Série
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RA
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Nome
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8B
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000112357050-4/SP
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ALÊÇA NOVAIS AGUIAR
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9d
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000109394757-3/SP
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ANA CLARA DA CRUZ SOUSA
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8D
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000112207273-9/SP
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ANA JULIA MARQUES VIEIRA
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8D
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000109397212-9/SP
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ANA PAULA CANDIDO BARBOSA
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9C
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000109410900-9/SP
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BEATRIZ CORREIA BARBOSA
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8D
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000107295281-6/SP
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CARLOS EDUARDO DE SOUSA SOARES
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9B
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000108324851-0/SP
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EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA
|
7A
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000112219556-4/SP
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ENZO KAUAN FERREIRA DE OLIVEIRA
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8D
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000112226799-X/SP
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EVANDRO OLIVEIRA DE FARIA
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9d
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000110129784-0/SP
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GABRIELLE DA SILVA SANTOS
|
8D
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000110501698-5/SP
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GEOVANE GIMENES DE OLIVEIRA
|
9B
|
000109064041-9/SP
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GISELLE EVELY SILVA
|
9d
|
000113203285-4/SP
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GRAZIELLE PAULINO DA SILVA
|
8D
|
000109404642-5/SP
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GUSTAVO FERREIRA SILVA
|
8D
|
000110143506-9/SP
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INGRID VITORIA DOS SANTOS TOMAZ DE
MELO
|
8A
|
000112209148-5/SP
|
ISABELLE DE SANTANA SILVA
|
8D
|
000112206062-2/SP
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JEANE ALVES DA COSTA
|
8D
|
000112224767-9/SP
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JOAO PAULO FALEIRO GONCALVES FILHO
|
9B
|
000110196852-7/SP
|
JOAO PEDRO DE AVILA DO PRADO
|
8D
|
000109492995-5/SP
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KAUANY ALVES SANTIAGO
|
9d
|
000112214688-7/SP
|
KETLYNN FELIX DE JESUS
|
9C
|
000109398522-7/SP
|
LEONARDO SALES FERREIRA
|
9d
|
000108492514-X/SP
|
LORRAN VINICIOS FREIRE GOES
|
9d
|
000113370405-0/SP
|
MAIZA ANDRADE BERG
|
9B
|
000108478820-2/SP
|
MARIA EDUARDA DA COSTA GOMES
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8C
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000112225693-0/SP
|
MAYCON SARAIVA SANTOS
|
9B
|
000109415190-7/SP
|
MELISSA SILVA BATISTA
|
8D
|
000109415179-8/SP
|
NATHALYE VITORIA FELIX DA SILVA
|
8D
|
000110502009-5/SP
|
PAMELA DA SILVA BARBOSA
|
9B
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000110145629-2/SP
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SANDY MARTINS BATISTA
|
9C
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000110143275-5/SP
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SARA PAULINA LEOPOLDO CUSTODIO
|
8D
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000109405027-1/SP
|
STEFERSON ALEXANDRE DA SILVA
|
9d
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000112214630-9/SP
|
THAYLA ANDRADE DE JESUS
|
9C
|
000110129559-4/SP
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VINICIUS LIMA DA SILVA SANTOS
|
8D
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000112207156-5/SP
|
YURI DA COSTA MACEDO
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Apresentação da Disciplina – Eletiva “Cidadania Consciente”
Olá, sou a professora Bruna, foram-me atribuídas as aulas do Projeto Inova, na categoria das Disciplinas Eletivas nesta Unidade Escolar, um pouco antes de todo esses acontecimentos (pandemia/distanciamento social) que vem alterando tanto a vida de todos nós.
Gostaria de me apresentar, sou professora, formada em Direito e atualmente estou me formado em Letras, minha disciplina de formação é Sociologia e tenho prazer de ter sido designada para as aulas de Eletiva, cujo projeto tem por finalidade o desenvolvimento de competências para a formação de cidadãos conscientes.
