Eletiva - Manhã - Cidadania Consciente - Prof. Bruna

Google Classroom - código da turma: 7adacoq

Série
RA
Nome
8B
000112357050-4/SP
ALÊÇA NOVAIS AGUIAR
9d
000109394757-3/SP
ANA CLARA DA CRUZ SOUSA
8D
000112207273-9/SP
ANA JULIA MARQUES VIEIRA
8D
000109397212-9/SP
ANA PAULA CANDIDO BARBOSA
9C
000109410900-9/SP
BEATRIZ CORREIA BARBOSA
8D
000107295281-6/SP
CARLOS EDUARDO DE SOUSA SOARES
9B
000108324851-0/SP
EDUARDA OLIVEIRA DA SILVA
7A
000112219556-4/SP
ENZO KAUAN FERREIRA DE OLIVEIRA
8D
000112226799-X/SP
EVANDRO OLIVEIRA DE FARIA
9d
000110129784-0/SP
GABRIELLE DA SILVA SANTOS
8D
000110501698-5/SP
GEOVANE GIMENES DE OLIVEIRA
9B
000109064041-9/SP
GISELLE EVELY SILVA
9d
000113203285-4/SP
GRAZIELLE PAULINO DA SILVA
8D
000109404642-5/SP
GUSTAVO FERREIRA SILVA
8D
000110143506-9/SP
INGRID VITORIA DOS SANTOS TOMAZ DE MELO
8A
000112209148-5/SP
ISABELLE DE SANTANA SILVA
8D
000112206062-2/SP
JEANE ALVES DA COSTA
8D
000112224767-9/SP
JOAO PAULO FALEIRO GONCALVES FILHO
9B
000110196852-7/SP
JOAO PEDRO DE AVILA DO PRADO
8D
000109492995-5/SP
KAUANY ALVES SANTIAGO
9d
000112214688-7/SP
KETLYNN FELIX DE JESUS
9C
000109398522-7/SP
LEONARDO SALES FERREIRA
9d
000108492514-X/SP
LORRAN VINICIOS FREIRE GOES
9d
000113370405-0/SP
MAIZA ANDRADE BERG
9B
000108478820-2/SP
MARIA EDUARDA DA COSTA GOMES
8C
000112225693-0/SP
MAYCON SARAIVA SANTOS
9B
000109415190-7/SP
MELISSA SILVA BATISTA
8D
000109415179-8/SP
NATHALYE VITORIA FELIX DA SILVA
8D
000110502009-5/SP
PAMELA DA SILVA BARBOSA
9B
000110145629-2/SP
SANDY MARTINS BATISTA
9C
000110143275-5/SP
SARA PAULINA LEOPOLDO CUSTODIO
8D
000109405027-1/SP
STEFERSON ALEXANDRE DA SILVA
9d
000112214630-9/SP
THAYLA ANDRADE DE JESUS
9C
000110129559-4/SP
VINICIUS LIMA DA SILVA SANTOS
8D
000112207156-5/SP
YURI DA COSTA MACEDO

Apresentação da Disciplina – Eletiva “Cidadania Consciente”

Olá, sou a professora Bruna, foram-me atribuídas as aulas do Projeto Inova, na categoria das Disciplinas Eletivas nesta Unidade Escolar, um pouco antes de todo esses acontecimentos (pandemia/distanciamento social) que vem alterando tanto a vida de todos nós.

Gostaria de me apresentar, sou professora, formada em Direito e atualmente estou me formado em Letras, minha disciplina de formação é Sociologia e tenho prazer de ter sido designada para as aulas de Eletiva, cujo projeto tem por finalidade o desenvolvimento de competências para a formação de cidadãos conscientes.

As novas disciplinas do projeto Inova têm por objetivo colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo seu engajamento e protagonismo.

As valiosas ferramentas utilizadas na psicologia aplicada e no coach serão amplamente utilizadas em nossas aulas visando sempre o melhor aproveitamento dos conteúdos.

Agradeço por estarmos juntos nesta jornada de conhecimento e desenvolvimento continuo.


Ementa

Cidadão consciente é aquele que é conhecedor dos seus direitos e cumpre os seus deveres compreendendo que está fazendo a sua parte para obter uma sociedade mais justa. O acesso a Informação é a chave para ser um cidadão protagonista da sua própria história.

O curso tem por objetivo o desenvolvimento de habilidades relacionadas a reflexão crítica da sociedade em que vivemos, dos acontecimentos do dia-a-dia e do nosso papel como cidadãos, bem como visa o desenvolvimento de competências para a formulação, por parte do aluno, de opiniões pautadas em sua própria forma de ver o mundo.




