fazer agora exercícios para praticarmos um pouco a técnica do SKIMMING com o texto abaixo.





South Korea beating coronavirus but anxiety grows over 'new normal'


Hand sanitizer for voters, students studying videos at home: The government has dubbed life post-COVID-19 an “everyday quarantine.”





April 27, 2020, 10:52 AM -03 / Updated April 27, 2020, 4:21 PM -03


By Grace Moon





- Couples walk through a market in Seoul, 
South Korea, on Tuesday, April 22,
2020. Ed Jones / AFP - Getty Images
SEOUL, South Korea — At a polling station in Seoul's Seongdong district, masked voters stood three feet apart in single file as they waited to cast ballots in South Korea's parliamentary election. But before they voted, voters pumped dollops of sanitizer onto their hands and had their temperatures checked. When they finally reached the end of the line, they received a pair of disposable gloves. Occasionally, volunteers made announcements such as, "Please maintain your personal space." But for the most part, voters kept each other in check and walked out within five minutes.





Many countries have postponed elections as a result of the COVID-19 epidemic, but South Korea has proved its resilience by not only flattening its curve of coronavirus infections, but also voting in parliamentary elections on April 15 in record numbers. The turnout was 66.2 percent — the highest in 28 years. 





South Korea's success has been lauded the world over. But for the people whose lives have been turned upside down by the school and business closings, anxiety remains about the "new normal" of life in a post-coronavirus society, a middle ground the government has dubbed "everyday quarantine.




" The price of this success has been the need to adopt a new way of life (...)








Jung expressed unease about the medical industry's potential shift toward telemedicine as a result of mass testing and distribution of results via text. She said forgoing check-ups and diagnosing patients by glancing at pictures could be dangerous. The shift from in-person to online has also affected the lives of students. Usually, April marks the beginning of an intense period of preparation for midterm exams, which are administered in May. But this year students are peering into computer screens at home.


"I just sit at my desk watching pre-recorded videos over and over again," said Kim Hyun-Min, a second-year high school student living in Daegu. "We participate by leaving comments on the videos, but it feels more like a chore."


(...)Online classes began April 16 for Kim, who also started attending hagwon, or cram school, on the weekends"Life does feel more normal, but we're in a limbo — things are neither this nor that," he said. "We're just waiting and preparing for an exam that may not even happen."






 a) Qual o título do texto? Conseguiu ter uma ideia do que trata o texto? Não? Então, leia e responda as questões abaixo para direcionar seu olhar e sua atenção: 
 b) O texto possui figuras, tabelas ou números? Quais? 



 c) Você consegue identificar palavras parecidas em português no texto acima? Quais? Cite algumas.



d) Reescreva o primeiro e o último parágrafo da primeira parte do texto e traduza-os.



e) A declaração dita por Kim: "Life does feel more normal, but we're in a limbo — things are neither this nor that," he said. "We're just waiting and preparing for an exam that may not even happen." pode ser melhor entendida como:

(    ) Ela não está tranquila pois espera por algo que talvez não aconteça.

(    ) Ela está tranquila porque voltou para a escola e fará os testes.



Agora que você já fez o SKIMMING do texto, que tal gabaritar a questão 3 abaixo. Vamos então à pergunta:

ACT. 3 – Vivemos um momento histórico que nos priva do convívio social com as medidas de Isolamento. Esse texto, que aborda a trajetória do povo da Coreia do Sul durante a pandemia que assola o mundo atual, tem por objetivo: 


a) informar o que os estudantes da Coreia do Sul têm feito durante o período da pandemia.

b) divulgar o número de mortos pelo novo coronavírus na coreia do Sul.

c) promover as medidas adotadas pela coreia do Sul ao novo coronavírus como as melhores.

d) informar que a Coreia do Sul venceu o coronavírus, mas ansiedade cresce sobre 'novo normal' instaurado no país.


GRAMMAR – LINKING WORDS 
As conjunções, mais conhecidas como linking words em inglês, são palavras extremamente necessárias para o vocabulário de quem busca a fluência. Elas têm a função de unir, explicar, contrastar ou exemplificar duas ou mais frases. Ou seja, é a partir das linking words que você consegue expressar suas ideias com mais exatidão.



ACT.4 – Destaque da seguinte frase, a palavra que apresenta essa função - linking word -: “ We participate by leaving comments on the videos, but it feels more like a chore”, depois traduza a frase inteira.




IMPORTANTE: Para saber mais sobre linking words, acesse o link abaixo e bom estudo:




__________________________________________________________


História - Ailton Soares

1. Quando ocorreu a Revolução Russa?

2.Cite dois grupos antagonistas da Revolução Russa.  

3.Defina o que vem a ser Sovietes.

4.Qual a primeira medida tomada por Lênin ao assumir o poder na Rússia?    

5.A Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como Guerra de trincheiras. O que são trincheiras?  


6.O Tratado de Versalhes condenou qual país a pagar pesadas indenizações?



___________________________________________________________________________


Ciências   - Prof Ailton Rosa    9 anos A
Datas  27/04   à  30/04   -  4 aulas por semana
Quantidade de aulas por turma: 9 A – 03 ;  

Habilidade: os alunos deverão localizar informações  implícitas e explicitas utilizando a tabela periódica:

Tabela Periódica Completa e Atualizada 2020 - Toda Matéria



1-      
COM BASE NA TABALA PERIÓDICA DETERMINE:  

a)      Informe os símbolos dos  elementos que estão localizados na família  2  e  17: 

b)     Informe os símbolos  elementos  que estão localizados no período 1 e 3:

c)      Qual o nome do elemento/símbolo  que está localizado na família 13 e período 3;

d)     Determine o número de massa, atômico , prótons , elétrons e nêutrons  dos elementos a seguir :


I-                    Na                     II – Cl                III-   Ne           IV -  Mg

2-      Analise  o modelo atômico a seguir e determine as informações  a seguir:

Kinetic theory of matter
a)      Nome do elemento/ símbolo
b)     Numero de massa
c)      Numero atômico
d)     Numero de prótons , elétrons e nêutrons
e)      Sua localização na tabela

                                                                  

3-      Faça uma leitura na tirinha a seguir e responda:


a) qual é o elemento representado na tira ?

                                     b) qual é a relação a tirinha  e a história dos estudos sobre a matéria?

4-      Complete a tabela a seguir:
Elemento químico
Hidrogênio
Carbono

Oxigênio


Símbolo


Ca

Au
Ag

5-      Após completar a tabela da questão 4 , podemos responder:

a)      A localização (família e período ) na tabela periódica do elemento  Ca:

b)     Numero de A (massa) , Z ( atômico ) do elemento Au;

c)      Numero de elétrons , prótons e nêutrons do elemento hidrogênio;

d)     O elemento carbono é um cátion ou Ânion? Justifique  sua conclusão a sua resposta:

6-       Um elemento de carga  +2 ( valência)  e se localiza no  período 3 podemos concluir que:

a)      Esse elemento tem o símbolo  de Mn;

b)     O elemento em questão é o potássio;

c)        O elemento é localizado na família 12;

d)     Na ultima camada do elemento tem dois prótons;

e)      Esse elemento tem 2,8,2 eletrons nas camadas respectivas camadas, K,L,M;

7-      O quadro  a seguir  apresenta os seis elementos químicos mais abundantes no corpo humano (em termos de massa, não em número  de átomos). Localize  esses elementos, na tabela periódica  e monte  uma tabela  relacionando  nome, símbolo, número atômico . grupo e estado físico ( nas  condições  ambientes de temperatura e pressão) de cada um :

                           
Elemento químico
% no corpo  humano (em massa)
Oxigênio
65
Carbono
18,5
Hidrogênio
9,5
Nitrogênio
3,2
Cálcio
1,5
fosforo
1


8-      Escolha dois ou  mais elementos  químicos da tabela acima e pesquise sua importância no corpo humano.

___________________________________________________________________________________


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFª  KLEUSA

Atividade de leitura e interpretação


Crônica: Como comecei a escrever
Fernando Sabino

Quando eu tira 10 anos, ao narrar a um amigo uma história que havia lido, inventei para ela um fim diferente, que me parecia melhor. Resolvi então escrever as minhas próprias histórias.

Durante o meu curso de ginásio, fui estimulado pelo fato de ser sempre dos melhores em português e dos piores em matemática — o que, para mim, significava que eu tinha jeito para escritor.

Naquela época os programas de rádio faziam tanto sucesso quanto os de televisão hoje em dia, e uma revista semanal do Rio, especializada em rádio, mantinha um concurso permanente de crônicas sob o título "O Que Pensam Os Rádio-Ouvintes". Eu tinha 12, 13 anos, e não pensava grande coisa, mas minha irmã Berenice me animava a concorrer, passando à máquina as minhas crônicas e mandando-as para o concurso. Mandava várias por semana, e era natural que volta e meia uma fosse premiada.
Passei a escrever contos policiais, influenciado pelas minhas leituras do gênero. Meu autor predileto era Edgar Wallace. Pouco depois passaria a viver sob a influência do livro mais sensacional que já li na minha vida, que foi o Winnetou de Karl May, cujas aventuras procurava imitar nos meus escritos.

A partir dos 14 anos comecei a escrever histórias "mais sérias", com pretensão literária. Muito me ajudou. neste início de carreira, ter aprendido datilografia na velha máquina Remington do escritório de meu pai. E a mania que passei a ter de estudar gramática e conhecer bem a língua me foi bastante útil.

Mas nada se pode comparar à ajuda que recebi nesta primeira fase dos escritores de minha terra Guilhermino César, João Etienne Filho e Murilo Rubião - e, um pouco mais tarde, de Marques Rebelo e Mário de Andrade, por ocasião da publicação do meu primeiro livro, aos 18 anos.

De tudo, o mais precioso à minha formação, todavia, talvez tenha sido a amizade que me ligou desde então e pela vida afora a Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos, tendo como inspiração comum o culto à Literatura.


Texto extraído do livro "Para Gostar de Ler - Volume 4 - Crônicas”, Editora Ática — São Paulo,1980, pag. 8.

Atividades:

1) O texto "Como comecei a escrever" é narrador em 1ª ou 3ª pessoa? Justifique sua resposta com um trecho do texto.

2) Quando foi que o "eu" do texto "Como comecei a escrever" iniciou suas próprias produções textuais? E o que motivou essa produção?

3) Na escola:

a) Em qual disciplina o "eu" se considerava melhor? E pior?

b) E por que ele achou que tinha jeito para escritor?

4) Retire do texto elementos que mostram que a história narrada aconteceu há muito tempo.

5) Quem é Berenice? E qual a importância dela na vida do "eu" do texto?

6) Qual foi a mudança ocorrida na vida literária do "eu" quando este completou seus 14 anos?



Como funciona o termômetro?


Um dia, você acorda se sentindo meio quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito: usar o termômetro. Mas, como será que ele funciona?

Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço. ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta. [...]


FIGUEIRA. Mara. CHC, Rio de Janeiro. n. 165. jan/fev. 2006.

Questão 1 — Qual é a finalidade do texto?
________________________________________________________

Questão 2 — Identifique os referentes dos termos sublinhados a seguir:

a)  "[...] uma troca de calor entre o nosso corpo e esse Instrumento.”: 
________________

b)  "[...] esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.":
 ________________

Questão 3 — Um dia, você acorda se sentindo meio quente [...]“. Assinale a alternativa em que a concordância nominal foi feita de forma incorreta, segundo a norma culta:

a) Naquele dia, a temperatura de seu corpo estava meio alta.
b) Não sentia ânimo para nada, pois o seu corpo estava meio mole.
c) Estava com febre. Por isso, ela se sentia meia indisposta.
d) Não consegui aferir a temperatura de meu filho, visto que o termômetro está meio desregulado.

Questão 4 — “Em geral, quando algum material esquenta. ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço.”. Aponte outros termos que poderiam substituir o verbo destacado no contexto acima:


________________________________________________________________________________


E. E. Prof° Plínio Paulo Braga
Atividade Semana 27/04/2020 até 29/04/2020
Disciplina: Matemática

PROFESSORA VERA - MATEMÁTICA- 9º ANO

Os exercícios deverão ser  copiados e realizados, em seu caderno, sempre  que for nescessário cálculos,realiza-los para validação do resultado.

   01.Ao pesar 1/4 de quilograma de salame, a balança mostrou

      (A) 0,250 kg.                 B) 0,125 kg.          C) 0,150 kg.                 D) 0,500 kg.

02.  O número π = 3,141592...é:

A) racional                 B) irracional                C) natural                  D) inteiro

03. Os materiais empregados na construção dos lasers que fazem a leitura dos CD’s que você ouve é um exemplo do emprego da nanotecnologia. Seu avanço se dá na medida da capacidade da tecnologia moderna em ver e manipular átomos e moléculas, que possuem medidas microscópicas. Essas medidas podem ser expressas em nanômetro que é uma unidade de medida de comprimento, assim como o centímetro ou o milímetro, e equivale a 1 bilionésimo do metro, isto é :       0,000 000 001m.
A notação científica usada para representar o nanômetro é: ________________________


04. Regina, Bruno, Carlos e Mariana participaram de uma olimpíada de Matemática. Do total das questões propostas Regina acertou 2/5, Bruno acertou 1/2 , Carlos acertou 3/8 e Mariana acertou 2/4 . Houve um empate entre dois deles. Identifique os dois participantes que acertaram o mesmo número de questões.

A) Regina e Bruno       B) Bruno e Carlos       C) Carlos e Mariana    D) Regina e Carlos

05. O monômio   9X²Y³Z    é do :

A) 5º grau                       B) 6º grau                 C) 7º grau                        D) 9º grau

06. Em 10.000 a.C., fim da era glacial, os seres humanos viviam em cavernas e dependiam da caça, pesca e frutas para viver. Estima-se que, então, a população mundial era 4.000.000 de habitantes. Hoje a população mundial ultrapassa os 6 bilhões, e presume-se que, em 2050, chegue a 9 bilhões. Assinalar a alternativa que representa a população atual do nosso planeta, utilizando a decomposição acima explicada.

A) 6 X 108             B) 6 X 109            C) 6 X 10 7               D) 6 X 10 10

07. Assinale a alternativa onde aparece um número irracional:

A) 2                 C) √64                             E) √32
B) −25             D) −0,23565656 …

08. Qual a fração geratriz da dízima 5,66666 …

A)51/9             B)56/99                C) 51/99                        D)56/100           


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segunda aula projeto de vida 27/04 a 30/04
ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA - PROF° JOHNNY

Assistam o video “ler é viver; ler é ser” do Leandro Karnal (youtube) 

Faça uma redação sobre o que você entendeu doa mensagem enviada pelo filosofo, professor e historiador Leandro Karnal, respondendo as questões a seguir:

1- Você já leu algum livro?
2- Se a resposta anterior for afirmativa, qual foi o livro?
3- Esse livro representou algo para você?
4- Alguém te indicou esse livro?
5- O que mais chama a sua atenção em um livro?
6- Quais os tipos de livros que você mais gosta?
7- Já escutou um áudio livro?
________________________________________________________________________
3ª ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA

 PROF° JOHNNY 04/05 a 08/05

Assista os vídeos e responda as questões a seguir, o tema dessa atividade vem de acordo com a tele aula do aplicativo CMSP do dia 06/05/2020.

Canal: Segunda Escola
Nome do vídeo: “A importância dos valores morais”

Canal: Jerônimo Mendes
Nome do vídeo: “Você tem princípios e valores bem definidos? ”

Atividades

1-      O que você entendeu sobre valores?
2-      Defina o que são os “princípios”.

3-      Nós como sociedade realmente precisamos dos valores morais?
_____________________________________________________________________________