As novas disciplinas do projeto Inova têm por objetivo colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo seu engajamento e protagonismo.
As valiosas ferramentas utilizadas na psicologia aplicada e no coach serão amplamente utilizadas em nossas aulas visando sempre o melhor aproveitamento dos conteúdos.
Agradeço por estarmos juntos nesta jornada de conhecimento e desenvolvimento continuo.
Ementa
Cidadão consciente é aquele que é conhecedor dos seus direitos e cumpre os seus deveres compreendendo que está fazendo a sua parte para obter uma sociedade mais justa. O acesso a Informação é a chave para ser um cidadão protagonista da sua própria história.
O curso tem por objetivo o desenvolvimento de habilidades relacionadas a reflexão crítica da sociedade em que vivemos, dos acontecimentos do dia-a-dia e do nosso papel como cidadãos, bem como visa o desenvolvimento de competências para a formulação, por parte do aluno, de opiniões pautadas em sua própria forma de ver o mundo.
Aulas do 4º bimestre
SEI - Culminância 11/12/2020
Culminância 27/11/2020
OBS.: O prazo para envio é até 27/11/2020
Período de 09/11 a 20/11
Período de 26/10 a 06/11
Para acessar a atividade, clique no link abaixo:
Aulas do 3º bimestre
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10
Clique no link para fazer acessar o conteúdo:
https://drive.google.com/file/d/1DY6HVlz0bUYW3NnNvUh__2FRzJ7O7vf5/view?usp=sharing
Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10
Para conhecer a avaliação, clique no link
Período de 14/09 a 25/09
Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:
https://drive.google.com/file/d/1hl_NKns5oymwnuHyS0mTnHDjm0-fRqKW/view?usp=sharing
Período de 31/08 a 11/09
Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:
https://drive.google.com/file/d/1RUBzu63NqiABTSAhjHvPzI9GHzsi_rE5/view?usp=sharing
Período de 10/08 a 21/08
Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:
https://drive.google.com/file/d/1W2uCPW2XVkwtECd5Y_UcskHx-eeqwN3R/view?usp=sharing
Aulas do 2º bimestre
Aula do dia 31/07
Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:
https://drive.google.com/file/d/1oBveDVBi9YvXvXAiDEIaVjv9jVugfT-A/view?usp=sharing
Aula do dia 24/07
Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:
https://drive.google.com/file/d/1u6eg9q5R7HnKCxgfcphWZ5sSolfM5Qly/view?usp=sharing
Aula do dia 17/07
AVALIAÇÃO
Estamos chegando ao final do 2º bimestre
e para concluir as atividades realizadas, responda as questões a seguir:
1. Dê sua opinião, o que está achando
das aulas da Disciplina Eletiva - Cidadania Consciente?
2. Quais dos assuntos tratados nas aulas
foram mais interessantes para você?
3. Escolha o tema de uma das aulas, da
disciplina Eletiva-Cidadania Consciente, e elabore um comentário. (Ao refletir
sobre o tema leve em consideração: o que te chamou mais atenção neste tema?
quais informações novas ele trouxe? e como este tema pode te ajudar a ser um
cidadão mais consciente?).
As respostas desta avaliação devem ser
encaminhadas para a sala google classroom código: 7adacoq ou por e-mail brunapitanga@prof.educacao.sp.gov.br
até o dia 22/07.
Aula do dia 10/07
Senso
Comum x Senso Crítico
O
senso comum nada mais é do que o modo de pensar da maioria das pessoas, são as
chamadas “verdades absolutas”, geralmente são inquestionáveis e impostas desde
que somos capazes de nos lembramos, podemos exemplificar o senso comum por meio
dos seguintes ditados populares:
“Filho
de peixe, peixinho é” (em referência ao fato de que os filhos sempre serão
iguais aos pais).
“Em
time que está ganhando não se mexe.” (é utilizada quando não há interesse em
alterar algo que está funcionando corretamente).
O
senso comum quando questionado costuma perder as características de regra e
abre a possibilidade de que outros pontos de vista se apresentem.