Aulas do 4º bimestre


SEI - Culminância 11/12/2020



Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link






Culminância 27/11/2020



Para conhecer o roteiro da culminância, clique no link



OBS.: O prazo para envio é até 27/11/2020




Período de 09/11 a 20/11



Para conhecer a atividade dessa aula, clique no link





Período de 26/10 a 06/11



Para acessar a atividade, clique no link abaixo:





Aulas do 3º bimestre


SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - DE 05/10 A 09/10






Semana de atividades avaliativas - de 28/09 a 02/10


Para conhecer a avaliação, clique no link






Período de 14/09 a 25/09


Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1hl_NKns5oymwnuHyS0mTnHDjm0-fRqKW/view?usp=sharing



Período de 31/08 a 11/09


Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1RUBzu63NqiABTSAhjHvPzI9GHzsi_rE5/view?usp=sharing



Período de 10/08 a 21/08


Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1W2uCPW2XVkwtECd5Y_UcskHx-eeqwN3R/view?usp=sharing





Aulas do 2º bimestre


Aula do dia 31/07


Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1oBveDVBi9YvXvXAiDEIaVjv9jVugfT-A/view?usp=sharing





Aula do dia 24/07


Para acessar o conteúdo da aula, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1u6eg9q5R7HnKCxgfcphWZ5sSolfM5Qly/view?usp=sharing




Aula do dia 17/07


AVALIAÇÃO


Estamos chegando ao final do 2º bimestre e para concluir as atividades realizadas, responda as questões a seguir:

1. Dê sua opinião, o que está achando das aulas da Disciplina Eletiva - Cidadania Consciente?

2. Quais dos assuntos tratados nas aulas foram mais interessantes para você?

3. Escolha o tema de uma das aulas, da disciplina Eletiva-Cidadania Consciente, e elabore um comentário. (Ao refletir sobre o tema leve em consideração: o que te chamou mais atenção neste tema? quais informações novas ele trouxe? e como este tema pode te ajudar a ser um cidadão mais consciente?).



As respostas desta avaliação devem ser encaminhadas para a sala google classroom código: 7adacoq ou por e-mail brunapitanga@prof.educacao.sp.gov.br  até o dia 22/07.





Aula do dia 10/07


Senso Comum x Senso Crítico

O senso comum nada mais é do que o modo de pensar da maioria das pessoas, são as chamadas “verdades absolutas”, geralmente são inquestionáveis e impostas desde que somos capazes de nos lembramos, podemos exemplificar o senso comum por meio dos seguintes ditados populares:
“Filho de peixe, peixinho é” (em referência ao fato de que os filhos sempre serão iguais aos pais).
“Em time que está ganhando não se mexe.” (é utilizada quando não há interesse em alterar algo que está funcionando corretamente).
O senso comum quando questionado costuma perder as características de regra e abre a possibilidade de que outros pontos de vista se apresentem.
Esse questionamento irá suscitar o surgimento do senso crítico.
Senso crítico é a capacidade de questionar e analisar de forma racional a realidade em que estamos inseridos.

Agora que sabemos distinguir senso comum do senso crítico vamos colocar em prática este conhecimento.

Atividade

As fake News são mentiras divulgadas como verdades, podem ser criadas para chamar atenção, tendo finalidade puramente comercial, mas também podem ser utilizadas para criar boatos e reforçar pensamentos com a finalidade de convencer os leitores.
O senso crítico deve ser ativado sempre que nos deparamos com notícias absurdas ou tendenciosas.

Acesse o link:
https://factcheckingday.com/assets/files/8obhi4b1gv.pdf.

Para a atividade a ser realizada, pesquise sobre algumas fake News, selecione uma que te chamar a atenção e responda seguintes questões:

  1. Qual é o título desta fake News? Qual é o assunto que ela aborda?
  2. Por que, em meio a tantas fake News essa lhe chamou mais a atenção?
  3. Pesquise qual é a realidade dos fatos veiculados nesta fake news.
  4. Dê sua opinião, por que tantas pessoas acreditam nas fake news?


A atividade deverá ser enviada a sala do google classroom código:
7adacoq ou para o e-mail bruna.pitanga@hotmail.com


As respostas podem ser digitadas ou realizadas no caderno (encaminhar foto no modo retrato e legível).




Aula do dia 03/07


Um pouco mais sobre Democracia

Democracia
(Luiz Antonio Guerra)

A democracia surgiu nas cidades-estados da Grécia antiga, durante o primeiro milênio antes de Cristo, e tomou sua forma clássica no auge político da cidade de Atenas.

A clássica democracia das cidades antigas gregas estava fundada na participação de todos os cidadãos em assembleia com o objetivo de tomar conjuntamente as decisões governamentais. Apesar de ter existido em um pequeno território e entre um número reduzido de pessoas (apenas os homens livres eram considerados cidadãos, excluindo mulheres e escravos), a experiência da democracia grega adquiriu grande importância ao tornar possível um sistema político no qual o povo é soberano e tem o direito a se governar, contando com recursos e instituições para fazê-lo. Essa ideia permaneceu como o núcleo do ideal democrático moderno e continua a moldar as instituições e práticas democráticas atuais. A prática política democrática gestada na Grécia se refletiu nas instituições políticas da República Romana, que se expandiu para grande parte da Europa e do Mediterrâneo.
Na era moderna, a prática da democracia foi transferida da pequena cidade-estado para a escala muito maior do Estado nacional, o que implicou o surgimento de um conjunto novo de instituições políticas. Os limites e as possibilidades das instituições democráticas passaram a ser pensados no nível do funcionamento de sociedades complexas, dotadas de grandes governos, impessoais e indiretos. Tornou-se impossível o exercício direto da democracia pelos cidadãos como era realizado nas pequenas cidades-estados gregas.
Foi-se afirmando no pensamento político moderno a ideia de que a única forma de democracia possível era um governo representativo. Na concepção moderna de democracia, o ato de governar e legislar é delegado a um grupo restrito de representantes eleitos por períodos limitados, direta ou indiretamente, pelos cidadãos.
Ou seja, a soberania do povo se dá por meio dos representantes que pelo povo são eleitos. As eleições e decisões legislativas geralmente são tomadas por maioria de votos, de forma que as políticas reflitam, pelo menos até certo ponto, a vontade e os interesses dos cidadãos.
Para evitar a concentração e o abuso do poder, as principais funções legislativas, executivas e judiciais do governo estão separadas, de modo a se equilibrarem.
Nesse sentido, a liberdade individual e a igualdade de condições são consideradas os principais valores democráticos e os princípios que sustentam essa forma de governo.
No pensamento político moderno, a democracia é vista em oposição às formas absolutistas e ditatoriais de governo. O estado democrático é concebido com o objetivo de garantir certos direitos fundamentais à cidadania, geralmente divididos em direitos civis, políticos e sociais. Entre os direitos civis estão a liberdade de expressão, de imprensa, de associação e de reunião e proteção contra a prisão arbitrária. Os direitos de votar e de ser eleito para um cargo no governo são exemplos de direitos políticos. Já os direitos sociais são aqueles relacionados à educação, saúde, alimentação, moradia, transporte, segurança, lazer, etc. Nos últimos séculos, a luta por democracia nas nações modernas tem se dado no âmbito da conquista, garantia, universalização e ampliação dos direitos civis, políticos e sociais.
Listamos a seguir alguns desses procedimentos que caracterizam um sistema democrático atual:
·   as instituições políticas responsáveis pelas funções legislativas e executivas devem ser compostas em sua maioria por membros direta ou indiretamente eleitos pelo conjunto dos cidadãos e alternados periodicamente;
·      o voto deve ser universal, ou seja, têm direito ao voto todos os cidadãos maiores de idade, sem distinção de sexo, de raça ou de religião;  
·        todos os votos têm o mesmo peso e os eleitores são livres para exercer o seu direito segundo a sua própria opinião, frente a uma disputa livre, honesta e pacífica entre partidos políticos que pleiteiam os cargos representativos;
·     vencem as eleições os partidos e/ou candidatos que atingirem a maioria numérica dos votos (ainda que possam ser estabelecidos diferentes critérios para se determinar a maioria);

·        as decisões tomadas pela maioria não podem ameaçar os direitos básicos da minoria.


Vídeos complementares:






A partir da leitura e após assistir os vídeos indicados, responda:

1- Quais são as suas características essências da democracia?

2- Na sua opinião, quais elementos contribuem para uma democracia mais forte? E o que a deixa mais fraca?

3- Qual é o papel que os líderes devem exercer para que a democracia funcione? Qual é o papel do governo?

4- Qual é o papel dos cidadãos na democracia?


As devolutivas deverão ser realizadas no google classroom: código 7adacoq



Aula do dia 26/06


Democracia

A palavra “democracia” vem das palavras gregas “demos”, que significa pessoas, e “kratos”, que significa poder. Assim, a democracia pode ser pensada como “poder do povo”: uma maneira de governar que depende da vontade do povo.
Além do ideal democrático, hoje existem tantas formas diferentes de democracia quanto existem nações democráticas no mundo. Não há dois sistemas exatamente iguais e nenhum deles pode ser considerado um modelo. Há democracias presidencialistas e parlamentares, democracias que são federais ou unitárias, democracias que usam um sistema de votação proporcional, e aquelas que usam um sistema majoritário, democracias que também são monarquias, e assim por diante.
Um aspecto que une os sistemas modernos de democracia, e que também os distingue do modelo antigo, é o uso de representantes do povo. Em vez de participar diretamente do processo legislativo, as democracias modernas usam as eleições para selecionar representantes que são enviados pelo povo para governar em seu nome. Tal sistema é conhecido como democracia representativa.
Há tantos modelos diferentes de governo democrático em todo o mundo que, às vezes, é mais fácil entender a ideia de democracia em termos do que ela definitivamente não é: a Democracia não é autocracia ou ditadura, onde uma pessoa governa; e não é oligarquia, onde um pequeno segmento da sociedade governa. Corretamente entendida, a democracia tampouco deve ser definida como “regra da maioria” se isso significar que os interesses das minorias são completamente ignorados. Uma democracia, pelo menos em teoria, é o governo em nome de todas as pessoas, de acordo com sua “vontade”.
Os problemas surgem quando consideramos como esses princípios podem ser colocados em prática, na medida em que precisamos de um mecanismo para decidir como lidar com os diversos pontos de vista. Por oferecer um mecanismo simples, a democracia tende a ser entendida como “regra da maioria”; mas a regra da maioria pode significar que os interesses de algumas pessoas nunca são representados. Uma maneira mais genuína de representar os interesses de todos é usar a tomada de decisão por consenso depois de uma deliberação, onde o objetivo é encontrar pontos de interesse comuns.

Neste sentido, a democracia é um trabalho em construção. Está se formando todos os dias pelas decisões que as pessoas comuns fazem em relação a si mesmas e com os demais. Embora essas decisões possam parecer irrelevantes no começo, pouco a pouco elas definem o indivíduo, constituem uma comunidade e, finalmente, forjam um país.
A sociedade civilizada, e a sociedade democrática em particular, deve ser trabalhada se quisermos preservá-la. A participação social em uma democracia é importante para a criação e efetividade de políticas públicas que representam a vontade e as necessidades da população, não só de uns poucos. Para isso, devemos entender o nosso relacionamento com os eventos que nos cercam e a responsabilidade que temos com eles. A democracia exige o compromisso ativo de seus cidadãos. Fornecer aos/ às jovens as habilidades, disposições e conhecimentos necessários para o envolvimento dos cidadãos é fundamental para essa tarefa.

Nesse processo, a educação desenvolve um papel importantíssimo por ser um dos responsáveis pela construção do sujeito no exercício da cidadania, pois é por meio dela que o ser humano toma conhecimento de seus direitos e deveres e da importância da busca por sua efetivação. Ao atuar como um ser que participa como agente transformador, o sujeito passa a ser um importante instrumento para consolidar a democracia dentro da sociedade civil.


Com base nas aulas anteriores e no texto acima e pesquise um pouco sobre o tema depois responda:

1. O que que significa a palavra “democracia”?

2. O que é democracia?

3. A democracia é exercida igualmente em todos os países que a adotam?

4. O que há em comum na forma como a democracia é exercida no mundo?

5. Quando podemos dizer que um país é democrático?


6. O Brasil é um país democrático?


Mídias Complementares









A devolutiva das atividades deve ocorrer por meio da sala Google Classroom, pelo código: 7adacoq, até o dia 02/07.




Aula do dia 19/06 - Avaliação do 1º bimestre


Os Deveres dos Cidadãos

A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um individuo que vive em sociedade.

Nas aulas anteriores estudamos um pouco sobre alguns direitos essenciais, como o direito à vida, a liberdade e o direito à participação política.

Agora, vamos conversas um pouco sobre os deveres dos cidadãos.

Entre os deveres a serem cumpridos pelos cidadãos, podemos citar:

• A obrigação de votar: o voto é obrigatório no Brasil. Este tema foi estudado na aula sobre direito à participação política, verificamos que o voto é um direito, mas também pode ser
interpretado como uma obrigação;

• Cumprir as leis: as leis irão determinar as ações que não podem ser realizadas, são os denominados crimes (roubar, enganar, obstruir, matar, etc.), se o indivíduo não cumprir a lei, poderá ser preso;

• Pagar os impostos: os impostos são dívidas que o cidadão deve pagar ao governo (União, Estados e Municípios), ao serem pagos, os valores devem ser revertidos em investimentos em Educação, Saúde e Segurança Pública.

A vida em sociedade só é possível porque os indivíduos são sujeitos de direitos, que podem viver com liberdade podendo escolher viver a sua vida da forma como quiser, desde que não infrinja a lei e não desrespeite o direito do próximo.

Claro que se os conceitos de cidadania fossem corretamente colocados em prática em nossa sociedade viveríamos em um mundo muito melhor. Nem todos cumprem os seus deveres e nem todos tem os seus direitos respeitados.

Devemos ter consciência de que todos nós somos responsáveis pelo exercício saudável da cidadania e devemos fazer a nossa parte em busca de um mundo melhor.

Você como cidadão que está tomando consciência dos seus direitos e dos seus deveres por meio da observação da sociedade em que vive, reflita: O que nós devemos fazer para obter uma sociedade mais justa e cidadã?

(Reflita: Direitos – os nossos direitos são respeitados? Quais direitos geralmente são desrespeitados? Você já passou por alguma situação em que os seus direitos foram desrespeitados? E Deveres – Você cumpre os seus deveres? Quais os deveres que geralmente são desrespeitados?)

Elabore um texto (mínimo de 30 linhas), sobre o tema: O que nós devemos fazer para obter uma sociedade mais justa e cidadã?, utilize as reflexões propostas acima para te ajudar a encontrar um caminho para fazer a atividade e se achar necessário, releia as aulas anteriores.

A atividade deverá ser encaminhada para e-mail:
brunapitanga@prof.educacao.sp.gov.br

Por favor encaminhe com nome completo e série.

Links complementares

https://www.youtube.com/watch?v=xF0JJ-fosys
https://www.youtube.com/watch?v=c3mjvCfwRxc
https://www.youtube.com/watch?v=Oj8EnKIm_30


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Aulas do 1º bimestre (em ordem de data)


Aula 1 - dia 08/05

Professora: Bruna Pitanga
Turmas Eletivas (2 aulas)
Tema: Cidadania consciente

Tema: Direito à vida

Hoje você acordou pela manhã, tomou café da manhã com seus familiares, fez os seus afazeres e agora está aqui, lendo este texto, tudo isso é tão simples e comum que nos faz esquecer da grandiosidade que este momento representa.
Quantas coisas tiveram que acontecer para podermos chegar neste momento no lugar em que estamos, a criação do universo, a possibilidade de existência da vida na terra, o descobrimento do Brasil, sua independência, quando os seus pais se conheceram, o seu nascimento. A grandiosidade da vida de ser objeto de reflexão.
O direito à vida é fundamental e está assegurado na lei brasileira, mas porque é necessário proteger a vida?
A história está repleta de atos contrários a vida, como as guerras, a pena de morte, os genocídios e qualquer ato que tem por finalidade tirar a vida de alguém.
Ao final da Segunda Guerra Mundial devastou dezenas de países e tomou a vida de milhares de seres humanos, existia na comunidade internacional um sentimento em comum da necessidade de encontrar uma forma de manter a paz entre os países surgindo, então, a ONU.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) da ONU, em seu art. 3o diz que todo o ser humano tem direito à vida, e como já foi relatado, a lei brasileira acompanha esse entendimento.
Hoje no Brasil, estados como Amazonas, Ceara e Pernambuco estão com seus sistemas de saúde superlotados, infelizmente escolher quem terá direito a tratamento.
A vida demonstra sua fragilidade diante dos nossos olhos de forma muito evidente nos últimos dias.

A Vida é um presente que nos é dado todos os dias e temos o dever de usar este presente de forma consciente.

Sinta-se à vontade para utilizar o material complementar para estimular sua criatividade.




Materiais complementares






Responda às seguintes questões:

1 – Por que valeu a pena viver o dia de hoje?

2 – Que ideia você pode ter hoje para contribuir para a construção de um mundo melhor de se viver começando pelo que você pode fazer hoje? Como você pode colocar isso na prática?

3 – Se você pudesse voltar no tempo e tivesse o poder de modificar algum acontecimento na sua vida, o que você faria de diferente?

4 – 6 ações que você poderia realizar para transformar a sua vida para melhor?

5 – Gratidão: agradeça por 3 acontecimentos, emoções ou fatos positivos, sentimentos ou conquistas que você teve até hoje.



Aula 2 - dia 15/05


Professora: Bruna Carvalho Pitanga
Eletivas – Cidadania Consciente
2 aulas


Direito de Liberdade

A liberdade é um dos bens mais preciosos, pois nele estão inseridos diversos direitos que utilizamos todos os dias, como o direito à liberdade de expressão, o direito de ir e vir, liberdade de escolher qual
é a melhor decisão a ser tomada diante de uma situação mais conhecido como livre-arbítrio.
O Direito de liberdade também está previsto na Constituição Federal, e é constantemente utilizado no nosso dia-a-dia.
Em tempos de Corona vírus, isolamento social, quarentena nosso direito à liberdade fica em segundo plano diante da possibilidade de sermos contaminados com este vírus de tão alto índice de mortalidade e contágio.
O direito à Liberdade é indiscutível, porém existem limites. Em sua opinião, responda:

1 – Qual é o limite da liberdade?

2 – No contexto atual de Pandemia, quando o seu direito termina e começa o do outro?

3 – Utilizando sua liberdade de expressão, dê sua opinião pessoal acerca do contexto social no qual estamos inserido (relate livremente qual é sua opinião sobre isolamento social, suspensão das aulas presenciais, condições do sistema de saúde no brasil e o que você espera para o futuro).


Acesse os links abaixo, para complementar o estudo sobre liberdade.




Aula 3 - dia 22/05


Eletiva – Cidadania Consciente
Professora Bruna Carvalho Pitanga



Direito à Participação Política

O cidadão atua politicamente mesmo não sendo um político, o voto é o meio de exercício a participação política.
A Constituição Federal, já foi citada nas aulas anteriores, prevê o direito ao voto, sendo este direito, secreto e universal.
O voto é direito, porque deve ser realizado diretamente pelo eleitor ao seu candidato; é secreto, pois ninguém deve saber em quem o eleitor votou e é universal, pois todos, maiores de 18 anos devem votar (antigamente somente os homens livre e letrados poderiam votar, sendo excluídas as mulheres, os escravos e os analfabetos.
Mas por que o voto é tão importante, a Constituição Federal também prevê que todo o poder será exercido pelo povo e será representado, ou seja, quem deve decidir as questões do Estado é o povo, mas pela dificuldade de ouvir a todos, o poder é exercido por nossos representantes, os políticos.

A divisão dos Poderes


Na antiguidade, Aristóteles teoriza o surgimento de três órgãos a quem caberiam as decisões de Estado*. O poder de governar e determinar a vida da sociedade não poderia ser tomada por somente
uma pessoa, para evitar o abuso de poder.
A repartição do poder foi possível com o advento das democracias representativas*.
Os três poderes hoje são as fontes do poder do Estado, sendo o Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo.
O Poder Executivo tem a obrigação de administrar o Estado, observar as normas, administrar as verbas públicas e governar o povo.
Este poder é exercido pelo Presidente da República (Governo Federal), Governador (Poder Estadual) e Prefeito (Poder Municipal).
O Poder Judiciário tem obrigação de aplicar a lei que foi criada pelo Poder Judiciário. Este poder é exercido pelos Juízes, Desembargadores e Ministros do STJ* e STF*.
O Poder Legislativo tem a obrigação de criar as leis, e é exercido pelo Deputados Federais (governo federal), Deputados Estaduais (governo Estadual) e Vereadores (Governo Municipal).
Nos poderes Executivo e Legislativo, os seus membros são escolhidos pelo povo nas eleições.
Quanto ao Judiciário, os Juízes e Desembargadores são concursados e os Ministros do STJ e do STF são indicados.

Agora é com você, vamos identificar alguns dos participantes de cada um dos três poderes:

1. Qual é o nome do representante do Poder Executivo no Governo Federal, Estadual e Municipal?

2. Pesquise e escreva o nome de um Deputado Federal, Estadual e Vereador.

3. Pesquise e escreva o nome dos Ministros do STF?

4. Diga se você conhecida a separação dos poderes?


Glossário:

Estado: País soberano, com estrutura própria e politicamente organizado.

Democracia representativa: é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.

STJ: Superior Tribunal de Justiça

STF: Supremo Tribunal de Federal

Links Complementares:




Avaliação

As atividades deverão ser encaminhas para o email: