4º BIMESTRE ___________________ ________________________________ _____________________________ ___________________________________
3º BIMESTRE
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ATIVIDADES DE 10/08 A 21/08
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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2º BIMESTRE
SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
27/07 A 31/07
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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AVALIAÇÕES - SEMANA DE 20/07 A 24/07
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/07 A 17/07
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Língua Portuguesa
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Matemática
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A professora
Vera encontra-se de Licença Prêmio, portanto nesta semana não haverá
atividade.
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Assim
que tivermos outro professor para as aulas, as atividades voltarão ao normal.
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 06/07 A 10/07
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 29/06 A 03/07
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Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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Língua
Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação
Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto
de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 15/06
A 19/06
Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 08/06
A 12/06
Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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1º BIMESTRE
ATIVIDADES SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS -
01 A 05/06
Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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AVALIAÇÃO - 1º BIMESTRE
Atenção, alunos!
Segue o link com as avaliações das disciplinas de
Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Projeto de Vida e
Tecnologia referentes ao 1º bimestre.
Orientações:
- Fazer cada disciplina em uma folha separada;
- Pode colocar apenas as respostas;
- Não esqueça de colocar seu nome, número e 6º E em cada folha;
- Não esqueça de identificar a disciplina em
cada folha;
- Entregar na escola juntamente com a AAP de
Língua Portuguesa e Matemática, no dia 29/05, entre 11h e 15h.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 18/05
A 22/05
Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Educação Física
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Ciências
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História
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Arte
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 11/05 A 15/05
Língua Portuguesa
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Matemática
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Geografia
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Ciências
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Inglês
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Projeto de Vida
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Tecnologia
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 04/05 A 08/05
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 04 a 08/05/2020 (1 AULA - 45 MIN)
CULTURA MAKER
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.
Um dos principais exemplos de cultura maker no Brasil é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”.
ATIVIDADES:
01) Visualização do vídeo complementar:
02) Separe objetos descartáveis (garrafas, latas, tampas de garrafas, caixas, entre outros) e a partir do conceito de cultura maker, use sua criatividade e crie um objeto, um brinquedo, o que preferir e guarde esse objeto para ser entregue na volta as aulas presenciais.
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COLÉGIO
PLINIO PAULO BRAGA
6 ANO
EDUCAÇÃO FÍSICA : PROFESSOR SILVIO FATTINGER
ATIVIDADE 2 : SEMANA 2
ESPORTE DE MARCA: HANDEBOL
assista o vídeo abaixo:
RESPONDA:
1)
Você já praticou o handebol?
2)
Conte a sua experiência com essa modalidade?
AGORA.......
FAÇA UMA PESQUISASOBRE
A MODALIDADE DO HANDEBOL, INCLUINDO AS PRINCIPAIS REGRAS E OBJETIVO DESSA MODALIDADE.
PERGUNTAS
ORIENTADORAS:
AONDE SURGIU ESSE ESPORTE E COMO SURGIU?
COMO É FEITO A MARCAÇÃO DE PONTOS ?
COMO É EFETUADO O PASSE ?
fim!!
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Disciplina: Inglês - Teacher: Graciane - 6º ano E
De 04 a 08 de maio - 2 aulas
Palavras aportuguesadas
O estrangeirismo é um fenômeno natural que todas as línguas possuem em seu processo evolutivo. Trata-se, resumidamente, de expressões, termos ou palavras estrangeiras que são naturalmente incorporadas à língua por diversos motivos: assimilação cultural, proximidade geográfica, etc. Muitos desses estrangeirismos foram aportuguesados, ou seja, sofreram adaptações gráficas para atenderem às necessidades dos falantes de Língua Portuguesa.
Veja a seguir uma lista de algumas palavras que foram aportuguesadas:
Basketball
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Basquetebol
|
Baseball
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Beisebol
|
Football
|
Futebol
|
Hamburger
|
Hambúrguer
|
Surf
|
Surfe
|
A seguir façam no caderno os exercícios que tratam deste assunto. Esses exercícios foram tirados do livro de vocês.
4. Leia o texto e responda as questões. Se necessário utilize o dicionário.
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Atividades de Geografia 1º Bimestre
Professora: Maria Aparecida
Turma: 6º ano aula 1
1-“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.
No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
2-“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
3-Assista o vídeo: Latitude e longitude Link aula 2 e 3 https://m.youtube.com>watchhttps://youtu.be/z1u1lWJaMCY
E Responda: Em um modelo esférico, a latitude é medida em graus do arco da circunferência de um meridiano, tendo o centro do planeta como vértice. Já longitude é a medida em graus do arco da circunferência de um paralelo, tendo o centro do planeta como seu vértice.
Sabendo que a determinação das coordenadas geográficas baseia-se no princípio da medida da circunferência, podemos concluir que
a) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180°nos Polos Norte e Sul.
b) a latitude pode ir de 0° em Greenwich a 90° a leste e a oeste.
c) a longitude pode ir de 0° no Equador a 180° a leste e a oeste.
d) a latitude pode ir de 0° no Equador a 90° nos Polos Norte e Sul.
e) a latitude pode ir de 0°em Greenwich a 180°nos Polos Norte e Sul.
___________________________________________
CIÊNCIAS – PROF. PAULA – 02 AULAS
04/05/2020 À 08/05/2020
Habilidade: (EF06CI03): Selecionar métodos adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da investigação e da identificação de processos de separação de materiais de uso cotidiano, bem como pesquisar sobre procedimentos específicos, tais como a produção do sal, tratamento da água e a destilação do petróleo.
AULA 02 - TRATAMENTO DE ÁGUA
Você conhece as etapas do processo de tratamento de água? assista ao vídeo abaixo e consulte o infográfico para entender todo o caminho que a água percorre em uma estação de tratamento de água. você poderá utilizar outras fontes de pesquisa para complementar o seu aprendizado.
Clique em cima da imagem para ampliá-la.
Copie e responda as questões no caderno:
1. Agora que você já conhece as etapas do tratamento de água, registre em seu caderno um pequeno texto contendo as principais informações pesquisadas.
2. É possível dizer que o tratamento de água envolve a separação de misturas? explique:
3. Em que etapa do tratamento de água ocorre um processo semelhante ao que é usado para fazer café?
4. Ao sair do tanque de filtração, a água já está apropriada para o consumo? explique:
5. Qual a importância de adicionar flúor na água?
6. Por que, mesmo depois de passar por estações de tratamento, devemos filtrar ou ferver a água antes de tomá-la?
__________________________________________________________________
Atividade de História- Prof° Reginaldo 6° ano
1. Assinale a
alternativa correta:
I. Tempo histórico é aquele que se relaciona com as ações
dos seres humanos.
II. Tempo climático é relacionado com as ações ligadas as
questões do clima e suas mudanças.
III. No tempo cronológico o tempo é contado usando relógios
e calendários por exemplo
a. ( ) Somente a I
está correta;
b. ( ) Somente a III
está correta;
c. ( )Todas estão
corretas;
d. ( ) Todas estão
erradas;
2. Atualmente a
maioria dos países utilizam o calendário gregoriano:
a. ( ) Por ser o
calendário oficial do Estado, ficou convencionado que o ano 1 tem como marco a
Proclamação da República.
b. ( ) Por usarmos o
calendário convencionado ao da Europa, o seu marco tem como ano 1, a Revolução
Francesa.
c. ( ) Por ser o
calendário oficial da Igreja Católica, ele inicia no ano 1 que marca o
nascimento de Cristo.
d. ( ) As datas
anteriores ao nascimento de Cristo são assinaladas com a abreviatura a.C. (
antes de Cristo) e as datas posteriores a esse acontecimento histórico são
acompanhadas de d.C. ( depois de Cristo) E é obrigatório o uso destas duas
siglas.
3. O comportamento de
algumas pessoas que julgam a sua cultura é superior ou melhor do que outra é
conhecida como:
a. ( ) Heliocentrismo
pois acha que sua visão tem a ver com a crença religiosa ao deus pagão Hélio
que é relacionado a fenômenos naturais.
b. ( ) Culturalismo
pois ela é uma palavra polissêmica que tem vários significados
c. ( ) Etnocentrismo,
ou seja, a pessoa acha que sua cultura é o “centro do mundo”
d. ( ) Geocentrismo
pois está relacionada ao comportamento central da humanidade
4. Existem muitas
maneiras de se classificar as fontes históricas. E elas podem ser classificadas
como:
a. ( ) Fontes
escritas e não escritas;
b. ( ) Fontes orais e
visuais;
c. ( ) Relatos orais
e vestígios escritos;
d. ( ) Fontes
escritas e relatos orais
5. O nome Jano
derivou o terno janeiro. Jano simboliza:
a. ( ) a entrada de um
novo tempo. A face dupla de Jano representa a síntese do velho e do novo, do
passado e do futuro.
b. ( )o período da
renovação e da colheita. Esta divindade greco-romana dividia com a deusa Fortuna,
a cornucópia, antigo símbolo da fertilidade, riqueza e abundância;
c. ( ) o início dos Jogos Olímpicos da Antiguidade que eram um
festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em
quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus.
d. ( ) n.d.a
Fonte de pesquisa:
livro didático
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E. E. Prof° Plínio Paulo Braga
Atividade Semana 04/05/2020 até 29/04/2020
Disciplina: Matemática
Professora de matemática – PROFESSORA VERA
Sistema de
Numeração Decimal
Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema
posicional, ou seja, a posição do algarismo no número modifica o seu valor.
É o sistema de numeração que nós usamos. Ele foi concebido pelos hindus
e divulgado no ocidente pelos árabes, por isso, é também chamado de
"sistema de numeração indo-arábico".
10 dezenas = 1 centena
10 centenas = 1 unidade de milhar , e assim por diante
Exemplos
Características
· Possui símbolos diferentes para representar quantidades de 1 a 9 e um símbolo para representar a ausência de quantidade (zero).
· Como é um sistema posicional, mesmo tendo poucos símbolos, é possível representar todos os números.
· As quantidades são agrupadas de 10 em 10, e recebem as seguintes denominações:
10 unidades = 1 dezena10 dezenas = 1 centena
10 centenas = 1 unidade de milhar , e assim por diante
Exemplos
Ordens e Classes
No sistema de numeração
decimal cada algarismo representa uma ordem, começando da direita para a
esquerda e a cada três ordens temos uma classe.
Para fazer a leitura de números muito grandes, dividimos os algarismos
do número em classes (blocos de 3 ordens), colocando um ponto para separar as
classes, começando da direita para a esquerda.
Exemplos
1) 57283
Primeiro, separamos os blocos de 3 algarismos da direita para a esquerda
e colocamos um ponto para separar o número: 57. 283.
No quadro acima vemos que 57 pertence a classe dos milhares e 283 a
classe das unidades simples. Assim, o número será lido como: cinquenta e sete
mil, duzentos e oitenta e três.
2) 12839696
Separando os blocos de 3 algarismos temos: 12.839.696
O número então será lido como: doze milhões, oitocentos e trinta e nove
mil, seiscentos e noventa e seis.
RESOLVER AS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO PÁGINA
23 ATIVIDADE 2 e 3
PÁGINA 24
E 25 ATIVIDADE 4 e 5 , (NÃO PRECISA COPIAR AS ATIVIDADES RESPONDER NO
CADERNO DO ALUNO)
_____________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO "E"
PROF. KLEUSA
Texto
1: Quem vai salvar a vida
(...)
No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra
passear.
Eu
então perguntei:
–
Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
–
Pegar a sujeira? – ele perguntou.
–
Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
–
Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
–
Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra
sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra
casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu
pai me olhou torto, torto.
E
foi embora.
Mas,
quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo
(...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD,
2009
01. Percebe-se que o narrador do texto
é
(A) Observador (B)
Personagem
02. A parte do texto que nos indica que
o narrador é um filho ou filha é:
(A) “A rua é de todos!”
(B) “Ora, ora(...), a rua é para isso
mesmo!”
(C) “(...) não se pode deixar a sujeira
no meio da rua...”
(D) “Meu pai me olhou torto, torto.”
03. Lendo o trecho “Mas, quando
ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”,
pode-se concluir que o pai:
(A) resolveu comprar sacos de lixo.
(B) desistiu de passear com o cão.
(C) recolheu a sujeira de seu cachorro.
(D) pisou no lixo encontrado na rua.
04. O texto é constituído por vários
travessões. Eles foram usados porque o texto é:
(A) um poema.
(C) uma receita.
(B) um
anúncio . (D) um diálogo.
Texto 2 O silêncio do rouxinol
[...]
Na
época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía
uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na
qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo
dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se
aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o
incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado,
o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a
linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu
silêncio.
O
rouxinol disse a Salomão:
–
Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a
uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo.
O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e
fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia,
lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em
que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus
gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão
traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se
perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe
devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos
mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex,
2004.
07. O fato que gera o conflito na história
é o pássaro
(A) possuir uma voz excepcional.
(B) ter emudecido.
(C) ser um rouxinol.
(D) encantar a vizinhança.
08. No trecho “...cantava, horas a fio,
para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
(A) de vez em quando.
(B) pousado em um fio.
(C) durante muito tempo.
(D) sem cobrar por isso.
Texto I
A lebre e a tartaruga
Era uma vez... uma lebre e uma
tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lentidão
da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga, já muito
cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre, muito segura de si,
aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga
pôs-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém firmes.
Logo a lebre ultrapassou a
adversária e, vendo que ganharia
fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a
tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu
finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai ao
longe!
QUESTÃO 1
O episódio da narrativa
que contribui para a vitória da tartaruga é
(
A) a decisão da lebre de parar e
cochilar.
(B) o desafio de realizar uma corrida com
a lebre.
(C) o desafio de correr para garantir a
vantagem.
(D) a decisão firme de caminhar com
passos lentos.
QUESTÃO 2
O trecho que expressa uma opinião a respeito
de um dos personagens é
(A) “Logo a lebre ultrapassou a
adversária...”
(B) “Era uma vez... uma lebre e uma
tartaruga.”
(C) “A lebre, muito segura de si, aceitou
prontamente.”
(D) “Quando acordou, não viu a tartaruga
e começou a correr.
QUESTÃO 3
A finalidade deste texto é
ensinar ao leitor que
(A) o sono renova as energias do corpo.
(B) a caçoada do adversário garante a
vitória.
(C) o êxito depende de dedicação e
persistência.
(D) o esporte é necessário para
manutenção da saúde.
QUESTÃO 4
As características do
texto “A lebre e a tartaruga”, tais como – o tipo de personagens e a presença
de moral –, exemplificam o texto conhecido como
(A) receita.
(B) fábula.
(C) campanha publicitária.
(D) história em quadrinhos.
Texto II Lendas do nosso folclore
Mula-sem-cabeça
É um animal quadrúpede com
aparência de mula, como o próprio nome diz. Não tem cabeça e solta fogo pelo
pescoço. Soluça como se fosse gente e, com seu galope, assusta as pessoas que
saem a andar nas noites de lua cheia. Para afugentá-la, basta esconder dentes e
unhas.
Nosso
folclore, de Maria Regina Pereira e Zuleika de Almeida Prado. São Paulo:
Ave-Maria, 1999.
QUESTÃO 5
As palavras que se
referem à expressão “mula-sem-cabeça”, sem alterar a continuidade do texto, são
(A) fogo / unhas.
(B) gente / galope.
(C) pessoas / dentes.
(D) animal quadrúpede / la (afugentá-la).
Texto III
Sempre o Juquinha
No primeiro dia de aula, a
professora explica que vai testar a capacidade de raciocínio das crianças,
fazendo-as ligar determinadas características ao animal certo. Chama o Juquinha
e começa:
– Quem pia é...
– Pião! – diz o garoto terrível.
Com paciência, a professora
diz que é o pintinho da galinha que pia.
– Vou lhe dar outra chance:
quem ladra é...
– Ladrão!
A professora, irritada, explica
que é o cachorro.
– Seu Juquinha, vou lhe dar a
última chance: quem muda de cor é...
E o Juquinha:
– Semáforo!
Almanaque
Brasil de Cultura Popular. São Paulo, ano 2, n. 15, jun. 2000, p. 30.
QUESTÃO 6
Nos trechos ”– Quem pia
é ...”; “quem ladra é...”; “quem muda de cor é...”, o uso das reticências, em
relação ao aluno, reforça a
(A) oportunidade de completude da fala.
(B) informação sobre extinção de animais.
(C) expressão de irritação da professora.
(D) falta de resposta dos alunos.
Texto IV
Dez dicas para você não fazer feio na cozinha
1 – Lave bem
as mãos antes de começar a fazer qualquer receita.
2 – Se você
tiver cabelo comprido, prenda-o com um elástico.
3 – Use um
avental para não sujar a roupa.
4 – Evite
chegar perto do forno quando ele estiver quente.
5 – Meça os
ingredientes e deixe-os separados antes de fazer a receita.
6 – Guarde
os utensílios que já foram usados no lugar onde estavam anteriormente.
7 – Jogue
fora os restos de embalagens que não serão reaproveitados.
8 – Não
fique perto de panelas com água fervente.
9 – Nunca
corra dentro da cozinha, principalmente com objetos na mão.
10 – Não use
facas pontudas. Se precisar cortar algum ingrediente, peça a seus pais ou a
algum adulto que o ajudem.
Folha de
São Paulo. São Paulo, 13 jul. 2002. Suplemento Folhinha.
QUESTÃO 7
O texto apresenta uma lista de
(
A) ingredientes exigidos para o preparo
de qualquer prato.
(B) comportamentos que devem ser adotados
na cozinha.
(C) utensílios necessários à preparação
de uma receita.
(D) regras de higiene fundamentais na
cozinha.
QUESTÃO 8
O trecho do texto que
apresenta o interlocutor específico para o qual o texto está dirigido é
(A) “Lave bem as mãos antes de começar a
fazer qualquer receita.”
(B) “Use um avental para não sujar a
roupa.”
(C) “Jogue fora os restos de embalagens
que não serão reaproveitados.”
(D) “Se precisar cortar algum
ingrediente, peça a seus pais ou a algum adulto que o ajudem.”
_____________________________________________________________________
E.E. Profº Plínio Paulo Braga
Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade de Arte – Profª Antonia
Duas Aulas - Habilidade: EF06AR23
6º Ano – E
Conforme pesquisa realizada, responder a atividade:
1 - Na busca de elementos para sua pesquisa, você descobriu que são diversos os instrumentos musicais. Descreva aqui somente os instrumentos de cordas.
2 - Uma Bateria musical é composta por instrumentos de percussão. Quais são eles?
3 - Todo instrumento musical tem uma origem. Registre no mínimo dois, através da escrita e do desenho.
- a) - De origem indígena:
- b) - De origem africana
- c) – Outros:
_______________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Semana de 04 a 08/05/2020
Atividade
de P.V. - Duas Aulas - Profª. Antonia
6º
Ano – E
Agora que você já fez sua reflexão e aprendeu a se conhecer melhor.
Responda:
1-
Você prestou atenção nos diversos lugares que faz parte? Qual a importância
deles para você? Comente.
2-
Não estamos na Escola, mas podemos nos comunicar pelos os meios tecnológicos ou
não. Diante disso você escolheu alguém que também pode ser de sua família para
lhe apoiar no desenvolvimento de suas competências? Se sim, comente como está
acontecendo.
3-
A partir da ação escolhida você está conseguindo ou já conseguiu desenvolver
uma das competências? Descreva sua experiência.
4-
Quando
se pratica uma boa ação, qual competência está sendo desenvolvida?
5
- Nesse momento de distanciamento, o que você considera mais importante nas relações
com as pessoas e no espaço que vive?
________________________________________________________________________
ATIVIDADES DE 27/04 A 30/04
TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
SEMANA DE 27 a 30/04/2020 (1 AULA - 45 MIN)
Programação (desplugada)
Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.
Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.
Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.
Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade
A decifração de um enigma é um exemplo de uma atividade de programação desplugada.
ATIVIDADES:
01) Em seu caderno, troque os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a frase do enigma.
02) Em seu caderno, crie uma frase e a esconda através de um enigma, criado por você (baseie-se na atividade anterior)
___________________________________________________________
COLÉGIO PLÍNIO PAULO BRAGA
6 ano
Educação física:
professor Silvio FAttinger
1 BIMESTRE
ESPORTES DE MARCA E DE INVASÃO.
Pra começar....vamos entender o que
são os esportes de MARCA e de INVASÃO.
Esportes de invasão: para
a disputa desses esportes existem duas equipes que possuem uma meta a ser
defendida e a meta do adversário para ser invadida e atacada, a fim de computar
pontos. A transição de ataque para defesa acontece a todo o momento. A
manutenção da posse de bola é de suma importância para a eficiência do ataque
e, nesse momento, a defesa deve se posicionar da maneira mais adequada para
retomar a posse da bola e passar a atacar. As metas a serem defendidas e/ou
atacadas estão sempre posicionadas nas linhas de fundo dos campos ou quadras
retangulares, características desses esportes. Exemplo: basquetebol, futebol,
futsal, futebol americano, handebol, hóquei na grama, polo aquático, rúgbi,
etc.
Esportes de marca: são
os esportes que consideram a comparação entre o alcance de índices, que podem
ser mensurados com metros, segundos, quilos, etc. Uma característica marcante
desses esportes é a quebra de recordes. Exemplos: todas as provas do atletismo,
patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, natação, etc.
Agora, baseado no texto acima , assinale a alternativa
correta:
1)
Conforme o texto , o FUTEBOL é considerado um
esporte de:
a)
MARCA
b)
INVASÃO
2)
Justifique sua
resposta:
R:
3)
Nessa imagem identifique o esporte e sua
classificação, se é esporte de MARCA ou INVASÃO(NATAÇÃO)
a)
ESPORTE DE MARCA
b)
ESPORTE DE INVASÃO
QUAL É A MODALIDADE DO ESPORTE NA FIGURA?
R:
__________________________________________________________________
Semana de 27 a 30/04
Atividade de Inglês - Teacher: Graciane - 6° ano E - 2 aulas
Iremos recomeçar fazendo uma pequena revisão daquilo que já vimos em sala de aula.
1. Pinte a imagem abaixo com as cores correspondentes:
2. Leia o texto e responda as questões baixo:
Hello! My name is Marlon Brando. I am twenty one years old, live in an apartment with my parents and my two brothers, Peter and Carol, wich is located in São Paulo, a city in which I live since my birth.
My favorite hobby is playing football with my friends on the village in which I live. Working as a firefighter, it is a great recognition save lives.
a. Qual é o nome do personagem da história?
b. Quantos anos esse personagem tem?
c. Quantos irmãos ele tem?
( )one
( )two
( )four
( )five
d. Em qual cidade está localizado o apartamento em que Marlon mora?
e. Qual é o esporte favorito do personagem do texto?
3. Faça os cálculos e escreva o nome dos números em inglês:
a. 1+20=
b. 35-20=
c. 10+2=
d. 2 x 5=
e. 27+7=
f. 12+4=
Deixarei dois links para vocês assistirem. Aborda sobre a importância de saber inglês:
Como aprender inglês sozinho:
Achei as dicas bem legais! Espero que apreciem e ponham em prática.
Boa semana e até a próxima!
Kisses.
_______________________________________________________________________________
6ª Ano
Atividade de Geografia 1º bimestre
Professora: Cida Munhoz
Paisagem é um conceito central para a Geografia, mas também faz parte do senso comum.
A paisagem pode receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual desenvolvem uma intensa interatividade entre os elementos naturais, entre as relações humanas e desses com a natureza.
Geograficamente, a paisagem é tudo aquilo que podemos perceber por meio de nossos sentidos (audição, visão, olfato e tato), mas o que mais destaca é a visualização da paisagem.
Costuma-se considerar como paisagem somente os elementos naturais, tais como montanhas, rios, mares, florestas entre outros. Entretanto, paisagem também abrange as construções humanas como pontes, ruas, edifícios, além das relações humanas como feiras e jogos de futebol (há uma variação das paisagens, pois se trata de uma composição momentânea).
Diante desse contexto, a paisagem se divide em paisagens naturais (lagos, oceanos, vales, florestas, montanhas, seres vivos) e as interações existentes. A variação de cada elemento determina a configuração de cada paisagem. Por exemplo, o clima quente e úmido produz florestas com uma grande quantidade de vidas, tanto da fauna como da flora. Em contrapartida nas zonas polares, onde o frio é intenso, não há o desenvolvimento de elevado número de vidas e nem diversidade.
As paisagens culturais correspondem a todos os elementos construídos pela ação antrópica (ação do homem), como pontes, portos, ferrovias, túneis e muito outros. Apesar da divisão entre paisagem natural e cultural, não existe nenhum lugar no planeta que não tenha sofrido interferências diretas ou indiretas do homem, até porque o que é produzido de poluição nas cidades se dispersa por todo o planeta. As paisagens culturais podem ser divididas em paisagem rural e paisagem urbana. A primeira é formada pela atividade agropecuária, como lavouras de uma infinidade de culturas, hortaliças, frutas, além da criação de bovinos (corte e leite), aves e suínos. Esses elementos fazem parte da realidade de propriedades rurais como fazenda, chácaras e sítios. A segunda é constituída por elementos urbanos como ruas, avenidas, praças, viadutos, prédios que se encontram habitados por pessoas que realizam suas atividades nesse espaço.
A paisagem é uma “acumulação desigual de tempos históricos”. As técnicas e o trabalho humano constroem e reconstroem a paisagem. Os tempos da natureza são responsáveis pela criação das formas naturais, e o tempo histórico são as medidas das intervenções humanas na superfície do planeta.
Objetos naturais são aqueles produzidos pela natureza, sem a intervenção humana; os objetos sociais são aqueles produzidos pelo homem.
A humanização das paisagens
O processo intensivo de transformação de uma paisagem particular acontece por meio da implantação de um conjunto de novos objetos sociais que a transformam radicalmente: é a humanização das paisagens.
As paisagens na história: os sistemas técnicos
Vamos acompanhar o processo de transformação de uma paisagem ao longo da história: a da cidade alemã de Essen, na página 8 do caderno do aluno.
A cidade em 1829, com cerca de 10 mil habitantes, era pouco mais que um povoado rural rodeado de campos cultivados e bosques. Os campos cultivados que rodeavam Essen prosseguiam no interior do núcleo urbano, pontilhado por hortas e pomares e pela criação doméstica de bois, vacas, ovelhas, porcos e aves. A torre da igreja era destaque absoluto na paisagem.
Em 1867, a população ultrapassava 50 mil habitantes, um crescimento espantoso em menos de 40 anos. Aqui, é importante atentar para as mudanças que a industrialização imprimiu na paisagem: as chaminés e o trem carregado de carvão, por exemplo.
Na 3ª. imagem, as chaminés da cidade industrial desapareceram na Essen contemporânea. Essen é a sexta maior cidade da Alemanha, com cerca de 650 mil habitantes. A mancha urbana expandiu-se horizontalmente. A torre da primeira igreja é o único testemunho destacado do passado distante, mas ela praticamente se perde entre os edifícios de uma aglomeração, cuja economia é movida principalmente pelo comércio e os serviços.
O sistema de objetos técnicos (objetos sociais), que constituem uma paisagem, se transforma ao longo do tempo, acompanhando as mudanças da sociedade. Exemplos de objetos sociais: os campos de cultivo e o arado, o trem carregado de carvões e as fábricas, as grandes avenidas e os arranha-céus.
2. Paisagem e memória (direto no caderno do aluno)
3. As paisagens captadas pelos satélites
A Terra esférica foi definitivamente incorporada à cartografia no início da Idade Moderna. Há 500 anos, os planisférios representam os 360 graus de longitude e os 180 graus de latitude da esfera. Mas há apenas algumas décadas, com as naves espaciais, a humanidade tornou-se capaz de produzir fotografias da totalidade do planeta. Essas imagens trouxeram uma nova e poderosa visão da Terra. As imagens de satélite nos apresentam diversos aspectos como, por exemplo, a extensão da intervenção humana sobre a superfície da Terra, que acontece de maneira desigual.
Os pontos amarelos, na imagem “Planisfério: imagem noturna de satélite” nas páginas 22 e 23 do caderno do aluno, destacam as grandes concentrações urbanas e mostram a difusão (multiplicação) desigual da intervenção humana na superfície do planeta, explicando porque algumas áreas são mais densas do que outras.
O satélite é um corpo que gira, descrevendo uma órbita em torno de outro, devido fundamentalmente à força de atração (gravidade) exercida por este último. O satélite pode ser natural ou artificial. O natural é um planeta, um corpo celeste, que orbita (circula) um planeta ou outro corpo menor. Um exemplo de satélite natural é a Lua, que orbita a Terra. O satélite artificial é um engenho feito pelo homem, que é colocado por meio de foguetes em uma órbita elíptica, e tem como um dos focos, o centro da Terra. Um satélite emite ou retransmite um sinal para a(s) estação (estações) terrestre(s) de destino, que pode ser sinais televisivos e telefônicos, dados ou imagens.
Os primeiros satélites colocados em órbita foram o Sputnik I (04/10/1957) e o Sputnik II (03/11/1957), lançados pelos soviéticos e o Explorer I (31/01/1958), lançado pelos norte-americanos.
4. As paisagens da Terra (uso do vídeo)
A superfície da Terra desvenda uma multiplicidade de paisagens singulares. As paisagens naturais resultam de uma combinação particular de elementos, como o relevo, os solos e as formações vegetais. As paisagens também revelam a intervenção das sociedades sobre a superfície terrestre. Vamos recuperar o conceito de paisagem: produto do trabalho social, isto é, do esforço coletivo e organizado de gerações que, por meio das técnicas disponíveis, instalam artefatos que servem a finalidades úteis. Como o sistema técnico não é uniforme e não se difunde de forma homogênea pela superfície da Terra, as paisagens são bastante diversificadas.
Após lerem o texto assistam o vídeo sobre ambiente natural e ambiente modificado no youtube:
2.Assistam o vídeo a formação do Planeta Terra:
CIÊNCIAS – PROFª PAULA – 04 AULAS – De 27/04/20 a 30/04/20
ATIVIDADE INVESTIGATIVA: “FABRICANDO UMA COLA NATURAL”
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
OBS: Se houver disponibilidade o aluno poderá realizar este experimento com a permissão e auxílio de um adulto. caso não haja disponibilidade para realização do experimento fazer as observações após assistir o vídeo acima. o aluno que conseguir realizar o experimento poderá filmar ou fotografar para compartilhar suas experiências no grupo do centro de mídias. após a observação do experimento todos deverão responder as questões que constam no final do texto.
QUESTÕES:
1. O QUE FOI OBSERVADO AO ADICIONAR VINAGRE AO LEITE?
2. QUANTAS FASES ESSA MISTURA APRESENTOU?
3. AO ADICIONAR O BICARBONATO DE SÓDIO AO RESÍDUO QUE FICOU NO FILTRO HOUVE UMA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA. QUAL FOI A EVIDÊNCIA OBSERVADA QUE COMPROVA QUE ISSO ACONTECEU?
4. QUE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS FORAM USADOS NESSE EXPERIMENTO? DIGA EM QUE MOMENTO FOI USADO CADA UM.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo 6° ano
Revisão 1° bimestre
Os algarismos romanos são utilizadas para indicar séculos, capítulos e
páginas de livros, horas dos relógios, nomes dos papas e reis, dentre outros.
Eles são representados por letras maiúsculas, num total de 7 numerações: I (1),
V (5), X (10), L (50), C (100), D (500), M (1000).
O I corresponde ao número 1, V ao 5, X ao 10, L ao 50, C ao 100, D ao
500 e o M ao mil.
Todo ano que terminar em 00, corta os dois últimos números da
direita para a esquerda e mantém os que não foram cortados.
Ex.: ano de 1500, século 15 ou XV- ano de 1700, século 17 ou XVII – ano 100-
século 1 ou I
Todo ano terminado em
um algarismo diferente de 00, corta os dois últimos números e o que sobrar,
acrescenta o número 1.
Ex.: ano de 1503,
século 16 ou XVI -ano de 1789, século 18 ou XVIII- ano 23, século 1 ou I
Lembrando que em
nosso calendário, começa a ser contado em forma crescente no ano 1, que é o ano
do nascimento de Cristo e quando é antes de Cristo, deve sempre após escrever o
número, acrescentar o a.C. e que não existe o ano 0.
1.Transforme os anos abaixo em séculos:
a)
34=
b)
89=
c)
895=
d)
3460=
e)
1300=
f)
600=
2.Transforme os números abaixo em números romanos:
a)
78
b)
5678
c)
3333
d)
7865
e)
9800
f)
5556
3.Transforme o ano que você nasceu em século e em número
romano:
4. O nosso calendário Cristão começa a contar o tempo,
atualmente com o nascimento de um personagem muito importante para a nossa
história. Cite qual:
5. A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da
história humana e em diferentes partes do mundo e provavelmente surgiu a 12 mil
anos, técnica que surgiu no período
Neolítico, e graças a esse sucesso juntamente com a domesticação de animais, as
pessoas se tornaram mais prósperas, se fixando em um único lugar e com isso o
homem da Idade Polida começou a se tornar:
a. ( ) Nômade, algo
típico dos povos caçadores e coletores.
b. ( ) Pescadores
pois era uma atividade muito lucrativa para esses povos
c. ( ) Sedentário e
começou a fixar moradia fixa, melhorando muito o seu nível de vida
d. ( ) N.d.a
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EE PLÍNIO PAULO BRAGA
Atividade
de Língua Portuguesa - 6º ano E
Professora
Kleusa
Texto
1: Quem vai salvar a vida
(...)
No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu
então perguntei:
–
Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
–
Pegar a sujeira? – ele perguntou.
–
Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
–
Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
–
Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra
sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra
casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu
pai me olhou torto, torto.
E
foi embora.
Mas,
quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo
(...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD,
2009
01. Percebe-se que o narrador do texto
é
(A)
Observador (B)
Personagem
02. A parte do texto que nos indica que
o narrador é um filho ou filha é:
(A) “A rua é de todos!”
(B) “Ora, ora(...), a rua é para isso
mesmo!”
(C) “(...) não se pode deixar a sujeira
no meio da rua...”
(D) “Meu pai me olhou torto, torto.”
03. Lendo o trecho “Mas, quando
ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”,
pode-se concluir que o pai:
(A) resolveu comprar sacos de lixo.
(B) desistiu de passear com o cão.
(C) recolheu a sujeira de seu cachorro.
(D) pisou no lixo encontrado na rua.
04. O texto é constituído por vários
travessões. Eles foram usados porque o texto é:
(A) um poema.
(C) uma receita.
(B) um
anúncio . (D) um diálogo.
Texto 2 O silêncio do rouxinol
[...]
Na
época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía
uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na
qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.
Certo
dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se
aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o
incomparável rouxinol emudeceu.
Desesperado,
o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a
linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu
silêncio.
O
rouxinol disse a Salomão:
–
Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a
uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo.
O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e
fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia,
lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em
que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus
gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão
traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se
perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe
devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos
mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex,
2004.
07. O fato que gera o conflito na
história é o pássaro
(A) possuir uma voz excepcional.
(B) ter emudecido.
(C) ser um rouxinol.
(D) encantar a vizinhança.
08. No trecho “...cantava, horas a fio,
para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
(A) de vez em quando.
(B) pousado em um fio.
(C) durante muito tempo.
(D) sem cobrar por isso.
EE PLINIO PAULO BRAGA
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO E
PROFESSORA KLEUSA
Texto I A lebre e a tartaruga
Era uma vez... uma lebre e uma
tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lentidão
da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga, já muito
cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre, muito segura de si,
aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga
pôs-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém firmes.
Logo a lebre ultrapassou a
adversária e, vendo que ganharia
fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a
tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu
finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai ao
longe!
QUESTÃO 1 O episódio da narrativa
que contribui para a vitória da tartaruga é
(A) a decisão da lebre de parar e
cochilar.
(B) o desafio de realizar uma corrida com
a lebre.
(C) o desafio de correr para garantir a
vantagem.
(D) a decisão firme de caminhar com
passos lentos.
QUESTÃO 2 O trecho que expressa uma opinião a respeito
de um dos personagens é
(A) “Logo a lebre ultrapassou a
adversária...”
(B) “Era uma vez... uma lebre e uma
tartaruga.”
(C) “A lebre, muito segura de si, aceitou
prontamente.”
(D) “Quando acordou, não viu a tartaruga
e começou a correr.
QUESTÃO 3 A finalidade deste texto é
ensinar ao leitor que
(A) o sono renova as energias do corpo.
(B) a caçoada do adversário garante a
vitória.
(C) o êxito depende de dedicação e
persistência.
(D) o esporte é necessário para
manutenção da saúde.
QUESTÃO 4 As características do
texto “A lebre e a tartaruga”, tais como – o tipo de personagens e a presença
de moral –, exemplificam o texto conhecido como
(A) receita.
(B) fábula.
(C) campanha publicitária.
(D) história em quadrinhos.
Texto II Lendas do nosso folclore
Mula-sem-cabeça
É um animal quadrúpede com
aparência de mula, como o próprio nome diz. Não tem cabeça e solta fogo pelo
pescoço. Soluça como se fosse gente e, com seu galope, assusta as pessoas que
saem a andar nas noites de lua cheia. Para afugentá-la, basta esconder dentes e
unhas.
Nosso
folclore, de Maria Regina Pereira e Zuleika de Almeida Prado. São Paulo:
Ave-Maria, 1999.
QUESTÃO 5 As palavras que se
referem à expressão “mula-sem-cabeça”, sem alterar a continuidade do texto, são
(A) fogo / unhas.
(B) gente / galope.
(C) pessoas / dentes.
(D) animal quadrúpede / la (afugentá-la).
Texto III Sempre o Juquinha
No primeiro dia de aula, a
professora explica que vai testar a capacidade de raciocínio das crianças,
fazendo-as ligar determinadas características ao animal certo. Chama o Juquinha
e começa:
– Quem pia é...
– Pião! – diz o garoto terrível.
Com paciência, a professora
diz que é o pintinho da galinha que pia.
– Vou lhe dar outra chance:
quem ladra é...
– Ladrão!
A professora, irritada, explica
que é o cachorro.
– Seu Juquinha, vou lhe dar a
última chance: quem muda de cor é...
E o Juquinha:
– Semáforo!
Almanaque
Brasil de Cultura Popular. São Paulo, ano 2, n. 15, jun. 2000, p. 30.
QUESTÃO 6 Nos trechos ”– Quem pia
é ...”; “quem ladra é...”; “quem muda de cor é...”, o uso das reticências, em
relação ao aluno, reforça a
(A) oportunidade de completude da fala.
(B) informação sobre extinção de animais.
(C) expressão de irritação da professora.
(D) falta de resposta dos alunos.
Texto IV Dez dicas para você não fazer feio na cozinha
1 – Lave bem
as mãos antes de começar a fazer qualquer receita.
2 – Se você
tiver cabelo comprido, prenda-o com um elástico.
3 – Use um
avental para não sujar a roupa.
4 – Evite
chegar perto do forno quando ele estiver quente.
5 – Meça os
ingredientes e deixe-os separados antes de fazer a receita.
6 – Guarde
os utensílios que já foram usados no lugar onde estavam anteriormente.
7 – Jogue
fora os restos de embalagens que não serão reaproveitados.
8 – Não
fique perto de panelas com água fervente.
9 – Nunca
corra dentro da cozinha, principalmente com objetos na mão.
10 – Não use
facas pontudas. Se precisar cortar algum ingrediente, peça a seus pais ou a
algum adulto que o ajudem.
Folha de
São Paulo. São Paulo, 13 jul. 2002. Suplemento Folhinha.
QUESTÃO 7 O texto apresenta uma lista de
(A) ingredientes exigidos para o preparo
de qualquer prato.
(B) comportamentos que devem ser adotados
na cozinha.
(C) utensílios necessários à preparação
de uma receita.
(D) regras de higiene fundamentais na
cozinha.
QUESTÃO 8 O trecho do texto que
apresenta o interlocutor específico para o qual o texto está dirigido é
(A) “Lave bem as mãos antes de começar a
fazer qualquer receita.”
(B) “Use um avental para não sujar a
roupa.”
(C) “Jogue fora os restos de embalagens
que não serão reaproveitados.”
(D) “Se precisar cortar algum
ingrediente, peça a seus pais ou a algum adulto que o ajudem.”
________________________________________________________________________________
E. E. Prof° Plínio Paulo Braga
Atividade Semana 27/04/2020 até 29/04/2020
Disciplina: Matemática
PROFESSORA VERA - MATEMÀTICA - 6°ano E
Boa tarde!
Espero que todos estejam bem de saúde, junto com seus familiares. Sei o quanto está difícil para todos esses momentos e agora que iniciaremos as aulas on-line, sem poder ter contato físico, mas poderão se utilizar da mídia disponível pelo governo do estado de São Paulo: CMSP, entre outras ..., onde terão um meio de tirar suas dúvidas dentro do horário de nossas aulas todos os dias pelo aplicativo, para o que precisarem, neste momento.
Os exercícios deverão ser copiados e realizados, em seu caderno, sempre que for nescessário cálculos,realiza-los para validação do resultado.
Sistema de numeração
1. Por que os símbolos numéricos receberam o nome de algarismos?
2. Quais eram as outras civilizações que tinham sistemas de numeração?
3. Marque (x) nas afirmativas corretas.
( ) O nosso sistema de numeração tem 9 algarismos.
( ) O nosso sistema de numeração tem 10 algarismos.
( ) Um mesmo algarismo muda de valor conforme a posição que ele ocupa.
4. Escreva com algarismos indo-arábicos os seguintes números:
6. centenas de milhar, 8 dezenas de milhar, 1 unidade de milhar, 4 centenas, 9 dezenas e 3 unidades.
R: _______________________________
5. Associe as colunas.
(a) Origem do nosso sistema de numeração. ( ) indo-arábico
(b) Povo que adaptou o nosso sistema. ( ) Índia
(c) Como o nosso sistema é conhecido. ( ) algarismo
(d) Símbolo numérico do nosso sistema. ( ) árabes
6. De acordo com os sistemas de numeração das civilizações antigas, escreva
o valor de cada item abaixo.
I = . =
V = X =
— = ∩ =
7 . Marque (x) nas afirmativas corretas.
( ) O nosso sistema de numeração tem 9 algarismos.
( ) O nosso sistema de numeração tem 10 algarismos.
( ) Um mesmo algarismo muda de valor conforme a posição que ele ocupa.
8. Complete corretamente.
a. 10 unidades = b. 10 dezenas =
c. 10 centenas =
9. Observe o número e faça o que se pede.
a. Escreva a ordem e o valor de cada algarismo de acordo com a sua posição.
2 7 8. 1 0 9
___________ 1ª ordem: 9 unidades
____________2ª ordem: 0 _________
________________________
___________________________
_____________________________
_______________________________
b. Como se lê o número da alternativa a?
c. Decomponha o número da alternativa a com algarismos.
10 . Escreva com algarismos indo-arábicos os seguintes números:
a. Duzentos mil, setecentos e cinco=
b. Quatrocentos e cinquenta e seis mil, novecentos e sessenta e três.=
c. Quinhentos e seis mil, cento e vinte e um.=
d. Mil e quatro.=
e. Trezentos e setenta e seis mil, setecentos e oitenta e dois.=
_________________________________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de Arte – Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
6º
Ano - E
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a Arte é uma disciplina
para realizarmos na prática, mas virtualmente também podemos aprender e juntos
o faremos, certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as dúvidas,
fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas. Atividades
estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
A
linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e
apropriação dos conceitos e de conhecimentos também possibilita a compreensão
da sociedade. (c.p.pg..)
1
- Conforme a instrução recebida para construção de um instrumento musical,
registre por escrito:
-
Que tipo de material você se utilizou para a construção?
-
Qual o grau de dificuldade e quanto tempo você levou?
2
– Ao construir o seu instrumento musical, deve ter percebido que há uma variedade
de instrumentos, diante disso faça uma pesquisa das modalidades de instrumentos
musicais por grupo. Ex.: de Corda.
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
E.E.
Profº Plínio Paulo Braga
Atividade
de P.V. - Profª Antonia
Semana
de 27 a 30/04/2020
6º
Ano - E
Olá queridos,
Na
certeza que todos estejam bem de saúde assim como os seus familiares, estamos
de volta as nossas aulas mesmo que virtual. Sabemos que a disciplina Projeto de
Vida é nova na escola, mas não em nossas vidas, pois a realizamos na prática todos os dias, inclusive
virtualmente e estaremos juntos aprendendo, é faremos certo? Estarei no horário das nossas aulas para tirar as
dúvidas, fazermos roda de conversa e socializações das atividades propostas.
Atividades estas que serão recebidas no retorno das aulas presenciais.
1
- As Competências Socioemocionais, são como superpoderes, conforme a atividade
proposta anteriormente, escolha duas competências que você conseguiu
realizar que achas mais importante e
escreva sobres as facilidades e as dificuldades.
2
– Observe na apostila P.V. págs. 58 e 59, e faça uma reflexão sobre quem é você
no mundo e registre no seu Diário de Práticas e Vivências.
_________________________________________________________________________________
ATIVIDADES DE 17/03 A 20/03
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA - PROF° TARCÍSIO
Objetos Tecnológicos
Em seu caderno:
01) Faça uma lista com os objetos tecnológicos de sua casa (lembre-se dos conceitos iniciais da aula de Tecnologia). Escreva no que esses objetos facilitam a vida cotidiana.
02) Pense e escreva como você e sua família viveriam se esses objetos não existissem.
03) Em sua opinião, qual é o objeto tecnológico mais útil para você e sua família nesse período de isolamento por conta do COVID 19? Por quê?
04) Consulte os demais membros da sua família e escolham o objeto tecnológico mais usado por todos e escrevam como vocês viveriam se ele não existisse ou se vocês não o tivessem.
________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Profª - Kleusa
Drácula
Em um castelo da Transilvânia (Europa), mora o conde
Drácula. Ele é um vampiro à procura de sangue.
Escolhe lindas mocinhas para enfiar os dentes em seus
pescoços e chupar o sangue. Drácula só sai à noite, porque morre à luz do Sol.
É um cara que nunca se vê no espelho: sua imagem não
reflete.
Adora dormir em um caixão, suas cores prediletas são o
preto e o roxo.
Há muitas lendas e fatos curiosos sobre o Drácula.
Contam que ele vira morcego, outros falam que ele toma sangue de canudinho em
belas taças e que ele não pode ver alho ou crucifixo, alegando que esses
objetos podem matá-lo.
1) De acordo com o texto, quais são as presas
favoritas do vampiro?
________________________________________________________________
2) Por que o Drácula só sai à noite?
________________________________________________________________
3) O que faz com que qualquer pessoas reconheça um
Drácula:
( ) sua capa e seus olhos brilhantes cor de mel.
( ) seus dentes afiados.
( ) sua voz rouca.
( ) seus grandes cabelos negros.
4) Retire do texto uma lenda sobre o Drácula:
________________________________________________________________
5) Quais são as cores prediletas do Drácula?
________________________________________________________________
6) Quantos parágrafos tem o texto?
________________________________________________________________
7) Em qual parágrafo do texto fala sobre o jeito que o
Drácula dorme?
________________________________________________________________
8) Por que o Drácula não costuma se olhar no espelho?
________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Profª - Kleusa
Leia o texto abaixo e responda as questões.
Certo dia, um gato muito sabichão caminhava sobre o telhado de uma casa,
quando avistou um canarinho assobiando, em um fio da rede elétrica.
“Ei! Belo pássaro cantor, já sabe da novidade?” Disse o bichano.
“Que novidade?” Perguntou o passarinho, já desconfiado.
“Uma nova lei foi aprovada... Agora todos os bichos terão de ser amigos,
não haverá mais rivalidade, nem presas, nem predadores e todos terão que viver
em harmonia”.
Sério?!!* Questionou o canário.
“Sim, e para comemorar, voe até aqui e venha-me dar um abraço, sejamos
amigos’”.
“Tudo bem” disse o canário, “Vou pousar próximo à casinha do Rex, aquele
grande pastor alemão ali no quintal e então nos abraçaremos e comemoraremos os
três juntos”.
Ouvindo isto, o felino saltou tentando agarrar o pássaro, que voou
rapidamente e gargalhou do gato.
O gato saiu frustrado e resmungando, pois não contava
com a astúcia do pequeno pássaro.
1. Após a
leitura, dê um título para o texto.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
2. A qual gênero
textual pertence o texto? Por quê?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
3. De que modo o
gato tentou enganar o pássaro?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
4. Ele
conseguiu? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Profª - Kleusa
Leia:
Coleção que vem do mar
Tem gente que adora colecionar coisas. Moedas,
adesivos, espécies marinhas... Epa! Espécies marinhas?! É isso mesmo. Há 60
anos, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco começou
urna coleção de peixes, esponjas, moluscos e muitos outros bichos que hoje
estão expostos no Museu Professor Petrônio Alves Coelho.
Ao todo, o local abriga mais de 30 mil amostras de
organismos marinhos e, além de ajudar os cientistas a conhecerem a biodiversidade
da região, recebe muitos visitantes curiosos. Se você ficou com vontade de ver
a coleção de pertinho, chame seus amigos e agende uma visita!
Questão 1 — Identifique os fins a que se presta o
Museu Professor Petrônio Alves Coelho:
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Questão 2 — Se você ficou com vontade de ver a coleção
de pertinho, chame seus amigos e agende uma visitar. Essa passagem funciona
como:
a) uma ordem
b) um desejo
c) um convite
d) um pedido
Questão 3 — Em [...] coleção de peixes, esponjas,
moluscos [...], os termos sublinhados são:
a) adjetivos
b) substantivos
c) advérbios
d) verbos
Questão 4 — "Ao todo, o local abriga mais
de 30 mil amostras de organismos marinhos [...]".
Indique termos que possam substituir o verbo
destacado:
________________________________________________________________
ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PROF° Reginaldo
Em seu caderno:
1. Que acontecimento marca o início da contagem do tempo, segundo o calendário cristão?
2. Quando surge a história?
3. O que significa a.C. e d.C?
4. A que séculos pertencem os seguintes anos?
a. 779
b. 8753
c. 37
d. 2008
e. 689
5 Transforme os algarismos arábicos em números romanos:
a. 5456
b.7895
c. 678
d. 884
e.1976
_________________________________________________________________________________
PROFESSORA PAULA RENATA - CIÊNCIAS
DIA 13 A 20
COPIAR NO CADERNO E RESOLVER
1. Em relação a coleta de lixo seletivo;
Qual a técnica de separação de matérias presente no lixo que seja o mais adequado seria? Justifique sua resposta.
2. .Dos exemplos a seguir escreva nos parênteses corretamente que tipo de transformação está ocorrendo, química ou física:
a) Roupa no varal, amadurecimento do fruto;(___________________)
b) Queima do papel, gelo derretendo;(________________________)
c) Bolo assando, água fervendo;(____________________________)
d) Papel rasgando, chuva ;(______________________________)
e) Queima da madeira, chuva;(__________________________)
3 3. Analise as transformações abaixo e classifique-as em combustão, decomposição ou oxidação dê três outros exemplos semelhantes:
1 –Prego enferrujando
2 - Fosforo queimando
3 – Maça apodrecendo
a- _____________________________________________________
b- _____________________________________________________
c- _____________________________________________________
4. Para preparar uma solução, Mario colocou 0,5 kg de soluto em 2 litros de solvente. João deverá preparar a mesma solução utilizando 1000 ml de solvente. Qual é a massa de soluto que João vai precisar para executar a solução corresponde a de Mario?
Resolução e resultado:
5 5. Qual o método mais eficiente utilizado para evitar a decomposição dos alimentos?
a) Mantê-los na geladeira;
b) Guarda-los bem fechados dentro do armário;
c) Deixá-los em local ventilado;
d) Deixa-los em ambiente seco;
e) Todas estão corretas;
Justifique sua resposta?
6. Um método de separação é usado para separar o petróleo em seus derivados
(gás, gasolina, etc). A denominação deste método é:
a) Centrifugação
b) Destilação
c) Destilação fracionada
d) Dissolução
e) Decantação
7. A seguir de exemplos de soluções homogêneas e heterogêneas:
1- Areia, água e óleo
2- Água e açúcar
3- Água e óleo
4- Leite
a) Homogêneas somente 2, heterogêneas 1,3,4
b) Homogêneas 1 e 4, heterogêneas 3 e 2
c) Todas são heterogêneas
d) Homogêneas 1,3 ,4, heterogêneas 2
e) Heterogêneas 1, homogêneas 2,3,4
8 8. Para separar uma mistura de dois solutos como açúcar e areia, qual (is) método (s) seria (m) mais eficientes:
a) Somente filtração;
b) Decantação e catação;
c) Adicionar água para dissolução, decantação e destilação;
d) Destilação
e) Catação e decantação
9. Em um litro de água mineral contém 97,771 mg de vários sais minerais. Em um galão de 10 litros de água mineral a quantidade de soluto em gramas são:
Resolução e resultado:
10. A passagem de estado físico do gelo para a água chama-se:
a) Solidificação
b) Fusão
c) Vaporização
d) Condensação
e) Sublimação
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
ENGLISH
TEACHER : GRACIANE
DATE: MARCH, 17 AND 19
Responder no caderno
Kisses
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6 E
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR SILVIO FATTINGER
ATIVIDADE DA SEMANA;
PESQUISAR SEGUINTES ITENS RELACIONADO A MODALIDADE DO BASQUETE:
1)PRINCIPAIS REGRAS DESSA MODALIDADE
2)FUNDAMENTOS DO BASQUETE:
- PASSES(TIPOS DE PASSE)
- DRIBLE
- BANDEJA
3) SISTEMAS DE JOGO ;
SISTEMAS DE DEFESA
SISTEMAS DE ATAQUE
BOM TRABALHO E BOA SORTE PARA TODOS!!!!
_________________________________________________________________________________
Arte – Professora Antonia
6º Ano - E
Conforme o aprendizado através de texto, pesquisa, contexto,
roda de conversa e atividade prática, realizados sobre sons e gênero musical:
Construa (faça) um instrumento musical utilizando objetos
reutilizáveis (lata de leite, garrafa plástica, pote de plástico e etc) que
seja usado no seu gênero musical.
Ex.: Se seu gênero musical for o SAMBA. Quais instrumentos
musicais são utilizados?
________________________________________________________________________
Projeto de Vida- Professora Antonia
6º Ano - E
Agora que você já sabe o que são Competências e que elas nos
ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e não desistir diante do
primeiro problema:
Faça uma relação das competências e cada vez que você
realizar uma, registre por escrita como conseguiu.
Ex.: Ficou nervoso(a) por algo (estresse). O que fez para se
acalmar?
____________________________________________________________________________________
Brigadeiro R$ 0,75 Pão de Queijo R$ 1,85 Iogurte R$ 2,25
____________________________________________________________________________________
PROFESSORA VERA - MATEMÁTICA
RESOLVER NO CADERNO, FAZER AS CONTAS QUANDO NECESSÁRIO
Atividade Matemática
Questão 1
Escreva, o número que será
apresentado:
a)
17=
b)
504 =
c)
20.313=
d)
1030 =
e)
178.001=
Questão 2
Escreva os números 504, no sistema de numeração babilônico.
Questão 3
Escreva o número 20.313, no sistema de numeração egípcio.
Questão 4
Escreva o número 178.001 no sistema de numeração romano.
Questão 5
Escreva o número 1030 no sistema de numeração chinês.
Questão 6 (DEIXAR A CONTA NO CADERNO)
Marcos comprou 6 caixas de bombons por 84 reais na loja “Docinho”.
Quanto ele
pagaria se tivesse comprado 9 caixas desses mesmos bombons?
Questão 7 (DEIXAR A CONTA NO CADERNO)
No dia de seu aniversário, Pedro ganhou 12 carrinhos de seus
familiares e ficou
com 27 carrinhos. Quantos carrinhos ele tinha inicialmente?
Questão 8 (DEIXAR A CONTA NO CADERNO)
Em um parque há 28 crianças: 15 meninas e 13 meninos. Qual
fração representa
o grupo das meninas em relação ao total de crianças?
Questão 9 (DEIXAR A CONTA NO CADERNO)
Em um dia de verão, a temperatura
de uma cidade aumentou 1,7 graus
resultando em 38,5 graus. A
temperatura em graus da cidade antes do aumento
era de:
Questão 10 (DEIXAR A CONTA NO CADERNO)
João foi ao mercadinho da vila e
comprou os itens relacionados na lista de compras.
Para fazer as compras levou R$
50,00.
Após ter comprado todos os itens
da lista, sobrou de troco
Lista de Compras:
Maçã R$ 1,95 Pirulito R$ 9,75
Após ter comprado todos os itens
da lista, sobrou de troco?
____________________________________________________________________________________
Professora: Maria Aparecida
Geografia 6º E
Parte I: Questões objetivas
1 - Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:
Coluna 01
( 1 ) Paisagem Natural
( 2 ) Paisagem Cultural
Coluna 02
( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
( ) Reserva ambiental em área rural
( ) Hotel fazenda reservado para o turismo
( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
( ) A rua de uma cidade industrializada
( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais.
2 - Assinale abaixo alternativa que apresenta o movimento que é realizado pelo planeta Terra:
a) Rotação
b) Revolução
c) Nutação
d d) Reclusão
e) Precessão
Parte II: Questões dissertativas
1 - O que é ano bissexto?
____________________________________________________________________________________
2 - Quais são os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - O que são coordenadas geográficas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Qual o nome da linha imaginaria que divide os hemisférios Oriental e Ocidental?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Explique Latitude e longitude.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Professora: Maria Aparecida
Geografia 6º E
Parte I: Questões objetivas
1 - Enumere a segunda coluna a partir da primeira com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem cultural:
Coluna 01
( 1 ) Paisagem Natural
( 2 ) Paisagem Cultural
Coluna 02
( ) Parque ambiental criado no espaço urbano de uma cidade
( ) Reserva ambiental em área rural
( ) Hotel fazenda reservado para o turismo
( ) Floresta equatorial não ocupada pelo homem
( ) A rua de uma cidade industrializada
( ) Área do espaço urbano dedicada à promoção de práticas culturais.
2 - Assinale abaixo alternativa que apresenta o movimento que é realizado pelo planeta Terra:
a) Rotação
b) Revolução
c) Nutação
d d) Reclusão
e) Precessão
Parte II: Questões dissertativas
1 - O que é ano bissexto?
____________________________________________________________________________________
2 - Quais são os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - O que são coordenadas geográficas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 - Qual o nome da linha imaginaria que divide os hemisférios Oriental e Ocidental?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Explique Latitude e longitude.
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