Esse
questionamento irá suscitar o surgimento do senso crítico.
Senso
crítico é a capacidade de questionar e analisar de forma racional a realidade
em que estamos inseridos.
Agora
que sabemos distinguir senso comum do senso crítico vamos colocar em prática
este conhecimento.
Atividade
As
fake News são mentiras divulgadas como verdades, podem ser criadas para chamar
atenção, tendo finalidade puramente comercial, mas também podem ser utilizadas
para criar boatos e reforçar pensamentos com a finalidade de convencer os
leitores.
O
senso crítico deve ser ativado sempre que nos deparamos com notícias absurdas
ou tendenciosas.
Acesse
o link:
https://factcheckingday.com/assets/files/8obhi4b1gv.pdf.
Para a
atividade a ser realizada, pesquise sobre algumas fake News, selecione uma que
te chamar a atenção e responda seguintes questões:
- Qual é o título desta fake News? Qual é o assunto que ela aborda?
- Por que, em meio a tantas fake News essa lhe chamou mais a atenção?
- Pesquise qual é a realidade dos fatos veiculados nesta fake news.
- Dê sua opinião, por que tantas pessoas acreditam nas fake news?
A
atividade deverá ser enviada a sala do google classroom código:
7adacoq
ou para o e-mail bruna.pitanga@hotmail.com
As
respostas podem ser digitadas ou realizadas no caderno (encaminhar foto no modo
retrato e legível).
Aula do dia 03/07
Um pouco mais sobre Democracia
Democracia
(Luiz
Antonio Guerra)
A democracia surgiu nas cidades-estados da Grécia antiga,
durante o primeiro milênio antes de Cristo, e tomou sua forma clássica no auge
político da cidade de Atenas.
A clássica democracia das cidades antigas gregas
estava fundada na participação de todos os cidadãos em assembleia com o objetivo
de tomar conjuntamente as decisões governamentais. Apesar de ter existido em um
pequeno território e entre um número reduzido de pessoas (apenas os homens
livres eram considerados cidadãos, excluindo mulheres e escravos), a
experiência da democracia grega adquiriu grande importância ao tornar possível
um sistema político no qual o povo é soberano e tem o direito a se governar,
contando com recursos e instituições para fazê-lo. Essa ideia permaneceu como o
núcleo do ideal democrático moderno e continua a moldar as instituições e
práticas democráticas atuais. A prática política democrática gestada na Grécia
se refletiu nas instituições políticas da República Romana, que se expandiu
para grande parte da Europa e do Mediterrâneo.
Na era moderna, a prática da democracia foi
transferida da pequena cidade-estado para a escala muito maior do Estado nacional,
o que implicou o surgimento de um conjunto novo de instituições políticas. Os
limites e as possibilidades das instituições democráticas passaram a ser pensados
no nível do funcionamento de sociedades complexas, dotadas de grandes governos,
impessoais e indiretos. Tornou-se impossível o exercício direto da democracia
pelos cidadãos como era realizado nas pequenas cidades-estados gregas.
Foi-se afirmando no pensamento político moderno a ideia
de que a única forma de democracia possível era um governo representativo. Na
concepção moderna de democracia, o ato de governar e legislar é delegado a um
grupo restrito de representantes eleitos por períodos limitados, direta ou
indiretamente, pelos cidadãos.
Ou seja, a soberania do povo se dá por meio dos
representantes que pelo povo são eleitos. As eleições e decisões legislativas
geralmente são tomadas por maioria de votos, de forma que as políticas
reflitam, pelo menos até certo ponto, a vontade e os interesses dos cidadãos.
Para evitar a concentração e o abuso do poder, as
principais funções legislativas, executivas e judiciais do governo estão
separadas, de modo a se equilibrarem.
Nesse sentido, a liberdade individual e a igualdade
de condições são consideradas os principais valores democráticos e os
princípios que sustentam essa forma de governo.
No pensamento político moderno, a democracia é
vista em oposição às formas absolutistas e ditatoriais de governo. O estado democrático
é concebido com o objetivo de garantir certos direitos fundamentais à
cidadania, geralmente divididos em direitos civis, políticos e sociais. Entre
os direitos civis estão a liberdade de expressão, de imprensa, de associação e
de reunião e proteção contra a prisão arbitrária. Os direitos de votar e de ser
eleito para um cargo no governo são exemplos de direitos políticos. Já os
direitos sociais são aqueles relacionados à educação, saúde, alimentação,
moradia, transporte, segurança, lazer, etc. Nos últimos séculos, a luta por democracia
nas nações modernas tem se dado no âmbito da conquista, garantia,
universalização e ampliação dos direitos civis, políticos e sociais.
Listamos a seguir alguns desses procedimentos que caracterizam
um sistema democrático atual:
· as
instituições políticas responsáveis pelas funções legislativas e executivas
devem ser compostas em sua maioria por membros direta ou indiretamente eleitos
pelo conjunto dos cidadãos e alternados periodicamente;
· o voto
deve ser universal, ou seja, têm direito ao voto todos os cidadãos maiores de
idade, sem distinção de sexo, de raça ou de religião;
· todos os
votos têm o mesmo peso e os eleitores são livres para exercer o seu direito
segundo a sua própria opinião, frente a uma disputa livre, honesta e pacífica
entre partidos políticos que pleiteiam os cargos representativos;
· vencem
as eleições os partidos e/ou candidatos que atingirem a maioria numérica dos
votos (ainda que possam ser estabelecidos diferentes critérios para se
determinar a maioria);
· as
decisões tomadas pela maioria não podem ameaçar os direitos básicos da minoria.
Vídeos complementares:
A partir da leitura e após assistir os vídeos
indicados, responda:
1- Quais são as suas características essências da democracia?
2- Na sua opinião, quais elementos contribuem para
uma democracia mais forte? E o que a deixa mais fraca?
3- Qual é o papel que os líderes devem exercer para
que a democracia funcione? Qual é o papel do governo?
4- Qual é o papel dos cidadãos na democracia?
As devolutivas deverão ser realizadas no google
classroom: código 7adacoq
Democracia
A palavra “democracia” vem das
palavras gregas “demos”, que significa pessoas, e “kratos”, que significa
poder. Assim, a democracia pode ser pensada como “poder do povo”: uma maneira
de governar que depende da vontade do povo.
Além do ideal democrático, hoje
existem tantas formas diferentes de democracia quanto existem nações
democráticas no mundo. Não há dois sistemas exatamente iguais e nenhum deles
pode ser considerado um modelo. Há democracias presidencialistas e
parlamentares, democracias que são federais ou unitárias, democracias que usam
um sistema de votação proporcional, e aquelas que usam um sistema majoritário,
democracias que também são monarquias, e assim por diante.
Um aspecto que une os sistemas
modernos de democracia, e que também os distingue do modelo antigo, é o uso de
representantes do povo. Em vez de participar diretamente do processo
legislativo, as democracias modernas usam as eleições para selecionar representantes
que são enviados pelo povo para governar em seu nome. Tal sistema é conhecido
como democracia representativa.
Há tantos modelos diferentes de
governo democrático em todo o mundo que, às vezes, é mais fácil entender a
ideia de democracia em termos do que ela definitivamente não é: a Democracia
não é autocracia ou ditadura, onde uma pessoa governa; e não é oligarquia, onde
um pequeno segmento da sociedade governa. Corretamente entendida, a democracia
tampouco deve ser definida como “regra da maioria” se isso significar que os
interesses das minorias são completamente ignorados. Uma democracia, pelo menos
em teoria, é o governo em nome de todas as pessoas, de acordo com sua “vontade”.
Os problemas surgem quando
consideramos como esses princípios podem ser colocados em prática, na medida em
que precisamos de um mecanismo para decidir como lidar com os diversos pontos
de vista. Por oferecer um mecanismo simples, a democracia tende a ser entendida
como “regra da maioria”; mas a regra da maioria pode significar que os
interesses de algumas pessoas nunca são representados. Uma maneira mais genuína
de representar os interesses de todos é usar a tomada de decisão por consenso
depois de uma deliberação, onde o objetivo é encontrar pontos de interesse
comuns.
Neste sentido, a democracia é um
trabalho em construção. Está se formando todos os dias pelas decisões que as
pessoas comuns fazem em relação a si mesmas e com os demais. Embora essas
decisões possam parecer irrelevantes no começo, pouco a pouco elas definem o
indivíduo, constituem uma comunidade e, finalmente, forjam um país.
A sociedade civilizada, e a
sociedade democrática em particular, deve ser trabalhada se quisermos
preservá-la. A participação social em uma democracia é importante para a
criação e efetividade de políticas públicas que representam a vontade e as necessidades
da população, não só de uns poucos. Para isso, devemos entender o nosso
relacionamento com os eventos que nos cercam e a responsabilidade que temos com
eles. A democracia exige o compromisso ativo de seus cidadãos. Fornecer aos/ às
jovens as habilidades, disposições e conhecimentos necessários para o
envolvimento dos cidadãos é fundamental para essa tarefa.
Nesse processo, a educação
desenvolve um papel importantíssimo por ser um dos responsáveis pela construção
do sujeito no exercício da cidadania, pois é por meio dela que o ser humano
toma conhecimento de seus direitos e deveres e da importância da busca por sua
efetivação. Ao atuar como um ser que participa como agente transformador, o
sujeito passa a ser um importante instrumento para consolidar a democracia
dentro da sociedade civil.
Com base nas aulas anteriores e
no texto acima e pesquise um pouco sobre o tema depois responda:
1. O que que significa a palavra
“democracia”?
2. O que é democracia?
3. A democracia é exercida
igualmente em todos os países que a adotam?
4. O que há em comum na forma
como a democracia é exercida no mundo?
5. Quando podemos dizer que um
país é democrático?
6. O Brasil é um país
democrático?
Mídias Complementares
A devolutiva das atividades deve
ocorrer por meio da sala Google Classroom, pelo código: 7adacoq, até o dia
02/07.
Aula do dia 19/06 - Avaliação do 1º bimestre
Os Deveres dos Cidadãos
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um individuo que vive em sociedade.
Nas aulas anteriores estudamos um pouco sobre alguns direitos essenciais, como o direito à vida, a liberdade e o direito à participação política.
Agora, vamos conversas um pouco sobre os deveres dos cidadãos.
Entre os deveres a serem cumpridos pelos cidadãos, podemos citar:
• A obrigação de votar: o voto é obrigatório no Brasil. Este tema foi estudado na aula sobre direito à participação política, verificamos que o voto é um direito, mas também pode ser
interpretado como uma obrigação;
• Cumprir as leis: as leis irão determinar as ações que não podem ser realizadas, são os denominados crimes (roubar, enganar, obstruir, matar, etc.), se o indivíduo não cumprir a lei, poderá ser preso;
• Pagar os impostos: os impostos são dívidas que o cidadão deve pagar ao governo (União, Estados e Municípios), ao serem pagos, os valores devem ser revertidos em investimentos em Educação, Saúde e Segurança Pública.
A vida em sociedade só é possível porque os indivíduos são sujeitos de direitos, que podem viver com liberdade podendo escolher viver a sua vida da forma como quiser, desde que não infrinja a lei e não desrespeite o direito do próximo.
Claro que se os conceitos de cidadania fossem corretamente colocados em prática em nossa sociedade viveríamos em um mundo muito melhor. Nem todos cumprem os seus deveres e nem todos tem os seus direitos respeitados.
Devemos ter consciência de que todos nós somos responsáveis pelo exercício saudável da cidadania e devemos fazer a nossa parte em busca de um mundo melhor.
Você como cidadão que está tomando consciência dos seus direitos e dos seus deveres por meio da observação da sociedade em que vive, reflita: O que nós devemos fazer para obter uma sociedade mais justa e cidadã?
(Reflita: Direitos – os nossos direitos são respeitados? Quais direitos geralmente são desrespeitados? Você já passou por alguma situação em que os seus direitos foram desrespeitados? E Deveres – Você cumpre os seus deveres? Quais os deveres que geralmente são desrespeitados?)
Elabore um texto (mínimo de 30 linhas), sobre o tema: O que nós devemos fazer para obter uma sociedade mais justa e cidadã?, utilize as reflexões propostas acima para te ajudar a encontrar um caminho para fazer a atividade e se achar necessário, releia as aulas anteriores.
A atividade deverá ser encaminhada para e-mail:
brunapitanga@prof.educacao.sp.gov.br
Por favor encaminhe com nome completo e série.
Links complementares
https://www.youtube.com/watch?v=xF0JJ-fosys
https://www.youtube.com/watch?v=c3mjvCfwRxc
https://www.youtube.com/watch?v=Oj8EnKIm_30
______________________________________
Aulas do 1º bimestre (em ordem de data)
Aula 1 - dia 08/05
Professora: Bruna Pitanga
Turmas Eletivas (2 aulas)
Tema: Cidadania consciente
Tema: Direito à vida
Hoje você acordou pela manhã, tomou café da manhã com seus familiares, fez os seus afazeres e agora está aqui, lendo este texto, tudo isso é tão simples e comum que nos faz esquecer da grandiosidade que este momento representa.
Quantas coisas tiveram que acontecer para podermos chegar neste momento no lugar em que estamos, a criação do universo, a possibilidade de existência da vida na terra, o descobrimento do Brasil, sua independência, quando os seus pais se conheceram, o seu nascimento. A grandiosidade da vida de ser objeto de reflexão.
O direito à vida é fundamental e está assegurado na lei brasileira, mas porque é necessário proteger a vida?
A história está repleta de atos contrários a vida, como as guerras, a pena de morte, os genocídios e qualquer ato que tem por finalidade tirar a vida de alguém.
Ao final da Segunda Guerra Mundial devastou dezenas de países e tomou a vida de milhares de seres humanos, existia na comunidade internacional um sentimento em comum da necessidade de encontrar uma forma de manter a paz entre os países surgindo, então, a ONU.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) da ONU, em seu art. 3o diz que todo o ser humano tem direito à vida, e como já foi relatado, a lei brasileira acompanha esse entendimento.
Hoje no Brasil, estados como Amazonas, Ceara e Pernambuco estão com seus sistemas de saúde superlotados, infelizmente escolher quem terá direito a tratamento.
A vida demonstra sua fragilidade diante dos nossos olhos de forma muito evidente nos últimos dias.
A Vida é um presente que nos é dado todos os dias e temos o dever de usar este presente de forma consciente.
Sinta-se à vontade para utilizar o material complementar para estimular sua criatividade.
Materiais complementares
Responda às seguintes questões:
1 – Por que valeu a pena viver o dia de hoje?
2 – Que ideia você pode ter hoje para contribuir para a construção de um mundo melhor de se viver começando pelo que você pode fazer hoje? Como você pode colocar isso na prática?
3 – Se você pudesse voltar no tempo e tivesse o poder de modificar algum acontecimento na sua vida, o que você faria de diferente?
4 – 6 ações que você poderia realizar para transformar a sua vida para melhor?
5 – Gratidão: agradeça por 3 acontecimentos, emoções ou fatos positivos, sentimentos ou conquistas que você teve até hoje.
Aula 2 - dia 15/05
Professora: Bruna Carvalho Pitanga
Eletivas – Cidadania Consciente
2 aulas
Direito de Liberdade
A liberdade é um dos bens mais preciosos, pois nele estão inseridos diversos direitos que utilizamos todos os dias, como o direito à liberdade de expressão, o direito de ir e vir, liberdade de escolher qual
é a melhor decisão a ser tomada diante de uma situação mais conhecido como livre-arbítrio.
O Direito de liberdade também está previsto na Constituição Federal, e é constantemente utilizado no nosso dia-a-dia.
Em tempos de Corona vírus, isolamento social, quarentena nosso direito à liberdade fica em segundo plano diante da possibilidade de sermos contaminados com este vírus de tão alto índice de mortalidade e contágio.
O direito à Liberdade é indiscutível, porém existem limites. Em sua opinião, responda:
1 – Qual é o limite da liberdade?
2 – No contexto atual de Pandemia, quando o seu direito termina e começa o do outro?
3 – Utilizando sua liberdade de expressão, dê sua opinião pessoal acerca do contexto social no qual estamos inserido (relate livremente qual é sua opinião sobre isolamento social, suspensão das aulas presenciais, condições do sistema de saúde no brasil e o que você espera para o futuro).
Acesse os links abaixo, para complementar o estudo sobre liberdade.
Aula 3 - dia 22/05
Eletiva – Cidadania Consciente
Professora Bruna Carvalho Pitanga
Direito à Participação Política
O cidadão atua politicamente mesmo não sendo um político, o voto é o meio de exercício a participação política.
A Constituição Federal, já foi citada nas aulas anteriores, prevê o direito ao voto, sendo este direito, secreto e universal.
O voto é direito, porque deve ser realizado diretamente pelo eleitor ao seu candidato; é secreto, pois ninguém deve saber em quem o eleitor votou e é universal, pois todos, maiores de 18 anos devem votar (antigamente somente os homens livre e letrados poderiam votar, sendo excluídas as mulheres, os escravos e os analfabetos.
Mas por que o voto é tão importante, a Constituição Federal também prevê que todo o poder será exercido pelo povo e será representado, ou seja, quem deve decidir as questões do Estado é o povo, mas pela dificuldade de ouvir a todos, o poder é exercido por nossos representantes, os políticos.
A divisão dos Poderes
Na antiguidade, Aristóteles teoriza o surgimento de três órgãos a quem caberiam as decisões de Estado*. O poder de governar e determinar a vida da sociedade não poderia ser tomada por somente
uma pessoa, para evitar o abuso de poder.
A repartição do poder foi possível com o advento das democracias representativas*.
Os três poderes hoje são as fontes do poder do Estado, sendo o Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo.
O Poder Executivo tem a obrigação de administrar o Estado, observar as normas, administrar as verbas públicas e governar o povo.
Este poder é exercido pelo Presidente da República (Governo Federal), Governador (Poder Estadual) e Prefeito (Poder Municipal).
O Poder Judiciário tem obrigação de aplicar a lei que foi criada pelo Poder Judiciário. Este poder é exercido pelos Juízes, Desembargadores e Ministros do STJ* e STF*.
O Poder Legislativo tem a obrigação de criar as leis, e é exercido pelo Deputados Federais (governo federal), Deputados Estaduais (governo Estadual) e Vereadores (Governo Municipal).
Nos poderes Executivo e Legislativo, os seus membros são escolhidos pelo povo nas eleições.
Quanto ao Judiciário, os Juízes e Desembargadores são concursados e os Ministros do STJ e do STF são indicados.
Agora é com você, vamos identificar alguns dos participantes de cada um dos três poderes:
1. Qual é o nome do representante do Poder Executivo no Governo Federal, Estadual e Municipal?
2. Pesquise e escreva o nome de um Deputado Federal, Estadual e Vereador.
3. Pesquise e escreva o nome dos Ministros do STF?
4. Diga se você conhecida a separação dos poderes?
Glossário:
Estado: País soberano, com estrutura própria e politicamente organizado.
Democracia representativa: é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.
STJ: Superior Tribunal de Justiça
STF: Supremo Tribunal de Federal
Links Complementares:
Avaliação
As atividades deverão ser encaminhas para o email: